Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de maio de 2017

O troféu da persistência

"Oito épocas de luta e um recorde trouxeram para a Luz 90 Kg de prata e mármore.

O Sport Lisboa e Benfica terminou a época 1964/65 como vencedor do tricampeonato nacional de futebol e, ainda, do II Troféu Martini, há muito em disputa entre os clubes da I Divisão.
Depois de ter instituído, na época 1955/56, o I Troféu Martini, com vista a premiar o clube que, no final do Campeonato Nacional de futebol, obtivesse o maior goal average em duas épocas seguidas ou alternadas, a Martini & Rossi decidiu colocar em disputa um segundo troféu. O primeiro, ganho pelo FC Porto, havia despertado grande interesse entre os clubes e, no segundo, a empresa decidiu dificultar um pouco. Assim, o II Troféu Martini, instituído na época 1957/58, seria igualmente atribuído à equipa que obtivesse maior diferença entre golos marcados e sofridos, porém, desta vez, em três épocas consecutivas ou quatro alternadas. Como referiu a imprensa, destinava-se 'a recompensar a persistência das equipas que disputavam o Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão'. E persistência não faltou ao clube 'encarnado'.
A luta foi longa. Oito épocas. 'O Sporting e o FC Porto tentaram, com o melhor dos seus esforços, conquistá-la. (...) Depois, entrou o Benfica na liça, alcançando marcas ainda não atingidas'. Depois de conseguir o melhor goal average em 1962/63, 1963/64 e 1964/65, 'o Benfica não só conquistou a posse definitiva do troféu como também estabeleceu um «record»', pois a vantagem de 77 golos (103 golos marcados e apenas 26 sofridos) alcançada na época 1963/64 ultrapassou 'em muito' a melhor marca até então conseguida. O Benfica era o 'vencedor incontestado e brilhante do II Troféu Martini'.
Depois de terminado o Campeonato e do Benfica ter sido anunciado vencedor, o Troféu rumou à 'montra gigante da Discoteca Universal, na Rua do Carmo' onde ficou em exposição. No dia 17 de Outubro, quatro meses depois, o II Troféu Martini chegou finalmente à Luz. Perante mais de cinquenta mil espectadores, foi entregue ao Clube por Manuel Durán, então director e administrador da Martini & Rossi.
O monumental troféu em prata e mármore, com cerca de 90 Kg e mais de 1,30 metros de altura, pode ver visto no Museu Benfica - Cosme Damião, na área 8 - Outras Conquistas."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!