Últimas indefectivações

domingo, 12 de março de 2017

Agressões a árbitros: pesos e medidas

"Foi tornado público esta semana que o TAD decidiu reduzir a suspensão aplicada a um jogador que havia sido punido disciplinarmente por ter agredido um árbitro em jogo particular entre duas equipas do escalão profissional do futebol português, tendo as imagens televisivas demonstrado, aquando do incidente, que o atleta havia deferido uma palmada na cara dos juiz assistente. Em concreto, o TAD decidiu baixar a pena inicialmente aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF de 9 meses de suspensão para apenas 6 meses, deduzido o período já cumprido pelo atleta.
Também esta semana foi noticiado que o Tribunal de Oeiras condenou um jogador da Associação de Futebol de Lisboa a uma pena de sete meses de prisão efectiva e ao pagamento de uma indemnização no valor de 2.590.000,00€. Em concreto, é relatado que o árbitro foi agredido com uma cabeçada no nariz. Isto sucedeu no âmbito de uma competição não profissional.
Sem prejuízo das hipóteses de recurso que assistem ao atleta punido pelo Tribunal de Oeiras, esta é a primeira vez que um jogador é punido com pena de prisão efectiva por agressão a um árbitro, sendo um sinal claro dado pela justiça estadual portuguesa que casos como este são graves e merecem ser reprimidos com uma sanção pesada.
Em sentido contrário foi a justiça arbitral, tendo o TAD entendido reduzir uma pena que já se encontrava bem longe do máximo que a moldura sancionatória disciplinar permitia (até 3 anos de suspensão) e que não limita, no seu todo, a liberdade do jogador mas apenas no que se refere à sua actividade profissional."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

2 comentários:

  1. Sete meses de prisão efectiva e multa de 2.590.000,00 € (!?!?!?) é capaz de ser 'fruta' a mais...pelas contas do Brunalgas e dado copiar tudo o que o Benfica faz, dava-lhe para ganhar 10 campeonatos seguidos se fizesse os voucher's Peyroteo, com visitas ao Museu do Fado e da Saudade ...

    ResponderEliminar
  2. o futebol amador tem irradiações como pena para quem agredi árbitros, publico ou outros elementos, o futebol amador pune treinadores com multas superiores a treinadores profissionais, assim como tempo de suspensão de 1 mês por palavras dirigidas ao árbitro.
    O futebol amador, tem árbitros amadores alguns de muita má qualidade ou em aprendizagem, com direito a 3 policias por jogo que se limitam a olhar para os acontecimentos.
    O futebol amador tem melhores regras e castigos que os orgãos ditos profissionais, onde as amizades e o medo contam.
    O nosso futebol está a morrer, definha, muito por culpa do profissional que devia de ser o exemplo, mas é apenas um exemplo para maus vícios e más atitudes.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!