Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pedalando entre Paris e Lisboa

"No meio de chuva e tempestades, três ciclistas do Benfica superaram um difícil percurso entre as duas capitais.

Em 1926, a secção de ciclismo do Clube teve grande actividade sob a direcção de Alfredo Luís Piedade, um grande impulsionador da modalidade.
O ano ficou marcado pela organização do I Raide Paris-Lisboa, um espantoso empreendimento de 1890 quilómetros, realizando em dez etapas diárias. Toda a organização foi feita por Alfredo Luís Piedade, que fez parte do raide juntamente com Francisco Santos Almeida e João Santos Borges. Os três corredores saíram de Paris no dia 2 de Maio, acompanhados por um automóvel onde seguiam um delegado da União Velocipédica Portuguesa e o fotógrafo do Benfica, Joaquim Coelho Duarte.
Foi uma viagem bastante penosa devido ao mau tempo que se fez sentir em parte do trajecto. Segundo Alfredo Piedade, 'a travessia mais dificultosa foi a parte dos Pirenéus (...). Toda ela, já difícil por ser muitíssimo acidentada também, foi feita debaixo de chuva copiosa e frio intensíssimo', Em algumas etapas, enganaram-se no itinerário, fazendo alguns desvios que lhes valeram um acréscimo de cerca de 200 quilómetros. João Santos Borges acabou mesmo por ficar doente e foi forçado a desistir em Valladolid, Espanha.
Já em Portugal, o mau tempo voltou a complicar o percurso, com uma forte rajada de granizo a surpreender os ciclistas. Na chegada a Lisboa, no dia 11 de Maio, foram recebidos por milhares de pessoas que os aguardavam na Praça dos Restauradores, onde o raide foi concluído às 18h30. Desde as 17 horas que grupos de pessoas se juntavam desde a Avenida da Liberdade até ao Campo Grande, em ambiente de grande festa. Foi a primeira vez que se realizou um raide tão arrojado e, por isso, teve grande simpatia popular.
Com algum custo, no meio de tanta multidão, os ciclistas seguiram de automóvel para a sede da União Velocipédica Portuguesa, onde agradeceram à janela os aplausos e ovações.
Poderá recordar outros feitos do ciclismo benfiquista na área 3 - Orgulho ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!