Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Viagem triunfal no paquete Timor

"Um jovem benfiquista foi o passageiro de honra numa memorável viagem a Matosinhos.

O Benfica iria defrontar o Leixões na penúltima jornada do Campeonato Nacional de 1959/60. Depois da vitória ao Sporting por 4-3, bastava um ponto para se sagrar campeão. A comemoração exigia pompa e circunstância. Para além dos já habituais autocarros e comboios especiais, a Comissão Central do Benfica decidiu organizar uma deslocação inédita no paquete Timor, da Companhia Nacional de Navegação.
Foram cerca de quatrocentos passageiros que embarcaram na tarde de 14 de Maio de 1960, em Santa Apolónia, perante uma multidão que acenava com bandeirinhas vermelhas e ecoava vivas ao Benfica!
Entre eles, encontravam-se um pequeno benfiquista que se lançou com enorme entusiasmo para a frente do presidente Maurício Vieira de Brito quando este se preparava para embarcar. Pediu-lhe para que o levasse. O presidente perguntou: 'Mas como queres tu ir? Os teus pais deixam-te?'.
Depois de confirmar se ele poderia embarcar, prontificou-se a pagar-lhe o bilhete. O rapaz foi de imediato a casa pedir aos pais. Com autorização dada e bilhete na mão, o jovem Tiago dos Santos Gouveia, de 12 anos, sócio n.º 29616, embarcou eufórico. Bastante educado, gerou um ambiente de enorme simpatia ao seu redor. Até o capitão do paquete lhe deu 20 escudos para comprar uma bandeira do Benfica. Comprou-a e nunca mais a largou.
A viagem decorreu na maior animação, com vários espectáculos que se prolongaram pela madrugada. Faziam parte da ementas pratos bastante originais, como Sopa Cosme Damião, Bacalhau 'Todos por um', Águias do Mar ou Triunfo à Benfica.
Na manhã seguinte, o paquete entrou no porto de Leixões. Tinha chegado, finalmente, o ansiado dia do jogo, que se disputou nessa tarde, no Campo de Santana. O pequeno Tiago, sempre com a sua bandeira na mão, viu o seu clube vencer o Leixões por 2-1 e sagrar-se campeão nacional! Regressou doido de alegria e, num acto de agradecimento, ofereceu a sua 'querida bandeira' a Maurício Vieira de Brito.
Este e outros títulos do Campeonato Nacional podem ser recordados na área 6. Campeões sempre do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

1 comentário:

  1. Com tamanha lição de Benfiquismo, estava à espera que o nome do jovem fosse Luís Filipe Vieira.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!