Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Desgraça alheia

"«O futebol são 22 homens atrás de uma bola e no fim ganha a Alemanha», disse um dia Gary Lineker, descrevendo com exactidão a superioridade teutónica. O que provavelmente o avançado britânico desconhecia é que os alemães, para além de vencerem demasiado, são os únicos que têm uma palavra que dá corpo ao prazer que sentimos com o falhanço e a derrota dos outros - schadenfreude.
O futebol é o espaço por excelência para a schadenfreude, para o entusiasmo com a desgraça alheia. O prazer que retiramos do jogo depende tanto das alegrias oferecidas pelo nosso clube, como dos desaires infligidos aos adversários. Vibramos com as nossas vitórias, mas vibramos igualmente com as derrotas dos outros. Aliás, há uns meses, a revista 'Líbero' citava um estudo científico, realizado no Mundial'98 e no Euro'2000, que provava que os mais fanáticos dos adeptos holandeses desfrutavam mais com os insucessos da Alemanha do que com as conquistas da Laranja Mecânica.
Já o filósofo Nietzsche defendia mesmo que a Schadenfreude era uma emoção social vital, pois unia as pessoas e criava identidades partilhadas. Ou seja, somos de um clube também porque somos anti outro clube. Sem rivalidade e sem prazer com o infortúnio dos outros, o futebol perdia o sentido. Humano, demasiado humano, este sentimento de vingança que é tanto mais forte quanto mais nos sentimos em desvantagem. Schadenfreude, meus caros amigos: foi um lindo fim de semana de futebol este que passou."

2 comentários:

  1. Só mesmo os alemães para inventarem uma palavra dessas. A nós a saudade a eles o Schadenfreude. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  2. Para mim não é schadenfreude nenhum é alegria e ponto final. Competimos e temos rivalidades e eu pessoalmente fico duplamente feliz quando o Glorioso ganha e os outros perdem. Significa que estamos mais perto do objectivo. Certo? Feliz! Qual schadenfreude qual carapuça. Os alemães ficam schadenfreude por exterminar raças eu fico Feliz por fazer parte de uma nação humana e plural como é o Glorioso. O Adão que pense um pouco antes de escrever baboseiras. Do artigo ficou mais uma lição clara do que é o povo alemão.
    E vou corrigir o que escrevi anteriormente:

    A nós a Saudade a eles o schadenfreude! Está tudo dito.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!