Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vieira “acabou” com Godinho

"Nunca acreditei que Godinho Lopes pudesse ser o presidente que o Sporting necessitava para, quanto antes, inverter o rumo cinzento que trilha há vários anos. Admito que não é justo duvidar das capacidades de alguém ainda antes de apresentar serviço, mas a verdade é que o dirigente não me transmitia qualquer confiança. Contudo, assumo, nunca me passou pela cabeça que, em tão pouco tempo, fosse capaz de protagonizar tantos erros e deslizes. E se as suas opções – a vários níveis – têm sido bastante questionáveis, por vezes falha exactamente porque se esquece de agir ou por considerar que nada justifica a sua intervenção. Pior: quem o vê falar fica com a nítida sensação que em Alvalade não se passa nada de anormal ou grave. Utilizando um velho ditado popular... “não há pior cego do que aquele que não quer ver”.
Já perdi a conta às vezes que escrevi que os grandes problemas do Sporting não começam, nem acabam, dentro do rectângulo de jogo. Aí, é verdade, as coisas também não funcionam minimamente. Porém, quando a liderança é fraca, quando a ausência de qualquer projecto é mais do que notória, quando ninguém consegue perceber o que vai na cabeça do presidente ou dos que lhe estão mais próximos... o resultado não pode ser muito diferente.
Nos últimos dias, Godinho voltou a confirmar que a sua passagem pelo Sporting vai – pelas razões erradas – ficar na história. Primeiro, porque deu cobertura a um comunicado surreal onde o clube de Alvalade afirmava, sem reticências, que nunca colocara em causa a presença no dérbi com o Benfica. Será que ele não viu/ouviu/leu as declarações do director de comunicação logo após o adiamento do jogo com o Videoton? Será que em Alvalade ninguém sabe os vários regulamentos em torno do futebol? Será que todos os responsáveis do clube conseguem ter as mesmas interpretações erradas do que está nos vários artigos? Será que o Sporting não percebeu que aquando da recepção ao Sp. Braga o tempo de descanso entre o jogo europeu e o confronto com os minhotos foi exactamente o mesmo que agora? Depois, bem mais grave, foi a incapacidade para rebater as palavras que Luís Filipe Vieira lhe dedicou no final do dérbi. O líder encarnado comparou-o a Vale e Azevedo, apelidou-o de aldrabão e Godinho reagiu... não reagindo. Sorriu, agarrou-se a dois-três chavões de ocasião e, de forma inacreditável, enfiou a carapuça sem sequer tentar defender-se.
Se Godinho ainda tinha alguma margem de apoio entre os sócios e adeptos leoninos, duvido que a maioria não tenha ficado decepcionada depois de observar este lamentável comportamento. Um líder forte e frontal, teria aproveitado o espaço que toda a imprensa lhe concedeu para dizer quantas vezes tentara ligar a Vieira, a que horas, de que número, para que número, quantos sms’s tinha escrito, etc, etc. Godinho não fez nada disto. Como diz o povo... "comeu e calou". E da fama de aldrabão não se livrou.
Perante o caos desportivo e financeiro - e estando cada vez mais desacreditado -, Godinho considera sem sentido falar-se em demissão. E ainda tem o desplante de dizer que estaria preocupado se “não estivessem por disputar 57 pontos”. Se Godinho Lopes fosse treinador, diretor desportivo ou chefe de departamento, tenho a certeza que o presidente Godinho Lopes já o tinha despedido. Assim, perante a surpresa geral e a crescente indignação da família leonina, vai agarrando-se com unhas e dentes ao lugar. Com que propósito? Com que objectivo? Convencido de que está no bom caminho? Não faço ideia. Ninguém parece saber a razão.

PS – Sobre o dérbi jogado pouco há a dizer. Ganhou a melhor equipa. Apesar do Sporting ter tido bons 20-25 minutos na primeira parte e de, com sorte, poder ter feito dois golos nas duas únicas chances que criou na etapa complementar... o Benfica mostrou pertencer a outro patamar. Os leões possuem jogadores de qualidade e lutaram imenso, mas decididamente não se pode dizer que tenham uma equipa. E pela enésima vez ficou claro que os futebolistas, logo à primeira contrariedade, ficam irreconhecíveis. Onde é que isto irá parar? Não faço ideia, mas parafraseando Godinho, não é caso para alarme. Parece que ainda há 57 pontos por disputar. Resta dizer que nos 33 que já se jogaram, o Sporting amealhou 11..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!