Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sem Tréguas XXV

Déjà Vu

Infelizmente nas últimas décadas tenho assistido a sucessivas 'auto-flagelações suicidas', dentro do clube do meu coração. A cada época onde os objectivos não são conseguidos, lá temos que aturar as politicas de terra queimada, induzidas pelos próprios adeptos. Mesmo quando as direcções tentam resistir à solução 'mais fácil', acabam quase sempre por ceder, já que o ambiente torna-se insustentável.
Infelizmente, neste momento já existem indicadores, que a história vai-se repetir, mais uma vez...
O PJSIMÕES escreveu um post no Geração Benfica que eu subscrevo totalmente (Benfica e corruptos são incomparáveis), curiosamente a caixa de comentários encheu-se de elogios, mas logo de seguida foram feitos no mesmo blog, vários post's mostrando opiniões em sentido contrário. A principal consequência, do estado Corrupto em que o futebol português vive nos últimos 30 anos, dentro do Benfica, é exactamente a auto-flagelação interna. O Benfica é um clube vencedor, os adeptos do Benfica vivem cada vitória do Benfica não como uma conquista, mas como uma obrigação. Quando o Benfica não ganha, quando os desaires se tornam regulares, a contestação é inevitável, os adeptos não sabem conviver com a 'não vitória'. Até se pode argumentar que este 'mau perder' é saudável, mas o que tem acontecido no Benfica, é que após cada derrota, o Clube fica mais enfraquecido, mais dividido, 'disparando-se' em todas as direcções, após cada crise o Clube fica efectivamente diminuido. Até agora, a imensa nação Benfiquista tem permitido uma auto-regeneração quase milagrosa após cada tiro no pé, mas isso não vai durar para sempre...
A viciação de resultados interna, tem um impacto que vai muito além de cada jogo isolado. Cada Campeonato roubado, torna o vencedor mais confiante, mais rico, com mais adeptos, facilita as contratações, facilita as vendas milionárias, iliba completamente todos os erros de gestão cometidos, seja por dirigentes, treinadores, ou mesmo as exibições menos conseguidas dos jogadores em alguns jogos, e até algumas indiscrições dos jogadores fora do campo.
O inverso é verdade, para quem perde. Não interessa se perde porque é roubado, ou se perde justamente. Em Clubes com culturas vencedoras, onde ganhar é o mínimo exigido, após cada insucesso, perde-se confiança, fica-se mais pobre, perde-se militância na massa adepta, perde-se adeptos, dificulta as contratações, dificulta as vendas, e exponencia todos os erros supostamente cometidos pelos dirigentes, pelos treinadores, ou pelos jogadores. Isto é extremamente perigoso, porque cria um ciclo vicioso, muito difícil de quebrar. E quando a adulteração da verdade desportiva tem uma duração muito dilatada no tempo, pode mesmo tornar impossível a recuperação da 'normalidade'...
Um exemplo: O Presidente do Benfica deu uma entrevista ao jornal O Benfica, tenho quase a certeza que a entrevista foi feita antes da partida para Israel, mas O Benfica normalmente chega a casa dos assinantes na Quinta-feira, e chega às bancas às Sextas. Depois da derrota em Tel-Aviv pedia-se uma declaração do Presidente, os pasquins publicam algumas frases da entrevista, e tenta-se passar a ideia, que estas frases são uma reacção ao mau resultado. E os Benfiquistas 'comem' a polémica...!!!
Estes são os 'problemas' que em Clubes que ganham regularmente (justa, ou injustamente não interessa) não acontecem, polémicas que quando se repetem vezes sem conta, desgastam quase irreversivelmente a estabilidade do Clube. Como é óbvio a reacção à derrota em Israel não se deveu exclusivamente com este jogo, o Benfica desta época já tinha uma 'carga negativa', porque se no Campeonato Nacional a classificação tivesse 'corrigida' com as roubalheiras que foram cometidas, principalmente nas primeiras 4 jornadas, esta histeria não teria acontecido, nem por parte dos adeptos, nem por parte dos avençados...
Já sei que muito acham que este meu desabafo, é mais uma colectânea de desculpas, estou-me marimbando, mas eu recordo, que quando o Benfica não ganha, ao apontarem sucessivamente as armas ao Presidente estão a fazer exactamente a mesma coisa, ao apontarem as culpas ao treinador estão a fazer o mesmo, ao especularem (indo atrás dos pasquins), insinuando uma suposta vontade dos jogadores em perder de propósito, estão a fazer exactamente a mesma coisa, arranjar desculpas!!!
A Corrupção no futebol português não é o 'pai' de todos os males no Benfica, outros erros foram cometidos (como acontece com todos os indivíduos ou colectividades), mas a ausência de mérito nas conquistas desportivas em Portugal, condiciona todas as decisões, de todos os dirigentes, treinadores, e jogadores do Benfica, exponenciando todos os erros, por mais insignificantes que eles sejam. Sendo que na instituição desportiva Portuguesa com maior exigência de vitória, a ausência de triunfos, tem um impacto negativo, que não tem comparação com qualquer outra instituição em Portugal...

2 comentários:

  1. Eu concordo que os titulos dos corruptos tem por base a corrupçao mas nao concordo com a passividade , coragem e falta de inteligencia do LFV para combater esta podridrao.

    Mas tambem abes que quem andou de braço dado com eles e usou os mesmo argumentos so tem e que estar calado, continuar a ser amigo do oliveira e apoiar um ex-corrupto para aliga, embarcar no caso queiroz, levar quase uma media de um treinador por ano, negociar mais de 150 jogadores e fico por aqui.

    Perante estas evidencias continuas a defender o indefensavel que ao fim de dez anos haja dois campeonatos e a estabelisaçao e a progressao sejam nulas.

    So quem for masoquista e que pensa que o de longe maior clube de Portugal esta bem admnistrado.

    E a mim nao pode dizer que so apareço nas derrotas, pelo menos façam-me o favor de constatar a minha coerencia.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!