Últimas indefectivações

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Fake promessas geram fake news

"Se houvesse menos gente defraudada nas suas expectativas devido às falsidades com que lhes acenam, haveria menos pasto para a circulação de “fake news”

1. Um dos temas atuais é a invasão e multiplicação das chamadas “fake news” que em tempos não longínquos se espalhavam numa forma que se designava de boatos credíveis. Portanto, hoje, estamos fundamentalmente confrontados com uma nova roupagem e novos veículos para uma prática antiga. Claro que a existência de redes sociais, a falência dos jornais, a morte do jornalismo de rigor e o facilitismo com que as pessoas procuram informar-se estimulam enormemente o papel dos produtores de notícias falsas, mas credíveis.
A multiplicação desta praga não tem apenas a ver com o definhar dos média impressos e audiovisuais clássicos, nem com a sofisticação comunicacional proporcionada pelas redes sociais e o seu acesso, sem hipótese nem vontade de escrutínio por gente mais impreparada.
Esta nova realidade advém de grupos de interesses diversos que aproveitam a desinformação geral e o estado de desânimo e desinteresse das populações para fabricar “fake news”, a fim de alcançar os seus propósitos, manipulando a opinião pública e desvirtuando a verdade.
É preciso, no entanto, ter a capacidade de reconhecer que, em grande medida, as “fake news” são uma óbvia decorrência de uma prática que hoje está cada vez mais generalizada: “as fake promessas”, ou seja, a mentira, a demagogia e a corrupção de toda a espécie que mancha, nomeadamente mas não só, a atividade política por todo o mundo, seja em democracia ou em ditadura. Se houvesse decoro em áreas como a política, os negócios, o comércio, o mundo financeiro, a religião, a cultura e os espetáculos também haveria menos pasto para as campanhas de calúnias. Isto sem esquecer o campo da inveja pessoal, um mal tão antigo como a própria humanidade.
O sucesso das falsidades resulta muito do clima de hostilidade dos povos em relação aos políticos e às suas mentiras que são cada vez em maior número e cada vez mais sentidas pelo cidadão comum, que espera uma coisa e recebe exactamente o seu contrário, depois de ter eleito fulano ou beltrano. 
Também não vale a pena falar só de países como os Estados Unidos, o Brasil ou o Reino Unido para estudar este fenómeno. As “fake news” estão por toda a parte, dos grandes estados aos pequenos universos tipo freguesia. As falsas promessas e falsas expectativas dadas às pessoas são devastadoras da credibilidade política, do sistema democrático e da justiça. São elas, as falsas esperanças e as tiradas demagógicas, que, em primeiro lugar, destroem e a confiança. São elas que alimentam as mentiras que, hoje, atingem proporções inimagináveis há poucos anos.
As “fake news” não são exclusivas da política. Multiplicam-se em todos os sectores da actividade humana. Mas é obviamente no campo político que as falsidades são mais perigosas porque influenciam directamente a vida quotidiana de milhões de cidadãos. Essas mentiras são e serão cada vez mais possíveis, cada vez mais numerosas e cada vez mais credíveis, quanto mais se verificarem discursos de “fake promessas” deliberadas, frustrando expectativas e destruindo a credibilidade que ainda resta. Objectivamente, só há uma forma de minorar o flagelo devastador das “fake news” e os danos que ele causa. É através da eliminação e denúncia das “fake promessas”. É preciso criar uma prática em que só passa, só cresce, só é reconhecido quem falar verdade e cumprir a maioria das coisas que prometeu, sabendo explicar com frontalidade porque falhou num ou noutro ponto.
Nos Estados Unidos, deu-se agora início à transmissão dos últimos episódios de “House of Cards”, uma série emblemática que lançou o Netflix. Há quem assegure que foi o comportamento devasso e amoral de Kevin Spacey que precipitou o fim da série. Talvez não. Porventura a razão está na circunstância da mentira, dos jogos de bastidores e das jogadas baixas da vida real terem ultrapassado aquela ficção. E não só nos Estados Unidos. Há também muita coisa parecida ou pior na nossa Europa e pelo mundo fora.

2. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!