Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Grão a grão organiza-se uma coleção

"A Secção Cultural idealizou, os benfiquistas fizeram acontecer e o acervo do Clube ficou mais rico

'Vamos (...) organizar uma grande colecção de emblemas desportivos de todo o Mundo!'. O mote foi lançado pela Secção Cultural e os benfiquistas aderiram em massa.
A ideia há muito que germinava na mente dos membros da Secção e, no início de Outubro de 1957, através do jornal O Benfica e do suplemento Cultura e Desporto, foi partilhada com os benfiquistas. Rapidamente sócios e adeptos, de Portugal e do estrangeiro, e até 'filiais e delegações espalhadas pelo país e pelas províncias ultramarinas' endereçaram ao Clube as suas ofertas. A secção Cultural, grata pedia: 'todos os espécimes que tenham a amabilidade de nos enviar deverão vir devidamente identificados. Desta maneira, poupam-nos trabalho (trabalho moroso e, por vezes, infrutífero devido à impossibilidade de identificação) e garantem-nos mais a autenticidade da mesma identificação'.
No final desse ano, e 'excedendo as nossas conjecturas iniciais', já haviam sido 'registados e devidamente identificados 286 emblemas' e o primeiro estojo-mostruário, com 'exemplares de colectividades desportivas portuguesas', exposta 'na vitrina dos novos troféus, na Secretaria'. Os envios prosseguiram e, durante mais de 10 anos, chegaram ao Clube emblemas provenientes dos quatro cantos do mundo, tendo sido o último um emblema do então já extinto Grupo Desportivo do Coliseu dos Recreios, registado em meados de 1969. Entre as ofertas, destaca-se um 'emblema do Grupo Sport Benfica ofertado' pelo então 'sócio n.º 1 do nosso Clube - o sr. Luís Joaquim Gato'.
Mas esta iniciativa não serviu somente o Benfica. 'Por intermédio de um sistema de trocas', também os coleccionadores particulares da especialidade puderam enriquecer as suas colecções.
Os estojos-mostruários com os mais de 1500 emblemas que compõem a colecção - organizados segundo o 'critério adoptado desde o início da colecção - agrupar por nações os emblemas nos estojos-mostruários', 'sem distinção de etnias e de posições na escala de valores desportivos' -, assim como os emblemas repetidos, encontraram-se em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro. No Centro de Documentação e Informação, encontram-se os documentos de arquivo associados à colecção 'Emblemas de Todo o Mundo'."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!