Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dos títulos

"Meu caro Fernando Gomes
Eu sei que dificilmente precisará de fazer mais do que já fez para que a História o consagre como o maior presidente da FPF, mas há uma coisa que eu acho que precisa de fazer - e sem mais demora. (Já lhe revelarei o quê...)
Decerto se lembrará do que o Vergílio Ferreira descobriu, num breve dia:
- Afirma com energia o disparate que quiseres e acabarás por encontrar quem acredite em ti...
Não, eu jamais cometeria a indelicadeza de dizer que é disparate e o Bruno de Carvalho insiste em afirmar com energia: que o Sporting tem 22 títulos de campeão nacional, não tem 18 - mas digo que não é verdade o que ele afirma com energia. Sim, também sei que é verdade que o Picasso achava que se houvesse ma só verdade não se poderiam fazer 100 telas sobre o mesmo tema - mas, neste caso, há mesmo só uma verdade, a que A Bola mostrou na sua edição de domingo: Bruno de Carvalho não tem razão. Mostrou-o através de documentos vários - e há um da FPF de 1938 que afasta, eloquente, qualquer dúvida:
«Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentação da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal».
Mas a verdade mostra-se de forma ainda mais visual numa imagem: o troféu da Taça de Portugal (que foi do Campeonato de Portugal..) onde se vão colocando placas com os nomes dos seus vencedores - e entre os vencedores da Taça de Portugal estão os do Campeonato de Portugal - porque, para a FPF na sua história, uma coisa e a outra são a mesma. Por isso é que lhe disse, meu caro Fernando Gomes,que havia coisa que precisa fazer (sem demora...) - é pôr a FPF em sintonia com a sua história (e a sua verdade...) juntando os títulos do Campeonato de Portugal aos da Taça, a exemplo do que a FPF já faz (e bem...) quando junta os da I Liga aos da I Divisão (e aos que se conquistaram com outras designações...)."

António Simões, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!