"Na Luz há mais quantidade de qualidade e em Alvalade reside maior confiança
É eterna a questão: os campeonatos ganham-se nos jogos com os grandes ou com os pequenos? Por norma, numa Liga desequilibrada como a nossa, o campeão encontra-se no campeonato dos grandes. Com mais ou menos dificuldades, o coroado vai resolvendo os problemas ao longo da s 34 jornadas e depois faz a diferença nos jogos grandes. Naqueles que valem seis pontos. Sim, o vencedor soma três pontos e o adversário deixa de somar outros tantos.
Dado o crescimento do SC Braga nas duas últimas décadas, há que incluir os guerreiros nestas contas nobres, até porque já se intrometem com alguma frequência entre a tradicional hierarquia. Analisando as últimas três épocas, curiosamente com cada um dos três grandes a conquistar o título, o Sporting quebrou o jejum de 19 anos vencendo o campeonato dos grandes, com 11 pontos, mais três que FC Porto e Benfica. Na época seguinte, o FC Porto regressou ao trono também com 11 pontos no campeonato das decisões, contra nove do Sporting e seis do Benfica. Na época transata foram os encarnados a festejar, mas, curiosamente, não conseguiram ganhar o campeonato dos grandes, somando oito pontos nos 18 em disputa com FC Porto, SC Braga e Sporting, os clubes que se lhes seguiram na tabela - os dragões somaram 10.
Como já se percebeu, foi uma exceção. E como conseguiu Roger Schmidt levar as águias até ao Marquês de Pombal? Simples: venceu praticamente todos os outros jogos! Num percurso brilhante, os encarnados cederam apenas mais cinco pontos, deixando dois em Guimarães e três em Chaves. Notável.
Já esta época, o Benfica tem outro registo magnífico: três jogos com os grandes, nove pontos, depois das vitórias sobre FC Porto e Sporting na Luz e na visita a Braga. O que atira muita pressão para os rivais… O Sporting soma sete, mas tem mais um jogo - triunfo sobre o FC Porto e empate e vitória sobre o SC Braga -, enquanto o FC Porto não vai além de três, depois de ser ter superiorizado aos guerreiros. O Benfica está, pois, muito bem lançado para conquistar o campeonato dos grandes, o que o deixa neste momento em vantagem na corrida ao título.
Com o FC Porto já bastante longe na classificação e com exibições pouco convincentes, o Sporting surge como principal adversário dos encarnados e bem pode inspirar-se… neles. Já só com a deslocação ao Dragão e o dérbi em Alvalade no calendário do campeonato dos grandes, a equipa de Rúben Amorim está assim como que obrigada a limpar o percurso até ao fim. Para já, só perdeu oitos pontos, cinco no tal campeonato à parte e três em Guimarães, com a ressalva de o Vitória este ano até merecer honras de grande.
À entrada para o último terço, o Sporting está como que obrigado a manter o percurso quase imaculado para se manter a par do Benfica ou isolar-se no topo, caso supere o Famalicão. O tal jogo em atraso que pode ser visto como reserva de… segurança , isto quando o calendário se apresenta cada vez mais sobrecarregado. O que também pode fazer a diferença, entrando aqui os plantéis ou os… grupos. Na Luz há mais quantidade de qualidade e em Alvalade reside maior confiança, dada a superior qualidade exibicional."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!