"Conheço já por pedir desculpa aos entusiastas do futebol, aos adeptos apaixonados da modalidade, mas há cada vez menos paciência para assistir a 90 e tal minutos de um jogo e aos dias e noites de discussões infindáveis que dele resultam. Em especial quando a jogo acontece em Portugal.
Já não são só os relvados ao melhor estilo de um batatal, as bancadas vazias e a fraca promoção dos campeonatos - é tudo o que está em seu redor. Seria de esperar que na segunda década do século XXI já não existissem arruaceiros, sarrafeiros e presidentes em túneis de acesso aos relvados a insultar jogadores e dirigentes de equipas adversárias, mas existem.
Já vimos que as promessas de novas ventos e mentalidades no FC Porto pós-Pinto da Costa foram, afinal, manifestamente exageradas. Basta que um resultado não seja do agrado dos dirigentes e adeptos portistas, e voltam as práticas de outros tempos. Voltam ou, provavelmente, nunca deixaram de existir. Foram só colocadas em banho-maria para inglês ver (ou outro qualquer potencial investidor estrangeiro que salve a SAD).
É cada vez mais difícil que as novas gerações tenham interessante no futebol português. A menos que pais, mães e restante família consigam injetar o amor por um clube nacional aos mais pequenos, não será com certeza pelo espectáculo que as novas gerações se irão render aos jogos dos clubes portugueses. O mediatismo leva-os para os PSG. Reais Madrid's e Cities da vida, mas também aí será paixão de curta duração. É que hora e meia de concentração num jogo de futebol faz cada vez menos sentido para os mais novos. Prestem atenção, da próxima vez que forem a um estádio. Olhem em redor e poderão constatar que o interesse das redes sociais nos telemóveis se sobrepõe ao aborrecimento de jogo lento e mastigado e das perdas de tempo no relvado. Valha-nos o SL Benfica, que tem muitos outros pontos de interesse, diferentes modalidades, iniciativas e aquele amor que não se explica."
Ricardo Santos, in O Benfica
Partilho esta opinião! O desporto morreu, hoje vejo apenas o SLB no estádio da Luz e nem a selecção portuguesa me interessa. As "opiniões" dos "comentadores" não interessam, nem vale a pena perder tempo.
ResponderEliminar