Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Rumo ao Tetra


"Aproxima-se mais um fim de semana com muito Benfica para vermos e apoiarmos, com o aliciante de podermos celebrar mais um título.
Para sábado, às 18h00, no Estádio da Luz, está agendado o início do desafio com o Gil Vicente, em futebol. A nossa equipa vem de uma série de seis triunfos consecutivos na Liga NOS (sete em todas as competições) e procurará somar mais uma vitória ante um adversário que, na primeira volta, lhe criou bastantes dificuldades.
Ainda no futebol, a equipa B terá uma difícil deslocação a Vizela, atual 2.º classificado da Liga SABSEG (segunda-feira, às 20h00) e a equipa feminina visitará um dos candidatos ao título, o Braga (domingo, 18h00).
Relativamente às modalidades de pavilhão, e começando pelo andebol, no sábado defrontaremos o Boa-Hora, às 15h00, na Luz para o Campeonato e, no domingo, às 17h30, o Alto Moinho a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Maia Basket será o adversário da nossa equipa de basquetebol na última jornada da fase regular (sábado, 15h00), enquanto as nossas basquetebolistas jogarão no pavilhão do Quinta dos Lombos no primeiro jogo das meias-finais dos play-off (domingo, 12h30).
No hóquei em patins será fim de semana de jogos grandes. Nos homens, depois da brilhante prestação, com duas goleadas a Barcelona e Liceo, no grupo C de acesso à final four da Liga Europeia, selando o apuramento, será a vez do encontro com o Óquei de Barcelos (sábado, 18h00) no âmbito do Campeonato Nacional. Quanto às comandadas por Paulo Almeida, terão pela frente o Sporting, segundo classificado a três pontos de distância do líder Benfica (domingo, 18h30).
Ainda o futsal em que, nos homens, haverá a muito difícil deslocação ao Fundão, casa do 3.º classificado da Liga Placard (sábado, 17h00). Quanto à nossa equipa feminina, se lograr a obtenção de um triunfo na deslocação ao pavilhão do Quinta dos Lombos, sagrar-se-á tetracampeã nacional com três jornadas ainda por disputar, podendo assim, já no domingo, às 16h00, cimentar a hegemonia benfiquista na vertente feminina da modalidade. Será um desfecho inteiramente justo face ao assinalável percurso feito pela nossa equipa ao longo da época.
Por fim, destacamos a realização, de sexta-feira a domingo, do Campeonato da Europa de Judo, com sede em Lisboa. Em causa estarão medalhas e o apuramento olímpico, pelo que é com enorme expectativa que seguiremos o desenrolar da prova. Serão cinco os judocas do Benfica em competição: Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-81 kg).
Que todas as nossas equipas e atletas possam ter a sensação de dever cumprido neste fim de semana, é o que desejamos.
De Todos Um, o Benfica!"

O Cantinho Benfiquismo #47 - Nas Asas Do Suiço

Uma amostra...!!!


"Hoje vamos pedir-vos para perderem 5 minutos do vosso tempo a ver este vídeo. O jogo é o Águas Santas-Benfica, em Andebol. O canal é a Andebol TV, canal da Federação Portuguesa de Andebol. 
 Pedimo-vos que apreciem a forma como os dois comentadores destacados para o jogo fazem o papel de adeptos, num festival de parcialidade e anti-benfiquismo primário. E isto foram só os últimos 3 minutos de jogo. Foi todo o jogo neste registo. Não queríamos acreditar quando vimos (e ouvimos) as expressões de desagrado por lances de sucesso do Benfica e lances falhados pelo Águas Santas. Bateu-se no fundo, meus amigos.
Absolutamente inacreditável como o Benfica não toma uma posição e se permite a este desrespeito. Não admira que não se ganhe praticamente nada nas modalidades há alguns anos. O interesse zero com que Luis Vieira olha para as modalidades amadoras faz com que o clube seja completamente vexado por tudo e todos nestes meios. Vergonhoso e inaceitável."

Amigos!


"O mesmo CD Nacional, que não aceitou o pedido de adiamento por parte do SL Benfica em janeiro, vê agora o seu jogo frente ao #PortoaoColo adiado de sábado para domingo.
Há sempre interesses que falam mais alto."

Maratonistas de fundo !!!


"Se dúvidas houvesse. O Armstrong ao pé destes meninos é um santo. É pró menino e prá menina. Como quem diz, é pró Alcorcon e pra toda a gente que mexe no Calor da Noite! Ninguém faz nada? Ninguém denuncia?"

ADN


"É o ADN Porto a fazer amigos por essa europa fora.
City e Chelsea.
No mesmo ano, o mesmo retrato.
Um clube sujo que continua a envergonhar o desporto."

Voando como só um finlandês sabe...


"Houve um dia em que alguém lhes chamou Finlandeses Voadores. Em inglês ficava bem: Flying Finns. Em finlandês já era o diacho: Lentävä Suomalainen. Mas em finlandês não há nada que pareça fazer sentido para quem não arranhe nem um bocadinho da língua. Isto foi muito antes de aparecerem os pilotos de ralis e de Fórmula 1, como Timo Mäkinen, Markku Alén, Keke Rosberg, Henri Toivonen, Ari Vatanen, Mika Häkkinen, Kimi Räikkönen e por aí fora, que acabaram por herdar o nome dos seus compatriotas que surgiram praticamente no início do século passado. A primeira vez que a designação pegou foi à custa de Juho Pietari Kolehmainen, mais conhecido por Hannes, o Sorridente, por andar sempre com os dentes à mostra. Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912, o seu sorriso já de si tão sorridente que parecia esfregado diariamente com paus de areca, tornou-se ainda maior, de orelha a orelha: levou para casa três medalhas de ouro e dois recordes do mundo. Magro como um pau de virar tripas, Pietari só comia vegetais e era tijoleiro de profissão. Nasceu em Kuopio, na Savónia do Norte, e ganhou as provas de corta-mato, de 5 e 10 mil metros. A prova dos 5 mil metros ficou para a história por via do duelo feroz entre o sorridente e o sisudo Jean Bouin, que usava um bigode à mexicano e era tido como o melhor fundista do seu tempo. Hannes bateu-o por 0, 1 segundos, algo que para uma distância de cinco quilómetros não vale um pelo de moustache. Depois veio a I Grande Guerra e Piatri dedicou-se mais aos tijolos do que às corridas. Ainda assim, nos Jogos de Antuérpia, em 1920, ganhou a maratona quase com uma perna às costas, ao mesmo tempo que outro finlandês começava a voar e de que maneira. Chamava-se Paavo Nurmi, e além de ser, provavelmente, o mais famoso do clube dos Finlandeses Voadores, também tinha a alcunha muito própria de ‘O Fantasma’, talvez por vencer muitas provas sem que se desse muito por ele e pela sua figura ainda mais raquítica do que de Hannes.
Os finlandeses levavam as provas de fundo muito a sério. Paavo não se limitou a ganhar as medalhas de ouro dos 10 mil metros, de corta mato e de corta mato por equipas em Antuérpia como, quatro anos mais tarde, em Paris, aboletou-se com o ouro nos 1500, 5000, corta mato individual e coletivo, além da dos 3000 metros por equipas. Em Amesterdão, 1928, somou mais uma medalha dourada nos 10 mil metros, tendo acumulado pelo caminho outras três de prata, nos 5000 (1920 e 1928) e nos 3000 obstáculos (1928). A Finlândia, sempre tão silenciosa lá no topo leste da Escandinávia, descobrira uma mina.
Com nomes tão difíceis de decorar como a totalidade da Tabela Periódica moderna, que deu cabo dos simpáticos e simples 33 elementos químicos de Lavoisier, é natural que a memória coletiva, em geral com tendência para a preguiça, tenha atirado muito bom finlandês voador para o poço fundo do olvido. Um deles, seguramente, foi Vito Eino Ritola, camponês de Seinäjoki, bem ao norte, e nascido na simpática cidade de Peräseinäjoki como 14.º filho de uma fileira de 19 irmãos. Bom amigo do sorridente Hannes, acabaria por emigrar para o Estados Unidos em 1913 e foi preciso haver uma quotização na comunidade finlandesa da América para o enviar aos Jogos Olímpicos de Paris. Dinheiro bem empregue: trouxe de lá o ouro nos 10 mil metros, nos 3000 obstáculos, nos 3000 por equipas e no corta-mato por equipas, e a prata nos 5000 e no corta mato individual. Em Amesterdão foi medalha de ouro nos 10 mil metros e de prata nos 5000.
Já o voador Volmari Fritijof Iso-Hollo, que tinha o diminutivo de Vomma, foi mais do que campeão. A sua primeira medalha de ouro foi conquistada nos Jogos de 1932, em Los Angeles, nos 3000 obstáculos. Bateu o recorde do mundo, mas não valeu. O juiz da prova estava mais interessado nalguma garota que lhe acenava das bancadas e não esteve nem aí para a prova de Vomma. Por isso, ele continuou a correr e a correr até, finalmente, o mandarem parar e o considerarem vencedor. Tinha percorrido 3460 metros em 10.33.4. Hollo encolheu os ombros. No ano seguinte, em Lathi, bateu finalmente o recorde do mundo da distância – 9.09.4. Depois voltou a batê-lo, nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, com o ouro à mistura: 9.03.8. No dia seguinte entrou na prova de 10 mil metros e ficou em terceiro.
Militar, Iso-Hollo era uma maníaco do exercício físico. Ainda jovem foi assolado pela maldição do reumatismo e do lumbago. Mesmo contra as ordens dos médicos, continuou a correr como se se alimentasse a quilómetros. Em 1945, entorpecido, empenado, teimava em participar em provas mesmo que soubesse de antemão que não tinha hipótese de ganhá-las. Gastou o coração aos 62 anos. Ainda hoje deve correr lá nos campos verdes onde mora a saudade eterna. Ou, se calhar, não corre e voa apenas, daquela forma que só um finlandês sabia fazer."

Fever Pitch - João, Miguel & Pedro... Trio!

Fever Pitch - João & Juanjo... Itália!

Vitória na Maia...

Águas Santas 23 - 25 Benfica
(11-12)

A ausência do Kukic vai ser sentida. Se quisermos continuar a ganhar os jogos que teoricamente são para ganhar, temos que fazer a diferença na defesa, porque no ataque vamos ter problemas... até porque como se viu hoje, quando a diferença for mais pequena, os apitadeiros vão 'equilibrar' ainda mais!!!