Últimas indefectivações

sábado, 7 de agosto de 2021

Tenho saudades de uma boa novela


"Não sei se todos os caminhos vão dar a Roma, mas se o autocarro for do Benfica, seja lá qual for o caminho, tem de ir dar à Liga dos Campeões. Alguém que avise o senhor motorista de que, se ele se atrever a parar antes, então mais vale passarmos a andar de táxi à boleia do Jorge Máximo.
É impossível esconder que o Benfica atravessa um momento conturbado. Os episódios recentes não deixam nenhum benfiquista indiferente. Tensão, apreensão, incerteza. No espaço de um ano, a diferença é tremenda. Então o Benfica vai à Bélgica contratar o Yaremchuk, e não há nenhuma novela de duas semanas nos meios de comunicação? Os jornais sugerem que o Benfica quer o Meite, e dois ou três depois ele já veio de Itália para tirar fotografias no Estádio da Luz com o manto sagrado vestido? Eu não estava preparado para isto e suponho que o leitor também não. Depois do altíssimo nível estabelecido na época passada, este ano eu contava com novelas ainda mais interessantes. Negociações com o Lewandowski intermediadas pelo Lourenço Ortigão, conversas com o Messi conduzidas pelo Ruy de Carvalho, uma perseguição ao Neymar liderada pelo Fernando Luís e pelo Max. Vi muitos adeptos na linha da frente a criticar a contratação do Rui Pedro Braz, no entanto não tenho visto nenhum deles a elogiar o silencioso e competente trabalho do novo director-geral do Benfica. Pois, claro, agora vamos aos sites dos jornais desportivos de cinco em cinco minutos fazer o quê? Ganhou-se em eficiência, perdeu-se em entretenimento - enchi a despensa com dezenas de pacotes de pipocas no início do verão, e ainda por cima isto nem sequer dá para congelar."

Pedro Soares, in O Benfica

Planeamento


"Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão. E o certo é que a abordagem ao marcado feita pela dupla Rui Costa / Rui Pedro Braz parece ir ao encontro daquilo que os adeptos pretendem: reforços cirúrgicos e de qualidade comprovada, saídas acauteladas antecipadamente, definição rápida da matriz essencial do plantel.
João Mário será uma mais-valia para o Benfica. A época mais cintilante da sua carreira aconteceu sob o comando de Jorge Jesus, e creio que os dois melhores Sportingues dos últimos vinte anos (o de 2015-16 e o da época passada) tiveram-no como protagonista. Meite vem com a experiência táctica da liga italiana e corresponde a um perfil de jogador que faltava ao meio-campo encarnado, nomeadamente em termos de robustez física e capacidade de choque. Yaremchuk foi um dos pontas-de-lança que mais se destacaram no Europeu (tal como, de resto, Seferovic), tem dimensão atlética, jogo de cabeça, remate forte e eficácia diante da baliza. Cheira-me que, com Jorge Jesus, elevará os seus números até níveis superiores aos 23 golos que anotou na última temporada pelo Gent. Acrescem ainda as entradas de Gil Dias e Rodrigo Pinho, duas boas alternativas de plantel, bem como os regressos dos promissores Ferro, Florentino e Gedson, e do goleador Carlos Vinícius.
Num lote com quase quarenta nomes, é óbvio que ainda haverá vendas e dispensas. E talvez contratações (um lateral seria bem-vindo). Porém, há já neste momento uma base que permite a Jorge Jesus e à estrutura dirigente tomar opções sem risco de abrir buracos difíceis de fechar. Chama-se a isto planeamento."

Luís Fialho, in O Benfica

Até sempre, Dr. Bento Leitão!


"No passado dia 28 de Julho, vítima de um enfarte do miocárdio, partiu o Dr. Bento Leitão. Uma semana antes, cruzei-me com ele, no Estádio da Luz, e ele, com a habitual fleuma que o caracterizava, ironizou: 'Ainda bem disfarçado com esse chapéu, esses óculos de sol e com a máscara! Muito bem a máscara, pois todos os cuidados são poucos...' Era assim o Dr. Bento Leitão. Um verdadeiro gentleman e um grande profissional.
Natural de Abrantes, prestes a completar 70 anos, José Fernando Bento Leitão era por todos reconhecido e admirado por ser um médico competente e muito dedicado à sua causa. Destacou-se no mundo do futebol profissional. Primeiro, no Estrela da Amadora, onde trabalhou durante 18 épocas, e, depois, no SL Benfica, a partir da época 2007/08, com Fernando Santos ao leme, integrando o Departamento Médico liderado por João Paulo Almeida e onde se destacava António Martins. Seguiu-se Quique Flores e a sua primeira conquista - a Taça da Liga, no Algarve, frente ao Sporting. Depois, reencontrou Jorge Jesus, com quem trabalhara no E. Amadora.
Entre 2009 e 2015 foi um dos pilares da conquista de dez títulos, três deles ligas. Seguiram-se duas temporadas com Rui Vitória, ajudando a conquistar mais cinco títulos, sendo um dos obreiros do histórico tetra. Nas dez épocas festejou 16 títulos, cinco deles campeonatos.
Após dez anos no futebol profissional, abraçou a direção clínica da Clínica Benfica, onde se destacou. Tratava-se de um verdadeiro 'João Semana', ou seja, um homem bondoso e abnegado, sempre ao serviço dos outros, conforme ficou imortalizado o médico n'As Pupilas do Senhor Reitor, o romance de Júlio Dinis. Aos seus familiares e amigos, apresento as minhas condolências."

Pedro Guerra, in O Benfica

Semear o futuro


"Acolhemos como ninguém os que chegam de todas as paragens para encontrar em Portugal um oásis de segurança e prosperidade, e no Benfica, uma paixão que se aprende a sentir. É o nosso Povo de braços abertos e o nosso Benfica e actuar solidário, próximo e impactante. O mundo não para nem oferece moratórias á violência, à pobreza ou à catástrofe natural. Na verdade, todos estes males da Humanidade se agravaram nestes anos de pandemia e não dão sinais de abrandar, antes endurecendo os seus efeitos sobre os mais fracos e vulneráveis. E nesse particular os refugiados são um dos grupos com maiores vulnerabilidades, que importa acolher, acarinhar e integrar em benefício de todos. Por isso, a Fundação Benfica desenvolve o projecto Welcome trough Football para que tantos e tantos jovens se adaptem plenamente à língua e à vida social portuguesa e possam integrar a força de trabalho e progresso de que tanto precisamos. Mais que um imperativo ético ou missão humanitária, acolher e integrar jovens promovendo a sua qualificação e inserção socioprofissional é combater o envelhecimento de que o país padece e semear o futuro. Os benfiquistas sentem e sabem isso, por isso o Benfica manda, e a Fundação faz!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Editorial


"1 - Exibição muito consistente, sólida, com qualidade e cérebro. O Benfica foi uma equipa com personalidade perante um Spartak de Moscovo aguerrido, a jogar perante o seu público, que nem mesmo a perder por 0-2 deixou de ser um incentivo. Mas o Benfica foi claramente melhor. Esteve por cima do jogo, agressivo sem bola e vertical quando o decidiu ser. Teve pelo menos 4 oportunidades claras de golo, par além daqueles que marcou, e ficam 2 grandes penalidades por assinalar.
Exibição concludente perante um adversário muito competitivo. Nada está decidido. Nada está ganho! Nada! Mas há um vislumbre de que, neste ano, tudo pode ser muito diferente. E essa é uma crença que se vai acentuar com o regresso dos sócios ao nosso estádio, mas também fora, já neste fim de semana em Moreira de Cónegos. Vamos Benfica!

2 - Brilhante prestação de Fernando Pimenta em Tóquio, trazendo uma medalha de bronze e aviando a alma benfiquista. Espírito vencedor e uma ambição tão grande quanto a responsabilidade de vestir a camisola do Sport Lisboa e Benfica. Palavras que ficam para todos os benfiquistas como um lema para a nova temporada, que agora está a começar.
Que grande lição de Fernando Pimenta nos argumentos, depois de mais uma prestação internacional de excelência na canoagem.

3 - Ana Oliveira é a responsável pelo projeto olímpico do Benfica e coordena o atletismo no Clube. Numa entrevista em que ressalta liderança em cada resposta, a metodologia, o profissionalismo e a paixão com que vive toda a qualquer competição ajudam a compreender por que razão desde 2004 o Sport Lisboa e Benfica conquistou 170 títulos. São quase tantos quantos os que tinham sido conquistados até então. Vale a pena ler.

4 - A contagem dos votos cristalizou de forma inequívoca a fiabilidade do sistema informático utilizado nas últimas eleições. O desvio foi de 0,35 por cento face aos resultados oficiais. Depois do empréstimo obrigacionista fechado com sucesso, fica assim cumprido mais um objectivo traçado em nome da transparência, estabilidade e credibilidade do Clube. É tempo de nos unirmos em torno das nossas equipas e arrancar-mos a nova época como todos nós, benfiquistas, pretendemos. O ruído permanente que ecoa insídia só desgasta e serve interesses adversários. E pluribus unum."

Pedro Pinto, in O Benfica

Tiros certeiros


"Luís Howorth foi o primeiro atleta do Benfica a participar nos Jogos Olímpicos na modalidade de tiro
Luís Howorth tinha 8 anos de idade quando, ao passear com o seu pai pelo Campo de Sete Rios, viu Alberto Augusto marcar um 'espetacular golo'. Cheio de admiração, perguntou ao pai 'quem era o jogador e que clube era aquele'. A sua simpatia pelo Benfica e pelo jogador 'nunca desvaneceu, nem mesmo quando, em representação do Grupo Desportivo do Banco Espírito Santo, alinhou numa equipa adversária', acabando por ingressar no Clube em 1949, onde não mais deixou de honrar a secção de tiro e o país.
Considerado 'o maior atirador português de carabina de todos os tempos', participou nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952. Foi a primeira vez que um atleta de tiro do Benfica participou na mais importante prova desportiva. Na viagem de barco a caminho da Finlândia, como preparação para a posição de pé, considerada a mais difícil de todas, Luís Howorth deslocava-se todas as manhãs para o convés, onde treinava com a arma vazia sobre o horizonte. Na especialidade de 50 metros, o atleta classificou-se em 31.º no conjunto das três posições e em 37.º na posição de deitado. Pelo seu mérito e espírito desportivos, a Federação Portuguesa de Tiro propôs uma medalha olímpica ao atirador.
Luís Howorth exerceu o cargo de gerente da Agência do Estoril do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa. Desportista dedicado, as responsabilidades inerentes ao cargo não o impediram de se levantar sistematicamente às 8 horas de manhã, para treinar, e nunca 'passou uma manhã de domingo na cama', pois um 'atirador precisa de fazer ginástica e exercícios físicos ao ar livre, com qualquer outro atleta'. Mesmo a descansar treinava, pois, para se habituar à posição de deitado, aprendeu a dormir de bruços.
A nível de equipas, ajudou o Benfica a conquistar três Taças Portucale, um dos mais prestigiados troféus da modalidade na época. O Clube venceu a primeira edição, em 1953, e venceu duas vezes consecutivas em 1955 e 1956. Com Luís Howorth a integrar a equipa de tiro do Benfica, esta era considerada 'a melhor do País'. A nível individual, foi campeão nacional de tiro a 50 metros por duas vezes, em 1953 e 1955, e hexacampeão distrital de tiro nos 50 metros, no conjunto das três posições, entre 1953 e 1958.
Saiba mais sobre os atletas encarnados que competiram nas Olimpíadas na exposição online Atingir o Olimpo - Participação dos Atletas do Benfica nos Jogos Olímpicos, no site do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Vencer


"É já daqui a poucas horas que será dado o pontapé de saída na estreia benfiquista na Liga Bwin 2021/22. O nosso objetivo passa pela conquista dos três pontos e é focado nessa tarefa que o Benfica se apresentará em campo frente a um Moreirense que, na temporada passada, obteve o 8.º posto da classificação.
O histórico em Moreira de Cónegos é favorável para as nossas cores, com 10 triunfos e um empate em 11 partidas no Campeonato. No entanto, estes são números que não refletem o que habitualmente se passa em campo, onde "as equipas grandes têm alguma dificuldade em vencer", conforme admite Jorge Jesus.
A nossa equipa parte embalada para este jogo pela excelente vitória obtida na Rússia na passada quarta-feira, há somente três dias.
Com a realização dessa partida e a longa deslocação feita, Jorge Jesus reconhece a escassez de tempo para preparar o encontro e a necessidade de proceder a algumas modificações no onze inicial. Assevera, no entanto, que "o plantel está preparado, tem mais do que dois jogadores por posição para fazer mudanças jogo a jogo".
Este desafio marcará o reencontro com os Benfiquistas, dado o muito aguardado e desejado regresso do público aos estádios.
Todos sabemos quão importantes são os Benfiquistas para o sucesso do Clube. O apoio vibrante nos estádios e pavilhões é fundamental para os triunfos. Que hoje tenhamos mais um exemplo da paixão e dedicação dos Benfiquistas a ajudar a nossa equipa a alcançar a vitória!
Viva o Benfica!"

Nova época, velhos hábitos


"Hoje dá-se início à primeira jornada da liga portuguesa no que ao SL Benfica diz respeito.
Depois do escândalo que foi a época passada em que o Sport Lisboa e Benfica viu ser-lhe roubados vários penáltis com a complacência do VAR, tendo tido apenas 3 penáltis favoráveis ao longo de toda a época e sendo o primeiro assinalado à 25ª jornada - face aos 16 penáltis a favor do FC Porto e 10 a favor do Sporting CP - pensámos que, no mínimo, as coisas seriam diferentes esta época.
Não poderíamos estar mais enganados.
Bastaram 30 minutos da inauguração da nova temporada para o Sporting CP usufruir da sua primeira grande penalidade. Como se isto não fosse suficientemente alarmante e claro sinal indicativo da tendência que se aproxima, eis que o clube leonino, sem qualquer pudor, se deu ao luxo de ir contra as decisões do TAD e Conselho de Disciplina e arrancou a época com Rúben Amorim no banco, mesmo estando castigado e obrigado a pagar um valor pecuniário de 30 mil euros.

Como táctica habitual, o Sporting CP recorreu ao TCAS, através de Frederico Varandas, e os seus amigos deram a ajuda necessária para contornar os castigos aplicados. O precedente foi criado na época passada mas tanto a FPF como a Liga Portugal nada fizeram para estancar o escândalo.
Em sentido manifestamente oposto encontra-se o SL Benfica, que começa a primeira jornada com João Mário de fora, castigado por uma situação registada… ainda ao serviço do Sporting CP. Em causa estiveram as declarações proferidas no final do empate a duas bolas entre o Sporting CP e Famalicão, na época passada.
Dois pesos, duas medidas. Nova época, mesmos hábitos. Compete aos benfiquistas impedir que o mesmo guião se repita duas vezes. Partilhem o máximo que puderem."

Benfica Poscast #414 - On the right foot

O Brinco do Baptista #80 - Somos todos filhos dos oitenta