Últimas indefectivações

domingo, 19 de julho de 2015

O Benfica e o tio rico da América

"Não há modelos de estágios de pré-época com sucesso garantido. Por isso, não se pode dizer que o FC Porto decidiu melhor, por estar ausente do país, mas na Europa, jogando com equipas de pequena e média qualidade competitiva; que o Sporting é o mais esperto, porque quase não sai de casa, dá goleadas a equipas de «outros campeonatos» e puxa pela auto-estima; ou que o Benfica é que sabe o que está a fazer, por ir para outro continente adaptar-se às dificuldades de outros climas e de outros fusos horários e ainda jogar com adversários da mais alta qualidade.
Pode admitir-se, no entanto, que a situação mais discutível será a do Benfica. Porém, só será, mesmo, discutível do ponto de vista do interesse desportivo da equipa, porque a obriga a maior e, talvez, mais perigoso desgaste, mas já é difícil de discutir quando a contrapartida apresentada é superior a três milhões de euros.
Haverá certamente quem pense que o Benfica não deveria colocar os interesses económicos acima dos interesses desportivos e que esses três milhões de euros lhe podem vir a sair caros. É uma visão aceitável, mas cada vez mais longe da realidade internacional. A verdade é que a presença do Benfica na América consolida o apetite de um mercado internacional importante e com notório poder económico, tal como acontece com outros grandes clubes europeus em relação ao mercado do extremo oriente. Cada vez mais os clubes profissionais de futebol devem estar preparados, ao mais alto nível, para gerarem interesse em novos mercados, capazes de proporcionarem novas e mais significativas receitas."

Vítor Serpa, in A Bola

Eu gosto é do verão

"Época das bolas de berlim na praia, das sardinhas, dos caracóis e da imperial; dos gelados - em copo e sem toping! - e, claro, do sol. Por aqui é uma das épocas de mais desgaste. Faz parte. Confesso que tão depressa odeio os meses de verão como (quase) não consigo viver sem eles.
Este é um dos defesos mais emotivos de que me recordo. Talvez apenas superado pelo do Verão Quente de 93. Que emoção! - Lembram-se quando Sousa Cintra anunciou Paulo Futre no Sporting e, dias depois, o extremo assinou pelo Benfica? Ria-se Jorge de Brito, do outro lado da Segunda Circular. E a resposta do líder leonino? Toma lá, que eu vou buscar o Paulo Sousa e o Pacheco! E ainda tentou João Vieira Pinto (esteve quase...) e Rui Costa?
Voltei a sentir a agitação do mercado com a saída de Maxi Pereira, um dos capitães do Benfica: para o FC Porto. A confusão teria sido maior, claro, se em vez do Dragão o uruguaio estivesse em Alvalade. E se Jorge Jesus não tivesse protagonizado a transferência do defeso, essa sim, entre rivais históricos. Espero uma época disputadíssima, com os grandes a terem, até ver, armas diferentes.
A teoria que o Benfica parte em vantagem por ser bicampeão carece de confirmação quando, comparativamente, há um clube que mantém o treinador e este parece ter via aberta para as contratações. Já poucos se lembram da saída de Jackson Martínez, da dispensa de Quaresma, ou da aposta de 20 milhões num médio-defensivo (Imbula). No FC Porto fala-se de Maxi Pereira e Iker Casillas. E aumentam as responsabilidades para um técnico que pensa numa super-equipa. Na Luz, Rui Vitória herda o peso do bicampeonato - o que for a menos é negativo e vai arrumando a casa enquanto continua à espera de reforços. O futuro do Benfica, neste campo, está condicionado por questões financeiras, mas também, e muito, pelo que ditarem os jogos da digressão na América do Norte. Em Alvalade, Jorge Jesus mostra-se fiel aos seus princípios e tenta reforçar a equipa à sua imagem. Não tem sido fácil, entre avanços e recuos, mas conseguiu o "cabeça de cartaz". Gutiérrez faz o treinador respirar de alívio. Como fazem um lateral-direito, dois centrais e outro avançado que já estão em Alvalade. O Sporting tem de ser candidato ao título."

O 'Etoile Carouge' deste ano, esteve mais forte...!!!

Benfica 2 - 3 PSG

Até poderia ser mais prudente começar a jogar contra equipas da 2.ª Divisão, ou dos Distritais, mas calhou esta época, começar logo contra um PSG (este ano não houve Carouge!!!). É verdade que muitas das estrelas dos Parisienses não jogaram, mas Rabiot, Lucas, Maxwell, Digne, Aurier, Matuidi, Van der Wiel, Sirigu e o próprio Trap são jogadores de qualidade indiscutível. Além disso este PSG começou a pré-época mais cedo, já fizeram alguns jogos particulares, e nesta fase da época o ritmo pode fazer a diferença... Foi visível a falta de velocidade de reacção em vários dos nossos jogadores na disputa dos lances, normal, após cargas físicas grandes nos treinos - além da viagem de 7 horas de avião na véspera, com o respectivo jet-lag... -, para acentuar ainda mais o 'problema' estes jovens do PSG são quase todos muito físicos... Nem parecia um jogo de pré-época na forma como algumas faltas foram efectuadas... durinho. Sendo que alguns destes jovens do PSG vão ser jogadores de Futebol... curiosamente na época 2013/14 o Benfica derrotou o PSG na UEFA Youth Cup, onde despontavam vários destes jogadores
Também não devemos entrar em comparações precipitadas, o ano passado por esta altura, perdemos vários jogos, e jogámos mal, mas tínhamos muitos jogadores novos, vários dos titulares chegaram atrasados, e hoje começamos o jogo praticamente com a equipa do ano passado, já rotinada, e que está muito próxima daquela que será a nossa equipa tipo, este ano... Mas acabámos a partida com um 11 totalmente alterado, e de 2-1 a nossa favor, passou para 2-3 contra...
As únicas alterações foram a entrada do Sílvio (para o lugar do Mini) e do Talisca (para o lugar do Salvio). O esquema base foi o 442, mas no ataque os jogadores 'fugiam' muito às posições, principalmente o Nico e o Talisca. O baiano aproveitou para fazer um bom jogo individualmente, mas houve ocasiões onde estava tudo no meio, e ninguém nas alas... Não é fácil avaliar se esta aparente 'indisciplina' táctica é resultado do cansaço e do ainda pouco trabalho táctico nos treinos, ou se será mesmo assim!!!!
Quem muitas vezes fica mal visto com os maus posicionamentos em posse de bola, é a defesa (após perdas de bola...), e com as pernas ainda pressas, fomos apanhados em apuros algumas vezes, de forma pouco habitual...!!!
Como é habitual nestes jogos com a substituições as partidas ficam algo incaracterísticas, sendo que desta vez o PSG trocou pouco, e nós trocamos muito... notando-se a normal falta de rotina.
Destaque óbvio para o Talisca, pelo golo, e pelas duas bolas nos postes, e ainda pelo golo 'falhado' de forma escandalosa, jogou a 1.ª parte nas alas (supostamente) e depois ocupou o lugar do Jonas após o intervalo... O Nico também esteve bem, aparentemente não está nada 'preocupado' com uma potencial saída... O Samaris enquanto teve força, esteve impecável...
Pode não ser justo, mas o 3.º golo foi uma sucessão de 'azares': começou com uma perda de bola do Nelson (até me pareceu falta...), depois o Lindelof escorrega, e depois o Paulo Lopes 'franga'!!! São daquelas coisa... Já o Teixeira também não entrou bem na equipa... o mesmo se pode dizer do Carcela, que até demonstrou boa atitude, mas a atacar...
Mas para mim o 'erro' mais preocupante é a utilização do Sìlvio na direita... O Sílvio jogo o 'dobro' a defesa esquerdo!!! O Pizzi voltou a começar muito mal, mas com os minutos foi melhorando... Os jogadores normalmente mais lentos (Eliseu e Luisão) acabaram por evidenciar ainda mais a lentidão devido à 'prematura' (normal nesta altura) condição física...

Nunca é bom perder, mas o mais importante nesta altura é meter a equipa a jogar, e perceber o que tem que ser melhorado ou alterado até ao início da época oficial... É muito importante, perceber as lacunas do plantel neste momento e rectificar...

Nota para a forma como o Benfica foi recebido em Toronto pelos Benfiquistas (apesar de muitos já estarem de férias em Portugal), desde da chegada ao Aeroporto até à despedida... E a onda vermelha vai continuar em Newark seguramente!!!

PS: Curiosamente a última vez que tínhamos vestido camisola branca e calções vermelhos foi num 1-1 (saboroso...) em pleno Parque dos Príncipes... com um grande golo do Nico!