Últimas indefectivações

domingo, 15 de março de 2015

Histórico - Campeãs da Europa

Benfica 5 - 2 Coutras

O mais difícil até terá sido a eliminação das Espanholas nos Quartos-de-final (Voltregá, líder da Liga Espanhola) e o Manlleu (a jogar em casa...), mas as Finais tem sempre um sabor diferente, ainda por cima sem qualquer intervalo entre as Meias-finais e a Final (o jogo com o Manlleu terminou às 21h locais no Sábado, e a Final começou às 12h de Domingo!!!).

Apesar do potencial cansaço, entrámos a 'matar' ao intervalo já estava 4-1, e muito sinceramente nunca senti a vitória em perigo. Nesta vitória colectiva, não posso de deixar uma palavra à Marlene que é realmente um talento à parte... O ano passado, na Sanjoanense, foi ela, sozinha, o nosso principal obstáculo!!! Curiosamente os golos foram marcados por duas contratações desta época... e até a Ana Santos (a outra cara nova...) esteve em destaque nesta Final 4.
As marcas histórias são tantas, que é difícil sintetizar: Primeiro título Europeu colectivo, para uma equipa Portuguesa Feminina; Primeira equipa não-espanhola a vencer esta competição; Campeãs na 1.ª participação na prova; Recordo ainda a rábula no início da época, sobre a participação ou não nesta competição, devido à falta de verba...!!!


No 3.º ano da secção no Clube, depois de o ano passado termos conquistado tudo, a nível interno, chegou o título máximo... Com uma equipa muito jovem, se aposta de mantiver, vamos ter mais sucessos no futuro próximo... e basta ver alguns minutos do jogo de hoje, para distinguir a diferença de qualidade técnica das nossas jogadoras, só espero que as equipas Espanholas com maiores orçamentos, não venham 'pescar' os nossos maiores talentos...!!!
Parabéns a todas as jogadores, ao Paulo Almeida, ao José Trindade... e a toda a secção.

Este triunfo é também mais um reforço do ecletismo do Benfica. Aposto que muitos nem sabiam que tínhamos equipa feminina de Hóquei em Patins!!! Isto é o Sport Lisboa e Benfica...

Campeões Nacionais de Corta-Mato Longo

Domínio total em Almeirim, enquanto no sector Masculino somos Tricampeões, em Femininos ganhámos um título que nos fugia à 25 anos!!! Além das vitórias colectivas, a Dulce Félix (6.º título), e o Rui Pinto (Campeão em todos os escalões) triunfaram individualmente...
Na formação, os Campeões individuais sub-23 (não existe títulos colectivos nesta categoria) também são nossos: Diana Almeida e Samuel Barata. Vencemos também o título colectivo nos Juniores Masculinos; nos Juvenis em Masculinos fomos vice-campeões!!!


PS: Parabéns ao Nuno Saraiva e ao Célio Dias, que este fim-de-semana em Casablanca, venceram as suas categorias no Open Marroquino. Estes dois jovens Judocas, fazem parte do nosso projecto Olímpico... tenho muitas esperanças no futuro deles. Vão-nos dar muitas alegrias.

Surpresa...

Azoty-Pulawy 29 - 37 Benfica

Surpresa muito agradável, nestes Quartos-de-final da Challenge Cup. Os Polacos eram favoritos, mas o resultado não deixa margem para dúvidas.
Acompanhando os parciais do jogo (15-18 ao intervalo), tivemos quase sempre na frente, com 3/4 golos de vantagem, e nos últimos minutos conseguimos alargar a vantagem para 8...
Nestes jogos, muitas vezes existe algum desconhecimento sobre as características do adversário, e na 2.ª mão, tudo muda, mas creio que a vantagem de 8 golos será suficiente... Ainda por cima o Benfica, está de facto numa fase boa, e com o Carneiro de 'regresso'...!!!
Em caso de passarmos a eliminatória (que agora parece ser possível...) iremos encontrar muito provavelmente uma equipa Romena (ganharam também fora na Ucrânia...)... Com a possibilidade de termos uma Final totalmente portuguesa com o ABC!!!

Novamente sem espinhas...

Benfica 3 - 0 Sp. Espinho
25-15, 25-17, 25-22

1.º jogo das Meias-finais do Play-off, que vai ser disputada à maior de 5. Portanto, precisamos de mais duas vitórias. A dúvida para hoje, seria a condição física da equipa, depois de 5 jogos, em 9 dias, com a viagem à Grécia pelo meio...
A equipa entrou bem, impondo o domínio na rede, com vários blocos, a meio do 1.º Set demos a 'habitual' machadada no marcador... Só no 3.º Set o Espinho deu alguma luta, mas o jogo esteve sempre controlado. Comparado com a Final da Taça, hoje pareceu-me um Espinho mais conformado com a superioridade do Benfica...

Hoje, merecem elogios...

Farense 0 - 3 Benfica B

Num péssimo relvado, onde é impossível jogar futebol bonito (com estas bolas saltitonas é mesmo impossível), o Benfica acabou por fazer um jogo bonzinho, dentro das estranhas circunstâncias da partida!!! Estivemos em vantagem numérica, voltámos a estar em igualdade numérica, ficámos em desvantagem numérica, e nos últimos segundos voltámos a ficar em igualdade numérica!!!
O curioso, é que o nosso pior momento do jogo, foi quando tivemos mais um jogador em campo!!!

Marcámos cedo, de canto... Logo a seguir o Sarkic é agredido (teve sorte de não ter a perna presa no chão...). Não soubemos aproveitar a vantagem numérica, as quezílias eram muitas, e o Farense usando do caparro, conseguia sair em contra-ataques perigosos... Os protestos e a intimidação era muita, assim era fácil adivinhar que haveria forma de 're-equilibrar' a partida!!! Penalty contra o Benfica - na repetição parece-me que o jogador do Farense antecipou o contacto... -, primeiro amarelo para o Alfaiate, mas o Neca atirou a bola para as nuvens; pouco depois Alfaiate expulso...!!! Com 10 para 10 melhorámos, e mesmo no final da 1.ª parte, grande jogada entre o Semedo e o Teixeira, e 0-2 para o Benfica.
O 2.º tempo estava a ser bem gerido, tivemos algumas oportunidades de início... Até que misteriosamente o árbitro decidiu expulsar o Lystcov, com um 2.º amarelo absurdo!!! O Farense arriscou, e o Benfica aproveitou os espaços nas costas da defesa da casa, e foi neste período que jogámos melhor... O Nuno Santos marcou um grande golo, e podíamos ter marcado mais alguns... Aquele remate do Teixeira ao poste, merecia golo...
Mesmo com todas as contrariedades, foi um dos nossos melhores jogos, com o guarda-redes do Farense a ser o melhor em campo.

A má notícia do dia (para mim), acabou por ser a utilização do Renato Sanches durante os 90 minutos. É sinal, que não será opção para Terça-feira, no jogo para a UEFA Youth Cup com o Shaktar. Com o Hildeberto castigado... mesmo com o Gonçalves e o Carvalho que hoje tiveram no banco mas não foram utilizados, parece-me curta a manta. Talvez fosse boa ideia, usar o Sarkic...!!!

M. Santos; Semedo, Nunes, Lystcov, Alfaiate; Dawidowicz, Sanches; Teixeira, N. Santos (Hildeberto, 80'), Guedes (Elbio, 88'); Sarkic (Rebocho, 41').

Tela pintada (só) em tons de vermelho

"A nove jornadas do fim, Jesus pode, finalmente, dizer que encontrou uma equipa-base...

Benfica avassalador, varreu o SC Braga do mapa do jogo e pintou-o a uma só cor, com vários tons, o vermelho. Para quem lembrou, ao longo da semana que antecedeu o confronto entre águias e arsenalistas, a pouca réplica dada pelos minhotos ao FC Porto, a resposta chegou em forma de confirmação: os bracarenses (também) não foram adversário à altura do Benfica, permitiram que Júlio César fosse mais um espectador, deixaram-se dominar sem encontrarem armas para ripostar, dentro daquilo que seria legítimo esperar de um candidato ao pódio. O Benfica foi, ao longo dos 90 minutos, consistente, fortíssimo na circulação de bola, arguto a encontrar espaços entre linhas e a lançar o pânico no derradeiro reduto dos minhotos. Os jogadores encarnados responderam ao ambiente frenético do Inferno da Luz com personalidade, tornando o apoio dos adeptos num ponto de partida para uma bela exibição. Numa equipa com nove jogadores estáveis - guarda-redes, defesas, médios-ala e ponta-de-lança - Jesus tem andado às voltas para encontrar os outros dois titulares, o seis e o oito, ou se quisermos, na versão da época passada, Matic/Fejsa e Enzo Pérez. Parece que a busca chegou ao fim: o grego Samaris está cada vez mais adaptado às rotinas de cabeça-de-área, o que na versão de Jorge Jesus significa muitas vezes actuar na prática como terceiro central entre Luisão e Jardel; e Pizzi mostra-se cheio de confiança, a pisar terrenos certos, preciso no passe e concentrado na hora de defender. Ou seja, a nove jornadas do fim e depois de muito penar, o técnico encarnado pode dizer que tem uma equipa-base estável e confiável. Uma equipa que atropelou o SC Braga e tornou o resultado de 2-0 num score lisonjeiro para os Guerreiros do Minho. Ontem, na Luz, o Benfica gritou bem alto que quer ser campeão."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Tal como previ na crónica ao jogo, são vários os analistas que defendem a teoria que afinal as críticas ao Braga foram injustas...!!! A superficialidade como estes 'profissionais' opinam é de facto extraordinária.
Não li, nem ouvi ninguém a dizer, no final do Braga-Corruptos, que o Braga tinha uma grande equipa, e deveria ter jogador melhor; aquilo que li, e ouvi - e concordei - foram afirmações, onde se criticava, a falta de atitude, a passividade, a forma como nem sequer faziam faltas, a forma como nem sequer 'picaram' os adversários...!!! Algo pelo qual, na Luz, ninguém os poderá criticar... porque fartaram-se de dar paulada, principalmente até ao 2-0 !!!

Onda vermelha

"O Benfica mostrou que é uma combinação perfeita entre jogadores e treinador e os adeptos. Na Luz houve festa. A festa do futebol.

1. O Benfica mostrou frente ao Sporting Clube de Braga que uma equipa é uma combinação perfeita entre jogadores e treinador e os adeptos. Na Luz foram mais de sessenta mil a empurrar a equipa para uma vitória clara e para uma exibição que, especialmente na primeira parte banalizou os jogadores liderados por Sérgio Conceição. Mas na Luz houve festa. A festa do futebol. Muitas e muitas famílias. Muitas e muitas mulheres. Milhares de jovens. Que acreditam na equipa. Que vibram com os golos. Que mostram orgulho nas camisolas que envergam ou nos cachecóis que exibem. E a festa de ontem foi bonita. Mesmo muito bonita.

2. (...)

3. Muito se fala em arbitragens, em Portugal. Dos erros acima de tudo. Quando a arbitragem é positiva vale o silêncio. Na convicção que «o acerto é mais difícil que o erro»! É que «fácil falar; é difícil saber falar; mas ainda é mais difícil saber calar»! Se revirmos o jogo de Londres - que opôs o Chelsea ao PSG - percebemos bem que o árbitro holandês - em rigor os cinco árbitros - mostrou, no mínimo, alguma desorientação. O que valeria, entre nós, um coro de críticas. Mas, na Europa, sabe-se que, e tendo em conta as duras regras da UEFA, que o que importa é estar calado. Bem calado. Mesmo que seja fácil falar!

4. Pouco de tem falado, em Portugal, de um verdadeiro terramoto que, em França, está a atingir o seu râguebi. O responsável é um livro de um jornalista, Pierre Ballester, que, em profundidade, nos mostra como o doping atinge, com dureza, a verdade desportiva desta modalidade bem querida de milhões de franceses. Trata-se de um dossier negro que começa nos anos oitenta do século passado e que chega aos tempos modernos. Onde há substâncias menos detectáveis e que perturbam, e muito, a forma como víamos, e reconhecíamos, o râguebi de alta competição, o râguebi de uma das ligas de topo desta interessante modalidade. É que «a verdade pode calar-se ou dizer-se; mas nunca adulterar-se nem contradizer-se»!

5. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

O regresso de um grande Benfica

"A teoria, em futebol, tal como Jorge Jesus costuma dizer do fair play, às vezes, é uma treta. No entanto, o povo da bola tinha por consenso que este jogo do Benfica, na Luz, com o Braga, deveria ser um dos jogos mais difíceis do actual líder e campeão nacional até ao final da época. Era por isso que o FC Porto estava à espreita. E fazia sentido, Depois de já ter jogado com o Sporting, na Luz e em Alvalade, o Benfica tinha na equipa treinada por Sérgio Conceição o seu principal adversário até ao jogo - esse, sim, provavelmente decisivo - com os dragões.
Se era uma prova de aferição, o Benfica passou com distinção. Seguro, competente, dominador, ofensivo, construindo paulatinamente uma vitória consistente e sem deixar margem para dúvidas. Ou seja: este Benfica que continua a ter a característica da irregularidade exibicional, voltou ao seu melhor futebol, voltou a ganhar bem e com elevadíssima nota artística.
É, afinal, estranho que o Benfica, apesar de todas as críticas e opiniões um líder sustentado neste campeonato, seja tão inconstante do ponto de vista exibicional. Há uma notória diferença entre o Benfica de Arouca e o Benfica de ontem, sendo que também existe uma notória diferença entre a qualidade do Arouca e a qualidade do Braga. O que explica uma alteração tão significativa de qualidade de jogo e de capacidade competitiva, não sabemos. Talvez Jesus saiba e a verdade é que, pelo que ontem se viu num Estádio da Luz cheio de uma multidão vermelha em êxtase, o Benfica regressou a um nível que dá, a todos os seus adeptos, a maior das legitimidades para acreditar que o título não só é possível como começa a ser provável. A única dúvida que ainda se coloca é se o Benfica, a qualquer momento, regride. Vai ser preciso esperar para ver."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Parece que ninguém disso ao senhor director da Bolha, ou ele não quis ouvir, que o jogo em Arouca foi disputado num recinto propício ao Futebol de Praia...!!!