Últimas indefectivações

sábado, 23 de abril de 2022

Na Final


"O destaque desta News Benfica recai em mais uma prestigiante e merecida presença na final da UEFA Youth League. O jogo com o Famalicão e a restante atividade desportiva neste sábado muito preenchido são os outros temas.

1
Mais uma geração muito talentosa da nossa formação e aí está a comprová-lo a quarta presença na final da UEFA Youth League em oito edições completas da prova.
A nossa equipa entrou determinada a demonstrar que é mais forte que a Juventus e foi com naturalidade que chegou à vantagem, para cedo ampliá-la. Uma decisão de arbitragem controversa deixou-nos em inferioridade numérica ainda no primeiro tempo, o que dificultou muito a tarefa benfiquista e a Juventus aproveitou. Solidariedade, organização e muita garra permitiu levar o jogo aos penáltis e fomos mais fortes, selando um apuramento justo e merecido.
A final está marcada para segunda-feira, às 17h00. O adversário é o Salzburgo, que derrotou, ontem, o Atlético Madrid, por 5-0.
Conforme afirmou, após a partida, o Presidente Rui Costa: "Que à quarta seja de vez!"
Veja os melhores momentos, como o abraço de Samuel Soares a André Gomes, o vídeo de bastidores desta grande vitória e o magnífico apoio de milhares de benfiquistas à nossa equipa em Nyon nas redes sociais do Benfica.

2
Nélson Veríssimo espera "uma equipa difícil" do Famalicão esta tarde, na Luz. "Temos de estar com um nível competitivo elevado, não facilitar em nada, na linha do que temos feito nos últimos jogos", lançou.
Vencer sempre é o que move todos os que representam o Benfica: "Antes do jogo com o Sporting tínhamos lançado o desafio de ganhar os cinco jogos em falta. Na altura estavam 15 pontos em disputa, agora estão 12. Famalicão, Marítimo, FC Porto e Paços de Ferreira, quatro jogos em que vamos entrar para tentar ganhar."

3
Na Cova da Piedade, a nossa equipa feminina de futebol acerta calendário e defronta o Clube de Albergaria. Em caso de vitória, a vantagem pontual na liderança sobe para seis pontos, com quatro jornadas por disputar. É às 15h00, não deixe de apoiar as Inspiradoras.

4
Estamos na final dos play-offs do Campeonato Nacional feminino de basquetebol! Esta manhã, a nossa equipa bateu o GDESSA por 75-57, apurando-se para a final, na qual procura revalidar o título conquistado na temporada passada.

5
Além da partida com o Famalicão, há mais jogos hoje na Luz. Às 15h00, receção ao Quinta dos Lombos em futsal (feminino). Às 16h30, embate com o Paço de Arcos em hóquei em patins. E, às 20h30, a equipa feminina de hóquei recebe o CACO.
Fora de portas, temos embate importante para as contas do título em andebol. A visita ao Sporting tem início marcado para as 18h00. No futsal deslocamo-nos ao reduto do Nun'Álvares (15h00). E, em basquetebol, clássico no Dragão Arena, às 21h00."

Bastidores: Youth League... Juventus

Com muito suor...

Juventus 2 (3) - (4) 2 Benfica
(Tomás, Tó Silva, Neto, H. Félix)


Estamos pela 4.ª vez na Final da UEFA Youth League, após um jogo heroico dos nossos jovens: sendo que fomos obrigados a jogar quase 1 hora em inferioridade numérica!
Com 0-2 ao 10 minutos, tudo parecia fácil! Estávamos jogar bem, o 3.º golo parecia estar ao 'virar' de mais um ataque... e de repente tudo mudou! Expulsão absurda do Samu: admito que a saída do Samuel foi precipitada, mas acabou por 'cortar' a bola, com a perna levantada, o contacto com o adversário foi inevitável... Seria falta, e na pior das interpretações Amarelo, nunca Vermelho! Aparentemente, nem na UEFA os apitadores sabem as regras!!!

O jogo mudou, o Benfica soube fechar o caminho para a nossa baliza, no início do 2.º tempo ainda criámos duas boas oportunidades... Os Italianos, acabaram por ser 'empurrados' para os remates de longa distância... onde acabaram por marcar dois grandes golos!!! Empatando o jogo, levando a partida para os penalty's... onde o jovem André Gomes, foi decisivo, defendendo duas penalidades!!!

Vamos encontrar novamente o Salzburgo na Final. Uma equipa que tem na pressão alta a sua principal arma, talvez a 'única' arma relevante!!! Esperemos que o enorme esforço físico que hoje fomos obrigados a fazer, não tenha impacto na Segunda-feira...

Antevisão...

Não vale bujardos!


"Vai chegar o dia em que os jogadores da equipa principal de futebol do Sport Lisboa e Benfica vão ser obrigados a não chutar com força. Só para não magoar os adversários nem os sentimentos dos especialistas da modalidade. Depois de mais uma vitória no estádio do SCP, choveram críticas: o SL Benfica jogou muito atrás. Focou-se em defender bem e em atacar melhor, foi eficaz, superiorizou-se à equipa da casa e ganhou o jogo, mas isso não chega. Parece que, dizem os tais entendidos, um clube como o Glorioso não pode mudar de estratégia em determinados jogos. Tem de ser sempre ao ataque em jeito de rolo compressor, com pelo menos três avançados e sem ser resultadista. Porque é isso que é esperado do maior clube de Portugal. Já passaram alguns dias, mas ainda não consegui parar de rir.
Fico lisonjeado com as críticas que têm surgido. Só a nós a excelência é constantemente exigida e anda serve de atenuante. As sucessivas roubalheiras nos nossos jogos da Liga Portugal? Adiante. As expulsões e grande penalidades que favorecem inexplicavelmente os nossos rivais? Siga. Os castigos a jogadores e treinadores adversários que se perdem na burocracia? Assobia para o lado. As violações de fair play financeiro e as dividas perdoadas que permitem a clubes falidos continuar de portas abertas? Má vontade nossa.
Têm razão. E parece-me que até deveríamos ir mais longe nas restrições à prática desportiva dos atletas do SL Benfica e escolhas tácticas dos treinadores. No basquetebol só podemos ter jogadores lançadores de triplos, no andebol e no futsal, só se joga com guarda-redes avançado, no voleibol, a equipa tem de estar apenas na zona de rede, no atletismo, só será permitido corridas ao pé-coxinho, no hóquei em patins, passa a estar proibida a utilização de sticks. Tudo isto porque, historicamente, o SLB tem de dar lições de nobreza, equilibrar as contendas e competir sempre para ganhar. Ah, é verdade... goleadas também nos estão proibidas. A menos que o clube adversário se apresente sem os habituais titulares ou seja nosso parceiro em negociações obscuras."

Ricardo Santos, in O Benfica

#FicaDarwin


"Não tenho jogado PlayStation, futebol, nem padel. Não tenho ido passear, no cinema, nem azucrinado a paciência da minha namorado. O meu tempo livre não tem sobrado para mais nada a não ser encostar-me no sofá a pensar na melhor forma de mantermos o Darwin no Benfica.
Para começar, acho que lhe devíamos oferecer um estábulo na Hipódromo do Campo Grande. Talvez seja um habitat mais próximo à sua natureza. O puro-sangue lusitano são alguns dos cavalos mais velozes do planeta, mas nem sequer se aproximam da velocidade deste puro-sangue uruguaio.
Também poderia ser conveniente reservar um espaço no Seixal para ter uma equipa dedicada à apicultura e, assim, produzirmos o nosso próprio mel. Seria uma forma de garantir ao Darwin um produto de qualidade extrema para ele aplicar no cabelo e mantê-lo ainda mais na reguinha.
Depois, penso que um gesto muito atencioso seria se o Museu Cosme Damião disponibilizou uma secção para o jovem avançado armazenar os prémios Man of the Match que tem recebido. Bem sabemos que o metro quadrado custa um balburdio em Lisboa e, por este andar, o Darwin terá de escolher entre levar mais um troféu para casa ou guardar espaço para o berço do filho.
Por esta altura, o leitor já terá percebido que queimei uma dúzia de neurónios para chegar até estas brilhantes ideias, mas também é possível que tenha concluído que as sugestões, apesar de geniais, são insuficientes. Portanto, talvez seja prudente fazermos chegá-las ao presidente Rui Costa para que reúna com a estrutura e, em conjunto, somem mais algumas estratégias às que aqui registei. Agora, se me dão licença, vou ali encostar-me no sofá."

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"Caixa forte
Caem máscaras aos militantes da inveja a cada bola que entra nas balizas adversárias, a cada drible bem-sucedido, a cada duelo mesclando potência e técnica, a cada assistência para a finalização de um companheiro de equipa. Se o futebol é um livro por escrever, o presente confirma, jogo a jogo, o acerto na aposta do Benfica em Darwin, um avançado em acelerado processo de desenvolvimento que arrebata a plateia e contagia positivamente o coletivo pela atitude competitiva. Em duas épocas incompletas, está a três golos da meia centena, em termos absolutos, e a um dos 25 nos desafios em casa. As certezas que construímos com base no que observamos e intuímos convencem-nos de que o melhor ainda está para vir, tenha esse 'melhor' a roupagem que tiver.

Disparate puxa disparates
É uma constatação infeliz: a arbitragem portuguesa tem sempre uma inacreditável decisão na manga, consegue surpreender-nos pela negativa jornada após jornada. O que ontem era falta, hoje já não é - e amanhã logo se vê; o que ontem era uma agressão, hoje é um toque fortuito - e amanhã tudo é possível. O que ontem era passível de cartão vermelho, hoje resolve-se com um amarelo, se tanto - e amanhã depende do ângulo e do vento. O que ontem era lance para pontapé de penálti, hoje já não é exactamente assim - e amanhã não é exactamente assim - e amanhã pode voltar a ser. A subjetividade da interpretação no campo e também no VAR, por muito que este se escude na 'objectividade' de um protocolo, compromete uma Liga que se propõe 'vender' um produto de qualidade superior. Se o problema não está em quem (co)manda nos órgãos e nos organismos-chave, então onde reside?

Lado bom, lado mau
No último fim de semana, em Inglaterra, uma colisão acidental num despique de jogo lesionou com gravidade Ashley Westwood (Burnley) e devastou Nikola Vlasic (West Ham), o outro elemento na ocorrência. Solidários e companheiros, os outros jogadores em campo socorreram o infortúnio e acalmaram o involuntário causador da lesão. Por cá, no dérbi que o Benfica ganhou, vimos um adversário (Saraiba) esticar uma perna e apontar a sola da bota a despropósito na direcção da zona do tendão de Aquiles esquerdo de Vertonghen e outro antagonista (Nuno Santos) dar um pontapé aviltante na cabeça de Gilberto, que estava caído no relvado. E o que dizer do branqueamento disciplinar?"

João Sanches, in O Benfica

À Benfica é ganhar


"1 - O que é o futebol ofensivo? Não sei, nem acho que o conceito faça sentido no século XXI. O romantismo morreu em 1982, quando o mágico Brasil de Zico, Sócrates e Falcão foi derrotado pela cínica Itália de Paolo Rossi.
O que interessa no futebol moderno é adoptar a estratégia certa em função do plantel de que se dispõe, face a cada situação e a cada adversário - veja-se Guardiola recentemente em Madrid. E já que falo de Champions, as duas máquinas de 'futebol de ataque' (Bayern e Ajax) nem sequer atingiram as meias-finais, eliminadas pelo realismo táctico de Villarreal e Benfica.
No dérbi de Alvalade chegámos a jogar com linhas de seis defesas e dois trincos. Qual o problema? Nenhum. Ganhámos 0-2 e criámos mais oportunidades de golo do que o rival. Tivéssemos criado apenas uma, marcando, o sabor da vitória seria o mesmo.
Música é no São Carlos. No estádio, o espectáculo é ganhar.
De nada me interessa golear 6-1 o Arouca na Luz, e depois 3-2 no Dragão. Prefiro ganhar todos os jogos por 1-0, nem que acabe a pontapear bolas para a bancada, como aconteceu por exemplo em Amesterdão, naquele que foi, para mim, o melhor momento da temporada.

2 - Em ano de reconfiguração das competições europeias de hóquei em patins, o Benfica venceu a prova onde estavam os melhores, tornando-se numa espécie de campeão europeu oficioso. Alguns vão desvalorizar, mas o certo é que nos últimos 20 anos ganhámos 9 títulos internacionais contra apenas 1 do FC Porto. No mesmo período, eles venceram 32 troféus domésticos, e nós somente 8. A diferença é chocante, e as conclusões são fáceis de tirar."

Luís Fialho, in O Benfica

De volta!


"O que mais impressionava ao entrar naquele pavilhão desportivo era o ruído, agora que voltavam a ouvir-se centenas de vozes a abarrotar de energia, com o timbre redobrado pela alegria de voltar ao torneio de Ponte de Sor. Um marco importante a meio do ano letivo para os jovens de todas as escolas do projeto Para ti Se não faltares!. O ambiente era contagiante, e entre as quatro linhas corria futsal do bom, com a dose certa de competição e fair play que faz destes jovens competidores exemplares, justos vencedores e honrosos vencidos.
São jovens com valor próprio e com valores. Com valor porque aprenderam põem em prática em prática como desenvolver e libertar o seu potencial. Com valores porque não perseguem o resultado a qualquer custo, mas através da melhoria continua e de superação, da partilha e cooperação com os seus pares, da entrega de equipa e do estímulo e celebração grupal das conquistas individuais. Sabem ser, por isso sabem também vencer!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"15
Darwin tem-se notabilizado pelos muitos golos marcados, deixando para segundo plano outra das facetas que fazem dele um extraordinário jogador. Com a assistência para Gil Dias em Alvalade, o jovem uruguaio soma já 15 de águia ao peito em 'jogos oficiais'. Considerando as últimas 11 temporadas, é o 14.º com mais assistências;

31
Aos 6 golos na época passada no Campeonato, Darwin já juntou 25 em 2021/22. É o 46.º melhor marcador de sempre do Benfica nesta competição e, na presente época, tem 1 golo marcado por jogo;

34
Ou 35. De acordo com a comunicação social, o Benfica ganhou 34 vezes nas visitas ao Sporting no Campeonato, mais 1 que este adversário no seu campo nesta competição. Há, no entanto, o caso de 1951/52 (ambos os jogos no Estádio Nacional, com uma vitória por 3-2 ou 2-3 para cada), tendo os jogos entre Benfica e Sporting sido trocados, devendo ser, a ter-se mesmo verificado, caso único no historial da competição. Se esse for, como alguns defendem, um daqueles erros que se perpetuam sem que se encontre explicação, o Benfica terá, afinal, 35 triunfos no Campeonato na qualidade de visitante do Sporting, contra 32 do clube leonino. De qualquer das formas, é factual que o Benfica tenha vencido mais vezes que o Sporting em jogos do Campeonato em caso do Sporting;

47
Ao marcar ao Sporting, Darwin passou a integrar o top 50 dos melhores marcadores de sempre pela equipa de honra do Benfica em competições oficiais. Totaliza 47 golos (33 na presente temporada). Fê-lo em 82 jogos, o que resulta numa média de 0,57 golos por jogo. Esta métrica, analisada por temporada, reflete a notável evolução do avançado: 0,32 em 2020/21 (14 golos em 44 jogos); 0,87 em 2021/22 (33 golos em 38 jogos)."

João Tomaz, in O Benfica

Lanças...


Modalidades #82 - Semanada...

Benfica After 90 - Sporting...

Cofinices!!!


"A Cofina continua a tentar criar divisão no Benfica e a cuspir sobre a inteligência de toda a massa associativa.
Reparem bem na estratégia de comunicação deste grupo. Num dia é para vender ao melhor preço mal surjam propostas, noutro dia é para manter e segurar custe o que custar.

Afinal é para vender ou é para manter? Andaram a época toda tão desesperados em criar divisão e confusão entre os benfiquistas que já nem sabem o que escrevem.
É assim que se apanham mentirosos. Felizmente estes já não enganam ninguém."

Atenção a estes 3 jovens, SL Benfica


"Gostarias De Ver Algum Destes 3 Jovens Na Luz?

O mercado de verão está a aproximar-se e, com isso, começam os rumores acerca de jogadores que podem rumar ao SL Benfica.
Na época passada os encarnados investiram cerca de 100 milhões de euros com o objetivo de formar uma equipa de topo. A verdade é que não chegaram perto disso. Nova temporada, novas contratações, velho objetivo, nada conseguido. Este ano foi mais um azar para a equipa da Luz.
No entanto, nem só de males se vive. Há sempre coisas boas a retirar, como a prestação e entrega na Liga dos Campeões. Sendo o SL Benfica um clube habituado a altos voos está na altura de fazer novas contratações para que finalmente apareça o “velho” colosso da Luz.
Neste artigo, foco-me apenas em possíveis jovens que o clube poderia ter em atenção para o próximo mercado de verão.

1. Umar Sadiq
Muito se fala sobre a saída de Darwin para outro clube e, se essa transferência se confirmar, é preciso um substituto à altura. É aqui que começam a surgir imensos nomes associados ao SL Benfica e um deles é Umar Sadiq.
O ponta de lança de 25 anos representa o UD Almería, antigo clube de Darwin. Se a história se pode repetir ou não, a verdade é que o último negócio entre o clube da segunda divisão espanhola e as águias foi o responsável por trazer para o plantel encarnado a principal figura de destaque desta época – Darwin.
Com 1,91 metros, Sadiq em 30 jogos, conta com 16 golos e 10 assistências, números que impressionam qualquer clube.
Resta agora saber se os encarnados estão dispostos a negociar os 18 milhões de euros, valor de mercado do nigeriano, a ponto de o trazerem para a Luz.

2. Alexandre Penetra
O bom filho a casa torna, ou pelo menos, assim devia ser. Foi formado nas escolas do SL Benfica e transferido para o FC Famalicão em 2018/19, onde jogou na equipa de sub-23.
Em agosto de 2021, depois de ter mostrado toda a sua qualidade subiu à equipa principal, para dar o seu contributo. Até ao momento esteve presente em 26 jogos, tendo marcado um golo. No último jogo, o jovem de apenas 20 anos, assumiu o papel de capitão da equipa pela terceira vez na época.
O espírito de liderança; a antecipação em relação aos adversários, que o ajuda a proteger os espaços nas costas; o posicionamento, que lhe permite dar largura e profundidade ao jogo; a sua capacidade de pressionar e a qualidade que tem com a bola nos pés são apenas algumas das suas características.
Penetra tem qualidade e que sabe o que é o verdadeiro lema do SL Benfica, por isso, devia ser um dos jovens a ter em atenção para o mercado de verão, até porque Otamendi e Vertonghen já têm alguma idade. Morato precisa de companhia jovem, para que, assim, se possa ir preparando o futuro da equipa.

3. Giovani Henrique
O extremo direito de apenas 18 anos representa, atualmente, o SE Palmeiras. As suas exibições tem despertado o interesse de grandes clubes europeus, como a Juventus FC, o FC Barcelona e até mesmo o Manchester City FC. Há rumores de que o SL Benfica também está na corrida por Giovani e a verdade é que podia ser um boa aquisição.
Na época passada marcou presença em 14 jogos da equipa A, tendo marcado um golo e feito uma assistência. No escalão de sub-20, na Copinha do Brasil, ajudou a equipa a vencer a prova – marcou três golos em oito jogos.
O drible, a velocidade e a visão de jogo são pontos fortes que diferenciam o jogador e que lhe dão destaque no Brasil. No entanto, para além da concorrência dos outros clubes, há outro possível entrave à contratação – o jovem tem contrato com o clube até 2026.
Não obstante, esta jovem promessa podia dar um excelente contributo aos encarnados, porque, para além das características que possui, tem faro de golo e equipas como o SL Benfica precisam disso.
O valor de mercado de Giovani está nos 10 milhões de euros, sendo que é o sexto jogador mais valioso da equipa. Apesar disso, era interessante tentar esta contratação, até porque Rafa não vai ficar para sempre no clube."

Mas quem é que defende?


"Arranco com uma pergunta mas a propósito de uma das melhores respostas do futebol e das que mais vezes cito, deu-a Angel Cappa, velho caminhante do jogo e do pensamento, aprendiz de Menotti e escudeiro de Valdano nos melhores anos como treinador, deu-a Cappa quando numa entrevista em que se fartou de elogiar Iniesta, pois seria tanto melhor o jogo quantos mais Iniestas houvesse em campo. Um dia destes tenho de gastar tempo com uma partida do Vissel Kobe japonês, para ver deslizar de novo, nem que seja só mais uma vez, o génio espanhol da cara pálida, antes que a cortina caia em definitivo.
Lembrei-me de Cappa e dessa resposta – já lá vou – há uns dias, durante um Tondela-Sporting em que dois dos mais lúcidos pensadores - e passadores (no sentido de passe) - viam o jogo do banco: Dantas de um lado, e não vejo em Tondela quem possa organizar melhor que ele, Bragança do outro, e não vejo no Sporting quem possa clarificar o jogo como ele. Dois talentos indiscutíveis, projetos de dimensão diferente, a mesma dificuldade de encaixe no centro do jogo, inclusive por um treinador que gosta de atacar, como Nuno Campos, e outro que precisa sempre de atacar, como Ruben Amorim. Explicação? Só pode estar no excesso de valorização que se faz em Portugal do momento defensivo. Nunca se diz de um jogador que precisa de melhorar a atacar – se calhar não há muito por onde, como no anúncio de um velho perfume: “uns têm, outros não” – mas insiste-se a toda a hora em que se tem de aprender a defender.
Vítor Bruno, o competente adjunto de Sérgio Conceição, valorizava há dias o crescimento de Fábio Vieira nos momentos sem bola. Não duvido da importância disso, mas muito mais relevante ainda é o crescimento da equipa com bola, e muito por causa de Fábio, além de Vitinha, Otávio, agora também Pepê, e do perfil dos avançados puros – diga-se também - que Taremi e Evanilson acrescentam muito ao que valiam Marega e Tiquinho. Sem perder a identidade, a equipa joga melhor e não deixou de vencer, mesmo amputada de Luis Díaz, o melhor jogador da Liga até Janeiro. O Porto dos esticões tornou-se mais Porto das ligações e ganhou com isso. A objetividade inflamada perdeu terreno para a posse diversificada e o futebol agradece. Cappa também diz que «quem tem a bola não corre, corre é quem não tem a bola».
Questionava-me há algum tempo porque é que Taarabt e João Mário (sem prescindir de Weigl) nunca jogavam juntos no Benfica, nem com Jorge Jesus nem com Nelson Veríssimo. Aconteceu recentemente, por tempo significativo e numa primeira e única vez, foram 60 minutos no jogo com o Belenenses, que era também de gestão física para Liverpool. Terá sido, mesmo assim e em muitos meses, uma das melhores horas das águias em termos ofensivos – e coletivos! -, mas já se percebeu que dificilmente se repetirá. Haverá outras razões para isso, mas uma das mais relevantes encontra-se depressa no elogio recente de Veríssimo a Gonçalo Ramos, pela grande disponibilidade física e por ligar a equipa no processo… defensivo.
É tão legítimo privilegiar um momento como o outro, mas revela sempre uma preocupação principal na construção do jogar. Do mesmo modo, gosto muito mais do Sporting de Braga quando junta André Horta a Al Musrati, para ligar, num quadrado mágico, o jogo interior com Iuri Medeiros e Ricardo Horta, ou quando não abdica da qualidade ofensiva rara de Yan Couto no corredor. O que a equipa perde em capacidade de pressão (momento defensivo) é muito menos do que aquilo que ganha numa construção criativa que favorece a criação (ofensiva).
E a resposta de Cappa? A pergunta era: numa equipa que tivesse onze Iniestas quem é que defendia? Resposta: o adversário."

Futuro dirigente?!


"Vertonghen em grande e a dizer sem papas na língua o que todos sentimos e pensamos sobre a #ligadafarsa!
Tradução:
“A FIFA precisa mesmo de mudar a forma de contabilizar o tempo de jogo efetivo o mais rápido possível! As equipas continuam a aproveitar-se de mergulhos, simulações e choros constantes, tirando toda a alegria dos fãs que querem assistir a um bom jogo de futebol e não a uma peça de teatro!!!
Deveriam passar a existir 2 partes de 30 minutos de tempo efetivo de jogo e um cronómetro visível para contabilizar as paragens (como em algumas modalidades), além de cartões VERMELHOS para mergulhos óbvios, por favor!!!”
Gigante!"