Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

BI: Rangers, rescaldo...

Segunda... Melo Show!

Graças ao 'cansaço'


"1. A imagem do rapazinho de tronco nu a assistir ao Famalicão - Benfica chocou um país. Ou, melhor, chocou dois países. Houve um país que se indignou com a prepotência, o abuso, o grotesco, a inconstitucionalidade da situação, e houve outro país que defendeu a prática de impedir a 'invasão' de adeptos estranhos à bancada, adeptos de cores diferentes que não podem sentar-se ao lado dos adeptos das cores dominantes tal como estipulam os regulamentos da organização dos jogos.

2. Trata-se aqui, justamente de uma questão de regulamentação. Os regulamentos, está mais do que visto, não servem o desporto, o espetáculo, as leis do país.

3. Há um país retrógado, bafiento, firme na sua convicção de que o futebol é um Estado dentro do Estado, um país que vive numa bolha de caciquismo e de impunidade e que se atreve a exigir pedidos de desculpa ao presidente da Liga e ao secretismo de Estado do Desporto por terem manifestado por escrito a sua repulsa pelo acontecimento de Famalicão.

4. Teve de acontecer com uma criança para que acontecesse vermos um governante e o dirigente máximo do futebol profissional assumir posição pública sobre a matéria.

5. Como todos sabemos, não foi a primeira vez que uma coisa destas sucedeu. Acontece frequentemente com adeptos de todas as idades que acompanham os seus clubes nas deslocações por este país fora. Ainda recentemente uma câmara indiscreta gravou o momento em que mulher de um chefe-de-claque, atuando nas imediações do seu estádio, obrigou uma adepta do clube visitante a despir a camisola em termos de uma violência e ordinarice inaudita. A esta cena assistiram elementos da PSP que, mal pretenderam intervir, logo foram forçados à passividade pelo 'ambiente' ao seu redor. O futebol não pode ser um Estado dentro do Estado. Ou pode?

6. Há também um país que aguardou e aguarda pelas conclusões nos lugares próprios dos casos dos e-mails, e existe outro país que condenou, sem freio, o Benfica na praça pública e porfiou em enlamear o nome do nosso clube sem temer o amanhã. No entanto, a conclusão do juiz na decisão instrutória é lapidar: 'Houve uma subversão propositada do sentido dos e-mails divulgados com o intuito de fazer crer que estaria em curso um projeto corruptivo quando dos e-mails e da sua leitura integral não se retira a prática de qualquer crime'.

7. A nossa equipa de futebol venceu em Famalicão e em Turim apesar do 'cansaço'. Ou, talvez, graças ao 'cansaço', vá lá saber-se. O próximo jogo é no domingo com o Marítimo na Luz. Carrega, Glorioso!"

Leonor Pinhão, in O Benfica

Notas Soltas


"- O episódio da criança obrigada a despir a camisola do Benfica – ficando em tronco nu – para assistir ao jogo em Famalicão foi grotesco. Uma iniquidade sem nome. Um caso que deveria corar de vergonha todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com maior ou menor responsabilidade no sucedido;
- Já é tempo de se acabar com os paternalismos e a condescendência. A segurança naquela bancada em Famalicão nunca estaria posta em causa por uma criança (ou quem quer que fosse) usar uma camisola do adversário, mas por eventualmente haver imbecis que reagiriam violentamente ao facto de uma criança (ou quem quer que fosse) usar uma camisola do adversário. Penalizou-se a criança, para que os eventuais imbecis não dessem largas à sua imbecilidade. Prefiro que se penalize os imbecis caso demonstrem, com violência, que o são. E que sejam afastados dos estádios;
- Entretanto, passou em claro o penálti sobre Draxler em Famalicão. O árbitro não viu e daí não vem mal ao mundo porque há VAR nos jogos da Liga, mas o VAR também não viu. Este VAR chamava-se Fábio Melo, experiente em não ver, como VAR, grandes penalidades evidentes a favor do Benfica. Cenário dantesco: parelha de Fábios num jogo do Benfica. E não me acusem de dar ideias ao Fontelas, cuja criatividade com o propósito que se sabe parece ser ilimitada;
- E ganhámos. O começo está a ser bom;
- Assim como o início de época das restantes modalidades. Vencemos as três supertaças disputadas até ao momento, acrescidas de um dos dois restantes troféus que poderíamos ganhar para já. Parece-me evidente que, na época passada, houve uma subida de competitividade generalizada das equipas do Benfica. Fomos dominadores na vertente feminina, nos homens melhorámos significativamente. A expectativa é que o sentido ascendente continue e os primeiros passos em 2022/23 estão a confirmá-lo.
- Apreciei muito a abertura de espírito da direcção do Sport Lisboa e Benfica na semana passada. O relatório e contas da SAD teve apresentação pública e Rui Costa deu uma entrevista em que explicou com algum detalhe a estratégia na última janela de transferências, ambas se constituindo como actos de transparência importante. A entrevista teve ainda um carácter inovador em Portugal, merecendo a iniciativa um forte aplauso."

João Tomaz, in O Benfica

Em toda a linha


"Muito se fala de mentalidade vencedora no desporto, mas, para lá dos clichés, há muito trabalho a ser feito antes que se possa alcançar o sucesso. Vem isto a propósito das mais recentes conquistas de Supertaça pelo hóquei em patins e pelo andebol do Sport Lisboa e Benfica. Falamos de duas modalidades que, nas últimas temporadas, têm sido marcadas pela excelente qualidade dos nossos adversários (em especial no andebol) e pela fraquíssima prestação das arbitragens (com grande destaque e intervenção no hóquei). Os títulos de campeão têm estado afastados da Luz, mas nem por isso deixou de existir a crença - e o investimento - num presente e num futuro melhores.
Os feitos do passado fim de semana são os primeiros frutos da atenção dada às modalidades pela direção do Glorioso. Já se tinha percebido, com a conquista da EHF European League em andebol (maio de 2022) e com a chegada à final do campeonato de hóquei em junho deste ano, que estávamos no caminho certo. Agora chegam mais estes sinais positivos. É assim - com apoio e triunfos - que se criam equipas ganhadoras. Junte-se a estes fatores equipas técnicas inteligentes, com métodos inovadores, e boas equipas de prospecção, e a receita fica quase completa. Fica só a faltar o tempero. E, nesse campo, o sal, a pimenta, o picante e as ervas aromáticas são os adeptos. Não é difícil, basta repetir o que se passou no final da temporada passada, com pavilhões cheios em todo o país e um inferno semanal com hora marcada no complexo do Estádio da Luz. Muitas vezes se diz que é a equipa que tem de puxar pelos adeptos... pois bem, estas e outras equipas e atletas do SLB já o fazem há algum tempo. Está mais do que na hora de retribuirmos em toda a linha. Não basta ter as melhoras médias de assistências (com grande diferença para os outros) no estádio. É preciso que, onde quer que esteja um atleta com a nossa camisola vestida, continue a haver apoio por parte dos adeptos.
Só assim se consegue a tal mentalidade vencedora. E a mística."

Ricardo Santos, in O Benfica

O futebol está a ficar constipado


"Já assisti a centenas de jogos de futebol no estádio. De norte a sul. Em Portugal e no estrangeiro. Vi bancadas da Luz e arder, adeptos a fugir e a pedir socorro, pancadaria valente por motivos extremamente compreensíveis: o lugar do bilhete. Episódios lamentáveis, felizmente em quantidade incomparavelmente menor do que os momentos de beleza que vivi.
Por estes dias, tem gerado muita polémica e imagem de um jovem benfiquista sem camisola nas bancadas de um estádio, a isso obrigado pelo corpo de segurança. Mais importante do que debateremos se a bola bateu na mão ou na orelha do defesa, se o testículo do avançado está adiantado ou se o VAR falhou porque estava distraído a jogar Candy Crush, parece-me que estamos num momento crucial para debater que futebol pretendemos para Portugal. Bem sei que o leitor me dirá, e com razão, que a CM Gaia, por exemplo, já tomou a inciativa de organizar um debate sobre a violência no desporto com o Dr. Fernando Madureira entre os oradores convidados. Mas é preciso um pouco mais. Se a estratégia para que os estádios apareçam mais preenchidos passa por forçar os adeptos a verem os jogos em tronco nu, então temo que apenas se consiga encher as bancadas quando as equipas inglesas vierem jogar a Portugal. Ainda agora foi nomeado o novo ministro da Saúde, e já querem preocupar o homem com hospitais cheios de adeptos de pingo no nariz? Claro que se pode iludir a discussão que verdadeiramente interessa com a questão das regras e da segurança, mas a minha preocupação tem mais que ver com o facto de terem impedido um menino de assistir a um jogo de futebol com a camisola do seu clube de coração - seja lá ele qual for. Opressão não alimenta paixão."

Pedro Soares, in O Benfica

A camisola que ninguém despe


"O saldo do fim de semana de 10 e 11 de setembro não podia ter sido melhor para o Benfica no sector das modalidades de pavilhão: três troféus disputados, três troféus endossados para o Museu do Clube - na raça, na competência, no talento, na superação, na qualidade. Uma Supertaça (masculina) e uma Elite Cup (feminina) de hóquei em patins e ainda uma Supertaça (masculina) de andebol - em Barcelos, Tomar e Serpa, pela ordem de descrição. Decisões que naturalmente mobilizaram a massa adepta benfiquista, vendo-se e sentindo-se, de norte a sul do País, o músculo do Clube. e foi um desafio e tanto, se nos lembrarmos que a final da Supertaça de hóquei, a meia-final de andebol foram jogadas... à mesma hora, colidindo também com o compromisso da equipa de futebol profissional em Famalicão nas contas da 6.ª jornada da Liga Bwin.
Excluindo da reflexão a agenda do futebol e centrando o pensamento no calendário das modalidades de pavilhão, custa a entender o porquê da sobreposição de horários, em particular no que diz respeito à final da mesma entidade, a Federação de Patinagem de Portugal. E no domingo tivemos duas finais (Elite Cup feminina de hóquei e Supertaça masculina de andebol) realizadas à mesma hora. Federações diferentes, sim, mas fará sentido programar duas finais destas para o mesmo horário? Haverá diálogo entre os organizadores das distintas provas no sentido de afinar a calendarização e evitar choques como o do passado domingo?
Temos novo fim de semana à porta e mais quatro (!) finais de Supertaça de modalidades no mesmo dia: basquetebol (masculino e feminino) em Torres Novas, hóquei em patins (feminino) em Vila Franca de Xira e andebol (feminino) em Gondomar. É um sábado gordo, sim, com o Benfica em todas, a competir pelos troféus em jogo, a partir das 15h00, quando o apito soar nas... decisões do basquetebol e do hóquei em patins femininos. E no momento em que estivermos a meio da final masculina de basquetebol, lá para as 19h00, arrancará a final da Supertaça de andebol (feminino). As discussões das taças justapõem-se, mas as camisolas do Benfica estarão lá, em todas. Estas, ninguém tira nem despe!"

João Sanches, in O Benfica

O Benfica e os outros


"1. Escrevo antes do jogo de Turim. Até ao momento, a campanha do Benfica é cem por cento vitorioso. Onze jogos, onze vitórias. Dezassete em dezassete, se contarmos com a pré-temporada. Isto falando da equipa principal de futebol.
Também noutras modalidades e/ou escalões, o Benfica vai ganhando e ganhando e ganhando. Só no último fim-de-semana, três troféus oficiais e um particular.
No futebol feminino (Supertaça) e nos sub-19 (Intercontinental), já havíamos saboreado importantes títulos. A esses juntam-se agora a Elite Cup de hóquei feminino e, nos homens, as Supertaças de hóquei e andebol, brilhantamente conquistadas frente aos rivais (no andebol com duplo confronto, prolongamento e muito sofrimento). Já no basquetebol soma dois torneios particulares (Lisboa e Viana do Castelo), alcançados após vitórias sobre Sporting e FC Porto respectivamente. Está bem firme a promessa de uma temporada à Benfica.

2. O que aconteceu em Famalicão, com uma criança que apenas queria ver um jogo com a camisola do seu clube, é o exemplo de tudo o que não deve ser o futebol. Infelizmente já acontecera antes, noutros campos. É o que dá termos uma Liga com sete ou oito clubes, e mais uma dezena de entidades-fantasma, sem representatividade demográfica, social, desportiva, comercial, financeira ou histórica, que jogam em estádios que envergonham a imagem do nosso campeonato no estrangeiro, e tentam, com artifícios reles, parecer aquilo que não são. Depois, ainda querem a repartição centralizada de receitas para ganhar dinheiro à custa daqueles que constantemente hostilizam. Não merecem um cêntimo."

Luís Fialho, in O Benfica

Sentir o vermelho!


"O calor da cor que amamos não se sente apenas, também se vê. Sente-se na energia dos bruaás que enchem o estádio de alegria, sente-se na amizade que se encontra em cada cara, cadeira a cadeira, corredor a corredor. Vê-se no rubro imenso do estádio e na mancha humana que o enche de cor. Vê-se, canta-se até, nas papoilas saltitantes que irrompem pelo relvado e nos magnetizam duas horas a fio. Mas, se é verdade que todos sentem igual, não é igualmente verdade que todos vejam igual. Uns porque a natureza lhes subtraiu cruelmente a visão, outros porque, apesar de a visão estar perfeitamente funcional, a percepção de cor não segue a da maioria e gera equívocos na cor que embaraçam e muitas vezes trazem consequências. A maioria de nós não compreende o daltonismo, mesmo que saiba o que é. No entanto, não é difícil criar empatia para entender o que sente uma pessoa quando vê na televisão ou ao vivo um cartão amarelo ou vermelho sair do bolso de um árbitro e não reconhecer nele essa mesma cor, mas outra completamente díspar. Ou ainda ter de seguir sinaléticas de determinadas cores, para a sua vida prática do dia a dia ou mesmo para permanecer em segurança, e confrontar-se permanentemente com a dúvida da sua escolha face à leitura da cor. Por exemplo, um semáforo ou uma indicação num edifício para evacuação em caso de incêndio. Se pensarmos assim, facilmente percebemos que esta perceção diferente do mundo é muito mais difícil e injusta do que inocentemente parece à primeira vista. Temos a obrigação moral de compreender isso e fazer algo a seu favor. Para que todos, sem exceção, sintam o vermelho como nós."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
O Benfica venceu a 1ª edição da Elite Cup de hóquei em patins (feminino);

5
Ao fim de 12 partidas, são 5 os jogadores que começaram sempre na condição de titular: Odysseas; Grimaldo; Enzo Fernández; Florentino; Rafa (ordenados por tempo de utilização, só Odysseas é totalista);

8
E mais uma conquista benfiquista, a 8ª Supertaça de hóquei em patins, um troféu que fugia desde 2012, ano do último triunfo;

12
Vitórias consecutivas em competições oficiais desde o início da temporada. É, para já, o 2º melhor registo de sempre, apenas superado pelos 15 triunfos em 1982/83;

50
Grimaldo chegou à meia centena de assistências para golo pelo Benfica em jogos de competições oficiais;

80
Foram precisos 80 minutos em cada um dos 2 jogos da Supertaça de andebol (2 prolongamentos em cada partida, nas meias-finais com o FC Porto, na final com o Sporting), disputados em 2 dias consecutivos, para que o Benfica conseguisse vencer de forma notável a Supertaça de andebol pela 7ª vez (palmarés oficial), mesmo que se calhar tenha sido a 9ª (foi o caso na opinião do autor desta coluna);

201
Odysseas Vlachodimos tornou-se no 96º jogador (10º guarda-redes e 15º estrangeiro) na história do Benfica a alinhar pela equipa de honra em duas centenas de partidas (incluindo particulares). Por ordem crescente de jogos: Moreira, Quim, Preud’Homme, Bastos, António Martins, Silvino, José Henrique, Costa Pereira e Bento foram os restantes guarda-redes a representar a primeira equipa do Benfica em pelo menos 200 ocasiões;

265
Incluindo particulares, Rafa chegou às 265 partidas pelo Benfica e integra agora o top 60 dos futebolistas com mais jogos na primeira equipa."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1. Grande vitória europeia do Benfica diante da Juventus, em Turim. Mais que o resultado, que ficou até aquém das oportunidades criadas, e a superioridade demonstrada em toda a segunda parte, impressionou a personalidade e a maturidade da equipa. Num jogo que até nem começou bem, o Benfica soube reerguer-se, impor as suas ideias em campo, paulatinamente garantir ascendente sobre o gigante italiano e virar a partida. Sempre por cima depois do primeiro quarto de hora. Só faltou 'matar' uma Juventus aturdida, tamanha foi a consistência do Benfica.

2. Mais do que o 1-2 - um resultado que ficará sempre para a história como uma bela noite europeia -, impressionou a dimensão internacional do Benfica, onde, nos primeiros 30 minutos da segunda parte, não somente vira o resultado como tem mais três oportunidades flagrantes quando está senhorial na partida. Não foi um Benfica pequenino, a preencher a defesa e o meio-campo, a trair a sua identidade, à procura do ponto, a jogar fechado e a espreitar um contra-ataque, num golpe de fortuna ou num esticão inesperado. Não, nada disso! Foi uma equipa madura, segura de si própria, com uma ideia de jogo bem definida, a explanar as suas virtudes perante um estádio da Juventus cada vez mais silenciado em contraste com a crença inabalável e incansável dos quase 2 mil benfiquistas que valiam por todos os tiffosi italianos.

3. Dimensão, maturidade e afirmação europeias. O caminho é longo, e a grande virtude desta equipa é nunca deslumbrar-se com cada triunfo ou passo dado em frente. São 6 pontos na Liga dos Campeões 5,4 milhões de euros de receita, e 12 vitórias consecutivas em jogos oficiais. Mas o próximo desafio é sempre o mais difícil e o mais importante. Já no domingo, diante do Marítimo, seremos de novo postos à prova, e o passado recente pouco ou nada conta. É este o espírito que cultivamos e nos vai ajudar a ultrapassar as adversidades. Sem euforias o com uma permanente noção das responsabilidades e da nossa história. A mesma que levou a Direção do Benfica a uma bonita homenagem em Superga, na colina que encima Turim, relembrando os heróis da grande equipa do Torino falecidos tragicamente depois de um jogo em Lisboa. A memória é o que nos eleva o futuro.
Vamos, Benfica!"

Pedro Pinto, in O Benfica

Vantagem...

Rangers 2 - 3 Benfica


Fim da primeira parte, em vantagem, contra um adversário valoroso, sem a Kika, a Sílvia e a Amado, e com a Jéssica e a Nycole, longe dos 100%!

Individualmente somos melhores, podíamos ter saído de Glasgow com o resultado mais dilatado, temos que ter cuidado no jogo da 2.ª mão, na próxima semana, mas se antes deste jogo, esta era uma eliminatória de 50/50, agora, podemos afirmar que somos favoritos!

Estamos a 90 minutos de regressar à Champions!

Lixívia 7


Tabela Anti-Lixívia
Benfica...........21 (0) = 21
Corruptos.......16 (+4) = 12
Sporting.........10 (0) = 10

Jornada marcada por mais um festival macabro na Amoreira, onde a dupla Godinho/Soares Dias, com a colaboração do AVAR Rui Licínio, conseguiu 'oferecer' 1 ponto aos Corruptos, quando deviam ter saído do Estoril com 0!!!!

Começo pelos dois penalty's não assinalados contra os Corruptos: o primeiro logo no 1.º minuto, falta sobre o Ericson e depois já na 2.ª parte, com 1-0 no marcador, falta clara do Zaidu sobre o Geraldes, que ainda levou Amarelo por protestos, depois de ter sido puxado pelos ombros no momento do remate, à descarada!!!

O lance final, com o fiscal-de-linha a assinalar fora-de-jogo, com pelo menos 4 jogadores dos Corruptos, em impedimento, levou 7 minutos a ser 'resolvido'!!! Quando o famoso protocolo fala em lances evidentes!!!! Podem defender-se dizendo que as Linhas Virtuais, colocam o Loader em 'jogo', o problema é que eu não confio nas Linhas! Na imagem disponível, não é visível os pés de vários jogadores, tanto dos Corruptos, como do Estoril... As Linhas foram claramente 'marteladas', como já ao fizeram no passado...

A nova tecnologia, que já está a ser usada na Champions, e será usada no Mundial, é urgente que seja implementada no Tugão! Só com o mínimo de interferência humana, poderemos 'acreditar' nestas Linhas!

Inacreditável neste jogo, como o Soares Dias, ficou calado nos dois penalty's contra os Corruptos!!!

Na Luz, e no Bessa não houve grandes Casos. Os Lagartos podem-se queixar de uma falta, na meia-lua perto do fim... Nós, mais uma vez, num jogo em que goleámos, tivemos um árbitro que simplesmente achou que não valia a pena marcar mais golos aos 'coitadinhos' dos adversários, e decidiu só dar 2 minutos de compensação!!! Aliás, no resto do jogo, foi visível, o apelo dos 'coitadinhos'... sempre a apitar, quando em dúvida! Por exemplo, aquele lance que o Grimaldo e o Ramos pressionaram, ainda na área do Marítimo, e o Ramos embrulhou-se com o adversário, não houve falta nenhuma!
Mais um Amarelo exagerado, desta vez ao Grimaldo...


Anexos (I):
Benfica
1.ª-Arouca(c), V(4-0), Mota(V. Santos, Licínio), Prejudicados, (5-0), Sem influência
2.ª-Casa Pia(f), V(0-1), Martins(Nobre, P. Ribeiro), Prejudicados, Sem influência
3.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-2), Soares Dias(Malheiro, Coimbra), Prejudicados, Sem influência
4-ª-Boavista(f), V(0-3), Pinheiro(L. Ferreira, J. Silva), Prejudicados, Sem influência
5.ª-Vizela(c), V(2-1), Veríssimo(Nobre, N. Pereira), Prejudicados, (3-1), Sem influência
6.ª-Famalicão(f), V(0-1), Almeida(Melo, B. Costa), Prejudicados, (0-2), Sem influência
5.ª-Marítimo(c), V(5-0), Nobre(V. Santos, Mesquita), Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Braga(f), E(3-3), Veríssimo(Martins, H. Ribeiro), Nada a assinalar
2.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Mota(Narciso, P. Brás), Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(f), D(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Prejudicados, Impossível contabilizar
4.ª-Chaves(c), D(0-2), Narciso(V. Santos, D. Silva), Beneficiados, Sem influência
5.ª-Estoril(f), V(0-2), M. Oliveira(Pinheiro, L. Maia), Nada a assinalar
6.ª-Portimonense(c), V(4-0), C. Pereira(V. Ferreira, Cunha), Nada a assinalar
7.ª-Boavista(f), D(2-1), Pinheiro(Melo, B. Costa), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(5-1), Malheiro(Esteves, R. Cidade), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2.ª-Vizela(f), V(0-1), Veríssimo(Correia, I. Pereira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
3.ª-Sporting(c), V(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
4.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Martins(Rui Costa, C. Martins), Beneficiados, Sem influência
5.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Pinheiro(Melo, Manso), Nada a assinalar
6.ª-Chaves(c), V(3-0), Nobre(Narciso, V. Marques), Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Estoril(f), E(1-1), Godinho(Soares Dias, Licínio), Beneficiados, 3-1), (+1 ponto)

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica

Sporting

Corruptos
Veríssimo - +3
Correia - +3
Godinho - +1
Soares Dias - +1

Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Mota - 1
Martins - 1
Pinheiro - 1
Soares Dias - 1
Veríssimo - 1
Almeida - 1
Nobre - 1

Sporting
Veríssimo - 1
Mota - 1
Almeida - 1
Narciso - 1
M. Oliveira - 1
C. Pereira - 1
Pinheiro - 1

Corruptos
Malheiro - 1
Veríssimo - 1
Almeida - 1
Martins - 1
Pinheiro - 1
Nobre - 1
Godinho - 1

VAR's:
Benfica
Nobre - 2
V. Santos - 2
L. Ferreira - 1
Malheiro - 1
Melo - 1

Sporting
Martins - 1
Narciso - 1
Hugo - 1
V. Santos - 1
Pinheiro - 1
V. Ferreira - 1
Melo - 1

Corruptos
Esteves - 1
Correia - 1
Hugo - 1
Rui Costa - 1
Melo - 1
Narciso - 1
Soares Dias - 1

AVAR's:
Benfica
Licínio - 1
P. Ribeiro - 1
J. Silva - 1
Coimbra - 1
N. Pereira - 1
B. Costa - 1
Mesquita - 1

Sporting
H. Ribeiro - 1
P. Brás - 1
Martins - 1
D. Silva - 1
L. Maia - 1
Cunha - 1
B. Costa -1

Corruptos
R. Cidade - 1
I. Pereira - 1
Martins - 1
C. Martins - 1
Manso - 1
V. Marques - 1
Licínio - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Martins - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1

Sporting
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1

Corruptos
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Martins - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Nobre - 1 + 2 = 3
V. Santos - 0 + 2 = 2
Mota - 1 + 0 = 1
Martins - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1

Sporting
Narciso - 1 + 1 = 2
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
C. Pereira - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Martins - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

Entrevista: António...

Falar Benfica #81

Bigodes: António Melo...

Isentos!!!


"O Presidente da Câmara Municipal do Porto, acaba de assinar uma isenção total - ou um perdão se preferirem - de todas as taxas, impostos e todos outros atributos passíveis de cobrança pela Câmara Municipal, sobre uma licença urbanística pedida pela Liga Portugal no valor de 1 037 073,24€, na última reunião de câmara. O mesmo que dizer que financia a Liga Portuguesa de Futebol Profissional em 1 milhão de euros na construção da futura sede da LPFP.
Com que propósito a Câmara Municipal do Porto assina uma isenção desta natureza? Que interesse pode ter a Câmara Municipal do Porto e o seu Presidente - que só por acaso é membro do Conselho Superior do FC Porto - nesta construção? Não existirá aqui algum conflito de interesses? Será que o bi-campeonato do FC Porto está a ser cozinhado nos bastidores? Estará a Câmara, através do seu Presidente a pagar os favores ao FC Porto?

Bem sabemos que a Liga Portuguesa ainda está em dívida com a cidade do Porto, devido às destinção de que foi alvo pela Câmara Municipal em 2021 com o Prémio Prestígio. Mas a ponto de perdoar 1 milhão de euros numa licença para construção?
E o FC Porto, de quem o Presidente da Câmara é um sócio prestigiado, o que tem a dizer sobre este sinal claro da promiscuidade politico-desportiva implícita nesta isenção?
Estaremos na presença de mais um caso nebuloso do futebol português? De alguma troca de favores?
A guerra pela sucessão ao trono do FC Porto está ao rubro e os pretendentes já se começam a posicionar nos primeiros lugares da fila. Será mais tarde cobrado este favor, em favores aos azuis e brancos?
Todos sabemos das grandes dificuldades que se vivem no clube portuense. Não se pode dar ao luxo de falhar a ida à próxima Liga dos Campeões. Será 1 milhão de euros em perdão de licenças, valor suficiente para pagar essa presença?

Esperemos pelos esclarecimentos do Presidente da Liga, Pedro Proença . Para já apenas podemos dizer... Que VERGONHA!
Aí se fosse com o Benfica...!
Veremos qual a atenção mediática que será dado a este caso por parte dos mídia portugueses.
Veremos se Rui Moreira terá capacidade para esconder isto dos Portuenses, tal como no caso “Selminho“."

Vamos ver quantos jogadores da Seleção vão aparecer "lesionados" nos próximos dias 😏

Alberto Mota, in Facebook

3x4x3