Últimas indefectivações

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Vão Arrasar

"A convicção é de Jorge Jesus, que garantiu também um Benfica a jogar três vezes mais.
Para tal, garantidamente que não bastará apenas trabalho do treinador encarnado, mesmo que este mantenha a excelência de sempre. O nível individual do Benfica decresceu significativamente desde o tempo em que Jesus era o treinador, e tendo em conta a forma e as características específicas com que Jesus olha para cada jogador para integrar o seu modelo, percebe-se que estará o Benfica longe de proporcionar ao seu treinador as opções ideais.
A ida ao mercado é garantida, mas quantos poderão ser mesmo adquiridos, em função da “saúde” financeira do clube, e quantos terão de ser aproveitados?
Um possível 11:
Odysseas. Até pela própria estatura, o grego não é o tipo de guarda redes que Jesus aprecia. Contudo, por tantas posições por preencher, e depois de uma temporada globalmente positiva, melhor até que a do título, o grego deverá ser o guarda redes do Benfica em 20/21.
André Almeida. Com Jorge Jesus foi sempre uma opção aos habituais titulares. Contudo, está dentro do processo, conhece bastante bem as ideias do seu treinador e denota competência defensiva importante. Com a exigência própria de Jesus deverá apresentar-se a nível mais alto, e provavelmente só na segunda temporada o Benfica investirá na posição de lateral direito.
Rúben Dias. O central já é uma referência nacional na posição. Jogador de selecção portuguesa tem a competência defensiva necessária, bem expressa nos movimentos, posicionamentos e forma como utiliza o corpo. É um porto seguro na defesa do Benfica e deverá manter a posição, desta feita ao lado de quem possa acrescentar.
Central – Contratação. Garay / Cabrera / Koch? A chegada de um central de nível indiscutível é uma obrigatoriedade. Muito provavelmente chegarão até dois. Um para acompanhar Rúben Dias, outro que possa ser a primeira opção à dupla titular. É esperado nada menos que um jogador de grande dimensão física, técnica e táctica, que possa ser um indiscutível não apenas no Benfica mas também na Liga. Se atrás se colocam os pilares que sustentam toda a obra, a chegada de defesas centrais é uma obrigatoriedade.
Grimaldo. Tal como André Almeida e Odysseas, o espanhol está muito longe de ser o jogador que Jorge Jesus idealiza na posição. Baixa estatura, débil nos duelos defensivos, sejam no ar ou no solo, não tem também presença defensiva na protecção à baliza em situações de cruzamento. Porém, tem uma qualidade inegável e indiscutível no momento ofensivo, e porque será ai que o Benfica impactará grande parte das partidas, dificilmente passará pela posição de Lateral Esquerdo a revolução. Pelo menos no primeiro ano de Jesus, tendo em conta necessidades muito mais urgentes no meio campo ofensivo.
Florentino. Competência defensiva extraordinária, à excepção do jogo aéreo que Jesus tanto valoriza na posição 6, para que equilibre o centro da defesa em situação de cruzamento, ou quando central sai na bola, Tino tem todos os traços pretendidos para a posição. Capacidade de recuperação da bola assombrosa, cadência de passada elevadíssima que lhe permite chegar rapidamente atrás para auxiliar última linha, é um dos que mais promete valorizar-se e tornar-se um jogador de eleição com o novo treinador.
Weigl. Falou-se de Gerson, um jogador mais completo tendo em conta as ideias próprias de Jorge Jesus para a posição 8, mas o brasileiro parece inacessível ao “bolso” encarnado. Tendo em conta a qualidade do alemão, não é expectável que o Benfica use recursos financeiros quando tem no próprio plantel quem possa crescer na posição e tornar-se bastante mais competente. Com um conforto e critério elevadíssimo em posse, a Weigl faltará comer metros em condução provocando desequilíbrios ofensivos pelo corredor central como tanto Jesus gosta (recorde Gerson, Witsel, Enzo e até Adrien Silva), mas tem as características técnicas e físicas para ser moldado e atingir um rendimento de alto quilate.
Ala Direito – Contratação. Cebolinha? Sem um único jogador no actual plantel capaz de trazer velocidade, verticalidade e rupturas tão apreciadas e tão necessárias na posição, ainda para mais quando o lateral também não tem tais traços, o reforço da posição torna-se obrigatório. O mais próximo que há em casa é Tiago Gouveia, mas o jovem ainda passará pela Equipa B antes de poder ser opção para Jesus. Para ala direito o Benfica terá de encontrar no mercado um jogador que seja verdadeiramente diferenciado capaz de criar, finalizar, mas também dar-se às tarefas colectivas da equipa, fechando espaços e participando defensivamente. Um perfil técnico elevado mas também físico.
Ala Esquerdo – Rafa Silva. Muito longe de ser a opção idealizada por Jesus, pela inépcia defensiva e dificuldades a definir de forma associativa em espaços curtos, o ideal seria uma transação que viabilizasse a chegada de um jogador mais próximo do que Jesus pretenderá. Um extremo capaz de servir em cruzamento a área adversária, veloz mas também com poder de finalização e definição no último terço. Ainda assim, permanecendo em Portugal e no Benfica, Rafa é um dos que tem potencial para aumentar bastante o seu rendimento se inserido numa equipa que lhe permita muitas possibilidades para iniciar criação.
Pedrinho. Poderá ser o segundo Avançado do Benfica, desde que bem enquadrado por Jorge Jesus que até já revelou que o ex Corinthians não o encanta partindo da ala. De drible curto eficaz, o dez da selecção olímpica canarinha tem argumentos técnicos para jogar nos espaços mais curtos, e ainda finaliza com eficácia. Denota também traços agressivos e disponibilidade defensiva que é sempre obrigatória em todos os jogadores do Modelo Jesus. Terá de crescer na decisão e na objectividade do seu jogo, mas quantos com potencial não já o fizeram sob a alçada do agora treinador do Benfica? 
Ponta de Lança – Contratação. Cavani? Ainda que Vinícius se tenha sagrado o melhor marcador da Liga, a posição de avançado centro esteve sempre orfã de qualidade. Um ponta de lança que seja simultaneamente o primeiro jogador da equipa quando esta não tem bola, proporcionando condições para a tão amada pressão alta, e que ao mesmo tempo tenha recursos de finalizador dentro da grande área e capacidade para definir os lances em zona de criação, mesmo quando tem de servir os colegas. A chegada do Uruguaio seria um upgrade incrível numa posição onde só marcar golos já não é suficiente no futebol mundial. Comportamento defensivo e capacidade para servir os colegas é o que garante a toada do jogo e mais oportunidades para se chegar aos tais golos.
Posições como a de defesa direito, defesa esquerdo, guarda redes e extremo esquerdo precisarão também de retoques. Contudo, tendo em conta a qualidade vigente deverão ser tidas como menos prioritárias e muito provavelmente serão apenas alvo de reforços em outra janela de transferências. Afinal, é impossível em apenas uma transformar todo um plantel. A menos que sejas o Manchester City.
Na zona de criação muito possivelmente todos os jogadores serão novos no plantel. E se não chegar Cavani e ficar Vinícius, possivelmente reforçar-se-à o Benfica com outro extremo. Jogadores mais capazes e eficientes tecnicamente mas também fisicamente com outras valências que lhes permita não apenas os desequilíbrios ofensivos, mas também mostrar disponibilidade defensiva e capacidade para tornar a pressão encarnada efectiva no que concerne ao roubar a posse ao adversário."

Os 5 derradeiros momentos da época do SL Benfica

"Acabou. Finalmente acabou a época mais longa da história do futebol português, 361 dias após ter começado. Uma época atípica, pelas condições que todos nós conhecemos, e que finalmente chegou a um termo após o FC Porto ter conquistado a Taça de Portugal frente ao SL Benfica, ao vencer os encarnados por 2-1.
Foi uma época de altos e baixos para os rapazes da Luz, sendo que os momentos baixos se superiorizaram aos momentos altos. De facto, a época que agora findou deverá servir de reflexão, assim como também deverá servir para os adeptos e sócios tirarem ilações sobre o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos tempos, onde, em três anos, o Benfica perdeu dois campeonatos e uma Taça de Portugal para um FC Porto intervencionado e falido.
Esta semana, apresentamos, entre os inúmeros altos e baixos, cinco momentos que marcaram a época encarnada.

SL Benfica 5 – 0 Sporting CP – Comecemos, então, pelo princípio. No dia 4 de Agosto de 2019, o Benfica defrontava o Sporting no primeiro jogo oficial da época. Após uma pré-época positiva, onde conquistou a International Champions Cup, os encarnados encaravam a época com expectativas elevadas face ao futebol que a equipa apresentou na época passada e, a espaços, na pré-época.
Após uma época em que o impossível se transformou na Reconquista, os encarnados dissiparam as dúvidas que pairavam antes da Supertaça. Dúvidas essas que se focavam, maioritariamente, na seguinte questão: será que o fosso de qualidade entre “águias” e “leões” se mantinha? Os homens de Bruno Lage responderam paulatinamente dentro das quatro linhas, ao ganhar por 5-0.

Primeira volta do campeonato – O Sport Lisboa e Benfica realizou uma das melhores primeiras voltas da sua história, ao ganhar 16 dos 17 jogos disputados, tendo sido apenas derrotado pelo FC Porto, na terceira jornada. Os encarnados chegavam a dezembro com uma vantagem de sete pontos sobre os rivais do norte, que se encontravam moribundos e com um treinador na porta de saída, pelo que não seria de esperar outra coisa senão o 38º título da história das “águias”.

Fevereiro, o início do fim – O mês de Fevereiro foi, indubitavelmente, o início do fim do sonho do “38”. Um mês muito difícil no calendário encarnado, com as “águias” a terem de se deslocar ao terreno de FC Porto e Gil Vicente FC, assim como a recepção ao SC Braga de Rúben Amorim. Nestes três jogos, os comandados de Bruno Lage apenas somaram três pontos, resultado da vitória sobre o Gil Vicente, em partida a contar para a 22ª jornada. Além disso, foi também no mês de Fevereiro que os encarnados se despediram da Liga Europa, ao serem eliminados pelo FC Shakhtar de Luís Castro, após empatarem a três bolas na Luz, na segunda mão dos dezasseis avos de final. Os comandados de Bruno Lage demonstravam um futebol desgarrado, sem fio de jogo visível, e em que a consistência defensiva era praticamente inexistente. De resto, a única boa notícia em Fevereiro foi a passagem à final da Taça de Portugal, após dois jogos difíceis (e sofríveis) frente ao FC Famalicão.

Despedimento de Bruno Lage – De bestial a besta. O reinado de 17 meses de Bruno Lage no comando da equipa técnica dos encarnados foi do oito ao oitenta, sem que nada fizesse esperar tal hecatombe. Os primeiros doze meses foram marcados por um estilo de jogo atrativo, que trouxe bons resultados e que voltou a trazer a ânsia de ver o Benfica jogar.
O técnico setubalense destacou-se também pela sua boa capacidade de comunicação, sendo que as suas conferências de imprensa eram uma lufada de ar fresco no ambiente muitas vezes tóxico que é o futebol português. Lage reconquistou os adeptos, e depois conquistou o 37º título de Campeão Nacional e a 8ª Supertaça do palmarés encarnado.
No entanto, a partir de Fevereiro as coisas complicaram-se. As lacunas no jogo das “águias” começaram a ser expostas, resultando numa queda de rendimento absolutamente inacreditável, com os homens da Luz a somar apenas três vitórias nos últimos 14 jogos de Bruno Lage à frente do comando técnico encarnado.
A sua saída era inevitável, pelo que era perceptível que Bruno Lage já não tinha condições para desempenhar o cargo. O técnico setubalense não soube quando sair, pelo que acaba por abandonar o clube pela porta pequena, tendo sido demitido (e desmentido) em direto por Luís Filipe Vieira, na conferência de imprensa após o jogo contra o CS Marítimo.

Dobradinha do FC Porto – O maior feito do SL Benfica esta temporada foi a dobradinha do FC Porto. Sem querer tirar qualquer mérito a Sérgio Conceição e à restante equipa técnica, assim como aos seus jogadores, mas o sucesso desportivo dos azuis e brancos aconteceu porque a “estrutura” do Benfica demonstrou, mais uma vez, que é capaz de ressuscitar mortos.
É bom relembrar que em Dezembro/Janeiro, a contestação para os lados do FC Porto era tanta que se chegou a avançar que Sérgio Conceição estava com um pé e meio fora do Dragão. Não é aceitável que um clube intervencionado pela UEFA, com um dos plantéis mais fracos das últimas décadas, consiga ganhar dois campeonatos e uma Taça de Portugal em três anos, dado que enfrenta um Benfica com a maior saúde e estabilidade financeira da sua história.
Não é aceitável que se continue a construir plantéis sem qualquer planeamento lógico. Gastaram-se mais de 37 milhões de euros em dois pontas de lança, 20 milhões num médio defensivo, mas não se gastou qualquer dinheiro nas posições em que, de facto, era preciso gastar dinheiro. Falo de um defesa direito, um médio centro box-to-box ou, por exemplo, um segundo avançado com golo, tal como era João Félix.
Agora corre-se atrás do prejuízo, tal como é possível observar pelas ocorrências dos últimos dias. Foi-se buscar Jorge Jesus e espera-se um forte investimento no plantel. É pena que tal só aconteça em ano de eleições, e depois de se ter dado três títulos aos rivais do norte. Proponho uma alteração nos estatutos: que as eleições para a presidência do Benfica se tornem anuais. Desta forma, pode ser que o Sport Lisboa e Benfica consiga ter sempre plantéis competitivos…"

Defeso atípico

"Terminada a temporada 2019/20 e feita a apresentação do novo treinador, Jorge Jesus, encontramo-nos agora numa fase em que se ultima intensamente a preparação da próxima época. Este será um defeso atípico, o mais curto de sempre, com a pré-época a ter início muito em breve: os exames médicos serão feitos já no dia 8, os testes físicos a 9 e os treinos arrancarão no dia 10.
Tal deve-se ao prolongamento da temporada transacta devido à pandemia, que obrigou à recalendarização das competições, agravado pela circunstância de, no final de 2020/21, se ter de disputar o Campeonato da Europa, o qual foi adiado um ano, delimitando assim, significativamente, o período disponível para o desenrolar das várias provas.
No caso do Benfica, a necessidade de disputar, num jogo apenas, a terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo que haverá ainda o play-off, já disputado a duas mãos, para se conseguir a qualificação, impõe o regresso à competição mais cedo do que a generalidade dos clubes.
As datas previstas para a realização destes jogos são as seguintes: 15 ou 16 de Setembro para a terceira pré-eliminatória; 22 ou 23 de Setembro para a primeira mão do play-off e 29 ou 30 de Setembro para a segunda mão do play-off. Relativamente ao Campeonato Nacional, o início está previsto para 20 de Setembro.
Todo o foco da preparação da nossa equipa está já direccionado para a realização destas partidas, sabendo-se que o primeiro obje tivo da época será marcar presença, pela 11.ª temporada consecutiva, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Relembramos que, além do Benfica, só Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique disputaram as dez últimas edições da fase de grupos da maior prova do futebol europeu.
É com ambição redobrada que será abordada a próxima temporada. Ao longo das últimas sete épocas, conseguimos vencer mais competições que todos os nossos adversários juntos (15 triunfos em 28), reconhecendo-se que, em 2019/20, vencer somente a Supertaça foi manifestamente escasso. Ganhar será a palavra de ordem, já assumida pelo Presidente Luís Filipe Vieira e pelo treinador Jorge Jesus.
O regresso às competições está marcado pela incerteza, não se sabendo ainda se será permitida a afluência de público aos estádios ou, caso seja, se haverá limitações relativamente ao acesso, nomeadamente no que diz respeito à ocupação dos estádios.
Uma nota ainda para a realização, em Lisboa, da fase final da Liga dos Campeões da corrente temporada. Como se sabe, o Estádio da Luz albergará, pela segunda vez, a final da prova, constituindo-se como mais um sinal do reconhecimento da excelência das nossas instalações.
A News Benfica entrará agora num período de férias, com regresso agendado para o final do mês. Poderá continuar a acompanhar toda a actualidade benfiquista através da BTV, sítio oficial, jornal, redes sociais e BPlay.
Até breve!"

Rui Gomes da Silva...

João & Leonardo... Brasil!

Benfica Podcast #375 - Ready for what's next