Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Réu: Jonas !!!

"Jonas sentiu-se gozado e pediu respeito a Jesus
Conflito: treinador leonino saiu do banco a gesticular na direcção do banco dos encarnados, Hugo Oliveira foi o primeiro a reagir à confusão no centro do relvado no fim do jogo.
Foram os capitães das duas equipas e alguns dirigentes que acabaram com a polémica no relvado antes da entrega do troféu. Sílvio e Eliseu foram os mais revoltados. Treinadores não se cumprimentaram.

Mal o árbitro Jorge Sousa deu por terminado o encontro, Jorge Jesus, treinador do Sporting, saiu direto na direção do banco do Benfica de mãos no ar e com os dedos a indicar a vitória, celebrando em jeito de dança, dando assim início à confusão que apenas terminou quando Jonas deixou o antigo técnico a falar sozinho já junto aos autocarros das duas equipas, depois de lhe dar duas palmadas nas costas afirmando: «Tem respeito!»
No relvado, foi Hugo Oliveira, treinador de guarda-redes do Benfica e antigo elemento da equipa técnica de Jesus, o primeiro a insurgir-se, antes do treinador cumprimentar o único responsável da antiga equipa, Lourenço Coelho, diretor geral dos encarnados. O tom de gozo prolongou-se nos minutos seguintes e Jonas, o único jogador encarnado que passou perto do antigo treinador levou duas palmadas na cabeça e o avançado afastou-lhe o braço à palmada. O brasileiro não gostou da atitude e das palavras trocadas, deixando Jesus de mão estendida e os ânimos exaltaram-se. A confusão no centro do relvado estava instalada. Sílvio teve de ser separado por Shéu Han, secretário técnico do Benfica, Eliseu enfureceu-se com João Mário, vindo os capitães Luisão e Rui Patrício separar colegas. Dirigentes de ambas as equipas evitaram males maiores, e Bryan Ruiz ouviu das boas de Jesus por estar a falar com Taarabt.
Com o ambiente mais calmo, Jesus ainda chamou Jonas, os dois falaram, mas o brasileiro acabou a virar costas ao antigo treinador. Este voltou a gozar com os jogadores encarnados antes de irem para a entrega das medalhas de vencidos. Rui Vitória, antes deste episódio, passou por Jorge Jesus, mas não se cumprimentaram, dando clara ideia de que as palavras do treinador do Sporting na antevisão da Supertaça não caíram bem no lado contrário.
Os jogadores do Benfica ainda aguardaram pela entrega do troféu, mas assim que o capitão Adrien ergueu o mesmo abandonaram o relvado sem qualquer troca de palavras com Jesus, excepção terá sido Salvio que ainda viu o anterior técnico a gesticular com ele, mas sem retorno. O ambiente tenso entre o grupo de trabalho do Benfica e Jorge Jesus acabou por deixar marcas."



PS: Quando o único órgão de comunicação social, que relatou as várias provocações do Animal, é o pasquim O Nojo, é sinal que isto está mesmo pelas ruas da amargura!!!
Hoje, ouvi ad mausean das TV's, e li no Rascord (entre outros...), que afinal o «Jonas reagiu mal» ao 'cumprimento'!!! Como não podia deixar de ser, isto fica para a história como o 'caso Jonas', tal como o esquema do ex-vice-presidente Lagarto, agora preso, ficou como o 'caso Cardinal'!!!
As provocações começaram antes, continuaram durante, e ganharam ainda mais visibilidade no final do jogo. A forma como tudo isto está a ser desvalorizado é inacreditável...
A tudo isto, ainda temos que acrescentar os telefonemas no início da pré-época, que aparentemente voltaram a acontecer esta semana!!! Não conheço nenhum treinador que passe o tempo todo, a telefonar para os jogadores adversários, perguntando como estão a decorrer os treinos!!!

Abre-olhos II

Sporting 1 - 0 Benfica

Não consegui acompanhar o jogo, só vi pedaços, portanto não me vou alongar com analises técnicas.
Creio que ficou visível, as actuais fragilidades do plantel do Benfica, não só no 11 inicial, mas também olhando para as opções no banco...
É um facto que o Benfica precisa de reforços, mas também é um facto que temos que melhorar muito todos os processos de jogo: tanto a defender... e principalmente no ataque. Deu pena o esforço do Jonas sozinho na frente... E se o Gaitán sair, então tudo ficará muito complicado.

Não surpreende esta adaptação rápida dos Lagartos ao estilo de jogo do Judas, até porque algumas das contratações vieram rodadas... No Benfica, aconteceu o mesmo, recordo-me bem do Torneio de Amesterdão de 2009. Os problemas vêm depois...
A falta de referência ofensiva, 'encolhe' o Benfica, e facilita a pressão alta do adversário, espero que a entrada do Mitroglou (e/ou do falado Jiménez) altere a forma do Benfica atacar... Já no jogo com a Fiorentina, não tinha gostado de ver a dupla Fejsa/Samaris. Neste momento, creio que o rendimento do Samaris, sozinho, a trinco, com um '8' de qualidade, será a melhor opção...
O Rui Vitória continua a sair-se bem nas declarações, mas falta o mais importante: por a equipa a jogar bem, e ganhar!!!

Sempre defendi a competência técnica do Judas. Na última época, com um plantel com menos profundidade fomos Bicampeões... Com a saída do Judas, a estratégia nunca podia ser o desinvestimento no plantel. Independentemente do escolhido para treinador do Benfica, só com um plantel mais forte em relação à última época, é que podemos almejar o Tri, por várias razões, tanto internas (novo treinador, novos processos...), como externas (investimento enorme dos inimigos)!!! Arrisco, afirmar, que faltam 3 semanas para o Campeonato ficar decidido, para o nosso lado!!! Este atraso na definição do plantel, até pode fazer sentido na teoria (digressão Americana para 'experimentar'; esperar pelo fim da janela de transferências para conseguir melhor negócios), mas na prática, já nos custou a Supertaça, e espero que não sejamos penalizados nas primeiras jornadas do Campeonato...

Agora o comportamento do Palhaço, antes do jogo, durante o jogo... e depois do jogo, foi digno do emblema que actualmente representa: porco, muito porco. A desculpa esfarrapada que arranjou na conferência de imprensa, para justificar a atitude perante o Jonas, é tão credível, como a lenga-lenga do Sporting ser um clube com uma história vencedora!!! O Machado tinha 1000% de razão...!!!

Depois da forma como a pré-temporada foi analisada, acredito que o rescaldo desta Champions Lagarta (conhecida pela Taça do Paulo Fonseca nos Corruptos, ou a Taça do Koeman no Benfica, por exemplo...!!!), ainda vai aumentar a 'onda' Lagarta!!! Mas acho estranho que um Benfica que foi goleado por uns modestos Mexicanos, acaba por perder, somente por 1-0, com um golo de ressalto, contra a super-equipa do cérebro... Um Benfica ainda em construção, sem vários jogadores que normalmente irão ser titulares durante a época... Tendo ainda ficado um penalty por marcar sobre o Gaitán (um golo mal anulado para cada lado...), e um Adrien, versão inimputável!!! Mas também tenho a certeza, que vão encontrar explicações para isto tudo...

PS1: Este fim-de-semana na BTV, tivemos o privilégio de assistir à 1.ª jornada da Liga Francesa e da Liga Inglesa. Em Londres até tivemos alguns resultados engraçados, no Emirates, o vencedor da pré-época, que até deu 6-0 ao Lyon, que ainda a semana passada, venceu o Chelsea na Supertaça, na 1.ª jornada do Campeonato: perdeu 0-2 em casa...!!!

PS2: Já li na net, algumas comparações com os últimos derby's, onde se tenta provar que este jogo foi igual a outros, mas ao 'contrário'!!! Eu sou obrigado a recordar o último Sporting-Benfica, no Alvalixo, com o golinho do Jardel, onde o Benfica raramente passou do meio-campo...!!! Onde estava o Benfica demolidor do Judas?! Se calhar, como já sabia que na época seguinte, ia trocar de camisola, sentiu 'receio' em atacar!!!