Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Em defesa da verdade desportiva ou do talho, o árbitro esteve sempre bem

"Nestas magníficas lutas pelo tão desejado título de campeão nacional, numa longa campanha que vai de Agosto a Maio, o sofrimento é inevitável mas o masoquismo é opcional.

Sexta-feira, 23 Janeiro
O árbitro Cosme Machado que apitou o jogo do Braga com o Porto para a Taça da Liga não tem talhos. Porém, tem um murete à volta de sua casa no Minho. O murete amanheceu hoje «vandalizado», reza a imprensa, com inscrições desagradáveis e vagamente, muito vagamente ameaçadoras.
Se Cosme Machado tivesse talhos como, por exemplo, tem o árbitro Manuel Mota hoje, provavelmente, não haveria nem bifes de acém nem bifanas para ninguém.

Sábado, 24 de Janeiro
O generoso Vitória Clube de Lisboa popularmente conhecido como o Vitória da Picheleira, foi fundado em 1944 no Beato e segue de portas abertas à população do seu bairro providenciando a prática desportiva 100% amadora bem como um conjunto de acções recreativas e até culturais.
O Vitória da Picheleira, na verdade, não difere em nada dos muitos clubes pobres e honrados que existem no nosso país.
O 'Expresso' na sua edição de hoje traz uma longa entrevista ao antigo árbitro Pedro Proença. E diz Proença a propósito das suas tão contestadas preferências.
- Podia ter dito que era adepto do Vitória da Picheleira.
Pois podia. Mas era a mesma coisa, pois não?
Entretanto, aconteceu também hoje no Funchal que a estátua de Cristiano Ronaldo amanheceu decorada com artefactos azuis e brancos com dizeres de dragões. Tudo leva a crer que a intervenção foi da autoria de adeptos criativos do Porto que entra amanhã na segunda volta do campeonato jogando nos Barreiros com o Marítimo.
De volta à península Ibérica, o dia de hoje haveria de terminar com mais ma vitória do Real Madrid na Liga Espanhola sendo que Cristiano Ronaldo não chegou ao fim do jogo, não por ter sido substituído mas por ter sido expulso e muito bem expulso porque espetou uma estalada na cara de um jogador adversário.
Equiparam-lhe a estátua à dragão no Funchal e foi logo, o próprio em carne e osso, expulso à noite em Córdoba. É uma conspiração internacional, visto que o árbitro só podia ser espanhol.
Ainda à noite, mais exactamente à hora de jantar, foi um árbitro português a pagar à mesa de um restaurante pela fúria dos adeptos do Real Madrid em ocasional visita ao Funchal. Não deixaram jantar sossegado e até veio a polícia tomar nota da ocorrência. Dizem os jornais que um asteróide vai passar perto da Terra nos próximos dias. Deve ser por isso.

Domingo, 25 de Janeiro
CURIOSAMENTE, o árbitro que ontem não conseguiu jantar em paz no Funchal foi o mesmo árbitro que apitou hoje o Marítimo - Porto. Está assim explicada a sua presença na ilha na véspera do jogo. Para a próxima venha jantado de casa. Isto se não quiser ter problemas com os adeptos do Real Madrid.
Quanto ao futebol propriamente dito, o Sporting ganhou por 1-0 à Académica e o Porto acabou por perder por 1-0 na ilha da Madeira jogando contra 10 os últimos vinte minutos.
O Mourinho foi eliminado da Taça de Inglaterra por uma equipa qualquer e o Jorge Jesus disse que, com ele, o Benfica é sempre melhor nas segundas voltas do campeonato o que já me está a causar apreensão porque nestas coisas acho sempre que melhor do que falar de véspera é não falhar amanhã em Paços de Ferreira.

Segunda-feira, 26 de Janeiro
QUANDO a equipa do Benfica chegou ao princípio da noite de hoje ao estádio da capital do móvel lá tinha à sua espera uma parede vandalizada tal como estava escrito no programa. E também tinha à sua espera muitos milhares de adeptos para o apoiarem. O que não foi suficiente.
O Júlio César sofreu um golo, o Jonas não marcou o seu golo do costume e o Benfica perdeu hoje em Paços de Ferreira por 1-0.
O golo da vitória dos donos da casa chegou bem no fim do jogo através de uma grande penalidade a castigar uma entrada irresponsável de Eliseu. O árbitro ainda hesitou mas o quarto árbitro não teve dúvidas e mandou sinal sonoro ao chefe de que era falta para castigo máximo.
Fosse em defesa da verdade desportiva ou fosse em defesa dos seus talhos, esteve bem Manuel Mota, o quarto árbitro. Penalty é penalty.
A exibição do Benfica prometeu muito nos primeiros 18 minutos e depois foi uma enorme falhanço quer de qualidade quer de autoridade emocional. O Benfica tem sido uma equipa solidária desde o início da época, tão amiga e companheira que, às vezes, todo o grupo se deixa contagiar pela infelicidade de um dos seus.
Aconteceu no jogo com o Sporting em que o Benfica colapsou colectivamente depois da infelicidade de Artur e voltou a acontecer hoje em Paços de Ferreira. Depois do falhanço do penalty pelo Lima toda a equipa, emotiva e solidária, tomou como suas as dores do colega. A partir daí foi um desconsolo o que se viu dos campeões nacionais.
Nestas lutas pelo título, que vão de Agosto a Maio, o sofrimento é inevitável mas o masoquismo é opcional.

Terça-feira, 27 de Janeiro
O asteróide, já lá vai, felizmente não causou danos ao planeta que nos calhou em sorte. Já numa garagem de um condomínio em Alcochete há danos a registar no automóvel de um jogador do Sporting. E não foi, certamente, o asteróide.
Foi mais um vândalo. Este, que se espera que seja o último vândalo da semana, pintou em tons de SLB o carro do Jefferson que já está, e muito ajuizadamente, a equacionar uma mudança rápida de residência.
Ou tem um vândalo clandestino a viver num alçapão da garagem ou a segurança do condomínio privado anda a dormir. E pode até tratar-se de um condómino enlouquecido e esta é a pior das hipóteses embora a menos verosímil.

Quarta-feira, 28 de Janeiro
A arte de 'leitura labial' permite-nos conhecer hoje o teor das sentenças que Jorge Jesus dirigiu a ELiseu no fim do jogo de Paços de Ferreira. É o avanço da tecnologia no futebol e só temos de ficar contentes com o progresso. E temos também de aguardar pacientemente que os mesmos laboratórios façam a leitura labial daquele momento em Braga, na semana passada, em que Antero Henriques se dirigiu ao árbitro Cosme Machado para o tranquilizar.
O dia termina com mais uma jornada da Taça da Liga sempre pródiga em pequenos acontecimentos. A maior curiosidade da noite aconteceu em Alvalade onde os jogadores do Vitória de Setúbal marcaram dois golos e o jogo terminou inacreditavelmente empatado 1-1.
Acresce que o Vitória jogou com menos um em campo desde os últimos minutos da primeira parte, o que mais o valoriza. O 1.º árbitro deste jogo foi o 4.º árbitro do jogo do Benfica em Paços de Ferreira e o 1.º árbitro do Porto no Funchal. Tenha sido em prol da verdade desportiva ou em prol dos talhos, a verdade é que o árbitro esteve sempre bem.

Quinta-feira, 29 de Janeiro
COMO é possível que um rapaz que nem sequer tem uma estátua sua na terra onde nasceu se atreva a candidatar-se a presidente da FIFA?"

Leonor Pinhão, in A Bola

Um Benfica mais eclético

"O Sport Lisboa e Benfica é o 26.º clube do mundo em termos de receitas obtidas. Evidentemente, atrás dos riquíssimos potentados do futebol, mas apenas acompanhado de um clube não oriundo das ligas espanhola, inglesa, alemã, italiana ou francesa.
O SL Benfica é o clube que, no mundo, mais expressão associativa tem, se medida pelo número de sócios.
O SL Benfica é, ao contrário de outros grandes clubes, uma instituição profundamente ecléctica, com tudo o que isso significa de diversidade desportiva, densidade humana e verdadeiro serviço público. Na última década, através de uma sólida política para reforçar esse ecletismo, não como uma rotineira obrigação estatutária, mas com uma perspectiva simultaneamente mais ganhadora desportiva e humanamente. Um propósito bem delineado e executado com persistência e paciência. Não admira, assim, que depois da boa sementeira, a colheita seja mais abundante. Estando a meio das principais competições, o Benfica é o primeiro não apenas no futebol (na Liga e nos diferentes escalões etários), como em basquetebol, hóquei, futsal e com vitórias importantes no voleibol e atletismo. Não sou apenas benfiquista do futebol. O ecletismo do meu clube entre em mim sem hierarquias pré-estabelecidas. E, se no ecletismo filosófico se fundem teses de diferentes sistemas num todo, também no meu benfiquismo gosto de ver como um todo indissolúvel de tantas e diferentes modalidades e desportos.
(...)"

Bagão Félix, in A Bola

Jonathan Rodríguez & Elbio Álvarez

Terminou a novela de Janeiro, depois de muita conversa, contra-informação... ameaças, recuos, avanços, viagens de avião, consultas de maternidade, exames médicos, entrevistas, e afins... Jonathan Rodríguez lá assinou pelo Benfica: 2,5 de empréstimo, com opção de compra.
Espero que a entrevista do jornalista Uruguaio, colocando em causa o profissionalismo do miúdo não tenha apanhado o Benfica de surpresa. Até porque o Benfica tem justificado algumas contratações (e não contratações) no passado recente, com investigações sobre o comportamento dos jogadores, fora das quatro linhas...
Agora, depois da informação ser pública (verdadeira ou falsa, para o caso não interessa...), se o Benfica não aproveitasse a 'onda', para fazer o melhor negócio, defendendo os interesses do Benfica, teria sido no mínimo incompetente... Sendo assim, temos que dar os Parabéns à Direcção.
Pelos vídeos, o Jonathan Rodríguez é uma excelente contratação, é um avançado rápido, e parece ser frio a concretizar. Uma espécie de Rodrigo, mas com melhor primeiro toque, e mais finalizador. Vamos ver como trabalha para a equipa...
Neste momento temos 4 avançados: Lima, Jonas, Derley e o Rui Fonte. É sabido que o Jesus gosta de ter 5 avançados no plantel, tem sido assim nas época anteriores, mesmo quando o 4.º e o 5.º joguem pouco, prevenindo alguma lesão. Parece-me que o Rui Fonte ainda vai perder mais espaço... mas creio que o Jonathan só será aposta total na próxima época... terá os próximos meses para se adaptar a Lisboa e ao estilo de futebol do Benfica.
Em relação ao Elbio Álvarez, é uma total incógnita. O Elbio no Mundial de sub-17 no México (o Uruguai foi Vice-Campeão do Mundo), foi um dos melhores, era considerado um Cristiano Ronaldo em potência!!! Mas depois disso, lesionou-se gravemente, pelos menos 2 vezes, nos joelhos. Nas últimas 2 épocas, praticamente não jogou. Creio que ultimamente fez alguns jogos, na equipa B do Peñarol, na 3.ª Divisão do Uruguai!!!
Foi contratado pelo Benfica, em 2012, com as lesões pensou-se que estaria acabado para o Futebol. Tem agora a sua grande oportunidade de voltar a refazer a sua carreira. Vai com certeza evoluir na equipa B, desejo-lhe a melhor sorte do mundo... mas neste momento as expectativas têm que ser baixas.