Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de junho de 2014

F de futebol

"Momento I: passo pelos canais noticiosos. O primeiro que vejo acompanha freneticamente um autocarro com entusiasmo. Continuo o zapping. O terceiro relata, com emoção, a marcha de um autocarro, suponho que o mesmo. O quarto canal faz tal e qual, entrecortado por uma exegese da viagem. Desliguei a televisão. Queria escolher, mas nenhum canal me deu essa possibilidade.
Momento II: passo pelos canais noticiosos. Deparei com uma conferência de um jogador. Uma conversa feita de nada. Minutos a fio que nem o Presidente da República tem. Mudei de canal, mas era o mesmo. Canal seguinte: ainda a mesmíssima oca excitação. Mudo quase instintivamente de canal, mas lá permanecia o rapaz da bola. Desliguei a televisão. Queria escolher, mas nenhum canal me deu essa possibilidade.
Momento III: passo pelos canais noticiosos. No primeiro, vi imagens de uns rapazes a fingir que treinavam com um locutor empolgado a dizer banalidades. Mudei, mas a cantiga era a mesma. Voltei a mudar e ouve-se a 326.ª lição anatómica de um tendão rotuliano. Desliguei a televisão. Queria escolher, mas nenhum canal me deu essa possibilidade.
Dizem que é assim por causa do esplendor das audiências que exige uma overdose nauseante e circense à volta do Mundial. A acefalia assentou praça. A televisão pública (para a qual pagamos a taxa audiovisual) no seu canal informativo vai «ter cerca de 8 a 10 horas diárias com o antes e depois dos jogos» como disse um dos seus responsáveis. Nunca o F do futebol foi tão alienante.
Declaração de interesses: gosto muito do meu País. E de futebol... jogado."

Bagão Félix, in A Bola

Tacadas certas...

Excelente fim-de-semana para o Bilhar do Benfica: Campeões Nacionais Masculinos de Snooker; Taça de Portugal de Snooker Masculino; fazendo a dobradinha!!!
Mas os títulos não ficaram por aqui: Taça de Portugal de Pool, Masculinos e Femininos...!!!

E assim, lentamente, se vai matando a paixão pelo Jogo...!!!

Enzo, o lúcido

"A história do Benfica está cheia de jogadores insubstituíveis. De cada vez que se fala da saída de um jogador decisivo, logo surge o espectro do desmantelamento da equipa. Nem é preciso recuar muito tempo, basta recordar o que se disse quando, em Janeiro, Matic foi vendido - 'a equipa ia ficar defensivamente desequilibrada'; 'não existiam substitutos à altura', e por aí fora. Sabemos bem o que aconteceu: a equipa (re)equilibrou-se, deixou de sofrer golos e vencemos tudo o que havia para vencer em Portugal.
Agora que é quase certo que Enzo Pérez nos vai abandonar, a questão volta a colocar-se.
Devo a este propósito fazer uma confissão: quero muito acreditar nas qualidades do departamento de scouting, na capacidade de Rui Costa para identificar craques em potência e na forma como Jorge Jesus melhora os jogadores que treina.
Mas, por agora, vivo de facto uma angústia: como é que vamos manter o sistema actual, só com dois médios, sem um 8 como o Enzo?
Não sei. O sistema de jogo do Benfica exige da posição 8 mais do que de qualquer outra. Com Jesus, o 8 tem de ser forte a marcar, compensar as subidas dos extremos e ainda pautar o ritmo do jogo. Com lucidez táctica, foi o que Enzo fez invariavelmente. Agressividade a ocupar de decidir sempre bem - umas vezes temporizando para sofrer falta, outras saindo a jogar e ainda outras com passes em profundidade.
Quando for preciso ver vídeos de como se joga a 8, bastará ver um 'best of' de Enzo. Mas há também o lado emocional. Num mês de Maio que não esqueceremos, Enzo sofreu como nós e no seu rosto vi estampada uma angústia absoluta. Sei bem que, depois, foi dos primeiros a levantar a cabeça e que, em cada bola disputada, colocou toda a raiva acumulada na temporada passada.
Estou certo que tudo vai correr pelo melhor e que um destes jogadores que nem do YouTube consta vai revelar-se um craque estratosférico. Até lá, sofro com o vazio anunciado da camisola 35 e e agradeço-te, Enzo, por teres sido um benfiquista como nós."


Artur em Vera Cruz !!!

(Ex-) Manoela Siqueira !!!

Juvenis - 5.ª jornada - Fase Final

Sporting 2 - 0 Benfica

Desastre completo... não sei se foi por causa do Europeu de sub-17, mas a verdade é que após o regresso de Malta, esta equipa não deu uma para a caixa!!! Com 11 jogadores na Selecção (e pelo mais 2 que podiam ter ido...), não se compreende estes resultados... A boa notícia é que só falta mais um jogo!!!
Recordo que o Sporting só se qualificou para a Fase Final porque o Benfica 'quis', pois o Oeiras chegou a ter boa vantagem... mesmo assim, o Vitória está a um ponto de ser Campeão, e vai a Alcochete na última jornada!!! Perder os Campeonatos de Juniores e Juvenis, para Braga e Guimarães, equipas claramente inferiores, é frustrante... numa época, onde o Benfica podia ter ganho nos três escalões principais.

Guimarães.........10
Sporting.............9
Corruptos...........4
Benfica.............4