Últimas indefectivações

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Empate, em mais um jogo durinho !!!


Benfica 0 - 0 Lille

Terceiro jogo em quatro dias, com viagens pelo meio, e a equipa continua a dar boas indicações... hoje, foi mais intermitente, demos mais espaço, o Artur teve algum trabalho, o Lille podia ter marcado, mas por acaso nós é que enviámos 2 bolas aos ferros!!! O Jesus continua a dar algumas oportunidades/experiências: pessoalmente acho que o Melga é desaproveitado a defesa-esquerdo; o Enzo aparentemente saiu tocado precocemente; o Ola John ainda não está 'sintonizado' com o resto da equipa; defendo que o Bruno em alguns jogos poderá jogar a '10', mas neste jogo, contra uma equipa bastante pressionante, o Bruno não esteve feliz...!!! Destaque merecido para o Nolito que voltou a entrar muito bem... e para uma equipa que a época passada sofreu golos em quase todos os jogos, esta época já vamos no terceiro, e 'conta' continua a zero !!!
Tacticamente este jogo ainda teve uma variação muito interessante: no início da 2º parte o Lille entrou mais forte, o Benfica tinha dificuldades em ter a bola no pé, o Bruno não conseguia 'pegar' no jogo, e com a entrada do Carlos Martins tudo mudou, rapidamente o Benfica ficou 'por cima', criou várias oportunidades... isto porque o Carlos (algo que o Aimar também faz bem, quando tem pulmão...), jogou mais perto da dupla Javi/Witsel ficando o meio-campo do Benfica mais consistente (até o Witsel ficou com mais à vontade para subir no terreno...)... curiosamente, quando o Javi saiu, e o Carlos recuou, voltámos a ficar com dois jogadores no meio, e voltámos a perder o controle do jogo... não foi coincidência... Muitas vezes no Benfica de Jesus, o problema está exactamente na inferioridade numérica no centro do terreno, e este jogo voltou a provar isso...

Eusébio na escola

"As recentes hospitalizações de Eusébio têm provocado legítima preocupação entre os benfiquistas e outros adeptos da causa do Futebol, ou não estivéssemos na presença do desportista mais emblemático do século XX português. Em contacto directo, dia após dia, tenho acompanhado com a maior dedicação e afecto o estado de saúde do Pantera Negra, amigo de longa data e meu ídolo de infância.
Há dias, num festim com luso-descendentes, responsabilizei, sem quaisquer reservas, as autoridades políticas nacionais por descurarem os feitos relevantes de Eusébio a Portugal.
Como é possível que a vida do popular e fantástico jogador não esteja ao alcance dos mais novos nas bibliotecas dos estabelecimentos de ensino? Quem como Eusébio, nos anos mais recentes, colocou Portugal no mapa mundial, dando-lhe até uma componente afectiva, para mais numa altura em que por cá o regime autoritário e obsoleto era internacionalmente ostracizado?
Eusébio merecia, Eusébio merece, Eusébio merece cada vez mais. Os jovens, ou até menos jovens, que hoje se deliciam com as proezas da geração de Cristiano Ronaldo, têm o direito de conhecer (conhecer bem) a vida de Eusébio. Garanti-lo compete às autoridades governamentais, já que o Benfica tem feito, meritoriamente, a sua parte. E não venham dizer que a crise, a tão propalada crise, obsta a que um projecto sobre Eusébio, direccionando a um público infanto-juvenil, faria disparar o famigerado défice.
'Eusébio é um pedaço da História de Portugal; que se estude nas escolas!'. Apesar de biógrafo oficial de Eusébio, a frase nem é minha. De quem é? De um tal José Mourinho."

João Malheiro, in O Benfica

Objectivamente (equipas B)

"Arranca esta época mais um novo projecto para equipas 'B' nos principais clubes. A ideia é magnífica porque será mais uma tentativa de incrementar a formação e a promoção de jovens jogadores. Espera-se que sejam portugueses na sua maioria e que as academias demonstrem toda a sua utilidade e coloquem na rota da titularidade os melhores jogadores destas equipas de suporte. Ainda não há muito tempo foi feita esta experiência com segundas equipas. Desta vez a formula é mais consistente e pode ter sucesso. Assim os treinadores e dirigentes dêem sequência à teoria que esteve na origem desta nova tentativa.
Eu sou dos que nunca compreendeu a política de aquisições que de um modo geral tem afligido o futebol na Europa. O porquê de tanto investimento na formação e depois o desperdício quando os jovens atingem a idade de transição para os seniores e o profissionalismo! Só um clube, o Barcelona, tem contrariado esta filosofia e com resultados tão fantásticos que não percebo porque ninguém segue essa política!
Nunca entendi porque é que não se dá sequência à formação nas academias com tantos e bons atletas. O Benfica tem sido, desde sempre, um clube formador por excelência. Recordo as épocas gloriosas que tiveram como base jogadores que chegaram muito jovens ao Clube - Shéu, João Alves, Humberto Coelho, Chalana, Eurico, os irmãos Bastos Lopes e José Luís e Jorge Silva, Artur, Jordão. Foi com gente desta estirpe que se lançaram as sementes para equipas de sucesso. Agora é aquilo que se espera que consiga Norton de Matos, ele próprio um dos jovens que se formou no Benfica e que teve de sair para fazer sucesso na Bélgica onde atingiu estatuto de internacional de grande valor a ponto de ser chamado à Selecção.
Foi campeão júnior no Benfica. Subiu a sénior, em 1974, e depois saiu. Por isso ele sabe bem como deve ajudar estes jovens no seu percurso. Espera-se grande sucesso neste projecto e a garantia de uma boa gestão de recursos."

João Diogo, in O Benfica