Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Champions 2022/23


E pronto, mais um Sorteio, mais algumas bolas amargas, mas estamos na Champions, não estamos na Liga Conferência!!!
Pessoalmente, acredito que vamos lutar pela qualificação, apesar de estar 'preocupado' de como é que o nosso novo estilo de jogo, vai 'encaixar' contra adversários como o PSG e principalmente contra adversários tipo Juve, normalmente cínicos, que gostam de jogar contra equipas dominadoras!!!

No momento que escrevo, o calendário das jornadas, ainda não está disponível, e será um factor importante, principalmente nos embates fora de casa (a viagem a Israel é longa...), mas se contra o PSG tudo parece impossível, contra uma renovada Juventus, temos legitimas possibilidades... Com o Maccabi Haifa, cuidado com o jogo em Israel (o último jogo que lá fizemos não foi nada fácil...), mas temos que fazer os 6 pontos com os Israelitas!

Grupo A
Ajax
Liverpool
Nápoles
Rangers

Liverpool favorito, mas... o ano passado, na fase de grupos os Ingleses não deslumbraram, mas depois chegaram à Final!!! Creio que o 2.º lugar está em aberto, todos os outros 3 clubes tem hipóteses, até o Rangers que em Glasgow vai dar muito trabalho! O Ajax e o Nápoles podem ter alguma vantagem, mas vai ser apertado! 

Grupo B
Corruptos
Atlético Madrid
Bayer Leverkusen
Brugge

Como não podia deixar de ser, um Sorteio 'agradável' para os Corruptos, escapando a um confronto com uma daquelas equipas 'impossíveis'!!!
O Atlético parece que quer continuar a miséria das últimas épocas... o único ponto positivo é alta probabilidade de mais uma vez nos jogos com os Corruptos, acabar tudo à porrada!!!
Na Alemanha existe uma diferença brutal entre o Bayern e os outros... basta recordar o Borussia o ano passado contra o Sporting!
Mesmo assim os dois lugares de qualificação estão em aberto pelas três equipas mais fortes!
O Brugge está em mais uma fase de reconstrução depois de vender grande parte dos melhores jogadores, ficará facilmente no último lugar... mesmo assim, os jogos em Brugge prometem ser quentinhos!!!

Grupo C
Bayern Munique
Barcelona
Inter Milan
Plzen

O tal grupo da 'morte', com três equipas fortíssimas! Com os Checos a assistir!!!
A minha dúvida, será a capacidade Europeia do Inter, que tem dominado internamente, mas na Europa, pouco tem feito...

Grupo D
Frankfurt
Tottenham
Sporting
Marselha

Talvez o grupo mais equilibrado, com todas as equipas na luta... Sendo que no 'papel' os Spurs têm o plantel mais forte e o Sporting o mais fraco!!!
Tudo vai depender da forma como o Conte vai encarar a Champions... já que o título Inglês é o grande objectivo dos eternos 'perdedores'!!!
Frankfurt e Marselha, grandes ambientes, e com muito talento nos plantéis... Com os alemães embalados pela Liga Europa do ano passado!

Grupo E
AC Milan
Chelsea
Salzburgo
Dínamo Zagreb

Teoricamente, Milan e Chelsea vão passar tranquilamente, mas o Salzburgo tem capacidade para fazer uma surpresa! Já não são desconhecidos...

Grupo F
Real Madrid
Leipzig
Shakhtar
Celtic

Se o Dínamo Kiev era uma equipa com uma base fortíssima de jogadores Ucranianos, antes da guerra, o Shakhtar era uma mini-selecção brasileira! Com pouca competição, e sem estrangeiros, vão facilmente cair para o último lugar... Deixando ao Celtic, a tentativa de roubar o 2.º lugar ao Leipzig, mas se tudo correr normalmente, os dois mais fortes, vão passar...

Grupo G
Manchester City
Sevilha
Borussia
Copenhaga

A dúvida aqui, é quem será o 2.º? O Borrusia no pós-Halland, terá muito trabalho para ultrapassar os matreiros do Sevilha...

Grupo H
PSG
Juventus
Benfica
Maccabi Haifa

Bastidores: Champions...

Na última semana de mercado, dois reforços de peso do #portoaoColo entram em ação.

PortoaoColo, in Facebook

Pesos pesados!!!


"Aí estão. Pesos pesados para travar o crescimento da onda vermelha. Fácil. Razão têm os paineleiros: "O Benfica ainda não teve um adversário que o pusesse à prova. Ai está ele!
Nota não de somenos: o VAR nomeado para o Bessa é Luís Ferreira. O mesmo que há uns anos atrás validou 3 golos ilegais ao Boavista na Luz, num jogo que esteve 0-3 e terminou 3-3. Três golos ilegais! Três! Foi também um dos advogados de defesa do Processo Apito Dourado. E está tudo dito."

Cadomblé do Vata


"1. Há por aí muitas pessoas com pena do SL Benfica por causa do sorteio da Champions... aposto que o Pirlo não é uma dessas pessoas.
2. Espero que Rui Costa já tenha preenchido o requerimento para que o jogo em França não seja disputado em casa do PSG... seria de absoluto mau tom, sujeitar o Clube do Rei a jogar no Parque dos Príncipes.
3. Quando vi que nos tinha saído uma equipa às riscas verdes e brancas, pensei logo que eram os nossos vizinhos da Segunda Circular... até porque juro que ouvi o Yaya Touré dizer "Naccabi Nunca".
4. Portugal tem mesmo de começar a somar pontos a sério para o ranking europeu... já estamos num estado tal que os dois primeiros lugares do campeonato só dão entrada direta para a Liga Europa.
5. António Lobo Antunes diz muitas vezes que quando jogava o Benfica, parava a guerra no Ultramar... este ano há finalmente esperança na resolução do conflito israelo-palestiniano."

H


"Sem medo... Isto é UEFA Champions League
Para alguns é o pior PSG de sempre, a mais fraca Juventus que há memória e um Macabi Haifa que não conta para o totobola.
Carrega Benfica 🔴⚪🦅"

Tristes!!!


"Muito triste pela Juventus FC e Paris Saint-Germain.
Calhou-se o adversário mais difícil: 𝗦𝗽𝗼𝗿𝘁 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 𝗲 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮.
Vamos, Benfica! Sem medo! 🔴⚪️"

Sem Medo


"Quando o Roger Schmidt estiver em Paris com as bancadas cheias de benfiquistas até vai pedir a renovação por mais 10 anos.
#ChampionsLeague"

BI: Sorteio...

5 minutos: Sorteio...

Eleven: Sorteio...

BTV: Sorteio...

Supertaça


"Após a qualificação para a ronda 2 da Liga dos Campeões no passado domingo, a nossa equipa feminina de futebol luta por mais um objetivo neste início de temporada, a conquista da Supertaça. É já amanhã, em Leiria, às 20h30. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
Benfica e Sporting têm encontro marcado para amanhã, às 20h30, em Leiria. Está em causa a Supertaça de futebol na vertente feminina. As bicampeãs nacionais defrontam o vencedor da Taça de Portugal da época passada, embaladas pela excelente vitória, nos Países Baixos, frente ao campeão neerlandês, o Twente.

2
Na antevisão ao jogo, Ana Vitória referiu que "é tão importante para nós como para os adeptos" e revelou: "Estamos com as expectativas elevadas, sabemos da dificuldade que temos, mas da responsabilidade que temos, ainda para mais com um título em disputa." Recorde-se que o Benfica venceu este troféu uma vez, em 2019. Não deixe de comparecer no Estádio Dr. Magalhães Pessoa para apoiar as Inspiradoras. O bilhete custa apenas 1€ e o montante reverte na íntegra para a Associação Zoófila de Leiria.

3
Falta pouco para o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, é às 17h00 com transmissão em direto pela BTV. Conheça os possíveis adversários. E não deixe de ver mais um excelente conteúdo BPlay: Bastidores: o caminho para a Champions.

4
Fredrik Aursnes é jogador do Benfica. O médio norueguês, proveniente do Feyenoord, assinou um contrato válido até 2027. "É um grande dia para mim. Assinar pelo Benfica é espetacular e estou muito feliz." Veja as declarações exclusivas do novo reforço à BTV.

5
Selado o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o plantel prepara afincadamente o importante desafio com o Boavista, relativo à 4.ª jornada do Campeonato Nacional, a realizar sábado, a partir das 18h00, no Bessa."

Luca Orellano | Um extremo com traços de Di Maria

"Gostarias De Ver Orellano Na Lus?

Luca Nicolás Orellano. Nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, tem 22 anos, é esquerdino, extremo direito e representa o Vélez Sarsfield, clube da sua cidade. É este o mais recente alvo do Benfica para reforçar o plantel às ordens de Roger Schmidt.
Orellano começou a sua aventura no futebol nas escolas do Vélez e foi uma antiga estrela argentina, Gabriel Heinze, que o chamou pela primeira vez ao plantel principal da equipa. Depois de umas aparições fugazes, Luca começou a fazer parte integrante do plantel principal.
O número dez do conjunto que atua no El Fortín, nome como é conhecido o estádio do Vélez, não atua necessariamente como um 10, visto ser um extremo puro que atua sempre na ala direita do ataque. Forte no um para um, intenso nas suas manobras e vertiginoso no ataque, Orellano é um verdadeiro embaixador do joga bonito.
Uma das suas principais características é provavelmente a agilidade na condução da bola. Luca consegue mantê-la junto ao seu pé, sem com isso perder velocidade, e obrigando várias vezes os seus opositores a cometer faltas para pará-lo.
Em relação à forma como Orellano encaixaria no plantel do Benfica, seria uma boa opção para o lugar agora ocupado por David Neres. O brasileiro tem neste momento a concorrência de Diogo Gonçalves, que convenhamos não é uma concorrência muito forte. E por esse prisma, o argentino viria trazer muito mais competitividade a uma ala direita já de si cheia de qualidade.
Outra opção seria movê-lo para o lado esquerdo. Visto que Luca é esquerdino, Roger Schmidt poderia pedir o mesmo que pede na ala contrária a Neres, ir à linha e cruzar.
A outra questão é que Orellano tem uma cláusula de rescisão de 8 milhões de euros, e não se antevê que o Vélez facilite na sua saída, dada a sua utilização e visível importância na manobra da equipa orientada por Alexander Medina.
Será mais um desafio para Rui Pedro Braz resolver. Isto se o Benfica entender que vale a pena tamanha engenharia negocial para trazer um jogador virtuoso, mas que não virá para ser titular de caras no imediato."

#rogerball 🦅


"Esta foto representa o SL Benfica atual. Nem respiram!"

Má-fé...


"A má fé da Cofina leva a que esta "agência noticiosa" procure levantar ruído à volta dos encarnados a toda a hora e momento.
Desta vez usam um assunto que nada tem de confuso ou do alegado interesse económico, que o jornal Record quer fazer dar ideia, sobre a nova parceria entre o SL Benfica e a plataforma de leilões Athletic Club Momento.
Através da aplicação "Moment Market", criada para o efeito, os interessados poderão colocar as suas licitações às camisolas dos craques assim que cada encontro arrancar e até bem perto do apito final.
As camisolas virão diretamente dos balneários dos clubes e das coleções privadas dos jogadores, todas autenticadas com um certificado digital. Para isso, após a recolha, as camisolas passam por três processos: autenticação, 'imortalização' (desinfeção e documentação) e de segurança.

O que a Cofina (Record) não quis dizer - e não é porque não saibam - é que este novo método de aquisição de camisolas dos jogadores não vai impedir que no final do jogo 1% dos adeptos que vão ao estádio possam conseguir o precioso troféu dos seus ídolos. Mesmo assim deixando 99% deles sem essa possibilidade.
Lembrar que muitos desses adeptos vem de longe e não têm a possibilidade de estar na primeira fila do estádio para conseguir uma camisola dos jogadores e por vezes para o conseguirem caem em engodos de sites de internet sem nunca terem a certeza de terem sido burlados.
Muitos dirão que no fundo o SL Benfica apenas pretende transformar este momento mágico para os adeptos e sócios num negócio, passando os simpatizantes a ser vistos como clientes e não como adeptos apaixonados. Nada mais mentiroso...

Para esclarecer os mais incautos, damos uma ajuda. Assim:
- As camisolas que irão ser leiloadas serão camisolas apenas usadas na primeira parte dos jogos, ficando o jogador livre de oferecer, após o jogo, a camisola que usar na segunda parte a quem desejar.
- O valor angariado no leilão irá reverter a favor da Fundação Benfica e para Projetos de ajuda ao desenvolvimento de crianças desfavorecidas.
Mais uma vez, a Cofina em vez de fazer Alertas CM com as notícias que realmente interessam, quis levantar mais um tema para alimentar os seus infindáveis programas de maledicência sobre o SL Benfica.
Só não fazem "Investigação CM" aos casos de lavangem de dinheiro dos seus patrões. Isso queríamos nós ver!"

Breve estória...!!!


"Paulo Fernandes é um dos principais acionistas da Cofina (que detém o Negócios), Altri e Ramada. Em 2019 era a 17a personalidade mais influente de Portugal.
A Cofina foi fundada em 1995 com a ambição de "deter uma forte presença em todos os segmentos de media em Portugal e em mercados naturais". É assim que a empresa, liderada por Paulo Fernandes, se apresenta no site da Cofina. Várias compras resultaram num grupo com jornais como o Correio da Manhã, o Record, o Jornal de Negócios e o Destak, e a revista Sábado. Há seis anos foi lançado o canal de televisão CMTV, que já chegou à liderança. Paulo Fernandes tornou-se, assim, num empresário de media.
João Manuel Matos Borges de Oliveira fundador da Cofina e da Altri (sociedade que deu origem à Ramada Investimentos e Indústria, por cisão), desempenhando funções de administração da Empresa desde a sua constituição. É licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto, tendo frequentado uma pós graduação na Universidade Católica de Lisboa e concluído o MBA do Insead.
Os patrões da Cofina, Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira, estiveram envolvidos no esquema de branqueamento e fuga ao fisco desmantelado pela ‘Operação Monte Branco’. Correio da Manhã e Sábado publicaram resmas de páginas sobre o escândalo — mas nem uma sílaba sobre os seus acionistas.
Quem tem amigos como Nicolau Weber Figueiredo — um suíço de ascendência portuguesa ligado à alta finança — não precisa de ter inimigos. Que o digam João Borges de Oliveira e Paulo Fernandes, dois dos maiores acionistas da Cofina. Quando foi detido às ordens do procurador Rosário Teixeira, por suspeita de liderar uma rede de branqueamento de capitais, Nicolau Figueiredo denunciou boa parte da clientela que, recorrendo aos seus serviços, colocava o dinheiro no estrangeiro a salvo da gula da Autoridade Tributária — e, entre eles, os patrões da CMTV, do Correio da Manhã e da Sábado.
Abril de 2012. Passos Coelho é primeiro-ministro há um ano, a ‘troika’ é quem manda, o país vive à míngua e sob resgate financeiro internacional. José Sócrates, o anterior chefe do governo, estuda em Paris: está instalado num luxuoso apartamento do quarteirão de Passy, no coração do bairro 16, o mais caro da capital francesa. Uma equipa de procuradores do Ministério Público coordenada por Rosário Teixeira esquadrinha consideráveis movimentos de milhões de euros que passaram ao largo das Finanças. Os investigadores não têm dúvidas de que desfiam um novelo que os levará ao maior caso de fraude fiscal e branqueamento de capitais em Portugal.
As primeiras pistas surgiram ainda o procurador Rosário Teixeira perseguia as falcatruas no Banco Português de Negócios (BPN). O rasto do crime, tão leve como pegada em chão duro, guiou o Ministério Público, passo a passo, a uma insuspeita loja na Rua do Ouro, em Lisboa — a Montenegro Chaves, propriedade de Francisco Canas, conhecido como ‘Zé das Medalhas’, antigo cambista que a moeda única converteu ao negócio da medalhística. O estabelecimento era a principal porta de saída de muitos milhões que o próprio Canas transportava em malas para a Suíça. Não estava sozinho na traficância. ‘Zé das Medalhas’ era um mero intermediário entre a clientela que queria o dinheiro lavado e a recato e dois especialistas em lavagem e tratamento dos maços de notas — Michel Canals e Nicolau Weber Figueiredo, ambos administradores da Akoya, uma firma com sede em Genebra, dedicada à gestão de fortunas, e, entretanto, dissolvida.
O Ministério Público suspeita que, entre abril de 2006 e maio de 2012, foram clareados em ardilosas e sofisticadas barrelas cerca de 200 milhões de euros. O dinheiro, transportado em malas para a Suíça, era entregue aos cuidados da Akoya, que tinha artes para o depositar em ‘offshores’ ou, por exemplo, em bancos de Singapura. Uma parte ficava por lá, em segurança e a salvo das garras da Fazenda. Outra parte, a brilhar em asseio, voltava a Portugal.
A investigação acelerou em maio de 2012. O Ministério Público pôs em marcha a ‘Operação Monte Branco’. Michel Cannals, Nicolau Figueiredo e Francisco Canas foram detidos. O juiz Carlos Alexandre decretou-lhes a prisão preventiva. Amargaram fechados em prisão preventiva durante cinco meses, até outubro. Canas conformou-se com a prisão domiciliária. Foi libertado em maio de 2013. Morreu em 2017.
Numa operação conduzida pela Polícia Judiciária, na execução de 30 mandados de busca, foi apreendida uma longa lista dos clientes portugueses da Akoya. Não havia nomes. Apenas números de código. Nicolau Figueiredo, preso preventivamente, aceitou colaborar com a investigação. Interrogado pelo procurador Jorge Rosário Teixeira, em 25 de setembro de 2012, o gestor de fortunas, na presença do seu advogado, Paulo Farinha Alves, identificou, um por um, os clientes que constavam do rol.
Confirmou, por exemplo, que o número ‘2.6’ correspondia a João Borges de Oliveira. Tão ilustre cliente, acionista e administrador da Cofina, recorreu à Akoya e utilizou duas entidades, a Malloy e a Laferty, para abrir contas em Singapura. Ainda de acordo com o depoimento de Nicolau Figueiredo, Borges de Oliveira abriu uma conta no banco suíço Lombard Odier em nome da Dolmex Holding — para onde “transitaram cerca de meio milhões de euros e mais 2,5 milhões em outros ativos”.
A memória de Nicolau, espicaçada pelos quatro meses que já levava em prisão preventiva, identificou outro cliente a quem fora atribuído o código ‘2.7’. Afirmou ao procurador Rosário Teixeira que se tratava de Maria Pereira Almeida, mãe de Paulo Fernandes, acionista e presidente da Cofina. O nome é um detalhe. O ex-banqueiro suíço confirmou que foi com Paulo Fernandes que se reuniu de todas as vezes em Lisboa no “âmbito da gestão da conta”. O patrão da Cofina utilizou a firma Hagermon para abrir uma conta, através da Akoya, no banco suíço Piguet. Os depósitos desta conta seriam transferidos para uma outra em Singapura — conta que “chegou a ser debitada para a disponibilização de fundos em Portugal”.
O Governo chefiado por Passos Coelho fez aprovar, ainda em 2012, uma verdadeira tábua de salvação — a que se agarraram como náufragos a generalidade dos clientes da Akoya. O novo Regime Extraordinário de Regularização Tributária provocou uma corrida dos nomes envolvidos no esquema de branqueamento a acertarem contas com as Finanças para se livrarem do escândalo. A Autoridade Tributária terá arrecadado em pagamentos voluntários cerca de 40 milhões de euros.
Mas, onze anos depois, o Ministério Público ainda não deduziu uma acusação. O processo tem sete arguidos. A dificuldade está precisamente no apuramento final das contas prestadas ao Fisco: enquanto não se souber, com rigor, quem pagou o quê e se há implicados que ainda devem às Finanças — o processo vai continuar em banho-maria. O procurador Rosário Teixeira ainda vai para casa jubilado antes que a acusação veja a luz do dia.
A Cofina detida por estas duas personalidades tem como objetivo colocar a nú os poderes obscuros da nossa sociedade. Quando não tem o que falar, mente e inventa temas, especialmente sobre o SL Benfica. Ficamos à espera dos Alerta CM sobre os seus patrões...
Denunciemos estes poderes obscuros."

Ruben Amorim "Os miúdos hoje em dia escolhem o Sporting porque sabem que vão ter oportunidade de jogar na equipa principal"

 

Rikard Vieiriksson, in Facebook

A apropriação cultural a Fernando Chalana


"“Emular al ídolo es a lo que juegan millones de niños cada día en el mundo entero. (…) Cada vez que estos ídolos se asoman a la televisión con su instrumento (un balón, una raqueta o un coche), se convierten en maestros de miles de niños que los miran con los ojos llenos de admiración.”
(Jorge Valdano, 2014)

Partiu Fernando Chalana. Partiu um dos grandes. É vulgar dizer que o património do Futebol fica mais pobre, mas isso não é bem verdade. O património fica. Pelos seus feitos, pela sua história, nas lendas que criou comprovadas pelos relatos das testemunhas que o viram jogar e pelos arquivos dos jornais e televisão. E pelo homem que foi. No fundo, toda a sua qualidade, manifestada na sua relação com a bola, lateralidade e recursos técnicos, que num todo composto também pela sua enorme humanidade, inteligência táctica e criatividade invulgares, consumavam a tal genialidade que todos lhe reconhecem.
Tal qualidade garantia-lhe uma fantástica eficiência nas suas acções, parecendo tornar simples, o complexo. Eficiência essa que lhe garantia uma regular eficácia que mescladas com uma estética inconfundível e apaixonante tal qual a sua paixão pelo jogo, colocavam-no no panteão dos grandes do Futebol. Do Futebol português, mas também do Futebol mundial. Chalana tornou-se então património. Tornou-se, cultura.
Cultura, que muitas crianças do seu tempo procuravam imitar. No meu tempo, “éramos” na nossa “rua”… Luís Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, João Vieira Pinto, Fernando Couto, Maradona, Van Basten, Baresi, Romário, Roberto Baggio, Matthäus, Redondo, Batistuta, Ronaldo “Fenómeno”, etc., etc.. Imitávamos consciente ou inconscientemente as suas acções, os seus comportamentos, até o mais ínfimo detalhe. Porém, provavelmente nessa geração, talvez tenha sido o fabuloso Paulo Futre o mais adorado e a maior vítima de “apropriação cultural”… Pelo menos em Portugal. O seu drible, muitas vezes através de uma ginga e gestualidade desconcertantes, nomeadamente através da peculiar forma como movimentava os braços de forma enganar os adversários, mas também as suas mudanças de velocidade, os seus remates inesperados, muitas vezes até de “trivela”, eram vistos em qualquer espaço aproveitado para campo de futebol. Fosse no baldio, no ringue da escola, no ringue do bairro ou no corredor lá de casa. Porém, até o incrível Futre também se “apropriou culturalmente”.

“Tenho muitas jogadas dele na cabeça. Ainda hoje não sabemos como ele fazia para fintar, um, dois, às vezes três jogadores, só com a cintura, sem tocar na bola. Acho que muitos dos meus movimentos de braços – uma grande virtude minha, quando jogava, vêm também daquele movimento de cintura, sem tocar a bola. Eu tentava imita-lo de qualquer maneira. Quis ser como ele durante toda a minha infância, e depois na minha adolescência. Era único, a minha referência. Eu treinava muito mais do que outros jogadores jovens porque queria chegar perto deste génio, queria ser profissional e chegar perto do nível dele. Mas nunca cheguei, nunca cheguei porque era impossível.”
(Paulo Futre, 2018)


Torna-se fundamental dizer que se engana redondamente aquele que pensa que as mais recentes distorções sobre a “apropriação cultural” são produto de um só “grupo” social. Esse não só é um pensamento falacioso como está ao mesmo nível do objecto da crítica. A estupidez não escolhe raças, países, clubes, partidos ou credos. A história humana comprova-o.
Enganam-se também as opiniões que dizem levianamente que o Futebol é apenas um jogo. O Futebol é intemporal e o enorme impacto social que produz tornam-no muito mais do que apenas um jogo. Paralelamente ao enorme espectáculo que se tornou, é um incrível veículo de transmissão de valores. Reproduz a uma escala mais pequena a essência do ser humano e a sua necessidade em cooperar, ser solidário e competir. De forma saudável, respeitando os outros e primeiramente, a si mesmo e a sua humanidade. Desta forma, manifestando a sua necessidade de viver em sociedade.
O jogo de futebol ensina-nos a não segregar, separar e a respeitar o outro. O outro indivíduo, o “outro”, equipa. Seja pela raça, cor da pele, morfologia, estética, religião, partido político, características técnicas, forma de jogar, etc., etc. Como é habitual dizer-se… “lá dentro são todos iguais”. Acrescentamos… são todos iguais nos valores e justiça perante o jogo, porém com individualidades e ideias colectivas diferentes. A riqueza cultural e diversidade no jogar são qualidades decisivas para vencer. Tal qual, num plano mais macro, são fundamentais para a espécie humana ter subsistido até hoje.
Estas diferenças e diversidade… fazem portanto parte de uma riqueza cultural incrível, que consubstancia outra dimensão fenomenal do jogo, à imagem da sociedade em geral. Uma riqueza que não cresceu isolada, mas sim fruto da difusão, interacção e socialização dos diferentes povos e culturas. Conseguimos, por exemplo, imaginar a riqueza do jogador brasileiro sem a mistura cultural e genética do povo nativo da América do Sul, com as qualidades dos Africanos, Europeus e até Asiáticos? Conseguimos imaginar um golo de grande penalidade ser anulado porque não seria permitido copiar a ideia de Antonín Panenka? Ou o golo na jogada do pontapé de saída do PSG no último jogo? Pelo menos Bournemouth, Eibar, PSG em Sub19 e Real Madrid, estes últimos contra o próprio PSG… com maior ou menor sucesso, fizeram exactamente o mesmo. E ainda a impossibilidade da existência do Barcelona de Guardiola, porque se inspirou em Johan Cruyff, que por sua vez “bebeu” conhecimento em Rinus Michels, que originalmente sofreu influências de Jack Reynolds, entre outros? O próprio Futebol. Não se sabe exactamente o seu ponto de origem tendo em conta as suas inúmeras raízes culturais, mas tendo em conta que foram os britânicos a regulamentá-lo, todos os países inclusive Portugal, realizaram então, a determinado momento, uma apropriação cultural. Imaginamo-nos então sem Futebol? E regressando ao início… Futre não teria sido… o grande Futre.
A cultura é sem dúvida dos bens mais preciosos que podemos ter e que no fundo também nos distingue enquanto seres humanos. Por outro lado, tal como a uma equipa, ninguém consegue, culturalmente, copiar outro indivíduo de forma integral. No máximo, acrescenta a si, transforma a sua identidade e contribui para a diversidade e riqueza cultural da espécie. Sendo por transmissão, ou por “apropriação”. No final do dia, “somos todos simplesmente um” como confessou Justin Britt-Gibson para o Washington Post (Wikipédia, 2022) a propósito do tema, e como defendemos no artigo anterior.

“Foi a minha referência, a minha inspiração, o meu ídolo. Dificilmente estava aqui, a falar neste momento, se não fosse o Chalana. Ele teve muito que ver com a carreira que fiz. Eu tentava imita-lo, era eu jogador do Sporting com 11 anos. Já ia ao Estádio da Luz, para o terceiro anel. Eu não ia ver o Benfica, ia ver este pequeno grande génio.“
(Paulo Futre, 2022)"

O Cantinho Benfiquista #111 - Welcome to the UCL

O Benfica Somos Nós - S02E09

Fredrik Aursnes


"Médio, Destro, 26 Anos, 1.81, internacional norueguês. Mais um jogador que encaixa perfeitamente no modelo de jogo de Roger Schmidt. Estamos a falar de um médio defensivo (6) que consegue jogar bem como médio centro (8) dada a sua qualidade com bola e capacidade de chegada à área do adversário.
É um jogador com elevada intensidade, característica exigida pelo treinador alemão para o miolo do terreno. Está habituado a jogar em duplo pivot na Holanda, tal como o Benfica tem feito com Tino e Enzo. Nos jogos que observei dele no Feyenoord fazia dupla com Orkun Kokcu atuando como médio defensivo direito. Acredito que poderá complementar-se muito bem com Enzo que gosta mais de jogar pela esquerda do meio campo.
Aursnes destaca-se pela forma inteligente de posicionamento em campo, quer no plano defensivo quer mesmo em momento de organização do ataque. É um médio que é forte no drible, recurso que o ajuda muito a ultrapassar a primeira fase de pressão contrária. Conhece muito bem o jogo e por isso antes de receber a bola quase sempre já tem a decisão tomada do que vai fazer.
No processo defensivo denota algumas dificuldades no desarme principalmente em situações de 1x1. Ao nível do jogo aéreo é competente podendo “crescer” nesse capítulo. A sua capacidade física permite lhe pressionar em “mais campo” que por exemplo um Weigl (jogador que vem substituir).
Em suma, será um efetivo reforço para o nosso plantel que precisava claramente de um médio com estas características. Tem margem para evoluir no capítulo defensivo e acredito que se vai destacar mais com bola do que sem ela. Bem-vindo, Fredrik Aursnes!"

Visão: Aursnes...

BI: Aursnes...

5 minutos: Aursnes...

25 Agosto


24 Agosto