Últimas indefectivações

domingo, 2 de maio de 2021

Pizzi – Nascido para Matar


"Pizzi chegou aos quinze golos, numa temporada em que tal como era expectável em função do modelo e preferências pessoais de Jorge Jesus, tem tido muito menos utilização.
Desde um de Fevereiro em Alvalade que não competa um jogo, embora na mais recente série a titular – iniciou os três últimos jogos, depois de quatro consecutivos a partir do banco – em dois deles tenha sido substituído já bem próximo do término da partida.
Não tem argumentos defensivos – Não apenas físicos, mas mentais – Não tem agressividade nem predisposição para reacção rápida nos momentos de perda – e técnicos – posição defensiva e movimentos de base, e ofensivamente está bastante longe do jogador mais “levezinho” de outrora. Recebe muitas bolas de forma errada, e nem sempre percebe o que o rodeia condicionando saídas ofensivas.
Todavia, é difícil encontrar na Liga um jogador com maior apetência para “adivinhar” ou “pressentir” o perigo, e para se mover para o aproveitar. Pizzi pode não adivinhar ou valorizar o momento de fechar um espaço, mas se há possibilidades ou metro livre onde possa aparecer para com a sua tremenda eficácia marcar, ele vai descobri-lo e vai fazer golo.
Nos dias de hoje é difícil perceber a melhor posição do transmontano. Como médio centro ainda para mais num sistema a dois é impensável que possa contribuir em todos os momentos do jogo com qualidade, como se exige num clube grande. Pela sua apetência temível pela zona de finalização, será sempre por lá que tem de aparecer."

SL Benfica | 5 possíveis dispensas no final da época


"O investimento de quase 100 milhões de euros por parte do SL Benfica para a presente época fez com que os adeptos benfiquistas sonhassem com bons resultados e muitas conquistas. O treinador, Jorge Jesus, prometeu “dar o litro” e jogar o triplo, mas os resultados obtidos pela equipa têm ficado aquém do esperado. É preciso pensar nas opções que tem à sua disposição e avaliá-las para chegar à conclusão de quem é fundamental e de quem é que pode ser dispensado.
Tendo em conta as últimas apostas do treinador e a exibição dos jogadores, decidi eleger cinco jogadores que considero dispensáveis para a próxima época.

1. Gonçalo Ramos – Jorge Jesus não tem apostado muito no jovem avançado e este cenário, que muitos não compreendem, pode vir a complicar-se ainda mais. Carlos Vinícius deve regressar ao SL Benfica e será mais uma opção para o ataque encarnado. A este “reforço” de peso, que foi o melhor marcador da época 2019/2020, juntam-se Seferovic, que tem sido imprescindível para a equipa, e Darwin, o reforço mais caro desta época. Com estas três fortes opções o cenário fica mais complexo. Sendo assim, Jorge Jesus deve dispensar Gonçalo Ramos, o que também pode vir a ser benéfico para o jogador que, caso seja emprestado ou até mesmo vendido, não perde ritmo de jogo, possibilitando a sua evolução.

2. Gilberto – Com a lesão de André Almeida parecia que Gilberto ia agarrar definitivamente o lugar da lateral direita, até surgir Diogo Gonçalves. O menino da formação é aposta indiscutível para Jorge Jesus e Gilberto passou a ocupar o posto de suplente. Para além disso, o velho ditado diz “a idade é um posto” e, neste caso, se há alguém que preenche esse posto é André Almeida. O português está no SL Benfica desde 2011 e é expectável que, assim que recupere da lesão, seja suplente de Diogo Gonçalves, ficando Gilberto de parte.

3. Gabriel – O jogador, que outrora era um dos escolhidos para o onze titular, tem vindo a mostrar que já teve dias melhores. As exibições de Gabriel têm ficado aquém do esperado. A verdade é que o nível da concorrência, no que toca ao meio campo, também está elevado – com Weigl, Taarabt, Pizzi e até mesmo Pedrinho, que ultimamente tem sido aposta de Jorge Jesus e tem demonstrado vontade de agarrar o lugar. A questão que agora se coloca é: será que o médio de 27 anos vai continuar a merecer um lugar no plantel das águias?

4. Andreas Samaris – Para tristeza de muitos, Samaris não é uma aposta do treinador. O médio grego perdeu o lugar na equipa com o passar do tempo. Esse cenário, que pode ser justificado com a lesão que o jogador sofreu, parece ter duas hipóteses muito prováveis – ou o grego termina a carreira no SL Benfica ou ruma a outro clube. Qualquer um dos panoramas leva a querer que vai ser dispensado. No entanto, mesmo que isso aconteça, os adeptos esperam que a sua ligação ao clube seja duradoura, ou até mesmo eterna.

5. Jardel – O central chegou ao SL Benfica em 2011 e foi uma aposta recorrente dos treinadores que passaram pela equipa, sendo os quase 300 jogos que soma ao serviço dos encarnados um bom exemplo disso. Atualmente, não é uma opção prioritária para Jorge Jesus, que tem apostado nos outros três centrais – Lucas Veríssimo, Vertonghen e Otamendi. Com estas três opções de topo e, contando também com o jovem Morato, fica difícil para Jardel ter lugar na equipa. Para além disso, o contrato com o clube termina este ano e não há indícios de renovação, pelo que é muito provável que venha a ser dispensado do plantel no final da época."

Bastidores: Tondela...

Benfica After 90 - Tondela...

«Dura lex, sed lex – A lei é dura, porém é lei»

"A agenda mediática desportiva tem sido marcada, nos últimos dias, pelos lamentáveis acontecimentos passados em Moreira de Cónegos, durante e após o término do jogo que opôs o Moreirense ao FC Porto.
O circo já estava montado quando entraram em palco os dois palhaços: Sérgio Conceição e Rui Cerqueira, proporcionando um espetáculo verdadeiramente dantesco, daqueles terceiro-mundistas a que o FC Porto já nos habituou – uma multiplicidade de ameaças e insultos dirigidas à equipa de arbitragem comandada por Hugo Miguel, que resultaram em expulsão para Sérgio Conceição. Mais uma. E vão 19 na carreira e a 9ª ao serviço do FC Porto, todas elas justificadas pela sua frontalidade exacerbada e genuinidade. Todavia, esta, a 4ª na presente época, lá motivou um castigo de 21 dias.
Bravo, finalmente algum pudor, Conselho de Disciplina da FPF!
Finda a mise-en-scène no terreno de jogo, entram em palco outros palhaços: Pinto da Costa e Pedro Pinho. O primeiro, já sem a plenitude das suas capacidades físicas e a precisar de lentes progressivas (para que consiga enxergar uma agressão a escassos cinco metros com a mesma clareza com que vê um suposto penálti cometido a 60 metros de distância), aproxima-se da câmara SportTV enquanto o repórter da TVI era agredido e, sabe o Polvo das Antas, diz: - «Baixa mas é a tua câmara se não queres apanhar também…». As imagens são claras e indesmentíveis, tanto para a abordagem de Pinto da Costa, que instigou a agressão; como para Pedro Pinho, que a consumou, agredindo o repórter de imagem e danificando o seu equipamento de trabalho.
Em 2019, apresentámos Pedro Pinho aos nossos leitores e explicámos a tremenda preponderância que tinha - e tem! - na estrutura do FC Porto. No entanto, face aos recentes acontecimentos, existem questões que carecem urgentemente de resposta:
· Depois do crime público que todos assistimos, o que o FC Porto vai fazer com o Pedro Pinho?
· Por que o FC Porto está a ESCONDER a verdadeira relação com Pedro Pinho?
· Por que o FC Porto está a ESCONDER que o Pedro Pinho tem poder de decisão e influência na estrutura do clube?
Relembramos que Pedro Pinho é genro do Silva Peneda, que tem movido influências junto dos tribunais e polícias para livrar o genro dos processos em curso.
Também manifestamos repúdio pelo comportamento de Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, que a troco do empréstimo de jogadores entrou na campanha de branqueamento da agressão ao jornalista da TVI, um crime público, e mentiu sobre o convite a Pedro Pinho. Deplorável a subserviência…
A propósito, Pedro Marques Lopes, o especialista em coisa nenhuma que comenta sobre tudo (mas que, desta vez, convenientemente optou por não se pronunciar sobre o assunto nos seus múltiplos espaços de comentário), Dragão de Ouro e amigo pessoal de Jorge Nuno Pinto da Costa, também esteve no jogo em Moreira de Cónegos. Chegou ao Minho no carro do seu amigo Pedro Pinho e, sendo ele um defensor acérrimo do 25 de Abril e da Liberdade de Imprensa, fará todo o sentido que tenha regressado a casa também no carro do confirmado e continuado agressor do jornalista da TVI. Perguntamos: terá, também ele, saído da quota de convites do Moreirense?
Está tudo bem, não se passa nada!
Por fim, não podíamos deixar de mencionar outro papel deprimente, o da direção da TVI. Anselmo Crespo, diretor de informação da estação, predispôs-se ao bizarro de ser o porta-voz de Pinto da Costa. Bem sabemos que Pedro Marques Lopes é o seu melhor amigo, assim como temos conhecimento das ligações fortíssimas que que Pedro Pinho tem à Altice, que por sua vez foi a empresa através da qual Anselmo Crespo chegou a diretor de informação da TVI, mas submeter-se ao ridículo papel de desculpabilizar Pinto da Costa, que num dia se solidarizou e condenou a violência e no outro afirmou, sem se rir, que afinal não viu agressão nenhuma, é de uma gritante falta de profissionalismo e de solidariedade para com o seu repórter. Inaceitável o branqueamento...
Alguém está a mentir. E todos sabemos quem.
Para os ricos e poderosos a lei é dura, mas estica: «dura lex, sed latex». Basta! Que se punam exemplarmente os protagonistas deste triste episódio Siciliano e se erradique, de vez, a violência no desporto."

Qualificação...

Oliveirense 88 - 97 Benfica
21-28, 26-17, 18-25, 23-27

Uma das características desta equipa este ano, é ter jogadores que passam jogos inteiros com zero pontos, e depois de repente, marcam mais de 30... e logo a seguir 'desaparecem'!!! Hoje, foi dia de São Alford, com 9/11 nos triplos e 36 pontos!!!
Mas o mais importante foi conseguido, estamos nas Meias-finais, onde vamos defrontar o Sporting, a equipa mais consistente da Liga! Diria que só um Benfica que se supere nos jogos todos, poderá almejar a passagem à Final...

Tudo empatado...!!!

Oliveirense 1 - 6 Benfica

Vingança da derrota da semana passada, com uma goleada algo inesperada... que se explica de três maneiras: primeiro os da casa não tiveram nenhuma chouriçada como aconteceu na Luz; segundo, com o Benfica em vantagem foram obrigados a sair da 'toca'; terceiro com um Nícolia focado na equipa e na vitória, contra equipas muito fechadas, o Benfica fica melhor!!!

A novidade foi mesmo o regresso do Nícolia, após vários jogos de fora por opção (o Vieirinha teve uma apendicite)! Eu concordei com a 'saída' do argentino, pois estava a jogar mal e os seus erros demasiadas vezes davam golo ao adversário... agora, aparentemente, o tempo que passou na bancada a ver os seus colegas jogar, foi benéfico, pois voltou em forma...!!!

Agora, vamos à 'negra' na Luz, é uma autêntica final, um jogo que estrategicamente será muito parecido com 1.º jogo, portanto é preciso ter muito cuidado...

Caso de Polícia...


"Fábio Melo. O VAR do Moreirense-Benfica. O VAR que manipulou imagens para reverter um penalti ao Benfica. Foi hoje convocado para dar a vitória ao Putedo B. Em 20 minutos já vai com 2 penaltis assinalados! Está explicada a odd 1.44 para a vitória do Putedo B. Um caso de polícia."

Investigue-se?!


"Ainda sobre Pedro Pinho.
- Apressa-se para se adiantar à GNR;
- Rapidamente intercepta o seu segurança e passa um objeto com a maior descrição possível para não ser interpelado pelos guardas;
- Olha para trás para verificar se está a ser observado;
- Segreda algo ao ouvido do segurança;
- Afasta-se rapidamente assim que constata que os elementos da GNR se estão a aproximar.
E todo este secretismo por framboesas.
Será que ninguém neste país abre um inquérito para descobrir o que realmente ele tinha no carro ou o que seria aquele objeto, de facto?
Vamos continuar a permitir que esta máfia persista no desporto português?"

Porto démodé


"Diz-se do vinho que melhora com a idade, mas um carrascão, por muitos anos que mature, nunca passará de um carrascão. Um carrascão velho, ultrapassado e intragável. Numa palavra, lixo.
Os recorrentes espectáculos degradantes protagonizados pela estrutura do FC Porto - o que se passou após o final da partida em Moreira de Cónegos, como em tantas outras, já não surpreende - vão subsistindo com a conivência, por omissão de consequências sérias, dos órgãos disciplinares do futebol.
Só num país complacente com a mediocridade paternalista até ao tutano, indulgente fervoroso, atrozmente cobarde e pululado por demasiados calculistas subservientes ao poder informal, resultante numa impunidade generalizada, é possível que gente desta persista em comportamentos que deveriam fazer corar de vergonha quem os perpetra e, sobretudo, quem se deixa representar por estas tristes e indecorosas figuras. Diz-se que as pessoas passam, e a instituição fica, mas já são 40 anos disto, tornando-se tarefa onírica tentar distinguir entre clube e adeptos. E não faltam homenagens, loas e servilismo ao líder, de babados e interesseiros, que nos permitam sequer tentar essa distinção.
Mas o que se passa no campo (parte pelo menos) tem o condão de poder ser visto por todos. Não que haja grandes consequências ou se tirem as devidas ilações, mas é já alguma coisa. Fora dele, no entanto, são raras as ocasiões em que nos é permitido perceber a verdadeira extensão de uma forma se estar e ser que há muito deveria ter sido banida do futebol. As ameaças e agressões a um jornalista fora, desta vez, filmadas. Desta vez, saliente-se. Quantas mais, filmadas ou não, voltarão a acontecer sem repercussões significativas?"

João Tomás, in O Benfica

Nós, as mulheres


"Dia após dia, fim de semana após fim de semana, as mulheres do Sport Lisboa e Benfica dão-nos momentos difíceis de esquecer. E não são apenas as conquistas de vitórias e de troféus, é a forma como são exemplares nas comemorações e nas reações aos triunfos. São lições de benfiquismo a cada taça vem para o museu, a cada hino e cântico entoado nos campos, pavilhões, pistas, piscinas e outras instalações desportivas do país.
A aposta que o Clube tem vindo a fazer nas equipas femininas das mais diversas modalidades, mais do que um caminho óbvio de futuro, é o reconhecimento da grande força motriz do país e do mundo. Dos 7,1 mil milhões de habitantes deste planeta, 50,4% são mulheres. Em Portugal, segundo dados de 2019, há 5,4 milhões de mulheres e 4,8 milhões de homens. E não há dúvidas quanto à sua importância para o desenvolvimento do país e da humanidade.
Uma história escrita maioritariamente por homens não faz jus às conquistas do sexo feminino. E muito menos tem enaltecido as suas lutas e causas ou denunciando de forma veemente os obstáculos, as perseguições e os abusos sofridos. O desporto é uma das muitas formas de tentar inverter a tendência, mas não é fácil recuperar de milénios desigualdade. Este é o objectivo do qual todos temos de fazer parte: a igualdade. De género, de oportunidades, de salários, de tratamento e de respeito.
Futebol, hóquei em patins, futsal, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, judo, pólo aquático, natação, canoagem, triatlo, râguebi, ginástica ou patinagem artística são algumas das modalidades onde o SLB dá cartas no que diz respeito ao desporto feminino. E que servem de montra para o profissionalismo, entrega, qualidade e excelência das mulheres.
Vibremos com elas, com as suas conquistas, os seus conhecimentos e aptidões. São atletas - na imensa maioria, profissionais de outras e importantes áreas - que tentam uma difícil conciliação de horários e interesses. Sacrificam-se para fazerem o que gostam, para vestir a nossa camisola e para vencer, dentro e fora de campo. Sempre! Como o têm feito todas as mulheres antes delas."

Ricardo Santos, in O Benfica

Produto tóxico


"Acontece tantas vezes, que já achamos banal: quando o FC Porto tem um mau resultado, o jogo terminou com insultos, ameaças e agressões.
Percebe-se que a pressão competitiva possa, ocasionalmente, fazer alguém perder a cabeça. Mas no caso do FC Porto trata-se de um padrão de comportamento. De uma cultura de clube vigente há muitos décadas, e alimentada, à cabeça, pelo seu presidente. O FC Porto não sabe ganhar, nem sabe perder. Não vive o desporto, mas sim o ódio, o rancor e a intimidação. No banco, passa os jogos a pressionar freneticamente as equipas de arbitragem. No fim, quando não ganha, proporciona ao país espectáculos grotescos, indignos de uma competição desportiva que serve, ou devia servir, de referência a milhares de jovens. Nem os jornalistas escapam, algo que também não é novo e continua a passar impune.
Sérgio Conceição já fi expulso dezenas de vezes. Numa liga a sério, não se sentava em mais nenhum banco. Como os castigos por cá são uma brincadeira, continuará a ser expulso jornada sim, jornada não, e a dar exemplos lamentáveis daquilo que não deveria ser um treinador de uma equipa grande. Só nesta época, que me lembre, já se envolveu com Jorge Jesus, Paulo Sérgio, quase todos os árbitros, e até com Cristiano Ronaldo. Parece óbvio que um homem assim não tem perfil para o cargo que ocupa. Mas a verdade é que está em linha com os padrões do seu clube.
Até quando isto vai durar? Até que lhes permitam. A permissividade dos regulamentos é um convite a este tipo de atitude. E ninguém estranhe se uma criança de 6 anos olhar para aquilo e nunca mais quiser ver futebol."

Luís Fialho, in O Benfica