Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Bastidores: Pentacampeonato...

Falar Benfica #68

David Neres


"Extremo Direito, 25 Anos, 1.76, Internacional Brasileiro. Reforço de enorme qualidade mas uma grande incógnita no seu rendimento presente. É para mim um enorme ponto de interrogação. Estamos perante um esquerdino mas que se sente mais confortável a jogar na direita. Normalmente gosta mais de receber por fora sendo muito bom a atacar o corredor central. Muito boa definição e bastante critério em cada lance (remate ou passe). Forte tecnicamente e gosta muito de procurar associações com os colegas. Não é muito rápido, mas tem um bom drible curto.
Recebe no pé mas também procura profundidade. Aspecto negativo é o facto de não competir há vários meses. Algumas dúvidas na questão mental. Por vezes parece alheado do jogo. Schmidt conhece-o bem e se tirar o melhor do Neres teremos aqui uma grande mais valia para o SL Benfica!"

Bigodes: Neres...

Petar Musa


"Ponta de Lança, 24 Anos, 1.90, Internacional Sub 21 pela Croácia e já chamado a selecção principal do seu país. Esta contratação é desnecessária mas pode ser útil. É um contra-senso mas se o SLB fizer uma limpeza na sua zona atacante, Musa pode ter o seu espaço. Fez a sua melhor época da carreira no Boavista. É um típico n° 9. Jogador muito forte de costas para a baliza, a ganhar a 1ª bola e a dar de primeira aos colegas. Tem um bom 1° toque. É um ponta de lança que apesar da sua altura sabe explorar os espaços nas costas das defesas. O aspecto mais negativo é quando está de frente para o jogo. Isto é, tem muitas dificuldades a definir, a encontrar as melhores soluções em cada momento e isso Roger Schmidt pede muito ao PL, como aconteceu na Holanda com Zahavi. Quando pensa muito releva muitos problemas. No Benfica dificilmente irá ter esse espaço pois vai jogar contra blocos baixos. Dentro de área consegue encontrar bem o sei espaço para finalização. Jogador de remate fácil. Apesar da sua dimensão física o jogo aéreo está longe de ser um ponto forte. Aspecto onde tem que evoluir."

Fedor!


"Se porventura a proposta do Sporting de retirar 3 títulos nacionais ao SL Benfica for aprovada em AG de FPF, o Benfica deve recorrer para os tribunais cíveis e, entretanto, abandonar todas as competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol.
Há coisas com as quais não se brinca.
O SL Benfica não pode, de forma alguma, aceitar que lhe retirem 3 títulos já reconhecidos e homologados, em defesa da honra de todos os dirigentes, treinadores e atletas que os conquistaram.
Se este imbróglio avançar, o Benfica não deve participar em mais um jogo enquanto a situação não for resolvida.
Um único."

Respeitar a história da Taça de Portugal


"O palmarés da Taça de Portugal tem de incluir os vencedores da prova quando denominada Campeonato de Portugal, de 1922 a 1938, ao invés de se considerar que Campeonato e Taça de Portugal são duas competições diferentes.
Não se trata de uma convicção, mas antes de uma certeza alicerçada na constatação de algumas evidências: relatório da FPF de 1938/39, em que é dada conta da mudança de nome da competição (de Campeonato de Portugal para Taça de Portugal); troféu inalterado; placas dos vencedores da Taça de Portugal incluem aqueles desde 1922.
Não se compreende sequer como a FPF aceitou que uma tentativa ridícula, para não dizer miserável, de empolamento do palmarés do Sporting fosse sequer discutida. Essa pretensão deveria ter sido rejeitada liminarmente, o revisionismo é óbvio.
Em 1938, a FPF propôs e as associações aprovaram em tempo útil. E nem sequer houve qualquer polémica. Afinal, tratou-se somente de uma alteração da designação. Tudo o que a FPF tem a fazer no presente é repor a verdade dos factos e reiterar o que foi decidido há mais de oitenta anos: a Taça de Portugal começou a ser disputada em 1922 e não em 1938 como se tornou convenção a partir dos anos 50.
Ao aceder a estudar o assunto, a FPF errou. Claro que, muito provavelmente, a única motivação foi a de calar os dirigentes do Sporting. Mas a comissão foi criada e sabe-se agora que a FPF aceitou submeter a votação dois pareceres sobre esta questão.
Do que se sabe acerca de seu conteúdo, ressalta o seguinte:
- As pretensões revisionistas do Sporting não colheram; - É defendido em ambos os pareceres, e bem, que o Campeonato Nacional começou a ser disputado na temporada 1934/35;
- Um dos pareceres é rigoroso quanto à história (a Taça de Portugal começou a ser disputada em 1922 e foi designada Campeonato de Portugal até 1938); 
- O outro parecer defende a ideia de que, não havendo outra competição nacional até 1934, os vencedores do Campeonato de Portugal até esse ano devem ser considerados campeões nacionais.
Quanto a este último ponto há que reafirmar o carácter revisionista desta ideia, embora seja de crer que talvez não haja motivações clubísticas a suportá-la.
E aqui há que recuar ao início dos anos 30 para se perceber o que esteve na base da criação do Campeonato Nacional, uma prova disputada em poule a duas voltas. Foi a necessidade identificada de tornar o futebol português (selecção) mais competitivo. Tal expõe ainda mais a fragilidade da tese de que houve campeões nacionais anteriores à existência do Campeonato Nacional – até porque houve edições com pouquíssimos jogos; a primeira, em 1921/22, limitou-se a um(!).
Infelizmente, receio que as associações aprovem o parecer da tese dos campeões desde 1922. O Algarve terá o Olhanense campeão. A Madeira, o Marítimo. Lisboa, o Atlético (via Carcavelinhos), o Belenenses, que passa de um para quatro, e Benfica e Sporting, ambos com mais dois. E Porto terá o FC Porto com mais três.
E será vergonhoso se o fizerem.
Limitem-se a respeitar a história, a própria história das associações que, em 1938, tomaram uma decisão sem qualquer celeuma, e reponham o que é factual: a Taça de Portugal começou a ser disputada em 1922. E só em 1935 houve o primeiro campeão nacional."

João Tomaz, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
O Benfica é o 1º clube português a integrar a plataforma Socios.com;

3
A nossa equipa feminina sub23 de polo aquático é tricampeã nacional;

9
Estamos na final do Campeonato Nacional feminino de hóquei em patins em busca do 9º título consecutivo. Caso vençamos, será igualado o feito das Marias, no voleibol, a mais longa série de títulos nacionais consecutivos do Benfica em modalidades coletivas;

28
Conquistámos o 28º Campeonato Nacional de basquetebol do nosso palmarés, um regresso a um título que fugia desde 2017. O Benfica tem agora tantos títulos nacionais como os seus três perseguidores mais diretos juntos (FC Porto, Sporting e Carnide). E uma novidade: o Benfica venceu no Dragão Arena e o troféu foi entregue no campo, ao invés da nossa equipa se ver obrigada a barricar-se no balneário, como em 2012, ou a sair sob uma chuva de pedras, outros objetos e cuspidelas, como em 1991;

74,52%
Percentagem de votos que aprovou o orçamento do Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2022/23;

75
Fez esta semana 75 anos (no dia 12) que faleceu Cosme Damião, um dos fundadores do Clube e considerado o “pai” do benfiquismo;

100
Os 75 milhões de euros pagos pelo Liverpool para aquisição do passe de Darwin é a segunda maior venda do Benfica e do futebol português. É também, até ao momento, a 2ª maior compra de sempre do clube inglês. E o valor total pode chegar aos 100 milhões de euros, consoante a concretização de objetivos que, a crer no veiculado pela comunicação social, são acessíveis, passando a ser o maior dispêndio de sempre do Liverpool na aquisição do passe de um jogador. Onde estão todos os que vociferaram contra o preço que o Benfica pagou ao Almería pelo jogador, não se sabe."

João Tomaz, in O Benfica

Visão: Everton...