Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Vermelhão: Assim, também conta!!!

Arouca 0 - 2 Benfica


Estamos naquela fase, onde joga-se pouco, mas ganhámos!!! Com outros, é a estrelinha de Campeão, com o Benfica, foi ´sorte' ou então o árbitro!!!

As ressacas da Champions são sempre complicadas. Mesmo quando se ganha na Champions. E quando se ganha, com alguma euforia, ainda é pior! Pois a famosa mudança de Chip torna-se mais complicada! Por 'azar' ainda por cima, fomos obrigados a jogar fora da Luz, e em cima disso, a deslocação logisticamente mais complicada, pois não é fácil chegar a Arouca... Se tivesse sido fosse na zona metropolitana do Porto, ou no Algarve, ou mesmo na Madeira, tinha-se feito a viagem de avião, mas para Arouca isso não é possível...!!!

Como treinador de bancada, posso afirmar que neste tipo de jogos, preferido que o treinador faça rotação. Explico: os jogadores titulares, têm a tendência para relaxar... a descompressão após a vitória no Mónaco foi notória, qualquer um dos jogadores que neste momento não tem o estatuto de titular, iria encarar o jogo de Arouca, como a final da Champions, e foi isso que nos faltou, durante muito tempo... Mas, como é óbvio, se o Lage tem feito isso, e o Benfica tivesse 'desperdiçado' a derrota do Sporting, estaria tudo a cair em cima dele!!!

Assim, jogámos com o 11 'normal', mas desde cedo foi visível que iriamos ter muitos problemas em 'aguentar' o meio-campo! O auto-golo cedo, ainda veio acentuar a nosso não-domínio!!! Tentámos bolas longas, o Arouca, até jogou com a linha defensiva relativamente alta, mas não temos jogadores com características para esse tipo de jogo... Nota para o bom jogo do Arouca, no meio-campo, perderam os avançados do ano passado, mas o estilo de jogo, apoiado continua, com o David Simão a ser o patrão...

Mesmo assim, o Trubin defendeu aquela tentativa de chapéu, mas as outras defesas complicadas foram efetuadas pelo guarda-redes do Arouca... Voltámos a entrar mal no 2.º tempo, mas quando as pernas começaram a faltar ao Arouca, e com a entrada do Barreiro e do Beste, finalmente vencemos a luta pela bola, e começamos a dominar o jogo. A agressividade do Barreiro foi essencial...


O penalty chegou, marcámos o 2.º e o jogo ficou decidido, mesmo com a reação positiva do Arouca... que obrigou o Trubin, a mais uma excelente defesa!

Bom jogo do Tomás Araújo, foi um autêntico 10, em vários momentos! Tino e Bah também tiveram bem... O Trubin, com duas defesas boas, e transmitindo segurança no resto do jogo (pode ser cedo, mas após a troca de treinadores de guarda-redes, nota algumas melhorias...)!


O Pavlidis merecia um golo... festival de oportunidades perdidas! Os Turcos, na seleção jogaram os dois jogos, creio que completos, estão claramente a precisar de descanso... Até o Aursnes me pareceu cansado após o Mónaco!

Godinho a perdoar expulsões ao Loum e ao Chico Lamba, mas tenho a certeza que ninguém se vai importar com isso!!!


Vamos ter uma semana para preparar o jogo com o Guimarães, uma das equipas que melhor futebol tem praticado esta época. O Kokçu está castigado, mas parece-me que o Barreiro ou o Rollheiser o podem substituir... Agora, a equipa, no seu conjunto, vai ter que focar-se no jogo com o Guimarães, como fosse um jogo da Champions! O Sporting perdeu aquele ar de invencível, perderam 3 pontos, mas nós temos 1 jogo a menos, e muitos jogos pela frente, onde estamos obrigados a ganhar... O Lage sabe disso, e no final do jogo de hoje, tentou focar a equipa no próximo jogo...

Empate na Madeira...


Marítimo 1 - 1 Benfica
N. Félix(19')


Dos jogos onde tivemos uma vantagem mínima, este terá sido aquele onde gerimos pior o jogo! Contra um adversário aguerrido, fomos superiores durante muito tempo, mas com a vantagem, acabámos por recuar demasiado, e nos últimos perdemos a capacidade de sair a jogar...

70 000

O segredo do Benfica


"A cola que liga tudo e verdadeiramente explica o bom momento da equipa

Ter jogadores de qualidade excecional, uma estratégia e ideia de jogo que funcionam, também a pontinha de sorte que faz a diferença quando as coisas correm menos bem, de tudo isto é formado o bom momento da equipa do Benfica, mas creio que o principal segredo, que na verdade de secreto não tem nada, é a atitude e mentalidade certas.
Bruno Lage, o treinador, desde que chegou, em setembro, tem insistido no espírito de equipa, na ideia de um coletivo em detrimento do individual, na entrega solidária acima do génio. Passa uma mensagem que claramente os jogadores percebem e com a qual se identificam. Não sejamos injustos, também foi assim na primeira época de Roger Schmidt, mas o anterior treinador do Benfica perdeu pelo caminho o essencial: a garantia de jogadores enquanto grupo, junto e focado nos objetivos.
A roda no relvado depois da vitória no Mónaco, para a Champions, com Bruno Lage de olhos arregalados, de palavras firmes e a esbracejar com os jogadores, em comunhão, foi, efetivamente, um sinal de liderança do treinador e de sintonia.
Desde sempre é uma verdade absoluta no futebol: podes ter os melhores jogadores mas não vai resultar se com eles não formares uma boa equipa. E a cola que liga tudo é a mentalidade; é o ingrediente principal. A mentalidade da equipa do Benfica tem sido a certa. E disso dependerá também o sucesso de João Pereira no comando do Sporting, de Vítor Bruno no FC Porto, ou de Ruben Amorim na liderança do Manchester United."

Terceiro Anel: Diário...

Mestre das Marionetas!!!

"Joga a bola"!!!

Falta de memória!

Aceita-se!!!

Limpinho!

Clubite...



"A diferença de tratamento que o Record dá à primeira derrota do SL Benfica e do Sporting, para o campeonato, é gigantesca, quase pornográfica.
Dá até dó saber que não conseguem disfarçar a clubite que os caracteriza.
Para estes artistas o Santa Clara não teve mérito. Foi culpa do árbitro..."

Mal habituados!

Somar três pontos


"O destaque da BNews é o desafio em Arouca esta tarde, onde o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, em visita à Casa do Clube na cidade, ontem, anunciou o aumento da lotação do Estádio da Luz.

1. Mais Benfiquistas na Luz
Numa jornada de grande benfiquismo em Arouca, por ocasião da inauguração oficial das novas instalações da Casa Benfica local, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, aproveitou para anunciar um incremento significativo na lotação do Estádio da Luz: "Ambicionamos que mais sócios e mais adeptos possam desfrutar da oportunidade única que é apoiar o nosso Clube. Embora o Estádio da Luz seja já o maior e mais imponente estádio do país, anuncio hoje que iremos aumentar a sua lotação para 70 mil lugares. À imensa vontade dos Benfiquistas de apoiar de perto a sua equipa respondemos assim, dando oportunidade a mais 5 mil adeptos, preservando, no entanto, as atuais condições de segurança, acesso, conforto e visibilidade."

2. Confiança na equipa
À margem da inauguração oficial das novas instalações da Casa Benfica Arouca, Rui Costa prestou declarações à Comunicação Social e abordou vários temas. A confiança no grupo de trabalho liderado por Bruno Lage é a nota dominante.

3. Continuar na senda de triunfos
O treinador do Benfica, Bruno Lage, refere: "Não é só olhar para o que de bom aconteceu no Mónaco, é olhar, sim, para aquilo que de bom nós temos vindo a fazer nestes três meses. Isso é que nos dá a confiança e, também, a responsabilidade de continuarmos e prolongarmos este nosso momento. Jogar com qualidade e vencer o jogo."

4. Resultados
Na Luz registaram-se vitórias em andebol e basquetebol, frente a Vitória de Guimarães (36-24) e UD Oliveirense (93-75), respetivamente. Os Juniores golearam o Casa Pia por 6-0. Fora de portas, triunfos em futsal, nos masculinos, com o Ferreira do Zêzere (2-5) e nos femininos com o EDC Gondomar (0-3). Em voleibol, o Benfica ganhou por 2-3, na deslocação ao Vitória de Guimarães. No feminino, vitória, por 0-9, no rinque no CRIAR-T, em hóquei em patins, e triunfo na piscina do Fluvial Portuense por 7-19, em polo aquático. O jogo com o Marinhense a contar para a Taça de Portugal de hóquei em patins foi adiado para 15 de dezembro.

5. Jogos do dia
Às 18h00, o Benfica visita o Arouca na 12.ª jornada da Liga BetClic. A equipa B atua no reduto do Marítimo (15h30). Quanto a equipas femininas, visita ao CAB Madeira, em basquetebol (15h00), e receções ao Vitória de Guimarães, em voleibol (17h00), e Turquel, em hóquei em patins (19h00).
Nesta manhã, os Juvenis receberam o Sacavenense e ganharam, por 7-2. Os Iniciados jogaram em Águas de Moura frente ao Vitória de Setúbal e venceram por 2-5.

6. Campeonatos Nacionais Seniores de Judo
Os atletas do Benfica alcançaram 6 medalhas no primeiro dia.

7. Centenário do Râguebi
Houve jantar de comemoração do centenário do râguebi benfiquista, onde foi apresentado o livro "Secção das Sedas – 100 Momentos e 100 Figuras da História do Râguebi do SL Benfica", da autoria de António Simões dos Santos.
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, marcou presença no evento e assegurou o empenho da Direção do Clube em valorizar esta modalidade: "Tudo faremos para voltar a dar ao râguebi do Benfica uma casa própria, uma casa onde as nossas equipas possam jogar e, acima de tudo, onde a nossa Formação possa crescer."

8. Foi há 70 anos
Hoje comemora-se a efeméride da inauguração do antigo Estádio da Luz.

9. História Agora
Veja a habitual rubrica das manhãs de quinta-feira da BTV."

Treinador: de peça fundamental a elo mais fraco


"A pressão que está a ser feita a Vítor Bruno não tem só a ver com a vertente desportiva. Vítor Bruno é o alvo mais fácil e que permite fragilizar quem lidera o clube

Ninguém tem dúvidas de que a escolha de um treinador é um dos atos de gestão mais importantes num clube/SAD. A importância dos treinadores na estratégia de um clube desportivo está bem visível. Para os adeptos, o mais importante será sempre a bola entrar. É isto que traz a tranquilidade e estabilidade que todas as direções gostam de ter para fazer o seu trabalho. Também é verdade que cada vez mais existe uma maior exigência e escrutínio em outras áreas de gestão das SADs desportivas. Isto só acontece porque os adeptos percebem, finalmente, que uma boa gestão fora dos relvados é fundamental para potenciar os resultados desportivos, através da criação de melhores condições financeiras que propiciam melhores jogadores, melhores condições de trabalho e melhores experiências aos adeptos.

Projetos 'vs' fezadas
A gestão dos treinadores que são um dos quadros mais importantes num clube/SAD é bem demonstrativa da forma como os clubes são geridos. Claro que há exceções e existem momentos em que é necessário cortar com algo que não faz sentido. Contudo, se analisarmos os 15 clubes que permaneceram na liga portuguesa de 23/24 para 24/25 chegamos a uma conclusão estranha. O treinador que tem mais jogos seguidos no mesmo clube na primeira liga é Armando Evangelista, que contabiliza 20 jogos! Pode parecer brincadeira, mas não é. São factos. Armando Evangelista é o treinador que está há mais tempo seguido no mesmo clube em Portugal e tem apenas 20 jogos realizados na primeira liga! Por aqui percebemos que os treinadores são claramente os elos mais fracos. Também percebemos que muitos clubes contratam treinadores com base em fezadas e não em competências, caso contrário este cenário seria diferente.

A pressão sobre Vítor Bruno
O FC Porto passa por uma situação complicada. A herança financeira da anterior direção é muito complicada de gerir. Adicionalmente estão-se a cortar regalias a que um conjunto (alargado) de pessoas tinha acesso. O caminho que está a ser seguido deixa insatisfeita muita gente que estava ligada ao clube. Em termos desportivos não deve haver nenhum adepto portista que se sinta contente. Três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos, com a agravante de uma das derrotas ter sido por números elevados frente ao rival Benfica. Durante uma época existem sempre momentos menos positivos. Aqueles que os conseguem ultrapassar com maior rapidez são os que por norma alcançam títulos.
No caso de Vítor Bruno muitos adeptos pedem a sua demissão. É natural que assim seja, até porque os adeptos têm comportamentos sentimentais. Apesar de difícil, toda esta situação pode ser ultrapassada. A chave está em quem dirige. É importante que André Villas-Boas e a sua administração conheçam as competências do seu treinador. É fundamental que percebam que o conjunto de jogadores à disposição do técnico, apesar de ter qualidade, é inexperiente e tem de crescer em competição. É determinante que a administração azul e branca saiba como e onde quer chegar. É preponderante que todos os jogadores, com azia ou sem azia, demonstrem compromisso e estejam preparados para sacrificar o eu pelo nós.
A pressão que está a ser feita a Vítor Bruno não tem só a ver com a vertente desportiva. Vítor Bruno é o alvo mais fácil e que permite fragilizar quem lidera o clube. Em cima da mesa só há três soluções possíveis: acompanhar e validar o trabalho do treinador; despedi-lo; alterar o plantel e cortar com aqueles que não têm o compromisso ideal. A realidade é que, em poucos meses, AVB tem-se deparado com várias decisões estruturais, financeiras e agora desportivas de grau de dificuldade elevado.

A escolha de João Pereira
A saída de Ruben Amorim deixou o Sporting em terreno desconhecido. O agora treinador do Manchester United tinha um conjunto de competências difíceis de encontrar. A missão de substituir Ruben Amorim seria sempre complicada e um risco. A administração verde e branca optou por escolher João Pereira, que até ao momento tem pouca experiência como técnico principal. Mesmo quem acompanhava a Liga 3 não tem capacidade para fazer uma avaliação concreta de técnico. Quero acreditar que a decisão de Frederico Varandas e da sua equipa administrativa teve por base as competências técnicas, táticas, de comunicação e de liderança do seu novo timoneiro. Reconheço que mesmo para a atual administração leonina é difícil perceber se João Pereira tem a capacidade de liderar um plantel que tinha como treinador alguém que se impunha com naturalidade e com muita personalidade. Quando as coisas estão todas a correr bem é importante desconfiar e perceber que num ápice tudo muda. A decisão da escolha de João Pereira é um risco que esta administração assumiu e pela qual será responsável.
Termino como comecei o artigo: um treinador pode fazer toda a diferença num clube/SAD. O mérito e a competência atribuída a uma administração podem rapidamente ser invertidos. Esta é a magia do futebol, onde um clube/SAD em dificuldades pode rapidamente dar a volta (e vice versa) se conseguir resultados desportivos e, como consequência, valorizar ativos que se convertem em euros. Apesar de existir muita aleatoriedade no futebol, a probabilidade de vencer e de ter sucesso aumenta quando as decisões são devidamente fundamentadas e enquadradas na realidade de cada clube e no respetivo contexto desportivo.

A valorizar: Artur Jorge
Escrevo desconhecendo o resultado da final da Libertadores. Seja qual tenha sido o desfecho final, Artur Jorge tem feito um trabalho incrível. Está a fazer sonhar o Botafogo e merece a nossa atenção e distinção.

A desvalorizar: Pep Guardiola
Os melhores treinadores e jogadores também sentem a pressão. O empate a três bolas frente ao Feyenoord demonstra bem a dificuldade que todas as equipas têm em ultrapassar as fases menos positivas."

Jogo Económico: Data Science no futebol: como a Goalpoint mudou o paradigma

Zero: Ponto Final - Tiago Targino - «O grande azar da minha vida aconteceu contra o Benfica»

Atypical: Getting Sh*t Done | Trey's Slice of Life Ep. 1