Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Vermelhão: Vitória, com milagre pelo meio!!!

Arouca 0 - 2 Benfica


Primeiro: milagre!!! O Benfica beneficiou de um penalty, com o jogo em 'aberto', que só não foi o único golo do encontro, porque nos descontos, marcámos o segundo!!! Amanhã, haverá seguramente alguém com os dados exactos, mas muito provavelmente a última vez que algo parecido aconteceu, terá sido na época do Tetra!!!!! São praticamente 3 anos!!! Sendo que neste espaço de tempo, os 3 penalty's que me recordo a favor do Benfica, foram todos em jogos que vencemos de goleada, e todos em momentos 'não decisivos'!!! Portanto, independentemente da 'clareza' do lance, independentemente de poucos minutos depois ter sido assinalado um penalty contra o Benfica, o facto do penalty ter sido assinalado, ainda por cima com dois anti-Benfiquistas primários a 'mandar', um no campo e outro no VAR, é digno de registo!!!

Em relação ao jogo, valeu pelos 3 pontos, num jogo que controlámos quase sempre, mas sem grande brilho. Na 1.ª parte fomos a única equipa que tentou o golo, mesmo com a equipa a sentir muitas dificuldades em encontrar espaços nos últimos metros! Criámos boas oportunidades para marcar, mas o golo só surgiu de penalty... O penalty 'contra' apareceu do 'nada'!!!

No 2.º tempo, com a entrada do Everton, a equipa mudou os posicionamentos, começamos a controlar mais o jogo, mas com as substituições, e com o tempo a passar, a vencer pela diferença mínima, fomos recuando e o Arouca até teve duas oportunidades... Controlar uma diferença mínima é sempre perigoso, o 2.º golo chegou muito tarde...

Parece-me que o Veríssimo está 'dividido' em optar definitivamente pelo 433, que ele usava na equipa B, ou o 442 do tempo do Lage... Pessoalmente gosto mais do 442, mas o Gonçalo tem que jogar como 2.º avançado, pois é o único dos nossos avançados com características para jogar naquela posição!!!
Os adversários já perceberam como anular o ataque do Benfica: 'oferecer' as alas, e povoar o 'meio', não me admirava que todos os nossos adversários usassem a mesma estratégia contra o Benfica, temos que nos adaptar: contra equipas muito fechadas, é preciso paciência (algo que a equipa não tem... nem os adeptos), e muita disciplina posicional para evitar os contra-ataques, nas nossas perdas de bola...
A questão da intensidade, na minha opinião é mais complicado, porque os jogadores do Benfica sempre que aumentam a 'pressão' são intimidados pelos apitadeiros!!! Ainda hoje, logo após a nossa primeira grande oportunidade, a falta assinalada ao Paulo Bernardo foi absurda...!!! 

O Odysseas, acabou por fazer duas defesas importantes, mas o penalty era totalmente escusado, voltou a hesitar! Tinha tudo para chegar primeiro à bola... O Paulo Bernardo deve jogar sempre no 'meio'...

Agora, vamos ter Taça da Liga, contra o Boavista, sem o Otamendi e o Darwin!!! Se na defesa tenho confiança no Morato, no ataque a ausência do Uruguaio complica as coisas, pois apesar de todas as más decisões do Darwin, é o nosso avançado que mais arrisca o 1x1, que mais ganha sprint's e corpo a corpo!!!

Memórias...






"Numa altura em que todos se deleitam com transcrições de escutas publicadas pela Cofina de assuntos que não têm qualquer relevância criminal e apenas servem para cometer um crime de devassa da vida privada e de violação do segredo de justiça, é pertinente recordar outras escutas que, essas sim, tiveram relevância criminal e acabaram abafadas pela Justiça e pela agenda que rege o Sistema."



Objectivo: três pontos


"O nosso treinador, Nélson Veríssimo, resumiu ontem, numa frase, a mentalidade exigida a qualquer representante do Benfica: "Temos a obrigação de lutar pela vitória." Jogo a jogo, sejam quais forem as circunstâncias, esta é sempre a postura requerida a quem tem a honra e a responsabilidade de defender as nossas cores e emblema.
A injustiça de que fomos vítimas, para mais havendo o recurso à videoarbitragem, nas partidas com Estoril, FC Porto e Moreirense, só para citar as mais recentes, não nos vai desviar da nossa ambição.
Para Nélson Veríssimo, a equipa está ainda numa fase de transição de processos e rotinas de treino e jogo, e faz questão de realçar que "os jogadores têm sido inexcedíveis, a equipa está a dar uma resposta muito boa". "Temos de acreditar que o caminho é o correto e que irá ao encontro dos resultados esperados", afirmou.
Frente ao Arouca, ainda de acordo com o nosso treinador, espera-se um adversário "com qualidade coletiva" e "em bloco médio/baixo, a explorar algumas transições e a jogar nos nossos erros". O objetivo, conforme referido por Nélson Veríssimo, é "ir buscar os três pontos". Confiamos que será cumprido.
E sempre fundamental para que consigamos atingir os nossos objetivos é o apoio dos Benfiquistas. Veríssimo apelou aos adeptos que apoiem a equipa também em Arouca (hoje às 19h00), sabendo-se que "quando estão com a equipa, esta transcende-se" e fica mais próxima de vencer, que é o que todos desejamos.
Vamos, Benfica!"

A (in)justiça e o Benfica – Parte II


"Como mencionado na primeira parte do artigo, o Ministério Público tem revelado uma conduta persecutória e iníqua movida contra o Sport Lisboa e Benfica. Tal levou-nos a expor, na semana passada, as questões éticas detrás destas ações, a (i)legalidade das transcrições de escutas que têm vindo a público – quase sempre assinadas pela jornalista Tânia Laranjo -, a devassa da vida privada a terceiros e as toupeiras do Ministério Público que têm passado informações sem qualquer relevância criminal e/ou processual à Cofina, com o único intuito de criar um clima de suspeição e de descrédito da instituição Sport Lisboa e Benfica perante os agentes de jogadores, clubes com os quais negocie e com os próprios ativos do plantel.
Hoje abordaremos mais alguns pontos e questões que achamos pertinentes trazer a público e que demonstram a promiscuidade total que existe entre a Justiça e determinados órgãos da comunicação social. Comecemos, então, pela preocupação do Ministério público em tentar associar o pagamento de uma comissão a uma hipotética - e ridícula - hipótese de corrupção desportiva e de viciação de resultados por parte do Benfica.
Esta associação é de tal forma anedótica que nem deveria ser motivo de conversa, mas a verdade é que um dos procuradores encarregues pelo processo “Cartão Vermelho” suspeita que em 2009 o Benfica terá pago a comissão de uma compra efetuada em 2014 cuja venda se efetivou em 2018. Em suma, para o magistrado o Benfica tem uma bola de cristal que consegue prever o futuro. Não bastava o FC Porto ter uma bruxa nos seus quadros, agora também querem fazer crer as pessoas de que o Benfica tem uma vidente.
Palhaçadas à parte, importa questionar o seguinte:
Porque é que o Ministério Público não teve qualquer pejo em lançar esta suspeita para a praça pública, mas, em sentido oposto, protegeu o FC Porto e as negociatas com o Portimonense? Entre estes dois clubes já não existe a hipótese de viciação de resultados?
Onde anda a conclusão sobre a investigação ao negócio Nakajima? Este jogador foi vendido ao Al Duhail por 35 milhões de euros, a 3 de fevereiro de 2019, e somente 5 meses haviam passado quando a 5 de Julho é novamente vendido ao FC Porto, por 12 milhões de euros (50% do passe). Em apenas 5 meses “desapareceram” 23 milhões de euros que, com toda a certeza, nunca serão recuperados, e o jogador acabou desvalorizado em cerca de 11 milhões. Nakajima fez então uma época no FC Porto e, na época seguinte, foi novamente cedido, desta vez ao Al Ain, onde realizou apenas 2 jogos. Volvido um ano retornou à casa de partida, o Portimonense... por empréstimo do FC Porto.
Além de Nakajima, temos ainda o carrossel Galeno, Paulinho, Ewerton, Wilson Manafá, Rafa Soares, Inácio, Fede Varela, Chidera Exeh, Rui Costa, Musa Yahaya, Fidelis Irhene, Luís Mata, Maurício Antônio, Gleison e muitos mais, numa mixórdia de empréstimos e comissões que levantam claras suspeições de lavandaria.
Alguém leu alguma transcrição de escutas sobre isto? A AT manifestou-se?
Onde anda a conclusão sobre a investigação do Ministério Público ao jogo entre o Estoril Praia e FC Porto, de 2018, cujo desfecho acabou por passar impune aos olhos de todos, tendo o próprio treinador estorilense manifestado estupefacção e fortes críticas perante a atitude dos seus jogadores? Falamos do jogo com maior duração de sempre na história do campeonato português, cujo intervalo durou 38 dias, tendo o jogo sido interrompido ao intervalo por causas misteriosas que apenas os elementos dos Super Dragões poderão esclarecer.
Francisco J. Marques revelou, na altura, que dos 784 mil euros pagos ao Estoril Praia durante o intervalo, uma parte foi relativa a dívidas da transferência de Carlos Eduardo para o Al Hilal e outra parte relativa à cedência temporária de Licá.
Sabemos, através dos R&C da Porto SAD, que em 30 de junho de 2017 não existia qualquer dívida descriminada à Estoril SAD. A fatura, segundo Francisco J. Marques, foi emitida em 26 de Novembro de 2017. O problema desta afirmação? É que é mentira. A dívida já tinha sido descriminada em 28 de fevereiro de 2017, como comprovam os R&C da Porto SAD.
Em 5 épocas (2013 a 2017/18), as renumerações dos administradores do FC Porto ascenderam a 8 milhões de euros. Ninguém se insurge nem questiona de onde veio o dinheiro, ainda para mais tendo em conta que o clube está completamente falido?
Será que os familiares de Pinto da Costa, Antero Henrique e Adelino Caldeira também estão sob escuta, já que alegadamente lucraram milhões de euros com comissões nas transferências de jogadores, tais como Quaresma, Rolando e Casemiro?
E em relação às suspeitas desportivas, como não relembrar o penálti falhado por Jackson Martínez, então jogador do Portimonense, frente ao FC Porto? Já todos se esqueceram que com esse penálti escandalosamente falhado – que mais parecia propositado -, o FC Porto conseguiu arrecadar 3 pontos e prosseguir no campeonato com uma vitória pela margem mínima? Este lance não levanta suspeitas ao Ministério Público?
E, por fim, não podemos deixar de evidenciar os desvios por parte do FC Porto e Sporting ao fisco. É, por isso, pertinente questionar se o Ministério Público e a Autoridade Tributária já estão a investigar as negociatas entre FC Porto e V. Guimarães e FC Porto e Sporting. Um grande regabofe à trois.
Sobre a primeira negociata, falamos de jogadores que custaram 15 milhões e foram diretamente para a equipa B dos vitorianos. Suspeito? Nada. A isto acrescenta-se o facto do V. Guimarães ter vendido igualmente 2 jogadores ao FC Porto pelo mesmo valor, totalizando assim um valor real de 0€ entre as partes. Soube-se, nos dias seguintes a este negócio ter sido tornado público, que estes valores apenas serviram para mascarar as contas do FC Porto e fugir às imposições do fair-play financeiro. Sobre a segunda negociata, Pinto da Costa e Frederico Varandas, em mais uma manobra para ludibriar as contas de ambos os clubes e contornar o fair-play financeiro da UEFA, fizeram uma troca direta dos jogadores Rodrigo Fernandes por Marco Cruz, num negócio fixado em 11 milhões de euros que apenas serviram para subir os ativos dos clubes e consolidar as contas dos mesmos, à semelhança do negócio com o V. Guimarães. Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting, teve ainda o desplante de vir dizer que «foi esta operação que permitiu ao Sporting não vender jogadores titulares como Palhinha, Matheus Nunes ou Pedro Gonçalves».
Para concluir, temos a polémica de Otávio, em que o empresário do jogador veio desmentir os 15 milhões de prémio declarados no R&C da SAD portista. Mais tarde veio a saber-se que a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD decidiu engrenhar numa ginástica financeira para contornar, uma vez mais, o fisco, não registando os valores dos salários no presente ano fiscal e faseando-a pela vida útil do contrato de Otávio. Assim o FC Porto escapou ao escrutínio da UEFA e facilitou as suas obrigações financeiras com as várias entidades envolvidas, livrando-se de vários encargos, entre os quais os impostos à Segurança Social.
Interessa ao Ministério Público e Autoridade Tributária investigarem tudo isto? Obviamente que não, pois sabemos que existe uma agenda obscura que fala mais alto. Essa agenda, cada vez mais evidente, comanda o que sai na comunicação social e tem como principal propósito manipular as ideias e pensamentos dos cidadãos, levando-os a acreditar num guião predefinido que visa descredibilizar e criar instabilidade e desconfiança em redor do Benfica, forçando o julgamento do clube na praça pública.
É vergonhoso e abjeto o que está a acontecer em Portugal e, em particular, no desporto português. Se antes se esforçavam para esconder as promiscuidades e ligações entre a Justiça e o desporto, mesmo fazendo as coisas às escondidas, hoje não se coíbem sequer de o fazer às claras.
Quando temos presidentes de rivais que são apanhados a encomendar prostitutas para árbitros e nada lhes acontece e outros que dizem, sem qualquer pudor, que têm na sua lista dois juízes conselheiros do supremo tribunal, um procurador da república e um juiz desembargador, tudo fica cristalino e explicado.
Assim que esta perseguição terminar e mesmo que mais tarde todos os casos venham a ser desmentidos e arquivados em tribunal - à semelhança dos anteriores -, para a memória ficará cravada a mancha de descrédito e desconfiança lançada sobre a instituição Sport Lisboa e Benfica.
Infelizmente, só não vê isto quem não quer... e ainda há quem aplauda."

Até este...!!!

Dupla da Vargonha!







"A dupla do jogo da vergonha de Paços nomeada para o Arouca-Benfica amanhã! Dois senhores que deveriam ter sido imediatamente banidos da arbitragem no dia seguinte a esse jogo, continuam em 2022 a passear-se alegremente na Liga Proença&Fontelas, a viciar resultados a favor da Aliança do Altis

(...)"



Empate...

Sanjoanense 5 - 5 Benfica

Melhor série da época, interrompida, com um empate concedido no último segundo, numa partida, onde fomos muito passivos durante muito tempo... Mesmo assim, a perder por 2-0 3 3-1, fizemos a remontada para 3-5, mas não conseguimos evitar o empate mesmo nos últimos instantes!

O Cantinho Benfiquista #87 - Um Futuro Difícil ou Prometedor?

Florentino – O recuperador que faltava


"O retorno de Florentino Luís parece vir a ser o primeiro pedido de Nelson Veríssimo atendido pela direção do Benfica. Independentemente de ser Florentino ou outro jogador qualquer, era visível a todos que a equipa foi construída com uma lacuna no meio campo.
Meité é a opção direta a Weigl mas não é um 6 puro, nem tem capacidade para se movimentar como tal posição o exige. O próprio Weigl é um jogador tremendo a nível técnico e a tirar a bola de zonas de pressão mas não tem as características de um 6 que tenha a missão de recuperar bolas, pressionar e funcionar como um tampão que trava as transições rápidas dos adversários (recordar o jogo com o Sporting, onde Matheus Nunes conseguiu sempre sair em vantagem).
Florentino pode trazer à equipa, caso retorne e venha a ser opção com regularidade, tudo isso. É um 6 puro, também com qualidade técnica, mas muito mais capaz de estancar transições ofensivas devido uma leitura e posicionamento que lhe permitem rapidamente perceber por onde o adversário irá sair e encostar.
Consegue ter um elevado número de bolas recuperadas por jogo também pela capacidade que tem de fazer equilíbrios nos 3 corredores. Acabando por ser aquilo a que no futebol habitualmente chamamos de um “polvo” no meio campo.
Até hoje, a sua qualidade ainda não explodiu como seria de prever depois da época em que se afirma no meio campo do Benfica de Bruno Lage também porque lhe falta dar o passo seguinte no que toca ter um papel mais ativo na fase de construção. Muitas vezes acaba por ser “acusado” de não arriscar no passe para dentro do bloco adversário, não contribuir para o momento ofensivo da equipa e isso são características que num clube que passa a maior parte do tempo no meio campo adversário paga-se caro.
Contudo, no plantel do Benfica não existe nenhum jogador com as características de Florentino quer seja, na recuperação de bolas, no posicionamento defensivo, na reação à perda nem na passada larga que exibe sempre que é necessário recuperar posição.
Caso se confirme a sua chegada, o Benfica acaba por ganhar duas opções válidas para reforçar o meio campo. Florentino e Paulo Bernardo dois jogadores da formação mas que acabam por vir acrescentar perante o que oferecem as opções atuais com Meité e Taarabt."

Comunicado


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, vem transmitir o entendimento do Presidente da Mesa da Assembleia Geral relativamente à Assembleia Geral extraordinária iniciada, em primeira convocação, no passado dia 6 de janeiro, e que terá continuação no próximo dia 24 de janeiro, pelas 19.00 horas, conforme segue: “

1. No passado dia 6 de janeiro de 2022, pelas 19.00 horas, foi iniciada a Assembleia Geral Extraordinária da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (doravante referida por “Sociedade”) para deliberar sobre a eleição e recomposição dos cargos sociais do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral e a eleição dos membros dos respetivos órgãos para o mandato relativo ao quadriénio 2021/2025.

2. No âmbito da discussão do referido ponto único da ordem de trabalhos, o Dr. António Albino Pires de Andrade, representante dos acionistas minoritários José António dos Santos, Grupo Valouro - SGPS S.A., Avibom - Avícola S.A. e Rações Valouro S.A., titulares, no total, de 3.766.578 ações ordinárias, representativas de 16,38% do capital social e dos direitos de voto da Sociedade (doravante referidos conjuntamente por “Acionistas Minoritários”), manifestou a intenção de votar contra a proposta apresentada e oportunamente disponibilizada pelo acionista Sport Lisboa e Benfica (titular da totalidade das ações da Categoria A, representativas de 40% do capital da Sociedade) e, nessa medida, exercer o direito de eleger um administrador, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 392.º, números 8, 6 e 7, do Código das Sociedades Comerciais.

3. Nesse âmbito, o representante dos Acionistas Minoritários manifestou a intenção de propor o Dr. António Albino Pires de Andrade para o cargo de vogal do Conselho de Administração durante o mandato relativo ao quadriénio 2021/2025.

4. O artigo 392.º, números 8, 6 e 7, do Código das Sociedades Comerciais, procura acautelar que os acionistas minoritários titulares de, pelo menos, 10% de ações representativas do capital social da sociedade em causa que votem contra a proposta que fez vencimento na eleição dos administradores possam designar um administrador, o qual substitui automaticamente a pessoa que figure em último lugar na lista vencedora.

5. Sem prejuízo do disposto na lei societária, é também necessário atender ao disposto na Lei n.º 62/2017, de 1 de agosto, relativo ao regime da representação equilibrada entre pessoas do género masculino e feminino nos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa (doravante referida por “Lei n.º 62/2017”), designadamente o respetivo artigo 5.º, que estabelece que a proporção de pessoas de cada género designadas de novo para o órgão de administração não pode ser inferior a 33,3% a partir da primeira assembleia geral eletiva após 1 de janeiro de 2020, conduzindo, consequentemente, a um conflito entre os comandos legais previstos em cada um dos referidos diplomas.

6. Tendo em conta o exposto e considerando que:
(i) a proposta apresentada pelo acionista Sport Lisboa e Benfica para o Conselho de Administração pretendeu assegurar o cumprimento do disposto na Lei n.º 62/2017, apresentando, nessa medida, duas pessoas do género feminino para o cargo de vogal, as quais figuram em último lugar nessa lista; e
(ii) a eleição do candidato proposto pelos Acionistas Minoritários teria tido como efeito a substituição automática da pessoa que figura em último lugar na lista apresentada pelo acionista Sport Lisboa e Benfica, levando a que, em virtude da posição assumida pelos Acionistas Minoritários, a Sociedade ficasse em incumprimento do disposto na Lei n.º 62/2017,

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral colocou à votação dos senhores acionistas a suspensão da Assembleia Geral Extraordinária para permitir aos mesmos ponderar a situação em causa e procurar encontrar uma solução que assegure o cumprimento da lei, tendo esta deliberação sido aprovada, pelo que os trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária serão retomados no próximo dia 24 de janeiro de 2022, às 19.00 horas, no mesmo formato, isto é, exclusivamente através de meios telemáticos, com recurso a videoconferência (nos termos do disposto no artigo 377.º, n.º 6, alínea b) do Código das Sociedades Comerciais).

7. Até ao momento, não chegaram ao conhecimento do Presidente da Mesa da Assembleia Geral quaisquer propostas adicionais além daquelas que foram apresentadas na sessão iniciada no dia 6 de janeiro de 2022, conforme acima referido. Caso o Presidente da Mesa da Assembleia Geral venha a receber alguma informação adicional relevante a este respeito, promoverá as diligências necessárias para, nos termos previstos na lei, a tornar pública.

8. Sem prejuízo, no próximo dia 24 de janeiro de 2022, às 19.00 horas, serão colocadas à votação as propostas apresentadas e disponíveis nessa data, nos termos legalmente previstos.

Lisboa, 20 de janeiro de 2022"

Balanço das 5 modalidades de pavilhão masculinas | SL Benfica


"Qual destas 5 modalidades achas que vai ser melhor sucedida?

Acabados de chegar ao ano civil de 2022, a época desportiva está a meio e está na hora de fazer um balanço das modalidades masculinas do SL Benfica. Já com algumas decisões disputadas, irei aqui fazer um breve resumo das épocas dos encarnados nas respetivas equipas masculinas.

1. Voleibol
Para não variar, o voleibol tem sido a modalidade masculina melhor sucedida até ao momento. Iniciaram a época a conquistar a Supertaça com uma vitória por 3-2 sobre o Sporting CP.
Depois, pela segunda vez em três temporadas, a equipa orientada por Marcel Matz qualificou-se para a Fase de Grupos da CEV Champions League, perdendo as duas primeiras jornadas para o Zenit São Petersburgo e para o BR Volleys, sendo que o jogo da terceira jornada contra o Vojvodina Novi Sad foi adiado devido a um surto de Covid-19 na equipa sérvia.
Quanto ao campeonato, a equipa encarnada realizou uma primeira fase quase perfeita, vencendo todos os jogos e perdendo apenas um ponto para a equipa do Fonte Bastardo. No entanto, já na segunda fase, o SL Benfica perdeu por 3-0 no último domingo contra o AJ Fonte Bastardo, perdendo a liderança para a equipa açoriana.
Nesta temporada, a estrutura do voleibol encarnado iniciou um processo de renovação no seu plantel, esperando-se que, nos próximos anos, muitos dos jogadores que integram o plantel atual e que marcaram uma geração no clube venham a terminar o seu ciclo.

2. Hóquei em Patins
O último defeso foi bastante agitado para o hóquei em patins encarnado, destacando-se, sobretudo, pela retirada do capitão Valter Neves, que viria a ocupar o cargo de Team Manager no clube, e pela súbita saída do treinador Alejandro Dominguez, sendo este substituído por Nuno Resende.
Apesar de algumas contratações sonantes como o caso do argentino Pablo Alvarez, a equipa entrou bastante mal no campeonato, perdendo quatro das primeiras sete jornadas, colocando desde logo o treinador Nuno Resende debaixo de fogo. Apesar disso, a vitória sobre o Óquei de Barcelos viria a dar um balão de oxigénio à equipa, dando início a um ciclo de oito vitórias consecutivas que perdura atualmente.
Sem grande surpresa, Lucas Ordoñez tem sido a maior figura da equipa, com Pedro Henriques e Carlos Nicolía (que está a cumprir a sua última época no SL Benfica) também a exibirem-se a grande nível. Já de Pablo Alvarez, espera-se que venha a assumir um papel mais influente do que tem tido.
A época também já ficou marcada pela dispensa de Sergi Aragonés, que rescindiu contrato recentemente, e pela estreia do jovem Zé Miranda, de apenas 18 anos.

3. Futsal
A equipa de futsal do SL Benfica tem sido mais uma que não tem conseguido apresentar um nível consistente. O conjunto orientado pelo técnico espanhol Pulpis ocupa atualmente o segundo regular na Fase Regular do campeonato, a oito pontos (e menos um jogo) de distância do Sporting CP, fruto das derrotas contra os verde e brancos e o Eléctrico FC e do empate caseiro contra o Portimonense SC.
Para além disso, no passado dia 22 de dezembro, os encarnados ainda perderiam a Supertaça para o rival leonino, com uma copiosa derrota por 7-2. O ponto alto da época, até ao momento, foi a qualificação para a Final Four da UEFA Champions League, juntamente com o Sporting CP, o FC Barcelona e os russos do Tyumen.
Desde o início que se sabia que a aposta no treinador Pulpis seria um tiro no escuro e o técnico espanhol tem tardado em convencer os adeptos benfiquistas. Isto mesmo sem ter tido tempo nem espaço para construir um plantel à sua imagem e havendo ainda a agravante de não ter tido metade do plantel disponível na pré-época devido à realização do Mundial, no qual Portugal viria a sair vencedor.
O russo Ivan Chiskala tem sido o melhor jogador da equipa, sendo, atualmente, o melhor marcador do campeonato. Em bom nível também se têm exibido o internacional iraniano Tayebi e o reforço Bruno Cintra, que tem sido a maior surpresa da equipa.
Por outro lado, o internacional brasileiro Arthur continua a mostrar muito pouco para o que prometia e o principal reforço da equipa, o fixo Rômulo, tem sido fustigado por lesões. Para além disso, o guarda-redes Diego Roncaglio e o pivot Fits continuam a não convencer com o seu rendimento, sendo que a presença de ambos no plantel é cada vez mais questionável.
Na minha opinião, estas duas posições deveriam ser prioritárias no ataque ao mercado, sendo que o ex-pivot do Sporting, Rocha, tem sido fortemente associado ao SL Benfica nas últimas semanas.
Atualmente, o campeonato encontra-se parado devido à realização do Campeonato da Europa. André Sousa e Afonso Jesus estão a representar os atuais campeões europeus e mundiais, enquanto Rômulo, Robinho e Ivan Chiskala estão a representar a seleção russa.

4. Basquetebol
Esta época ficaria marcada pela contratação de Norberto Alves para assumir o comando técnico da equipa, fazendo com, que do ponto de vista coletivo, existam claras melhorias em relação às épocas com Carlos Lisboa a treinador.
Mesmo assim, a equipa tem demonstrado algumas dificuldades em manter a consistência, sobretudo em jogos de maior grau de dificuldade.
A equipa perdeu os jogos já disputados contra o FC Porto e o Sporting CP, e qualificou-se para a segunda Fase de Grupos da FIBA Europe Cup, na qual já perdeu as duas primeiras jornadas contra os romenos do CSM Ordaea e os polacos do Trefl Sopot.
Apesar da equipa apresentar uma boa ideia de jogo e mostrar um jogo coletivo, a principal lacuna que muitos adeptos apontam é a ausência no plantel de um scorer nato, que tenha capacidade para decidir jogos, papel que se espera que venha a ser assumido pelo base Frank Gaines, base contratado em dezembro.

5. Andebol
Com o maior investimento alguma vez feito na modalidade, a equipa orientada por Chema Rodrigues tem realizado uma época com mais baixos do que altos, o que se afigura como uma desilusão tendo em conta a aposta feita na modalidade e as expectativas depositadas. Depois de serem derrotados pelo FC Porto na Supertaça, a equipa encarnada atingiria o ponto alto da época ao eliminar a histórica equipa alemã do Rhein-Neckar Lowen na eliminatória de acesso à Fase de Grupos da EHF European League.
Já no campeonato, a equipa encarnada encontra-se numa situação complicada depois da derrota caseira contra o Sporting e de uma derrota escandalosa no reduto do Vitória FC. Derrotas contra equipas que não lutam pelo título são absolutamente inadmissíveis e demonstram falta de empenho e de compromisso por parte dos jogadores. Já os confrontos contra o FC Porto e o ISMAI foram adiados devido a casos de Covid-19.
Por outro lado, na Fase de Grupos da EHF European League, a equipa do SL Benfica tem o apuramento para os oitavos-de-final, contando até ao momento com vitórias sobre o Cocks, o Chekhovskiye Medvedi e o TBV Lemgo, uma derrota em casa contra o Gog e um empate em casa do HBC Hantes.
O empate em casa da equipa vice-campeã europeias acaba por se revelar como um feito heroico, visco que os encarnados contaram para este jogo com apenas 12 jogadores disponíveis (entre os quais 3 pivots e 2 guarda-redes) devido ao surto de Covid-19 que começaria a assolar o plantel.
Sem grande surpresa, o guarda-redes Sergey Hernández e o lateral-esquerdo Petar Djordjic têm sido as principais figuras da equipa. Lazar Kukic a central, Ole Rahmel e Jonas Kallmann nas pontas, Grigoras a lateral-direito e Gustavo Capdeville na baliza também têm estado em bom plano. Por outro lado, o pivot brasileiro Rogério Moraes tem sido provavelmente, a maior desilusão da temporada no Benfica.
Atualmente, o campeonato encontra-se em pausa devido a realização do Campeonato da Europa, no qual se encontram quatro jogadores do Benfica: Lazar Kukic e Petar Djordjic pela Sérvia, Sergey Hernández pela Espanha e Gustavo Capdeville por Portugal (Aleis Borges e Belone Moreira pediram dispensa devido a razões pessoais)."

Tiago Serrano, in Bola na Rede