Últimas indefectivações

sábado, 10 de agosto de 2013

Peixeiradas

"1. Um grupo de adeptos do Celta de Vigo deslocou-se da Galiza ao Porto para assistir a um jogo amigável e festivo que deveria ter valido algumas cervejas bem bebidas com os seus simpáticos anfitriões. Por algum motivo fora da compreensão de um vulgar ser humano viram-se insultados, agredidos, apedrejados e o mais que se está para saber. Eles, ingénuos, não sabiam que a Oeste dos Pecos as coisas são mesmo assim e carecem de explicação. A violência propaga-se simplesmente porque sim. E porque não há quem a controle... E porque as autoridades, complacentes, vão continuando a autorizar. Por isso escrevo e repito: no Porto há uma visão muito própria da ordem e da hospitalidade. São hordas de ordeiros fazendo valer a sua hospitalidade hospitalar. Eu que o diga. E muitos como eu.

2. O Homenzinho de Cócoras continua de cócoras. E diz: «A demissão nunca me passou pela cabeça!» Muitas coisas passam pela cabeça de quem vive de cócoras. Raramente se prendem com princípios e com a honestidade intelectual. Esses ficam geralmente acima da cintura.

3. Dois colunistas daquele que foi in illo tempore o maior jornal português gastam a sua verve, o espaço que o jornal lhes concede e a verba soberba que lhes paga, a discutir espécies de peixe e a forma mais correcta de as cozinhar. Como não sou comprador, não me sinto defraudado. Como sou um leitor eventual e facultativo, limito-me a registar a pepineira e o cúmulo do ridículo. De qualquer forma, prometo a quem faz o favor de me ler: se alguma vez me apanharem a discutir peixes com algum cronista deste jornal, ofereço-me para pagar um jantar no Tavares Pobre. Ou, em contrapartida, agradeço que me insultem. De palhaço, por exemplo..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Pelo Benfica, sempre...


A poucos dias de comemorar o 4.º aniversário, O Indefectível, chegou a um numero redondo de visitas... Obrigado pela paciência!!! 

0 - 0 = 1 !!!

Trofense 0 - 0 Benfica B

Primeiro jogo, primeiro ponto. Jogo fraquinho, tipicamente Tuga: relvado impraticável, esquema tácticos defensivos, quase sem remates à baliza, aposta total nas bolas paradas...!!!
A nossa equipa pareceu-me organizada, melhor defensivamente do que o ano passado (pode ter sido por causa do adversário!!!), mas faltou a posse de bola ofensiva... o relvado beneficiava quem defendia, tornando quase impossível as trocas de bola rápidas. Ao contrário do ano passado, tacticamente o Benfica foi uma cópia da equipa principal, algo que deve ser considerado uma melhoria.
O Nelsinho, e o Lindelof para mim têm sido as surpresas deste início de época, e hoje confirmaram. Ambos em posições que não estavam habituados. A manter este nível, podem mesmo ser opção para a equipa principal. Logo em duas posições 'problemáticas': defesa-direito, médio-defensivo; Também gosto do Wang, defensivamente muito bem, mas parece-me que com a bola nos pés, a 'coisa' fica mais difícil; O Jardel ganhou ritmo; O Bruno Gaspar melhorou bastante - fisicamente - em relação à época anterior, mas está a jogar fora da sua posição natural - defesa-direito -, e como ainda por cima não tem pé esquerdo, não é fácil... mas pelo menos defensivamente cumpre. Espero que o Gianni Rodriguez seja a opção principal para esta posição de defesa-esquerdo (creio que ainda não regressou das férias - após o Mundial de Sub-20); O Matic Júnior tem semelhanças com o irmão, mas falta-lhe qualquer coisa, passa muito bem a bola, mas é algo lento, e na pressão é muito 'verde'; O Rubem Pinto precisa de minutos, e de confiança, falta-lhe mobilidade; O Cavaleiro, tem potencial, mas raramente decide bem; O Rojas, pareceu-me, ainda, desligado do resto da equipa; O Haramiz foi facilmente marcado, mas também teve pouco apoio; O Bernardo e o Hélder Costa entraram bem... o Teixeira quase não tocou na bola...!!!
Analisando o plantel, esperando o regresso do Gianni e do Jim Varela, creio que fica a faltar um verdadeiro ponta-de-lança... o muito gozado Deveynho pode vir a fazer falta!!!

O banco de hoje, foi composto totalmente por jogadores da Formação (Santos, Cardoso, Cancelo, Teixeira, Bernardo, Costa, Clésio), em campo de inicio tivemos alguns: Varela, Cavaleiro, Pinto. O próprio Lindelof foi contratado ainda como Júnior... Creio que com mais duas épocas, vamos ter uma equipa B, com 80% de jogadores da Formação, e 20% de boas, mas arriscadas, opções de mercado jovem. É o caminho acertado...

A partir de agora é a sério...

Nápoles 2 - 1 Benfica

Não vi mais do que 10 minutos na 2.ª parte, portanto não tenho muitos comentários a fazer sobre o jogo.
Esta pré-época foi diferente do habitual, normalmente por esta altura, para os jornaleiros parece que já somos Campeões!!! Alguns Benfiquistas menos avisados, normalmente vão na conversa, e depois...
Foi uma pré-época, com muitos jogadores novos, com muitos erros defensivos (ainda hoje, o 2.º golo dos Italianos é resultado de outro...), mas além destas falhas de coordenação, destaco dois problemas:
1.º Finalização: o Benfica tem o hábito de quando chega perto da baliza adversária perder-se em passes, tabelinhas, e afins... o Cardozo costuma ser o 'desmancha-prazeres'!!! Sem o Tacuara (ou alguém com as características dele), rematamos muito menos, e marcamos menos golos...
2.º Ausência do Salvio nos últimos jogos: Durante a época critiquei várias vezes o Salvio, às vezes o Toto passa por fases muito 'trapalhonas', onde toma decisões erradas, passa poucas vezes a bola, e cruza mal... mas independentemente de tudo isso, o Salvio é nosso principal transportador de bola ofensivo, mais ninguém no plantel, tem a consistência do Salvio na posse de bola. Mesmo quando está nas tais fases menos boas, é fundamental. E é por isso, que raramente o Jesus o substitui!!! As nossas duas derrotas nesta pré-época foram ambas sem o Salvio. Coincidência? Acho que não...!!!

Os laterais do Benfica, têm sido apontados como o ponto fraco da equipa. Pessoalmente daquilo que vi o Cortez tem melhorado bastante... comecei por considerar o Sílvio a desilusão dos primeiros jogos, hoje voltou a falhar, mas parece-me mais integrado no esquema. Além disso, parece-me que outros sectores da equipa estiveram menos bem na pressão defensiva, como o Matic (e os extremos que também têm que judar), mas quem fica mal na fotografia no final, são os defesas!!!
Na cabeça do Jesus parece-me que a grande dúvida, é como encaixar o Markovic e o Djuricic no mesmo onze, e acho que os testes não correram nada bem. Até agora, o Jesus tem optado por colocar o Markovic nas faixas, para a entrada do Djuricic a '10', pessoalmente, gostaria de ver o Djuricic nos flancos (na esquerda de preferência), com o Markovic a '10', ou então experimentar o Djuricic a '8', nos jogos da Luz pode resultar...

O mercado ainda não fechou (e não quero repetir os episódios do ano passado), continuo a achar que precisamos de mais um médio-defensivo, o Amorim parece-me curto, como opção ao Matic, mas mais do que possíveis entradas, as permanências do Garay, Matic e Cardozo (como identifiquei no rescaldo da época anterior) são determinantes (substituir neste momento do mercado o Cardozo, parece-me tarefa impossível. Comparar o Funes Mori ao Tacuara, nem como anedota!!!).  A estes tenho que acrescentar o Salvio e o Enzo. Não falei deles na altura, porque não pensei que tivessem 'mercado', mas os malucos dos Árabes e dos Russos conseguem baralhar todas as previsões.

Esta semana cheguei a ler supostos Benfiquistas considerarem esta partida em Nápoles, como decisiva para o futuro próximo do Benfica!!! Mais do que os normais problemas de 'automatismos' de início de época, a corrente anti-Jesus dentro do Benfica, e na descomunicação social, será o principal adversário do Benfica... E como infelizmente vivemos em Portugal, País onde um clube assumidamente Corrupto, não perde praticamente pontos, qualquer deslize poderá ser fatal: não me lembro de Campeonatos, onde a perda de pontos na 1.ª jornada seja considerado fatal... nem à 3.ª jornada!!! Mas em Portugal, já tivemos Campeões à 4.ª jornada!!!
Tirando o Carouge, todos os outros adversários do Benfica nesta pré-época, foram equipas de valor. Talvez o Elche tenha sido a mais acessível, mas os outros em Portugal lutariam todos pela Europa, e alguns pelo título máximo... seria mais fácil defrontar adversários com menos potencial, mas creio que esta é a melhor opção. Agora quem quiser aproveitar, estes resultados, para descarregar as suas frustrações, teimosias e ódios pessoais, em cima dos alvos pré-definidos está à vontade, não será por isso que têm razão.