Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Bastidores: Portimonense...

SL Benfica | 5 noites europeias memoráveis do século XXI


"Honrai agora os ases que nos honraram o passado, Benfica…
O SL Benfica é um clube com muita história e tradição nas competições europeias, tendo tido muitas prestações que ainda hoje estão nas memórias dos adeptos.
Mas infelizmente, após a crise que começou a assolar o SL Benfica nos anos 90, os encarnados nunca mais se mostraram um clube capaz de se assumir entre os melhores da Europa de forma consistente.
Ainda assim, teve algumas épocas de grande nível na Europa e, por isso, irei aqui deixar aquelas que foram as melhores noites europeias do SL Benfica neste século.
1. SL Benfica 2-1 Juventus FC
Quatro dias depois de terem conquistado o 33º campeonato da história do SL Benfica, os encarnados teriam mais uma missão hercúlea pela frente, defrontando os campeões italianos nas meias-finais da Liga Europa.
Bastaram dois minutos de jogo para o SL Benfica inaugurar o marcador por intermédio de Ezequiel Garay. A equipa da Juventus FC viria a empatar o jogo já no último quarto de hora, mas, poucos minutos depois, Lima viria a dar a vitória no jogo e na eliminatória com um pontapé fulminante.


2. Liverpool FC 0-2 SL Benfica (2005(2006)
Depois da vitória por 1-0 na Luz, havia reais possibilidades do SL Benfica vir a eliminar o campeão europeu na época. E as possibilidades confirmaram-se quando, com pouco mais de meia hora de jogo, Simão Sabrosa silenciou Anfield com um remate ao ângulo sem hipóteses para Pepe Reina.
Mantendo sempre o controlo do jogo, o SL Benfica encerraria de vez a eliminatória já nos últimos dez minutos com mais um grande golo, desta feita de Fabrizio Miccoli.
3. SL Benfica 3-1 Fenerbahçe FK (2012/2013)
Relegados da Champions, a Liga Europa era um objetivo declarado do SL Benfica. Depois de terem eliminado Bayer Leverkusen, Bordéus e Newcastle United FC, chegariam os turcos do Fenerbahçe FK nas meias-finais, tendo perdido por 1-0 na Turquia.
Na segunda mão, com os adeptos a empurrar a equipa, o SL Benfica chegaria ao intervalo a vencer por 2-1 até que, a meio da segunda parte, Oscar Cardozo marcaria o golo que carimbou a passagem à primeira final europeia em 23 anos.

4. SL Benfica 2-1 Manchester United FC (2005/2006)
Era o jogo do tudo ou nada para ambas as equipas. Tanto o SL Benfica como o Manchester United FC estavam obrigados a ganhar para conseguir uma vaga nos oitavos-de-final. Como se não bastasse, o SL Benfica não podia contar com jogadores como Simão Sabrosa, Miccoli e Manuel Fernandes.
E os Red Devils entraram melhor no jogo com Paul Scholes a inaugurar o marcador aos seis minutos. Porém, as águias reagiram rapidamente, empatando o jogo aos 17 minutos, com Giovanni a responder da melhor forma a um cruzamento de Nelson.
E aos 34 minutos, o SL Benfica completou a reviravolta com o mal-amado Beto a marcar num pontapé de ressaca de fora da área. O resultado não se alterou até ao final e os encarnados carimbaram a passagem aos oitavos-de-final.

 

5. SL Benfica 2-2 FC Bayern (2015/2016)
Depois do início de época difícil com Rui Vitória ao leme, a equipa encarnada realizara uma segunda metade de época de grande nível, chegando à liderança do campeonato e chegando aos quartos-de-final da Champions, onde defrontaria o FC Bayern de Pep Guardiola.
Depois de perder por 1-0 na Alemanha, os benfiquistas estavam com esperanças de ver o clube conseguir uma reviravolta histórica. Na segunda mão os encarnados bateram-se de igual para igual contra o gigante bávaro e, com uma grande atmosfera vinda das bancadas, conseguiram um honroso empate a duas bolas. A prestação europeia do SL Benfica acabava ali, mas saíam de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido.

De muitos, um, inspiradoras!


"Quando hoje, às 20h00, as “Inspiradoras” entrarem em campo para defrontar o Bayern Munique, acreditamos que as bancadas do campo n.º 1 do Benfica Campus estarão pintadas de vermelho. Elas merecem, porque o percurso realizado até esta estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, por si só, representa uma muito relevante evolução no estatuto da equipa feminina de futebol, que ocupa agora o 46.º lugar no ranking da UEFA e que há menos de um ano se estreou na principal competição europeia de clubes – vitória 3-1, em Salónica, frente ao Paok, a 4 de novembro.
As nossas futebolistas, campeãs nacionais na última temporada, com forte reconhecimento do universo benfiquista, prosseguem num rumo que tem cumprido aquilo que foi desenhado e afirmado há apenas quatro anos pelo Sport Lisboa e Benfica. O arranque na II Divisão assustou alguns analistas, mas a verdade é que, com muita segurança, este é um grupo de trabalho eminentemente associado a triunfos e conquistas. Obviamente, no desporto ninguém pode dizer que só serão alcançadas vitórias, pelo que o mais importante é criar condições e ter a humildade de querer continuar a crescer.
A garantia que temos para o embate desta noite é que estarão em campo dois clubes míticos da Europa que em 2021/22, por ironia do destino traçado pelos respetivos sorteios, se encontram na Liga dos Campeões em ambos os géneros. Um Benfica-Bayern Munique nunca será um jogo fácil e a exigência é ainda maior no feminino, cotando-se as experientes bávaras, neste momento, como o 4.º melhor plantel da UEFA Women’s Champions League. Esta é a primeira vez do Benfica entre a elite. A emoção associada ao dia de hoje é de entusiasmo e crença. A nossa equipa feminina tudo fará, como sempre, para honrar a camisola e mostrar que a evolução não pára aqui. Se em menos de quatro anos estamos entre as 16 melhores equipas da Europa, será fácil sonhar mais alto e acreditar que o tempo tratará de maturar a aposta e levar este grupo de trabalho — atualmente com uma média de idades próxima dos 22 anos — a maiores patamares. Mais que antever resultados, urge acreditar na juventude que vigora entre as “Inspiradoras” e que, com compromisso e resiliência, o hino habitualmente cantado em pleno túnel de acesso ao relvado se misturará na perfeição com um sentimento de comunhão a descer das bancadas. O presente tem de ser de responsabilidade e respeito pelo adversário, o futuro será certamente de forte expectativa e ambição. E Pluribus Unum, “Inspiradoras”!

PS: Assista hoje, às 22h00, na BTV, à entrevista a Francisco Benitez, candidato pela lista B a Presidente da Direção do Sport Lisboa e Benfica."

Benfica FM #171 - Barcelona, Portimonense...

Benitez...