Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de julho de 2022

At last...


"É por isto que muita gente - na qual nos incluímos - andou, durante vários anos, a clamar por um treinador.
Um treinador moderno, com um modelo de jogo bem definido, mesmo que por vezes, por conta do risco em apostar nele, possa sofrer dissabores.
É que o Benfica é isto: é intensidade, rapidez, alegria, rolo compressor, qualidade, sufoco do adversário.
Se sofreremos golos em contra-ataque? Sem dúvida.
Se marcaremos muitos mais do que os adversários? Obviamente.
Estamos totalmente convictos que este ano o Benfica volta a sê-lo. A onda vermelha vai crescer a tal ponto que nem as velhas tácticas azuis terão qualquer efeito.
Roger é futebol. E quem é futebol, é Benfica.
Varudos por ti, Glorioso, at last."

Alerta!!!!


"Muito bem o presidente do SL Benfica que, à saída do Estádio do Algarve, ignorou por completo a CMTV.
Amanhã teremos especial CM: Rui Costa irritado com Correio da Manhã."

Silly Season!


"O Macaco não faz nada sem ordem de Pinto da Costa.
Atacou o André Villas-Boas a pedido de Pinto da Costa.
Agora atacou o Sérgio Conceição a pedido de Pinto da Costa.
Uma casa a arder."

Bigodes: Fulham...

O Benfica e a Morte


"Juntar o Benfica a uma palavra - Morte - que historicamente foi passada a quase todos como sendo um assunto "tabu", é algo que poderá deixar algumas pessoas desconfortáveis.
Isto porquanto não entra no léxico habitual de grande parte das pessoas, talvez por desconforto, superstição ou eventualmente por nos (re)lembrar da inevitabilidade da mesma para todos nós.
Por tudo isto, ao que podemos eventualmente adicionar alguma tradição e antigos costumes, quando nos deparamos com a morte, normalmente de alguém que nos é próximo, a reação generalizada é de um certo desnorte. Não falo naturalmente do choque e tristeza pela perda, mas a incerteza subsequente acerca daquilo que o falecido gostaria em termos de cerimónia.
Perante o tema, é inegável a importância que o Benfica tem para muitos dos sócios e adeptos, um amor e ligação que, estou certo, muitos gostariam de ver relembrado e, se possível, eternizado.
É por isso habitual ver cachecóis, camisolas ou outros símbolos do Glorioso a acompanhar os seus adeptos em muitos momentos marcantes das suas vidas, seja em Portugal ou no estrangeiro, na praia, no cume de uma montanha milenar ou até debaixo de água.
Benfica é sinónimo de paixão intensa e são muitos os cânticos que fazem alusão a essa ligação "eterna", tais como as passagens "Benfica é nosso até morrer"; "sê-lo-ei até morrer"; "Benfica até morrer"; "para sempre, quero-te ver a ganhar"; "até morrer, Benfica até morrer"; "és o meu eterno amor"; "Benfica vais vencer, estamos contigo até morrer; "o amor da minha vida", cantados habitualmente com genuína emoção no apoio às equipas do Benfica.
Contudo, não existe nada que o Benfica proporcione aos seus adeptos quanto a este tema. Desconheço se nunca foi equacionado ou o motivo de não existirem alternativas, por isso fica dado o mote para que se pense neste ponto. Porque não o Benfica disponibilizar serviços relacionados com a morte de um sócio ou adepto?
As opções e possibilidade são várias, deixando desde já algumas: criação de um jardim da memória, com um memorial da eternidade "eternamente Benfica" com os nomes dos falecidos aí gravados para sempre; no início de cada época (creio que a Eusébio Cup seria apropriada) ler o nome de todos os sócios falecidos nesse ano com um enorme "minuto de palmas", possibilidade de criar um local de culto para velórios ou cerimónias junto ao Estádio; ponderar a existência de cemitério ou mausoléu em algum existente para acolher sócios falecidos no "cemitério Benfica", ponderar a possibilidade de ter alguém do Benfica presente nas cerimónias fúnebres, criação da "bandeira eterna", uma bandeira personalizada que acompanhe o caixão do falecido até á sua última morada, são alguns exemplos que merecem ser ponderados. Sem preconceitos e sem medo do inevitável.
Como já referi anteriormente, o Benfica não pode estagnar e deve estar na vanguarda do desenvolvimento de uma relação cada vez mais próxima com os seus sócios e adeptos. Sendo este um tema sempre sensível na sociedade portuguesa, conforme referi, terá de ser o Benfica o pioneiro daquilo que é obvio para muitos sócios e adeptos: querem ser relembrados no último adeus e se possível para sempre. Sem dramas e sem receios de inovar.
Por outro lado, e sem que sejamos tratados numa visão de "clientes", acredito que estes serviços e produtos serão uma nova e surpreendente fonte de receita para o Benfica a nível financeiro.
Tudo visto, haja determinação para avançar e recordar Cosme Damião: "Não sou Benfiquista de coração, porque esse um dia pára. ?Sou Benfiquista de alma, porque essa é eterna".
A morte trágica e prematura do jovem piloto André Serra, ocorrida há poucos dias quando combatia os incêndios, relembra-nos abruptamente como não controlamos esta aventura que é viver. E a fotografia do André com a camisola do Benfica vestida num momento claramente feliz da sua vida que circulou na comunicação social é particularmente impactante.
Sentidas condolências à família e votos que descanse em paz torcendo pelo Benfica no "quarto anel", com a certeza de deixar "aqui em baixo" uma nação agradecida pelo seu derradeiro sacrifício."

Águia: Fulham...

Benfica FM - Fulham...

5 minutos: Fulham...

Jogada coletiva e pormenor de David Neres em destaque na goleada do SL Benfica sobre o Fulham FC


"O SL Benfica voltou a vencer na pré-época. Encarnados golearam o Fulham FC de Marco Silva por esclarecedores 5-1. Existiram vários momentos interessantes, tanto a nível coletivo, como individual. Águias conquistaram a Algarve Cup.

O SL Benfica venceu o Fulham FC por 5-1, em mais um jogo de pré-temporada, disputado no Estádio do Algarve. Os golos da partida foram apontados por Rafa (3′), Gonçalo Ramos (21′ e 29′), Roman Yaremchuk (57′) e Henrique Araújo (64′) para as águias, já Mitrovic (61′) fez o golo solitário da equipa orientada por Marco Silva.
Entre os destaques do jogo está a alta pressão feita pelas águias, bem como este terceiro golo da equipa das águias, que resulta de uma bonita ação coletiva da formação de Roger Schmidt:

A destacar, agora a nível individual, há também este pormenor técnico interessante de David Neres pouco antes do terceiro golo dos encarnados:

O 1º esboço do Benfica de Schmidt


"As ideias do novo treinador do Benfica são já bem visíveis, numa equipa que começa a ganhar forma e que promete entusiasmar (o que é bem diferente de dizer que vá obter resultados). Contra o Nice, uma primeira parte de bom nível com o 11 próximo daquele que poderá ser o titular, e uma segunda parte mais fraca com vários jogadores que poderão nem constar do plantel.
Construção em 2+2. Laterais híbridos, mais baixos quando em construção mais baixa e/ou quando existe pressão adversária, e maior projeção quando o Benfica se começa a instalar em meio-campo contrário. Liberdade para os 4 de trás adotarem vários posicionamentos, com os médios a poderem montar no meio dos centrais, por fora ou a manterem-se à frente.


Procura por verticalizar o jogo, muitos jogadores em corredor central e maior agressividade ofensiva, com mais ataques ao espaço. Criação de dinâmicas de corredor lateral a 3 elementos, com apoios, rupturas e intenção de acelerar jogo.


Defensivamente, um 442 muito pressionante. Avançados de frente nos centrais, linha média muito alta (2 médios envolvidos na pressão em simultâneo) e linha defensiva com responsabilidade de seguir e “matar” jogadores entre linhas. Apesar das muitas recuperações de bola altas, pressão batida por algumas vezes e equipa exposta, ainda que a recuperação defensiva dos elementos eliminados tenha sido a uma velocidade de assinalar. Grande basculação defensiva que permite criar um lado forte com uma grande densidade de jogadores. Ainda assim, lado contrário muito permeável.


Por fim, nota para os diversos cantos curtos que o Benfica tentou, com combinações a 2, a 3 e até a chamar um 4º jogador."


Sangaré | A máquina que falta no miolo da fábrica de Schmidt


"Gostarias De Ver Sangará De Águia Ao Peito?

Ibrahim Sangaré continua a ser apontado ao SL Benfica, apesar de todas as notícias nesse sentido apresentarem sempre a ressalva de que o preço e a concorrência são fatores de grande peso e que poderão significar que este namoro de verão não será consumado.
Mas Roger Schmidt parece encantado com a possibilidade e o clube parece disposto a ir à luta pelo médio-defensivo.
Isto apesar das boas prestações de Florentino no centro do terreno, quer ao lado de Weigl, quer ao lado de Enzo. O técnico alemão parece gostar do médio português, mas não abdica da insistência na contratação de um futebolista que foi pedra basilar do seu PSV na temporada transata. E faz sentido.
Sangaré é um médio defensivo de grande raio de ação, com uma leitura excelente do seu posicionamento, com grande capacidade de desarme e de antecipação e com um incomum poderio defensivo.
Viria naturalmente para ser titular, mas tal não implicaria algebricamente um travão no crescimento de Florentino Luís, que teria na mesma as suas oportunidades numa longa e desgastante época, podendo ainda aprender com um dos melhores médios-defensivos do futebol europeu.
No entanto, para a vinda de Sangaré acontecer, muita gente teria que sair, a concorrência teria que mitigar o seu interesse e o preço pedido pelo clube neerlandês teria que ser diminuído de alguma forma. É difícil crer nesta contratação, mas seria uma das melhores dos últimos anos por parte dos encarnados."

Alexander Bah | A solução que se esperava há anos


"Como É Que Classificas A Contratação De Alexander Bah?

O lateral-direito Alexander Bah foi um dos reforços já confirmados pelo Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2022/2023.
O lateral contratado ao Slavia de Praga custou sete milhões de euros aos cofres dos encarnados, depois de ter sido considerado o melhor defesa do campeonato checo na última época, contribuindo para a revalidação do título por parte da sua equipa.
Apesar de ter chegado como um jogador pouco conhecido para a generalidade dos adeptos do SL Benfica, os seus números em Praga deixaram muitos benfiquistas com expectativas elevadas em relação ao que ele poderia mostrar ao Benfica. E a verdade, é que os seus desempenhos nos primeiros jogos da pré-época parecem cumprir essas mesmas expectativas.
A posição de lateral-direito estava carenciada desde a venda de Nelson Semedo no Verão de 2017. Desde então, o SL Benfica contratou quatro laterais direitos (Douglas, Corchia, Gilberto e Lázaro), três dos quais a título de empréstimo, e ainda foram lançados os jovens Tomás Tavares e João Ferreira na equipa principal.
A gestão desportiva tem sido particularmente danosa nesta posição, vendo um SL Benfica a ser capaz de gastar valores de 15 ou 20 milhões de euros em avançados e apenas uns meros tostões em laterais, sem que nenhum dos contratados demonstrasse qualidade para ser o dono indiscutível da lateral-direita encarnada.
Com a recente contratação do lateral-direito internacional pela Dinamarca, o Benfica já mostrou fazer uma aposta mais séria na posição e esta aparenta ter tudo para dar frutos. Alexander Bah é um lateral que tem o perfil que encaixa perfeitamente no modelo de jogo de Roger Schmidt.
É um jogador com uma grande disponibilidade física e uma grande intensidade de jogo, que participa ativamente na manobra ofensiva da sua equipa, e que tem grande capacidade para sair na pressão à equipa adversária.
Mais importante que isso, a contratação de Alexander Bah é fruto de uma aposta que eu defendo que o SL Benfica deveria começar a fazer: a aposta em mercados periféricos do futebol europeu.
Existem outros campeonatos como o dinamarquês, o belga, o austríaco ou o suíço, que são ricos em jovens prospects disponíveis a preços acessíveis que estariam perfeitamente ao alcance do Benfica.
Levando os dirigentes do SL Benfica a desembolsar sete milhões por ele, Alexander Bah tornou-se no defesa-lateral mais caro da história das águias, situação que diz bem da má gestão desportiva na posição, bem como da mudança de paradigma que esta contratação significou.
Muitos adeptos podem achar que é um valor elevado para um jogador vindo do campeonato checo. No entanto, se formos ver os laterais mais caros da história do futebol português, verificamos que Danilo custou 13 milhões de euros ao FC Porto, Alex Sandro custou 9,5 milhões e Alex Telles custou 6,5 milhões, enquanto que Pedro Porro custou 8 milhões de euros ao Sporting CP.
Portanto, por estes valores dá para perceber que será preciso desembolsar alguns milhões de euros num lateral que tenha qualidade para entrar de caras no onze titular da equipa. Mas pelo potencial que demonstra, os sete milhões de euros investidos em Alexander Bah será um valor que irá sair muito “Bahrato”."

Vermelhão: Consistência...

Benfica 5 - 1 Fulham


Mais um excelente teste, confirmando as boas indicações anteriores, e desta vez, até a equipa da '2.ª parte' esteve bastante bem...!

Reacção à perda de bola fortíssima, e transições rápidas, jogando simples nos últimos metros! Parece ser esta a nova identidade do Benfica! Mas, na minha opinião a equipa tem melhorado, noutros 'departamentos': melhor posicionalmente quando tem que defender mais atrás, melhor quando a primeira linha de pressão é ultrapassada, melhor quando somos obrigados a fazer ataque de 'posição'!
Voltámos a marcar de 'bola parada', mas desta vez também sofremos de Canto...

Creio que nos próximos dias, vamos ter o plantel mais 'pequeno', estes jogos serviram para tirar algumas ilações. Os não utilizados (ou menos utilizados...) devem estar de saída... Apesar da insistência no 11 da primeira parte, parece-me que o onze ainda não está definido: apertado entre o Gil e o Bah; o Weigl, ficando, pode ganhar o lugar ao Tino; e na frente o Gonçalo está na frente (até porque na pressão é muito eficiente...), mas...; enquanto o João Vítor e o Veríssimo estiverem lesionados, os Centrais vão ser o Nico e o Morato! Na baliza, também me parece haver luta...; quando o Ristic regressar, também não sei quem será titular...

Dito isto, precisamos de opções para o trio de médios ofensivos (Neres, Mário e Rafa), o Henrique hoje jogou bem na posição do Mário, até pode ser que no Tugão sejamos obrigados a jogar com um ponta-de-lança naquela posição, mas para os jogos mais competitivos, precisamos de outro tipo de jogador... Repito, o Horta encaixa bem, mas não podemos ficar reféns... Como o Moreira deverá ir para a B, acho que precisamos não de 1, mas no mínimo 2 jogadores para aquelas posições!

Boa resposta do Neto, hoje. O Bernardo não tem estado bem, mas também quando jogou, tinha o Meite ao lado e o Pizzi à frente!!! Parece-me que o meio-campo estará 'fechado', só mesmo se o Weigl sair, e formos buscar alguém melhor!

Uma nota óbvia, para a melhoria dos jogadores que chegaram mais tarde, e que com o Nice fizeram os primeiros minutos da época, e como é habitual começaram imediatamente a serem 'trucidados' pelos próprios Benfiquistas!
Curiosamente o único que desde do 1.º segundo em campo, parecia que estava a jogar à meses, foi o Otamendi!!!

Quinta-feira, temos jogo na Suíça, com o Girona, se tudo correr bem, com a equipa mais definida!