Últimas indefectivações

domingo, 21 de outubro de 2018

Ganhou o melhor !!!

Benfica 4 - 1 Sporting

A grande diferença entre este jogo, e os últimos, foi a nossa eficácia (não falhámos tantos como de costume..); e estivemos o nosso melhor guarda-redes na baliza (algo raro nos últimos tempos...); além destas duas óbvias constatações, hoje, não houve nenhuma daquelas decisões arbitrais que o Cashball está tão habituado: mesmo assim, como é que o Robinho leva um Amarelo, quando é provocado por dois jogadores diferentes?!!! (a cena de paneleiragem que se seguiu no banco Lagarto, pareceu cena dos apanhados!!!)

Logo nos primeiros minutos, era visível que tínhamos um Benfica concentrado, com um plano de jogo, parecido com o do Barça, e só com muita 'vaca' a Lagartada sairia da Luz com pontos!!!

Realço, a forma natural como estamos a usar o 5x4, desde inicio do jogo. O 2.º golo nasceu de um remate do Roncaglio, mas no 1.º golo o desequilíbrio inicial também já tinha sido com o Roncaglio...
Estava com algum receio deste jogo, porque no pós-Champions,  notou-se uma quebra física na equipa, tivemos alguns problemas físicos... o Fernandinho aparentemente até foi ao Brasil neste entretanto, mas os meus receios foram infundados... e o Fernandinho, provou novamente, que é claramente um jogador 'diferente'!!!

Temos agora 5 pontos de vantagem, e ao contrário das épocas anteriores podemos gerir de forma mais desafogada, as jornadas... principalmente, em redor da Ronda de Elite da Champions!


Uma nota final para a RTP, que mais parecia a Cashball TV... comentários absurdos durante quase todo o jogo, e fecharam a emissão envergonhados com o resultado... nem as entrevistas mostraram...

Vitória no Ribatejo...

Almeirim 0 - 28 Benfica


Mais uma cabazada... na véspera do Benfica - Sporting B !!!

Encarnadas na Taça Intercontinental

"O Sport Lisboa e Benfica informa que aceitou o convite para participar na Taça Intercontinental de Hóquei em Patins feminino, a disputar entre 14 e 16 de dezembro, na Argentina.
Apesar de não fazer parte do calendário competitivo de 2018/19 e por isso não contemplada a nível orçamental para a época desportiva em curso, a Direcção do Sport Lisboa e Benfica aprovou a participação da equipa sénior feminina de hóquei em patins na prova internacional.
Referir que as águias foram convidadas na condição de vice-campeãs europeias da modalidade, numa final four que foi disputada este ano civil no Pavilhão Fidelidade."


PS: Nos últimos dias este foi um assunto quente! Foi anunciado que o Benfica não iria levar à Argentina, a nossa secção feminina de Hóquei em Patins, por falta de verbas!!! A competição não estava prevista no calendário no início da temporada, e portanto não estava orçamentada...!!!
Várias vozes se levantaram, inclusive os jogadores da equipa masculina, mas essencialmente de muitos adeptos... tendo sido criado, uma campanha de angariação de fundos...!!!
Até que o 'problema' foi levado directamente ao Presidente, que tomou a decisão de levar uma das nossas secções mais vitoriosas, à conquista do Titulo Mundial na Argentina.
Todas as pessoas podem tomar decisões boas e más, ninguém decide sempre bem... Quando fui informado do que estava a passar, fiquei irritado, como é óbvio a decisão tinha sido precipitada, as jogadoras não o mereciam... Mas, ao contrário de alguns, também não aceito os insultos dirigidos a alguns Directores do Benfica, por um lado até é bom saber que os orçamentos são levados a sério no Benfica, mas teria sido mais prudente, antes de tomar uma decisão tão 'gravosa' ter havido uma conversa com o Presidente, antes de toda esta convulsão...!!!

Formar é ganhar

"Quando Jota entrou no Estádio Cidade de Coimbra, a academia, que é legítimo orgulho do presidente do Benfica, decerto que 'sorriu'

1. (...)

2. (...)

3. Em Coimbra, na passada quinta-feira, a Academia do Seixal teve mais uma vitória. Com o dedo e assumida e motivadora consciência de Rui Vitória. Diria, assim, uma dupla vitória! Quando João Filipe entrou no Estádio Cidade de Coimbra - precisamente doze anos após o seu primeiro treino no Benfica! - a Academia, que é legítimo orgulho do Presidente do Benfica, decerto que sorriu. Uma vez mais. Depois de, nesta época, termos visto debutar Gedson, Alfa Semedo e João Félix (no caso de Yuri Ribeiro, já tinha dois jogos pela equipa principal na época 2016/17), esta estreia de Jota - para  alegria de toda a sua motivadora e simpática Família - é mais um marco e uma marca na qualidade da Academia, do indiscutível êxito da sua Direcção e do indiscutível talento de todos aqueles que, nos últimos anos, saltaram do Seixal para a Luz ou para diferentes grandes estádios da Europa do futebol. E que são nomes que nunca esquecemos e que, felizmente, nos proporcionam imensas e largas alegrias. E nestes verdadeiros tesouros, e nesta estratégia de prudente retenção, está o futuro próximo do Benfica. E logo a convicção, serena mas fundada, de um Benfica europeu. Sabendo nós que o sonho não é uma coisa sem perigo. Mas não ignorando que, por vezes, a vida determina que as necessidades abalem certos sonhos. E para estas objectivas - e bem notórias - necessidades teremos de estar preparados. É sempre o prazer e a dor e contagiarem, desde que justificados e bem explicados, o nosso sentir e nosso devir. Já que formar é ganhar! É mesmo!

4. Três notas finais. Os sub-21, sob a lúcida liderança de Rui Jorge, estão a um pequeno, mas polaco, passo do Europeu. Esta geração de talentos merece estar num Europeu que pode conquistar! A segunda para saudar o regresso à Selecção Nacional e aos golos de Éder. Foi frente à Escócia e desta vez de cabeça. Mas não nunca esqueço a loucura existencial que me (nos) proporcionou em Paris. E estando eu naquele Estádio que foi do nosso comum contentamento! Por último saudar o reconhecimento do Benfica à dedicação, ao empenho, à qualidade e também à vontade de Pizzi. A renovação não é, apenas, um prémio. É, permitam-me, um agradecimento a um dos grandes nomes do actual futebol português e peça fundamental deste Benfica. Como se prova em cada jogo, em cada final. Como ocorrerá, decerto, na próxima terça feira frente ao Ajax em Amesterdão!"

Fernando Seara, in A Bola

Sabe quem é? A camisola do Braça - Pizzi

"Na festa estragada no Dragão, não deixaram levar a bola; No golo em Alvalade demitiu-se o presidente do Sporting

1. Bem mais franzino que os demais - espantava quem o via pelos jogos mais ou menos vadios que fazia, com os amigos, por Bragança. Não, não era por aparecer quase sempre para jogar com camisola do Barcelona vestida - era pela habilidade que já se lhe soltava dos pés e pelos golos que a fio marcava, razão porque passaram, todos à uma, a tratá-lo pelo nome de jogador do Barcelona então na berra.

2. Andara pelo FC Mãe d'Água, antes de chegar ao Desportivo de Bragança. Bento Antas, seu treinador, num ápice lhe percebeu o destino (e o espírito): «Nunca tive a mínima dúvida: era craque. Ao dizê-lo, muita gente me chamou maluco. Eu sabia que o futuro estava ali, pelo seu jeito mas também pelo trabalho, a vontade, o empenho, a dedicação, a paixão. Tinha de mandá-lo parar, queria sempre fazer mais e mais - ficava chateado comigo...»

3. O que Bento Antas pressentiu, não o perceberam no Sporting - onde pelos seus 11 anos fora fazer testes (e não o quiseram). Continuou, pois, no Bragança - sem deixar de mostrar o que Pedrinha, seu companheiro por esses tempos, revelou: «Era extremo pelos dois lados, impressionante era a facilidade com que finalizava em dez remates, nove eram golo».

4. Bom aluno, estava a caminho do curso de Fisioterapia - quando o SC Braga o foi buscar (pela equipa principal do Bragança já jogara até). Tinha 17 anos. Fez uma temporada nos juniores, mandaram-no para o Ribeirão. Tiago Martins cruzou-se com ele por lá e recordou-o (à Bancada): «Fisicamente nunca foi muito forte, medo de contacto nunca teve. Com a bola nos pés era rápido e sempre jogou com a cabeça levantada, com boa visão de jogo...»

5. De empréstimo foi também para o SC Covilhã e para o Paços de Ferreira - e pelo Paços fez ao FC Porto (na época em que o FC Porto de Villas Boas tudo ganhou) três golos no Dragão. Ficou-lhe uma mágoa não lhe permitirem levar relíquia para a espécie de museu que os pais criaram em casa (com medalhas, troféus, recortes, fotos, lembranças...) - quem o revelou à BTV foi o pai: «É a única coisa que falta. Não lhe quiseram dar a bola. Era a festa do título - e ele estragou-a com o 3-3».

6. Semanas antes, com golo seu, o Paços ganhara em Alvalade - assim lançou convulsão ao Sporting (de Paulo Sérgio) levando até à demissão de José Eduardo Bettencourt. Sem se erguer em bicos de pés (coisa que nunca fez...) com a circunstância brincou: «Sinceramente, nunca pensei que o meu golo tivesse todas essas repercussões...»

7. O Atlético de Madrid contratou-o ao SC Braga, emprestou-o ao Corunha. O Benfica comprou-lhe 50% do passe - e percebendo que Jorge Jesus pouco o utilizaria, na ânsia de não perder o sonho do Mundial de 2014, pediu que o emprestassem, emprestaram-no ao Espanhol. Por Barcelona criou o festejo com a continência: «Isso surgiu da minha tropa me pedir para lhe dar golo batendo a pala, para celebrar a nossa amizade e união - e assim ficou...»

8. Jorge Jesus decidiu fazer dele o seu novo Enzo Pérez - e, durante o processo de criação, ouviu-se-lhe: «Eu era treinador do SC Braga quando ele saiu dos juniores para a equipa principal. Conheço-o como as minhas mãos. Andou a jogar como ala, jogou também como segundo avançado, nunca tinha jogado na posição 8, não conhecia bem os processos defensivos. Ofensivamente, sim: é muito forte, em cinco passes falha um. Se o futebol fosse andebol era sempre ele e mais dez: jogava a atacar e depois saía. Mas o futebol não é assim...»

9. Não tardou a refinar-se nessa nova exigência - e, em finais de 2015, passou a ser o jogador mais caro da história do Benfica - que largou 8 milhões de euros pelos 50% do seu passe que lhe faltava,. Ficou, pois, em 14 milhões (13,5 milhões se dera por Salvio) - mais só o FC Porto pagara: 20 milhões por Imbula, 19 por Hulk.

10. No arranque do campeonato, fez o que ninguém fizera no Benfica depois de Mário Coluna: um hat-trick a jogar a médio. E, sexta-feira, Vieira apareceu a seu lado, a anunciar-lhe a renovação. De ordenado aumentado, admitiu, feliz, à BTV, que se tornou «importante no campo e no balneário» - e prometeu: «O objectivo é continuar a fazer golos e assistências - para o Benfica continuar a conquistar títulos...»"

António Simões, in A Bola

Os três F

"São estes os três F da semana que passou: futsal feminino e futuro.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, a equipa de futsal feminino trouxe para Portugal a medalha de ouro, mostrando que esta modalidade, no feminino, te futuro.
Tem-se verificado, ao longo dos últimos anos, um aumento do número de praticantes do sexo feminino em desportos que tradicionalmente tinham, comparativamente, um número muito mais elevado de praticantes do sexo masculino. Tal desenvolvimento e respectivas conquistas é salutar e motivo de orgulho, quer para as praticantes quer para o desporto em geral.
Mas o desenvolvimento do desporto feminino, em particular do futebol, tem ainda um caminho a percorrer que não se faz sem uma aposta evidente e assumida por parte das entidades que regulam a modalidade.
Na passada semana, a UEFA anunciou que irá aumentar o financiamento para projectos de desenvolvimento do futebol feminino em toda a Europa, em 50% do seu valor, a partir de 2020. O programa denominado Hat Trick da UEFA é financiado pelas receitas do campeonato europeu de futebol masculino, desde 2004.
Também a FIFA publicou, este mês, um documento intitulado Women's Football Strategy que visa potenciar o crescimento do jogo, envolver e manter mais mulheres e por mais tempo na modalidade, e alavancar ainda mais a preponderância das mulheres nesse meio, bem como os benefícios sociais do futebol, com o objectivo de fazer crescer a vertente desta modalidade e proteger a sua integridade.
Naturalmente, todas nestas directrizes estratégicas projectar-se-ão, no futuro, em variadas alterações normativas que se revelem necessárias."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Benfiquismo (CMLXXXV)

No ar...