Últimas indefectivações

sábado, 5 de março de 2016

Vitória na Catalunha...

Vendrell 3 - 5 Benfica

Vantagem ao 'intervalo' na eliminatória!!! Recordo que na última vez que o Vendrell veio à Luz, venceu...!!! Portanto, a vantagem é boa, mas no dia 2 de Abril é preciso concentração... a Final Four está mais próximo, mas ainda não estamos lá!
Estivemos a vencer por 1-5, mas nos últimos minutos os Catalães reduziram... foi pena!

PS: Boa estreia do João Silva, na primeira prova da Taça do Mundo de Triatlo (WTS), realizada hoje em Abu Dhabi. Tendo em conta as últimas 2 épocas, este 3.º lugar é um excelente indicador... Miguel Arraoilos, e 33.º, e João Pereira 35.º fecharam a participação do Benfica

Taça...

Valpaços 0 - 4 Benfica

Festa da Taça em Trás-dos-Montes, com o Benfica a fazer a sua obrigação e a qualificar-se para a Final 8 da Taça de Portugal. Distribuindo os dois golos por cada parte...!!!

#TaçadePortugalFutsal Valpaços 0-4 S.L.Benfica

Publicado por Zona Técnica - Futsal em Sábado, 5 de Março de 2016

Prolongamento feliz...

Benfica 96 - 92 Ovarense
24-23, 16-20, 19-16, 18-18, 19-15

Jogo muito equilibrado, com o Benfica a defender mal durante demasiado tempo, na parte final tivemos uma boa vantagem, mas não a conseguimos gerir... Acabámos por ter alguma 'sorte' na última jogado do tempo regulamentar!!! O prolongamento, acabou por ter muitos pontos... e com a Ovarense a fazer falas sucessivas para parar o relógio, acabaram por os lançamentos livres do Carlos Andrade a 'fecharem' o jogo para nosso lado...
Este também foi um jogo estranho, já que os problemas físicos (ou de forma!!!) do Cook, do Wilson e do Radic, acabaram por os deixar no banco por muito tempo! O Cook até estava a subir de forma nos últimos jogos, espero que tenha sido só um pequeno problema...

Apesar do Benfica ter tido culpas próprias na maneira como decorreu o jogo, e da Ovarense também ter méritos na forma como se manteve na luta... tenho que realçar mais uma daquelas arbitragens anti-Benfica, em pleno pavilhão da Luz... o 'caseirismo', tantas vezes recordado para explicar as arbitragens fora de casa, é conceito estranho por estes lados!!!

Amanhã temos novo jogo na Luz, com a sensação Galitos... com as lesões, com a sobrecarga de minutos em alguns jogadores hoje, espero um jogo muito complicado amanhã...

1 pontinho !!!

Mafra 0 - 0 Benfica B


Dentro do contexto, um pontinho é um pontinho... Pelas poucas informações que chegaram, jogo fraco, com poucos remates à baliza...

Juniores - 3.ª jornada - Fase Final

Paços de Ferreira 1 - 0 Benfica


Confirmaram-se as dificuldades... Hoje, jogámos com 5 Juniores de 2.º ano (Buta, Azemovic, Escoval, Amaral e Guga), 5 Juniores de 1.º ano (Duarte, Pereira, Mendes, Zidane e Aires) e 1 Juvenil (Zé Gomes). O objectivo é formar jogadores, não é vencer títulos na Formação... esta equipa com o Renato, com o Joãozinho, com o Digui, com o Rúben, com o Ferro, com o Yuri, com o Pêpê, com o Sarkic... seria completamente diferente, como é óbvio... Sendo assim, não à muito a dizer...
Só espero que a preparação para o jogo do Real Madrid seja feita com os melhores (o Renato não entrar nessas contas...).

A Liga do ano bissexto

"Se o dérbi desta noite terminar empatado e o Porto vencer amanhã em Braga, passa o Porto a ser o maior candidato depois de ter sido dado como morto pelos seus próprios adeptos. São as anormalidades de um campeonato em ano bissexto. Quanto ao Benfica, seja qual for o resultado de hoje, nunca contou nem contará para esta corrida de Ferraris porque não tem condutor, diz-se. Com nove troços por disputar, ver-se-á até onde vai tanta originalidade bissexta na discussão do título de 2015/16.
Blás Riveros é um lateral-esquerdo paraguaio de 18 anos que já terá sido contratado pelo Benfica. "Quero ser como o Roberto Carlos", disse o jovem à imprensa do seu país. Pois que seja. E se estava a falar do Roberto Carlos do escrete e do Real Madrid, óptimo. Se estava a falar do Roberto Carlos cantor romântico, também se aceita. De uma maneira ou de outra, terá sempre uma lindíssima carreira.
No último sábado, nesta mesma página, recordando aquele marketing primordial de uma inventiva campanha de recolha de fundos e a origem coeva do termo "lagartos" - uma ideia do próprio Sporting que chamou "lagartos" aos títulos de subscrição pública que lançou em prol da construção do Estádio José Alvalade - terá ficado, no entanto, por dizer que os documentos que suportaram a nota biográfica do epíteto nascido na década de 50 foram divulgados pelo blogue 'Ontem vi-te no Estádio da Luz' que, só por si e cá para nós, é uma das mais belas frases da língua portuguesa. O blogue de Ricardo Silveirinha abriu atividade em 2008 e, para além do amor ao Benfica, trata também com desvelo a dita língua portuguesa, o que, por ser raro, é sempre empolgante.
Ainda na mesma história da génese do termo "lagartos" - que de mobilizador passou a insultuoso para os sportinguistas, vá lá saber-se porquê e a propósito do termo "Carnide" - que de nome de freguesia lisboeta passou a pretender ser insultuoso para os benfiquistas, vá lá saber-se porquê -, fica, uma semana depois, uma correção devida. Antes de haver visconde Alvalade já havia visconde de Carnide, essa é que é essa. Carnide, que não pede meças à nobiliarquia de outras freguesias vizinhas, teve o seu primeiro visconde em 1871, tendo o título sido outorgado pelo nosso rei D. Luís I, que não ligava a futebóis nem sabia, certamente, no que se estava a meter."

Há uma outra maneira de ver o 'derby'

"Tenho um amigo, suíço, que adora duas coisas na vida: Lisboa e futebol. Nunca lhe perguntei se, exactamente, por esta ordem. A verdade é que nunca achei isso relevante. De Lisboa diz que é a cidade do mundo onde só os portugueses, por vezes, parecem não ser felizes. Ele não entende como seja, isso, possível. Tem sol todos os meses do ano, quando chove mais a notícia vem nas televisões e quando, no País, neva um bocadinho no cocuruto das montanhas mais altas, toda a gente volta a ser criança, deslumbrada com a paisagem e com a oportunidade de atirarem pedacinhos de gelo à cabeça uns dos outros.
O meu amigo suíço diz, também, que o segredo de Portugal não é tanto as praias, as areias douradas, o calorzinho do verão, o peixe fresco, os pratos tradicionais, os pastéis de Belém. Não. Portugal é especial porque tem portugueses. «Que têm os portugueses assim de tão especial?» - atrevi-me a perguntar. E ele, rindo de um gozo que não fere: «Um povo que inaugura uma ponte com uma feijoada colectiva é único, no mundo.»
A verdade é que o meu amigo suíço não precisa de muitos pretextos para se meter num avião e vir a Lisboa, mas, desta vez, tinha uma razão forte: «Quero ver o derby de Lisboa, ao vivo» - disse-me ele. Este meu amigo suíço é um papa derbies. Vê, muitas vezes, o Real Madrid-Atlético, o Milan-Inter, o Roma-Lazio e vai muitas vezes a Inglaterra ver os grandes jogos dos vizinhos de Liverpool, Manchester e Londres. 
Curiosamente, nunca viu um Sporting-Benfica e isso perturbou-me. Pareceu-me, francamente, ser um descuido intolerável num verdadeiro papa derbies. Porém, o meu amigo suíço explicou-me que, infelizmente, o futebol português tem, em Portugal e para os portugueses, a importância que não tem assim que se passa a fronteira, onde é visto como um futebolzinho simpático, mas pequeno. Grande - assinala o meu amigo - só a vossa Selecção, especialmente porque tem Cristiano Ronaldo. Mas também temos o José Mourinho, que é um dos melhores treinadores do mundo, protestei, eu. E tínhamos o Pedro Proença, o melhor árbitro do mundo. O meu amigo interrompeu-me para me dizer, simplesmente: «Lamento, meu caro, mas lá fora ninguém quer saber de árbitros, ninguém conhece os seus nomes, ninguém se preocupa com quem está dentro do campo, mas não joga.») Então, e o Mourinho? E ele: «É uma figura curiosa. Notável e curiosa. Admito que ajude o futebol português a ter uma maior visibilidade na Europa e no Mundo, mas uma coisa é, apesar de tudo, o futebol português e outra, diferente, são os clubes portugueses e o futebol que se joga em Portugal.»
Não disse, mas já deveria ter dito, o meu amigo suíço é casado com uma portuguesa e entende o suficiente da nossa língua para me ter feito esta pergunta: «Li o teu jornal. Mas aquelas declarações daquele presidente (não posso escrever o adjectivo que ele usou) foram mesmo feitas a sério?» Expliquei que as frases foram retiradas do facebook desse presidente, mas que eram genuínas. «Ora aí está alguma coisa ao nível da célebre feijoada para a inauguração de uma ponte» - disse-me, numa risada sem modos.
O meu amigo suíço tem um programa completo para, hoje, ir a Alvalade ver o seu primeiro derby em Lisboa. Vai dar nas vistas, porque deve ser o único que vai aparecer de manga curta, um imenso sorriso permanente e um ar de despreocupação total. É que nada o diverte tanto como um derby, seja ele jogado onde for. Entretanto, vou pensando no que ele ainda me disse: «Como não tenho clube nestes derbies que vou ver, consigo sempre ver o jogo que ninguém vê. E isso, meu amigo, é único.»"

Vìtor Serpa, in A Bola

'Derby' é festa

"O derby apresenta-se sempre de fato novo, deslumbrante e com vontade de provocar. O desta noite, na versão Sporting-Benfica, vai realizar-se pela 99.ª vez no somatório de todas as provas: duas para Supertaça, uma para a Taça da Liga, 14 para a Taça de Portugal e 81 para o Campeonato, a competição que verdadeiramente interessa no momento. Conta-nos o passado que é sábia a razão de quantos recomendam prudência na projecção destes jogos, sugerindo-se mil cuidados na escolha de um favorito, porque, regra geral, não existe, como o provam as 32 vitórias do leão em oposição às 30 da águia, entremeadas por 19 empates, o que perfaz os tais 81 jogos realizados para o Campeonato em que o Sporting foi visitado e o Benfica visitante.
Os números são esclarecedores: reflectem nivelamento de forças e sugerem a dispensa dos adivinhadores de resultados, regra geral fastidiosos e de estéril conteúdo. Motivo por que, se calhar, quanto se disse e escreveu durante a semana pouco deve ter diferido, no essencial, do que foi escrito e dito acerca do primeiro Sporting-Benfica, já lá vão mais de 80 anos. O que mudou, com certeza, foi a forma como eventos futebolísticos desta dimensão são abordados pelo adepto comum e tratados pelos meios de comunicação. No resto, a mesma rivalidade, que é eterna. Não se explica. Sente-se. O indecifrável enigma que torna o derby de Lisboa, e de Portugal, diferente.
Liberdade, pois, aos intervenientes no espectáculo (jogadores, treinadores e árbitros, porque os dirigentes contam pouco ou nada) para entusiasmarem um estádio repleto de público que se deseja arrebatado pela beleza da festa. Dentro e fora das quatro linhas, sem excepção, como sublinhou o secretário de Estado do Desporto, João Wengorovius Meneses, que hoje será presença especial em Alvalade. «O fair play não é uma opção, é um dever de todos para com todos», disse, e bem!"

Fernando Guerra, in A Bola

Emoção, respeito e exemplo

"Há muito que não me recordo do Estádio de Alvalade acolher um derby Sporting vs Benfica tão decisivo, não só para estes clubes, como para o Futebol Clube do Porto, se ganhar em Braga! Os níveis de tensão, dentro e fora do campo, bem como a pressão psicológica e física a que os jogadores vão estar sujeitos caracterizarão os 90 minutos em que o país vai parar. Delegando assim enorme responsabilidade de demonstrar, em comportamentos cívicos visíveis, que o futebol ao mais alto nível de desempenho ainda defende os valores que o desporto preserva!
Sem dúvida que este palco comportamental que o desporto rei tem pode fazer a diferença e não deve ser subestimada ou substituída por delírios emocionais dos profissionais e adeptos de um clube. Gestos e palavras antes, durante e depois do jogo, têm significado devastador. A conduta não pode extrapolar os seus efeitos para além das raízes alicerçais do desporto como veículo diferenciador da sociedade. Mais do que a obtenção e conveniência de um resultado desportivo, para se atingir objectivos há que colocar no tapete de jogo um dos valores mais preciosos da actualidade - o respeito! Não podemos deixar para trás a avidez que o país tem de exemplos de conduta ética, fair play e felicidade, ingredientes ao alcance de todos os que vão ter a bola nos pés e os que fazem com que a bola lá chegue! As crianças e os jovens imitam os bons e os maus exemplos que lhes entram pelos olhos. Acredito que são, apesar dos truques e jogos mentais que antecedem estes momentos, a habilidade colectiva e o talento individual que cativam milhões de pessoas para um só momento desportivo e esta cultura não pode desaparecer por impulsos de fanatismo dos adeptos, nem fugas de escape do desalento pela perda de um jogo! 
Curioso é que, mais do que ganhar ou perder hoje, será um empate que servirá os superiores interesses competitivos deste campeonato! Que este derby comprove o futebol como molde positivo na formação desportiva dos jovens!"

Tomaz Morais, in A Bola

Pelo futebol e sem confronto

"Rui Vitória vincou a imagem de confiança no discurso de antevisão do dérbi, reconhecendo até que este Benfica que hoje joga em Alvalade é o melhor da temporada. Mas, mais do que isso, deixou clara a mensagem de não querer confrontos com o treinador ou qualquer outro elemento da estrutura verde e branca. Foi assim quando confrontado com uma pergunta sobre as declarações de Jorge Jesus; foi assim quando teve a possibilidade de analisar os ataques de Bruno de Carvalho ao Benfica. Generalizou e vincou que não estava a responder a ninguém. Sorridente, sem revelar sinais de hesitação, e muito menos nervoso do que há seis meses, o treinador das águias não negou questões, mas seguiu o mesmo caminho 'low profile' de outras conferências. Ficou a clara sensação de querer falar mais de futebol, do jogo, da festa, e emoção nas bancadas e menos de assuntos colaterais. As contas e rescaldos prometeu-as para as 22h30 de hoje."

Benfiquismo (XXXIV)

Nené... com todas as diferenças (e são muitas), Jonas tem algo de Nené no golo!!!
19 de Novembro de 1978:
2.º golo do Benfica...