Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A história os julgará. Bem!

"Turim - A espuma provocada pelo turbilhão da actualidade, tantas vezes dominada por assuntos insignificantes, é inimiga da capacidade de análise, por impedir uma visão transparente de acontecimentos ou acções. A história é o maior dos juízes e por isso é necessário que os anos passem para se saber olhar para trás e interpretar sem grandes riscos o que se passou. Não acredito, no entanto, que se possa errar muito ao julgar esta época do Benfica como motivo para recordar por muito e muito tempo, mesmo sendo nós todos reféns dos nossos preconceitos, simpatias ou ódios.
Especialmente, os adeptos dos encarnados vão lembrar-se desta equipa, deste jogo. A vitória no Campeonato afastou o peso trágico e sufocante das derrotas na fase final da última temporada e, entre alguns, anunciou um vento de mudança no futebol português. Se o ciclo mudará em Portugal logo se verá. O percurso das águias na Europa voltou a estar à altura da história do clube e ambições dos adeptos. Faltam ainda as finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga que podem fazer deste ano um dos melhores de sempre do Benfica, já sendo inesquecível. Depois da derrota com o Marítimo na primeira jornada, muitos não acreditavam. Neles me incluo. E como tantos estavam errados."

Nuno Paralvas, in A Bola

A récua

"1. A torpe imagem de um grupelho de sicários ocupando uma praça do Porto para impedir os festejos dos adeptos do Benfica foi das coisas mais ignóbeis que me recordo de ver fotografada nos últimos quarenta anos. Quarenta anos porque são aqueles que se comemoram sobre o 25 de Abril e não foi certamente para javardices destas que se fez o 25 de Abril.

2. Há gente (gente?) que ainda não percebeu - nem alguma vez perceberá, tão churda é a sua massa encefálica - as regras básicas da convivência humana e os princípios lineares da Democracia.

3. Não é de estranhar. Os exemplos que seguem são sórdidos; as figuras que idolatram são intelectualmente insanas. E as forças da ordem, que se reclamam pela lei e pela grei, preferem olhar para o lado e procurar um carro mal estacionado para multar do que fazer o seu serviço de permitir que qualquer cidadão percorra tranquilamente as ruas da sua cidade. Estão bem uns para os outros. E a imagem fica por aí, espalhada, como marcada a ferro em brasa na pele da nossa sociedade emporcalhada.

P.S. - O chefe da arbitragem veio a público dizer que o trabalho dos seus apitadores ficou aquém do esperado, talvez porque o Campeonato Nacional não levou o rumo habitual. Um pingo de dignidade fá-lo-ia assumir a sua responsabilidade e pôr a hipótese de se demitir."

Afonso de Melo, in O Benfica

Plantel de heróis e o sonho continua

"O Benfica não pode pensar que a final da Taça da Liga contra o Rio Ave vai ser tão fácil como a meia final no Dragão, senão perde a competição. Se o Benfica perder a Taça da Liga tem a terceira pior prestação da sua história na prova. Pelo contrário o FC Porto, com a eliminação nos penalties do passado domingo, conseguiu a sua terceira melhor prestação na prova. Por isso terá que ser com onze, e com alguns titulares a final, dia 7, em Leiria.
Diga-se em abono da verdade que o futebol azul e branco não está à altura do seu departamento jurídico.
Foi com trabalho que o departamento jurídico colocou o FC Porto nas meias finais, vencendo os argumentos leoninos, para os jogadores desperdiçarem a oportunidade de igualar o palmarés de V. Setúbal e SC Braga na prova. Eu por mim não tenho hesitação. Quero muito ganhar ao Rio Ave e vencer a quinta Taça da Liga.
Como adepto não estive à altura da equipa. Nunca pensei possível com aqueles jogadores, reduzidos a dez, vencer no Dragão e por isso aqui me confesso e peço desculpa. Como desabafava um grande amigo portista à saída do estádio no domingo, no último ano deve ter custado aos benfiquistas ver Jesus ajoelhado no Dragão. Mas este ano custou-me muito mais ver o Dragão ajoelhado perante Jesus.
Se o Benfica quer manter o caminho do êxito não pode esperar que o FC Porto não vá melhorar muito, tem que fazer de tudo para se manter com igual qualidade. Não podemos vencer porque os adversários estão fracos, temos que ser competentes.
Só essas vitórias têm real valor.
Estamos na final da Liga Europa porque temos uma equipa de heróis. Em Turim, contra a Juventus, reduzidos a nove, é ainda melhor que no Dragão, contra o FC Porto, reduzidos a dez. Ficámos sem meio campo para a final mas num plantel de heróis só o sonho continua."

Sílvio Cervan, in A Bola

Em Turim, houve aula de mística

"O Benfica vai estar, pela décima vez, na final de uma competição europeia de futebol. Em Turim, onde o favoritismo estava do lado da Juventus, a equipa de Jorge Jesus começou por ser atrevida, a seguir foi pragmática e acabou heróica, reduzida a nove elementos e a suportar oito minutos de compensação (que não se discutem). Na vida, há momentos para tudo e prevalece quem melhor sabe adaptar-se a cada um deles. O Benfica, perante dificuldades tremendas - além da categoria da vecchia signora a expulsão de Enzo e a lesão de Garay - soube apresentar argumentos para vencer, numa aula prática de mística. Em Turim, os jogadores do Benfica não ficaram, em garra, vontade de vencer e respeito pela camisola, atra´s dos que construíram para o clube, um património desportivo tão rico.
Aliás, 2014 é, para o Benfica, o ano das finais: na próxima quarta-feira, em Leiria a da Taça da Liga; no dia 14, em Turim, a da Liga Europa, a 18, no Jamor a Taça de Portugal e, de certeza, em Agosto, a da Supertaça nacional (se ganhar a Liga Europa terá também a final da Supertaça europeia).
Em Turim, no próximo doa 14 de Maio, o Benfica vai ser confrontado com uma situação pouco usual no seu percurso europeu: chega a uma final e é considerado favorito. Creio que apenas na final de 1963, em Wembley (derrota com o AC Milan por 2-1) isso aconteceu. Por isso, o jogo com o Sevilha deverá ser preparado, do ponto de vista psicológico, com todos os cuidados. A descompressão é, neste caso, o pior inimigo dos encarnados. Para vencer a Liga Europa, a equipa de Jorge Jesus tem de entrar em campo, num estádio onde ontem foi tão feliz, munida de dois instrumentos essenciais: fome de vitória e respeito pelo adversário.
Se tal acontecer, o céu é o limite."

José Manuel Delgado, in A Bola

Heróis!

"O Benfica confirmou a dimensão da equipa que construiu. Tem alma, é realista, luta e tem paixão. O treinador também!

uma ano, tudo perdido; um ano depois, de novo perto de ganhar tudo. Agora, talvez melhor se compreenda a fantástica época que o Benfica de Jesus fez, afinal de contas, em 2013, apesar de tudo ter perdido, à semelhança da fantástica época que vem realizando até este Maio de 2014, já com título de campeão no bolso e mais três finais para jogar. Impressionante!
O que o Benfica conseguiu ontem em Turim foi absolutamente heróico. Primeiro com onze, depois com dez, por fim com nove, talvez até se ficasse com oito ou sete estou convencido que os encarnados teriam trazido na mesma para Lisboa o passaporte para regressarem ao estádio da Juventus.
Heróico porque a equipa de Jesus defrontou o mais poderoso clube italiano de sempre e a mais poderosa equipa italiana do momento; heróico porque jogava no campo onde vai jogar-se a final desta Liga Europa; heróico porque não há pior do que a sensação de que um golo sofrido deita tudo a perder; heróico porque a dada altura chovia copiosamente em Turim e só um coração gigante suportaria tanto sofrimento.

MAIS do que isso, heróico porque os senhores da Juventus ainda devem julgar que estão no tempo em que os árbitros deveriam fazer o que eles desejariam... Se não, revejam-se as declarações do treinador Conte já na sala de imprensa, quando considerou, de forma impensável, que o árbitro permitiu tudo ao Benfica e que parecia, disse Conte, «estar a gozar» com os jogadores da Juventus.
Conte não sabe mesmo o que diz. Ou melhor, saber, sabe. Não sabe é que perdeu uma boa oportunidade de estar calado. Conte e a Juventus deviam, em primeiro lugar, ter vergonha das histórias que levaram a equipa italiana para a segunda divisão não há muito tempo. Se tivessem vergonha, não falariam de árbitros. E muito menos dos árbitros desta meia-final com o Benfica.

O Benfica de ontem à noite foi o Benfica dos grandes momentos desta época, o Benfica que soube sofrer para chegar ao título e, sobretudo, o Benfica que soube sofrer, com dez, para se bater com o grande rival FC Porto, quer na Taça de Portugal, quer na Taça da Liga. Nos últimos dez anos, muitos poucas equipas conseguiram nas competições europeias finais consecutivas. Como o Benfica, agora, apenas Sevilha, em 2006 e 2007 na Liga Europa, e Manchester United, em 2008 e 2009, e Bayern, em 2012 e 2013, na Liga dos Campeões, estiveram em finais consecutivas, o que ilustra bem a dimensão do que acaba de fazer a equipa portuguesa.
Em matéria de competições europeias, a coisa, este ano, fica reduzida à Península Ibérica - três equipas espanholas e uma portuguesa nas finais, com a particularidade de aos dois maiores clubes, Real Madrid e Benfica, estar associado o número 10 a estas presenças. Porque o Benfica somará a 14 de Maio, em Turim, a décima final europeia da história, e porque o Real Madrid procura na final de Lisboa, a 24 de Maio, a décima Taça dos Clubes Campeões Europeus.

MAS as finais europeias deste mês de Maio não serão apenas uma coisa ibérica, serão uma coisa latina, porque Benfica e Sevilha (inacreditável como o Sevilha de Beto, Daniel Carriço e Fiogo Figueiras chegam à final!!!) vão encontrar-se naquela que foi conhecida durante anos como a capital italiana do trabalho, e Real e Atlético de Madrid jogam em Lisboa, uma das capitais europeias que mais está na moda, e esta, sim, uma bela Velha Senhora da Europa.
Coisa Ibérica, coisa latina mas também coisa portuguesa, porque está o Benfica numa das finais, mas estão também os portugueses Ronaldo, Pepe e Coentrão, do lado do Real, mais Tiago do lado do Atl. Madrid, e ainda, repito, Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras, do lado do Sevilha.
Michel Platini não deve achar graça nenhuma.
Quem também deve estar a lamentar-se de alguma coisa são os defensores do TGV entre Lisboa e Madrid, porque certamente justificariam com a final madrilena do Estádio da Luz toda a argumentação a favor do projecto.
E na verdade o TGV - de que o Benfica se tem servido para mais uma época em grande... -, daria, agora, um certo jeito, quando se espera que Madrid desapareça praticamente do mapa espanhol para reaparecer no mapa português...
Quanto à liga Europa... desde que é Liga Europa - 2009/10 - já contou com equipas portuguesas em trÊs das cinco finais, FC Porto - SC Braga em 2011, e Benfica em 2013 e este ano.
É, mais uma vez, muita fruta!
Boa fruta!

A mesma boa fruta que levou também Jorge Jesus a construir na Luz uma das melhores equipas europeias da actualidade. Grande a equipa e grande, indiscutivelmente, o treinador!
Sim, têm sido enormes Luisão e Garay, enorme Enzo, tem sido bem maior Gaitán, sim, mas nem pensar esquecer Maxi Pereira e, muito em particular, Lima e Rodrigo, sem os quais dificilmente o Benfica teria andado como andou para aqui chegar.

Não tem faltado nada.
Nem a ironia.
Agora que o Benfica descobriu finalmente um grande lateral-esquerdo... o lateral não é do Benfica.
Seria perfeito demais.

(...)"

João Bonzinho, in A Bola

Benfica épico, heróico, campeão

"De chorar por mais o apuramento do Benfica para a final da Liga Europa, agora em Turim, depois de na época passada ter estado em Amesterdão. De chorar por mais porque foi épico (pela forma como se bateu com um adversário também muito poderoso), heróico (porque acabou o jogo com apenas nove elementos, já que a juntar à expulsão de Enzo Pérez também perdeu Garay, atingido involuntariamente por Pogba) e à campeão, pela forma inquestionável como soube conviver com um jogo de bastidores deplorável, como tivemos oportunidade de constatar. E foi assim que a equipa de Jorge Jesus chegou à terceira final da época - o que é curioso e que também nos outros dois apuramentos o conseguiu com menos um jogador, prova real da qualidade da equipa, mas também da sua crença e vontade de vencer. Agora só faltam 90 minutos e, como as finais são para se jogar e vencer, o Sevilha que se cuide.

Fez ontem 20 anos que morreu Ayrton Senna. A sua morte foi horrorosa, para mais vista em directo. Tenho todo o respeito por quem foi tricampeão mundial, mas não conseguia suportar o seu feitio. Como tenho todo o respeito por aqueles que acham que ele foi o maior de todos. Espero, então, que me respeitem por assumir que o maior para mim há de ser sempre Michael Schumacher. Por quem continuo a torcer pelo regresso o melhor possível à vida.

(...)"

José Manuel Freitas, in A Bola

A Juventus teve medo

"No momento em que escrevo este artigo, não sei, nem de perto nem de longe, qual o resultado que aconteceu na 2.ª mão da meia-final da Liga Europa em Turim.
Sei que a grande 'Vecchia Signora', fundada em 1 de Novembro de 1897, com a sua postura imagética (...) acabou por ter MEDO do Benfica.
O que sei é que a Juventus, esteve envolvida no Calciocaos, com condenações pesadas como foi aquela do antigo director-executivo da Juventus Antonio Giraudo, que foi condenado a três anos de prisão pelo seu envolvimento no caso de resultados combinados em Itália. Giraudo foi considerado culpado de associação criminosa para fraude desportiva.
O actual treinador da Juventus, Antonio Conte, foi suspenso por dez meses pela Federação de Futebol Italiana devido ao seu envolvimento no chamado caso 'Calciocommesse', relacionado com apostas ilegais.
Conte foi suspenso por uma decisão da Comissão Disciplinar da Federação de Futebol Italiana, pelo facto do nome do treinador da equipa de Turim integrar uma lista de pessoas alvo de sanções por causa do mesmo processo.
O castigo aplicado a Conte, justificou-se por o treinador não ter informado as autoridades sobre o 'arranjo' de dois jogos quando era treinador do Siena na época 2010/2011, apesar de estar a par da situação.
O Siena estava então na segunda divisão e defrontou o Novara e o Abinoleffe nesses dois jogos, segundo a Federação de Futebol Italiana.
Por outro lado, o defesa da Juventus, Leonardo Bonucci, acusado de delito desportivo no mesmo processo, foi absolvido.
E foi esta insuspeita Juventus, que se armou em 'queixinhas' e apresentou uma participação contra Enzo Pérez por suposta agressão do médio argentino ao defesa Chiellini, durante o jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa em que o Benfica ganhou por 2-1.
O Comité de Disciplina da UEFA antecipou para o dia 30 de Abril uma reunião ordinária que tinha agendada para o dia 15 de Maio, para analisar a situação da eventual punição do atleta Enzo Pérez.
As águias foram notificadas pelo organismo que tutela o Futebol europeu ao final da tarde de segunda-feira e têm até às 21 horas do dia 29 de Abril para responder à acusação do clube de Turim.
Por alguma razão, foi escolhido o estádio da Juventus para final da Liga Europa. Será que a justiça das coisas conseguiu ultrapassar a justiça do martelo?

(...)"

Pragal Colaço, in O Benfica

PS: Está na altura de actualizar as fotos que ilustram este excelente video, e até podem incluir algumas destas personagens da Juventus. Fica aqui o desafio para o pessoal dos vídeos!!!

Na soberania do mestre Ângelo

"O Benfica é Campeão. Luís Filipe Vieira, emocionalmente dedicou o título a Eusébio e a Coluna. Uma dedicatória incontroversa no universo vermelho. As duas grandes figuras mereciam comemorar este desidrato. Nós, todos, nós, comemoramos por eles, inspirados nas suas prestações magnânimas, nas suas sensibilidades de incontido benfiquismo.
Quis o calendário que Ângelo Martins, Bicampeão Europeu, aniversariasse no dia da conquista da Liga. Horas depois, numa cerimónia de grande intimismo, acompanhado pelo António Simões, associei-me à efeméride, na qual o presidente do Clube não esteve, mas fez questão de contactar o aniversariante, felicitando-o por um trajecto que honra todos os apaniguados rubros.
Ângelo merece todas as honrarias. Essa e outras. É o único Bicampeão Europeu nascido na cidade do Porto (mesmo ao pé do Dragão), que nunca foi homenageado pela autarquia da cidade nortenha. Razão? Notabilizou-se na defesa do Manto 'encarnado'. O provincianismo portuense explica o resto.
Sobre ele, escrevi um dia, depois de tecer muitas loas pelos desempenhos competitivos, já era treinador das camadas jovens do nosso Benfica: do prelo de Ângelo Martins saíram algumas das melhores criações do Benfica; ele era um burilador de diamantes, criador de craques; mostrou sempre cartão vermelho à incompetências; as suas impressões digitais podiam ver-se em Humberto Coelho ou Nené, Alves ou Jordão, Artur ou Shéu, Vítor Martins ou Chalana; e tantos, tantos outros. Se benficómetro houvesse, atingiria o limite dessa ardência que vida fora o acompanhou.
Também agora, ainda agora. Agora e sempre."

João Mallheiro, in O Benfica

Engraçado...

"1. Entre dois jogos importantíssimos da Liga Europa, a meia-final da Taça da Liga apareceu na pior altura. Compreensível, portanto, a utilização de jogadores que não entram nas contas europeias. É sempre agradável ganhar a Taça da Liga mas a Liga Europa é bem mais importante. Pois, apesar de o jogo se ter realizado no campo do FC Porto, que até tinha nesta competição a sua derradeira oportunidades de uma época frustrante, apesar de termos alinhado com oito ou nove jogadores que actualmente não são titulares; apesar de termos ficado reduzidos a dez elementos antes da meia-hora de jogo; apesar de tudo isto, conseguimos passar à final, ganhando no desempate por grandes penalidades depois do 0-0 final! A Taça da Liga não deixa de ser um objectivo secundário da época, mas acabou por ser uma vitória muito saborosa. E, agora, vamos tentar ganhá-la mais uma vez, frente ao valoroso Rio Ave...

2. Jogo bem intenso o da passada semana, com a Juventus, escassos três dias depois do encontro de título e dos inevitáveis (e bem justificados) festejos. A equipa começou muito bem, fez uma excelente primeira meia-hora mas, na segunda parte, a classe da formação italiana e algum desgaste nosso acabaram por proporcionar o golo adversário, que complica a eliminatória. Mas foi excelente a nossa reacção e precioso (espera-se...) o grande golo de Lima, a dar-nos a vitória. Entretanto, já se terá realizado o jogo em Turim. Antevejo muitas dificuldades mas tenho esperanças...

3. A propósito do 25 de Abril de 1974, veio mais uma vez à baila a odisseia da equipa do Sporting, que na véspera desta data histórica foi eliminada na Alemanha, em jogo da então existente Taça dos Vencedores das Taças, e depois não conseguiu reentrar em Portugal, pois o aeroporto e a fronteira estavam fechadas, tendo que permanecer em Badajoz. Foi um episódio curioso, que fica na história, mas, ao contrário do que eventualmente se possa pensar, não afasta o clube de Alvalade de uma triste realidade: foi o clube, de longe, mais conotado com o antigo regime. Não só pelas suas origens (o Benfica foi um clube do povo, o Sporting um clube das classes mais abastadas), como pela sua vivência (no Benfica houve eleições democráticas bem antes de existirem no país) e também pelas efectivas relações dos elementos mais representativos do Sporting com o regime de então."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Ambição

"O Benfica era a ´nica equipa que merecia a final da Taça da Liga porque nunca amesquinhou a competição, nem fez da disputa deste troféu um mero lenitivo para as desgraças de uma época. Em campo, o Benfica também mostrou que merecia a final porque jogou mais e melhor, mesmo com 10 contra 11, e jogando mais limpo. O Benfica mostrou no relvado que é mais equipa, porque foi a casa do adversário jogando, em primeiro lugar, com a composição do plantel e em segundo com a pressão de um opositor complexado ante a grandeza do Campeão.
Já Campeão Nacional e finalista da Taça de Portugal, o Benfica conquistou também o direito a disputar a final da Taça da Liga. E fê-lo contra diversas adversidades, a primeira das quais foi o calendário da meia-final que fez do Benfica a verdadeira e única equipa castigada por um atraso da entrada em campo no jogo dos quartos-de-final entre o FC Porto e Sporting: a Liga andou semanas a arrastar a questão do atraso e acabou por decidi-lo e agendar o jogo seguinte penalizando forte e unicamente o Benfica, que seguira na competição sem atropelos nem trapalhadas. O Benfica jogou a meia-final da Taça da Liga no Porto três dias após jogar em casa com a Juventus e quatro dias antes de jogar em Turim a segunda mão da meia-final da Liga Europa.
Esta vitória do Benfica é um grande sucesso do Clube, da equipa e muito especialmente do treinador. Jorge Jesus mostrou naquele relvado, em que foi tão infeliz no ano passado, a razão pela qual o Benfica o quer e outros o cobiçam. Muito dificilmente qualquer outro treinador conseguiria gerir o plantel e conceber a táctica para um jogo de tão elevada parada.
Mas também talvez em nenhuma outra equipa portuguesa o treinador tivesse meios para voos tão ambiciosos."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Do futuro

"No final do jogo em que eliminámos o FCP na meia-final da Taça da Liga (tal como na meia-final da Taça de Portugal com 10 jogadores durante mais de uma hora) Jardel, o nosso 33, disse que “a época de sonho já começou na época passada, quando chegámos às finais”. Foi uma frase marcante que nos demonstra como o Benfica fez o que teoricamente é mais difícil: alicerçou as vitórias desta época nos insucessos do final da época passada. Ou seja, a gestão do insucesso foi essencial na conquista do sucesso.
A questão, agora, é como lidar com o sucesso. Como gerir o sucesso, para garantir novo sucesso? Aquando da conquista do primeiro campeonato da era Jorge Jesus, a gestão do sucesso foi feita olhando mais para o caminho percorrido do que para o caminho a percorrer. E neste erro de perspectiva radicou algum do insucesso que se lhe seguiu. Neste momento, é essencial que a consciência benfiquista se obrigue a perceber que a época em curso não é um ponto de chegada, não é uma meta, mas apenas um alicerce importante na construção do futuro. Exige-se que se festeje sem soberba, que se conquiste com ambição e que se faça do momento da vitória um anseio de ir mais além. Que não acreditemos na ladainha de que o nosso principal rival está em fim de ciclo, pois no hipotético menosprezo da força do adversário pode residir a nossa maior fraqueza.
Em suma, percebamos que, tal como escreveu Zeca e cantou Sérgio Godinho, «Quando uma cobra tem sede (…) corta-lhe logo a cabeça (…) encosta-a bem à parede». Neste caso, esta época vitoriosa encostou-a à parede, mas ainda faltam muitas vitórias nossas para que a cobra seja decapitada."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Voltaremos...

Nascemos para enrabar corruptos !!!

Juventus 0 - 0 Benfica

É um destino como qualquer outro, nem sempre ganhamos, mas esta época - 2013/14 - está a ser um fartote... Três jogos praticamente consecutivos contra corruptos condenados: três vitórias, sempre em inferioridade numérica!!! Hoje, a expulsão foi mais tarde... mas para compensar, à entrada dos descontos, ficámos por lesão, sem o Garay... Com 10, o Benfica ganha; com 9 o Benfica ganha; vamos esperar para ver, se na Final, vamos terminar com 8...!!!
Mais uma grande exibição colectiva. Entrámos muito bem, a pressionar alto, a intimidar os Italianos, que como prevíamos estavam mesmo com medo: uma equipa que precisava de marcar, a jogar em casa, devia ter arriscado muito mais... Mas o medo de sofrer um golo do Benfica, foi superior, à vontade em marcar!!!
O Oblak (a surpresa do onze) voltou a transmitir muita confiança... isto sem fazer muitas defesas complicadas. Aliás a melhor defesa da noite, foi feita mesmo pelo Luisão!!! Aqueles últimos minutos da 1.ª parte, foram o nosso pior período, e o capitão foi decisivo. Os nossos Centrais voltaram a fazer uma exibição monstruosa. Espero que a lesão do Garay não seja grave, até porque a Final é já a seguir!!!
O Maxi e o Siqueira, tiveram menos ofensivos do que é costume... mas devido à estratégia dos 3 centrais da Juventus, com dois alas que fazem todo o corredor, os nossos dois defesas, foram obrigados a muitos piques laterais, nas mudanças de flanco da Juve.
O Rúben voltou a entrar muito bem na equipa, muito sólido a defender, e muito seguro no passe, e na posse de bola. Com a entrada do Vidal na equipa da Juve, o Pogba recuou um pouco, e isso até ajudou o Rúben. Não é fácil comentar a exibição do Enzo... depois da polémica, antes do jogo, parece que lhe faltou cabeça naqueles 7 minutos, com dois amarelos... talvez o melhor elogio, que lhe posso fazer, é que vai fazer muita, mas mesmo muita falta, na Final de Turim com o Sevilha!!! O Nico e o Marko, foram muito importantes principalmente a defender. No ataque tiveram em algumas jogadas, mas faltou sempre um último passe eficiente...
O Rodrigo acabou por ser o nosso maior perdulário!!! O Benfica raramente não marca, e hoje quem esteve mais perto de marcar, foi o Rodrigo... O Lima, como também é costume, foi um trabalhador incansável...
A arbitragem tecnicamente esteve bem... muito melhor daquilo que eu estava à espera. Mas a meio da 2.ª parte, perdeu a cabeça, e o 'mexilhão' (nós) lixou-se!!! A expulsão do Enzo, dentro do critério que foi aplicado no resto do jogo e absurda; o amarelo ao Salvio tendo em conta o critério que usou no resto do jogo é assassino; a expulsão do Markovic, apesar das imagens não serem claras, parece-me igualmente absurda, já que é o Vucinic que irritado com a demora da substituição do Marko, que o confronta fora do relvado...!!!
Recordo também, que na Luz, tivemos um árbitro que ousou um critério disciplinar larguíssimo, que por exemplo poupou o Pogba de vários amarelos... Mas hoje tivemos um Inglês zeloso na 2.ª parte!!! Coincidências...
Esclareço, que naquele lance inicial com o Rodrigo a rematar, e a bola a bater no braço do defesa do Juve, acho que não é penalty, já que o remate é à queima. Só é pena que no lance do Salvio o árbitro não tenha decidido da mesma forma!!!
As declarações do Conte no final da partida (que estou a ouvir neste momento...) são alucinantes!!! Como é que é possível um gajo ser beneficiado nos dois jogos, e mesmo assim, acaba a eliminatória a chorar?!!! Ainda por cima, com todas as movimentações que foram tentadas fora do campo?!!! Estamos a falar de um Clube condenado por Corrupção, e de um treinador (Conte) que também já foi condenado por combinação de resultados (máfia das apostas)... O Benfica não tem nenhum estatuto especial, mas é um Clube com uma história muito rica, com muitos grandes exemplos, e que não tem nenhuma mancha nos títulos que conquistámos... mas mesmo assim, até podemos receber lições de dignidade de outros Clubes, com historiais idênticos. Agora se existe alguém que não dá lições de dignidade e honestidade ao Benfica, é a Juventus e o seu treinador.
Já agora: temos pena Pilro...!!! A azia corrupta em Portugal ou em Itália é sempre bem-vinda... Aquilo que se calhar os Italianos ignoram, é que nós já estamos habituados a defrontar equipas desta estirpe: são penuts!!!
Vamos voltar a Turim, sem Enzo, sem Markovic e sem Salvio !!! É um 'galo' enorme!!! E vamos ver se o Garay não tem nada de grave. E até Turim, ainda vamos ter 3 jogos, 1 deles muito importante: a final da Taça da Liga. 
Dizer que as estas ausências não vão ter influência é ser demasiado optimista. Até pode ter graça, dizer que se não jogam estes, jogam os Manéis... mas são demasiados impedimentos. Prevejo uma Final com Gaitán a extremo direito, e Sulejmani na esquerda, com o Cavaleiro no banco. E com o André Gomes no lugar no Enzo, com o André Almeida no banco como opção.
Vamos para a 12.ª Final Europeia (sim 12.ª... a 10.ª Final da UEFA, mas 12.ª Final Europeia, porque as duas Finais da Taça Latina também contam, apesar da muita azia dos ignorantes revisionistas históricos ao serviço dos Corruptos e dos Lagartos!!!), perdemos as últimas 7 !!! O Bélla Guttmann já tem a sua merecida estátua na Luz, espero que finalmente nos deixe em paz...!!!
Mas antes de Turim, vamos ter Leiria!!! O jogo de Domingo com o Setúbal será obviamente para gerir, recuperar, descansar, e recuperar... mas na Quarta-feira, em Leiria, na Final da Taça da Liga, temos que jogar com tudo, e todos. Teremos uma semana para recuperar... O clima nestes dois próximos jogos, vai ser de festa, muita festa nas bancadas, mas é importante que os jogadores, se mantenham afastados dos festejos...
Já o disse, antes e depois do jogo do título com Olhanense: a grande festa da época, tem que ser no dia 18 de Maio, após a Final da Taça de Portugal no Jamor... até lá, é trabalhar, e ganhar.

Ó Platini...

AGUENTA!!!