Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Di Maria


Espetacular a forma encontrada para apresentar oficialmente o regresso do Di Maria...

Espetacular, a decisão do jogador e da sua família, abdicando de alguns bons Milhões, trocando tudo isso, pelo regresso a 'casa'!!!

O Di Maria, apesar de alguns problemas físicos, em Turim, na última época, fez 40 jogos! Pelo meio foi Campeão do Mundo, mais uma vez decisivo... e se mesmo assim alguém tem dúvidas, revejam o jogo que ele fez em Nantes, para a Liga Europa, já em 2023!!!


Enorme reforço... e mantendo-se fisicamente apto, será decisivo! Temo, o critério 'largo' que seguramente vai ser adoptado pelos apitadeiros!!!

O ano passado tínhamos somente o Neres, como driblador/desequilibrador... o Rafa e o João Mário tem características diferentes. Com o Di Maria, ficamos com duas opções, muito acima da média...


E além de tudo o que o Angelito nos poderá dar dentro do campo, deu-nos um exemplo, para outros ex-jogadores do Benfica, que é possível regressar ao Benfica, ainda em condições de serem uma mais-valia! Tem que se fazer alguns sacrifícios, mas valerá a pena...!!!

Dia 2

Segundo dia de trabalho no Seixal...

Regresso ao trabalho


"O plantel do futebol já trabalha com vista aos objetivos da temporada, sabendo-se, desde ontem, que conta com Di María, regressado ao Clube. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Início de um longo percurso
O plantel da equipa principal de futebol está de volta ao trabalho. Veja as melhores imagens do dia.

2. Orgulho, motivação e ambição
Aursnes foi o porta-voz do grupo no primeiro dia de trabalho do plantel. "Sinto-me muito orgulhoso por estar aqui, e por fazer parte disto. O grupo, os jogadores e os técnicos estão muito motivados. É um grupo com muita, muita ambição", refere

3. Di María de águia ao peito
O Campeão do Mundo pela Argentina regressa ao Clube que lhe abriu as portas da Europa. Campeão Nacional de águia ao peito em 2010, prosseguiu a carreira, com enorme sucesso individual e coletivo, no Real Madrid, Manchester United, PSG e Juventus. A apresentação é hoje, na Praça Centenarium do Estádio da Luz, às 19h04. Não falte!

4. Sorteio no futebol
Está definido o calendário da Liga Portugal. A primeira jornada opõe o Benfica ao Boavista, no estádio do Bessa, e é disputada no fim de semana de 13 de agosto.

5. Sorteios no basquetebol e no futsal
O TSU Tiblíssi, da Geórgia, é o primeiro adversário do Benfica nas rondas de qualificação da Basketball Champions League e já se conhecem os potenciais adversários nas duas eliminatórias seguintes de acesso à fase de grupos da competição. Assim como já se sabe quem o Benfica defronta na Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League.

6. Protagonista
Hugo Gaspar é o protagonista da semana. Para ver na BTV ou ler no jornal O Benfica.

7. Bicampeões nacionais de aquatlo
A equipa masculina de aquatlo revalidou o título nacional. A equipa feminina classificou-se no 2.º lugar.

8. A final da liberdade
Não perca a conversa com participação de Toni, António Simões (Benfica), Mário Campos (Académica) e Alberto Martins, protagonista das lutas estudantis no final da década de 60 e antigo ministro, sobre a final da Taça de Portugal disputada entre Benfica e Académica em 1969. É amanhã, dia 7, às 18h00, no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião.

9. Fan Token oficial
Já há data de lançamento do Fan Token oficial do Benfica.

10. Para ti Se não Faltares
Veja a reportagem da BTV sobre a entrega de prémios da Fundação Benfica aos alunos da Escola Básica de Marvila e da Escola Básica Damião de Góis integrados neste projeto."

Visão: Prognósticos...

Visão: Equipamento #3 - Alternativo...

5 minutos: Diário...

Em dia de "olá" a Di María


"CABE UMA PALAVRA DE GRATIDÃO NO "ADEUS" A GILBERTO!
Um jogador que nunca pude considerar um craque, mas em quem identifiquei vezes sem conta a inigualável alma benfiquista. Sobressaía, pela sua raça, quando a equipa estava menos bem; "desaparecia", devido às suas limitações, quando o nível da equipa subia. Deu sempre tudo, entregou-se de corpo e alma, pelo que, na hora da despedida, enquanto benfiquista, só me ocorre dizer-lhe:
TODA A SORTE DO MUNDO, GILBERTO!"

19:04, agora, sim, já é oficial!


"BEM-VINDO A CASA, ÁNGEL DI MARÍA!!!
VAMOS BENFICA!
"Quero correr como se tivesse 20 anos", afirmou há dias o craque argentino, que está de regresso ao Benfica para nos ajudar nesta tão decisiva época 23/24. Cesar Luis Menotti, do alto do seu estatuto de senador do futebol argentino e mundial, não fez a coisa por menos: "Di María está no patamar de Kempes, Maradona e Messi." E nós vamos ter o privilégio de voltar a ver um dos melhores jogadores do mundo com o "Manto Sagrado" vestido.
JUNTOS RUMO AO 39!"

Di Maria


"Extremo, canhoto, 35 Anos, 1,78 m, recentemente campeão do mundo pela Argentina, seleção pela qual já atuou por 132 ocasiões, tendo apontado 29 golos e contribuído com 24 assistências. “Fideo” é um jogador soberbo, dos poucos no mundo capaz de resolver um jogo a qualquer momento. Estamos a falar de um dos melhores jogadores do planeta na última década. Messi e o Real Madrid conquistaram o Mundo e a Europa porque tinham Di Maria. Acho que isto diz quase tudo da importância do “génio vagabundo” nascido a 14 de fevereiro de 1988, em Rosário, na história do Futebol. Di Maria é amor e um vencedor!
Estou muito feliz com o regresso de Di Magia à Luz. É o atleta que vi jogar com o Manto Sagrado que mais alto esteve na hierarquia mundial da bola. Ele sai campeão pelo SL Benfica como um extremo esquerdo de linha e chega a outro SL Benfica campeão para jogar mais como interior direito. Acredito que, tal como vinha a fazer na Juventus, Roger Schmidt conta com o campeão do mundo para jogar preferencialmente a partir do corredor direito, fazendo sempre as suas incríveis diagonais para o meio em busca de um passe para golo ou até mesmo do remate que foi aprimorando ao longo dos anos.
Di Maria é um criador de jogo e de oportunidades de golo. Tem múltiplos recursos. Muito forte do drible no 1x1, forte capacidade em descobrir espaços com passes de rutura a rasgar uma defesa onde poucos conseguem meter a bola, mas também ao nível do cruzamento, onde revela muita precisão a encontrar soluções na área. Aquele menino que, aquando da saída da Luz, tinha na velocidade o seu grande argumento, chega agora, graúdo, capaz de acelerar o jogo com uma leitura (tem muito critério e pensa bem antes dos outros!) impressionante que será decisiva perto das áreas contrárias. Algo que faltava, por vezes, à turma de Roger Schmidt era uma boa tomada de decisão/definição no último passe. Agora terá um intérprete do melhor que há no mundo para subir o rendimento nesse momento fundamental do jogo.
Muito se tem falado na idade do prodígio argentino. Acompanhei de perto a última época em Itália e vi um Di Maria maduro, sabendo que não está no auge da carreira e, portanto, gerindo melhor o seu esforço ao longo dos 90 minutos. Hoje em dia, ele percebe que não deve entrar em correrias loucas para estar a rendimento top quando chegar a hora da decisão. Portanto, a presença dele será um desafio à equipa para estar sempre equilibrada quando o génio de Rosário tiver com a bola e procurar desequilibrar a formação adversária.
É um fantástico reforço para o SL Benfica! Bem gerido ao longo de uma época, Di Maria pode ser um fator-chave para ajudar o Glorioso a decidir aqueles jogos de maior exigência. A carreira do internacional argentino é bem traduzida numa frase muito simples: “Um craque para os grandes jogos”. Assim seja, Di Magia!
Bem-vindo a Casa!"

Ángel Di María | Mais do que um reforço


"Já passaram alguns dias desde que a imprensa desportiva dá como certo o regresso de Ángel Dí Maria ao Sport Lisboa e Benfica, depois de ter saído a custo zero da Juventus. Este rumor tem deixado os adeptos encarnados entusiasmados, visto que apesar dos seus 35 anos, o extremo argentino ainda mostra ser capaz de fazer a diferença.
A confirmação do regresso de Di María não seria o regresso de um jogador que muitas saudades deixou por cá enquanto brilhava ao mais alto nível. Será também o regresso de um jogador que colocou o Benfica no mapa de muitos jogadores que viriam a representar o clube posteriormente.
Ángel Di María foi contratado pelo Benfica no ano de 2007, pagando seis milhões de euros ao Rosario Central. Nas duas primeiras épocas, o extremo argentino jogaria regularmente, mas alternando entre a titularidade e o banco de suplentes. Seria na terceira temporada sob o comando técnico de Jorge Jesus, que Di María explodiu, ajudando a equipa a ser campeã nacional, sendo posteriormente vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros.
A verdade é que Di María deixou a sua marca no Benfica não só pelo seu rendimento e valorização, mas também porque mostrou à estrutura do Benfica qual o caminho que deveria seguir para construir uma equipa mais competitiva e capaz de ganhar troféus.
Em 2007, o Sport Lisboa e Benfica já tinha quebrado o seu jejum de troféus e já tinha saído do célebre “Período do Vietname”. No entanto, o Benfica vinha a ter dificuldades em manter uma equipa e capaz de conquistar de troféus de forma mais consistente. Mas isto acontecia porquê?
No período entre 2002 e 2005, o Benfica viria finalmente a voltar construir uma equipa competitiva, assente numa espinha dorsal formada por jogadores como Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Petit, Tiago, Ricardo Rocha ou Miguel; uma espinha dorsal formada por jogadores portugueses. No entanto, com a saída de alguns jogadores e a entrada na fase descendente das suas carreiras de outros, o Benfica via-se forçado a renovar esta espinha dorsal e estava a ter dificuldades para o conseguir.
Isto, porque a capacidade de scouting e de recrutamento de atletas estrangeiros por parte do Benfica era muito fraca. Exceptuando raros casos como os de Luisão, Léo ou Miccoli, a maioria dos jogadores estrangeiros que reforçavam o Benfica não faziam a diferença que se esperava que fizessem.
E seria neste ano de 2007, que Ángel Di María, junto com outros jogadores que reforçaram o Benfica nesse ano como Daviz Luíz, Óscar Cardozo ou Maxi Pereira, abriram as portas ao Benfica sobre qual o caminho que deveriam seguir a nível da política desportiva, de modo a que o Benfica pudesse construir uma equipa mais competitiva.
Daqui para a frente, viriam a ser muitos os jogadores sul-americanos que viriam a reforçar o Benfica e a deixar a sua marca no clube encarnado."

Como um anjo chegou em 2007 e a maneira como o faz 15 anos depois


"O sofrimento dos benfiquistas era intolerável naquele Verão de 2007. Simão tinha pegado num Benfica moribundo, assumido toda e qualquer responsabilidade e suportando todo o peso de quase uma década de fracassos.
É dele o golo que dá a Taça de 2003, o primeiro troféu da equipa sénior desde 1996; e é dele o golo de penalty no Bessa que dá o título, 11 anos depois. Como também foram dele os maiores momentos daquele Benfica que foi de Camacho, Trapattoni e Koeman, o que ganhou consecutivamente troféus nacionais e brilhou fora de portas.
É Simão que pergunta a Pepe Reina se a consegue ir buscar ao ângulo na gloriosa noite de Anfield, como também é Simão que tem nos pés o empate na Catalunha, golo que abriria a porta das Meias áquele Benfica, impossibilitando o título posterior do Barcelona de Ronaldinho. Sempre ele, nos momentos mais decisivos.
Era a figura incontestável da equipa e o ídolo de toda uma geração, papel que mais nenhum outro voltaria a ter desde então. Não com a mesma magnitude, apesar de todos os golos marcados por Cardozo ou Jonas, ou pela liderança e longevidade de Luisão. Nenhum deixou marca como o ‘20’. É o símbolo da primeira década do milénio, como João Vieira Pinto fora na anterior, com a mais que válida justificação a fugir da aborrecida estatística e a entrar obrigatoriamente no campo do misticismo.
Por isso, sabíamos todos em 2007 que o tempo de Simão capitão era fio prestes a ser cortado. As suas qualidades extravasavam o contexto competitivo e ausência de títulos justificava saída para campeonatos mais abastados – basta imaginar quanto tempo duraria, no Portugal de 2023, um Simão, sem virem cá oferecerem o dinheiro duma vida. Foi namorado muito tempo pelo Liverpool, mas seria o Atlético de Madrid a levá-lo, por… 20 milhões. E preferência sobre dois jogadores, que nunca se soube quem foram. No Calderón ganharia títulos europeus com colegas mais da sua categoria – sem dúvidas, bastando atentar na linha avançada que com ele ganhar a Liga Europa de 2009: Reyes, Forlán e Aguero. Merecido.
A venda confirmou-se a 26 de Julho. A 27, uma Sexta-Feira, noticiava-se que Ángel Di Maria chegaria Domingo para o substituir. Um rapaz de Rosario, que trepara avidamente os escalões de formação do Central e que nos seniores, ainda adolescente, fizera 39 jogos; mas o que verdadeiramente criara a ilusão à sua volta tinha sido o rendimento no Mundial de sub20 daquele ano, no qual a Argentina é campeã com seis vitórias em sete jogos (e 16-2 no score de golos…), com Kun Aguero a arrebatar os troféus de melhor jogador e marcador. Di Maria tinha maravilhado também, pelo estilo irrequieto que com o fisico franzino fazia surgir o Fideo como alcunha e pelas diabruras duma canhota extrovertida, muito em falta naquele Benfica.
A contratação fez barulho por toda a Europa: o Arsenal perdera a corrida para um Benfica ainda de terceira linha. Ninguém percebia como. Wenger tinha ficado fascinado com o Ángel e queria trazê-lo para a Europa, colocando a jóia em trânsito no Salamanca – a disputar a La Liga 2 – para a polir ao jeito europeu. Fideo não gostou da trama e rejeitou, como já tinha rejeitado o Boca por conselho do treinador que o lançou, Carlos Ischia –
«Carlos me dio la posibilidad de jugar más adelante para que me vengan a buscar, me dio la posibilidad de ir al mundial Sub 20, la verdad que estoy agradecido, es una gran persona, me aconsejó a irme a Europa y que el tren pasa una vez a la vida, son solo palabras de agradecimiento, si bien no es uno de los entrenadores con mas renombres que tuve, me marcó mucho»
– e finalmente decidiu-se pelo Benfica, que oferecia os sete milhões de euros que muita falta faziam aos cofres do Rosario Central. Chegava a Lisboa numa semana em que partilhava as capas dos desportivos com Belletti, o lateral brasileiro que o Benfica pensou poder ir buscar, por empréstimo – até Mourinho e o Chelsea pensarem nele para fazer sombra a Paulo Ferreira e contratarem-no em definitivo ao Barcelona.
Chegou como Enzo. A planear fazer do Benfica um Salamanca, que o último destino afinal era mesmo suposto ser Londres, mas não o Emirates. «Sei que o Benfica é um clube enorme e que luta por grandes títulos. Por isso, espero fazer uma grande temporada em Portugal e ir depois para o Chelsea» completando com uma belíssima explicação, dizendo que o Benfica era «uma excelente entrada na mais alta roda do futebol europeu.» Ingenuidade que o MaisFutebol apelidou de “sinceridade pouco comum”…
Di Maria precisou de tempo, naturalmente. Naquele 2007-08 estreou-se na segunda mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em Copenhaga, e três dias depois mostra excelentes apontamentos na Choupana, num 0-3 ao Nacional – não conseguiu foi replicar isso de forma consistente. Durante a época participa em 45 jogos, mas faltava-lhe a maturidade que Maxi Pereira, ainda médio ala, e Cebola Rodríguez já tinham. E por isso foram eles as principais opções para Camacho e Chalana.
Nova época, concorrência ainda mais apertada apesar das grandes Olimpíadas que protagonizou, onde ganha o Ouro junto a Messi mas sendo ele o actor principal, com aquela chapelada frente à Nigéria. Chegado a Lisboa de confiança em alta, vê-se a tirar senha numa sala de espera com Reyes – antes de ir para o Atlético ter com Simão – , Urretaviscaya, Pablo Aimar – que para Quique era muitas vezes o homem da esquerda no 4-4-2 -, Carlos Martins ou Rúben Amorim, que acaba por ser o dono do lado direito pela obsessão do treinador espanhol pelo equilibrio e futebol de processos invisíveis. Correu mal. Com zero títulos em dois anos, certamente passaram pela cabeça de Fideo as tentações de sair, sustentadas pelas memórias das primeiras declarações como jogador do Benfica. O plano tinha falhado. Mal ele sabia que naquele plantel já estavam os escudeiros que completariam consigo a espinha dorsal de Jesus. Quim, Maxi, Luisão, David Luiz, Coentrão, Aimar e Cardozo já eram assalariados do Benfica, nenhum imaginando a diferença em futebol jogado no ano seguinte.
Na asa esquerda do losango, Di Maria cumpriu finalmente as promessas do seu ruidoso talento. Partiu campeão para Madrid, com dez golos e 17 assistências na bagagem – as que lhe valeram a convocatória para o Mundial da África do Sul.
Treze anos depois, volta já consagrado, campeão mundial com direito a nova inscrição na lista dos marcadores duma final pelo seu país. Figura histórica já, lenda viva ainda com capacidade para fazer a diferença na maior prova futebolística do planeta. Daí que as dúvidas que se coloquem ao seu estado física não sejam mais que… desejos. Projecções.
Retorna a Lisboa, todos dizem, por uma época mais outra de opção. Novamente, com pretensões de fazer apenas escala, desta vez por motivos mais nobres, do coração – quer terminar a carreira em Rosario, no seu Central. Numa fase em que todos optam pelo dinheiro das Arábias ou que o amigo Messi precisa de reforços para levantar o Miami, Ángel prefere ser anjo e cumprir desejos dos milhões que já por si muito rezaram.
Em Lisboa, espera-se impacientemente, como esperavam os pastorinhos num morro perto de Ourém pela visão prometida, com hora e data marcada – Di Maria, que sempre fez do seu futebol coisa imprevisível, mantém todos de olhos postos no Flight Radar ou de olhar espetado no céu azul de Tires, a ver os aviões passar. Que, como o seu futebol, é de levar as mãos à cabeça."

Bigode: Di Maria...

Benfiquistas de sorriso estampado no rosto


"Simbolicamente, o Benfica esperou pelas 19h04, que remete para o ano da fundação do clube, para anunciar a contratação de Ángel Di María. O campeão do Mundo no Catar junta assim o seu nome a uma lista prestigiada de regressos à Luz, que conta com referências como Humberto Coelho, João Alves, Ricardo Gomes, Valdo, Carlos Mozer, Rui Águas, Fernando Chalana e Rui Costa, ao mesmo tempo que coloca nos píncaros as expetativas dos adeptos, que têm vivido em estado de graça desde que regressaram, a 27 de maio de 2023, à rotunda do Marquês de Pombal.
É destituído de riscos o investimento dos encarnados em Di María? Nada na vida o é, e no futebol muito menos. Mas, através de uma gestão inteligente, Roger Schmidt pode capitalizar o que o astro argentino tem para oferecer, enquanto Rui Costa – que tem mantido fidelidade ao primado da vertente desportiva – ganha um porta-estandarte de nível mundial.
Oficializado Ángel Di María, e concretizada a contratação de Kokçu, o Benfica ganha uma profundidade do plantel que há um ano não tinha. E consegue, sobretudo, um elemento que pode vir a revelar-se fundamental para a revalidação do título, ao aumentar exponencialmente a competitividade interna, retirando todo e qualquer jogador de uma zona de conforto que muitas vezes se segue à conquista de um campeonato.
Para já, a Liga portuguesa ganha, com Dí María, uma visibilidade externa importantíssima, numa altura em que tanto se fala na necessidade de internacionalizar, para melhor rentabilizar, a prova mais importante do nosso calendário. E o Benfica ganha um sorriso de orelha a orelha nos rostos dos seus sócios e adeptos..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Águia: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Real Madrid ou Barcelona? Bayern Munique | Tiago Dantas


"Outrora uma das grandes esperanças do Seixal, Tiago Dantas substituiu Jonas no jogo de despedida do brasileiro dos relvados em 2019, como se de uma passagem de testemunho se tratasse, entre o fim de um ciclo e o início de outro. Mas, quatro anos depois, em que situação se encontra o ciclo de Tiago Dantas no SL Benfica?
Tiago Dantas chegou ao Benfica com apenas quatro anos de idade e em todas as etapas da sua formação surgiu sempre como uma das principais figuras das equipas em que atuava. Assumidamente líder e camisola 10, fazia jus dentro de campo ao número que carregava nas costas. Caracterizado pela elevada qualidade de passe, pelo drible apurado e pela boa chegada à área foi peça importante em conjuntos ganhadores da formação encarnada e capitão na sua terceira participação na Uefa Youth League na época 2019/2020, temporada em que as águias foram finalistas vencidas, somando papel de destaque na competição ao acabar a mesma como um dos melhores jogadores da prova.
Contudo, apesar do sucesso enquanto jovem no Seixal, o mesmo não foi capaz de ser replicado na equipa principal do Benfica, onde Dantas não somou qualquer minuto oficial ao serviço dos encarnados na primeira liga. Face à escassez de oportunidades na primeira equipa das águias, o então jovem de 19 anos mudou-se surpreendentemente para o Bayern Munique, a titulo de empréstimo como forma de projeto do treinador Hansi Flick, que viu no português um jogador de enorme qualidade que apenas precisava de evoluir e desenvolver certos aspetos para se tornar um jogador de classe, com capacidade para representar os poderosíssimos alemães.
Apesar de ter jogado mais minutos oficialmente pelos bávaros do que pelos encarnados, Tiago Dantas não permaneceu na Alemanha após o término do empréstimo e acabou por voltar a ser cedido, desta vez ao Tondela.
Uma temporada no Tondela seguida de outra no PAOK fazem Tiago Dantas regressar agora ao Benfica, no entanto, será possível a sua permanência na Luz?
Sucessivos empréstimos tornaram de forma clara Tiago num jogador mais completo. O miúdo franzino que atuava nas camadas jovens como número dez, deixou de o ser para passar a assumir um papel de construtor de jogo mais recuado. Deixou de exercer apenas as funções destinadas ao médio mais adiantado para exercer também as de um puro “8” ou até de um “6” adaptado.
Recentemente ao serviço da seleção nacional de sub-21, o português capitaneou a equipa e jogou como um dos médios mais recuados no meio-campo, o que lhe permite pensar o jogo de uma forma mais aberta e até usufruir melhor da sua refinada qualidade de passe, sendo ele o principal elo na construção e criação do ataque, apesar de não constituir as habituais características de um médio defensivo.
Tal como Roger Schmidt adaptou Chiquinho a um novo papel, a integração de Tiago Dantas no plantel não é uma hipótese a excluir. Nesta última temporada ao serviço dos gregos do PAOK, e agora da seleção, o médio realizou 45 jogos onde somou sete golos e uma assistência, o seu melhor registo até ao momento enquanto sénior.
Posto isto, fica a incógnita sobre uma possível inclusão de Tiago Dantas no plantel da próxima temporada, merecerá finalmente uma oportunidade na equipa principal dos encarnados? Só Roger Schmidt o poderá dizer."

Urgente: o maior clube do mundo precisa de um mundo melhor


"Na manhã seguinte à final da Champions, como em quase todos os restantes dias, a minha filha de três anos acordou-me logo pela fresca e disse: “Papa! ich will Paw Patrol gucken!”. Para todos os campeões que não falam a língua do nosso mister, eu traduzo: "Papá! Eu quero ver a Patrulha Pata!".
Para não começar o dia com discussões, obedeci. Pus o tal programa canino na televisão e de telemóvel na mão, sentei-me ao lado dela, passando os meus olhos cheios de ramelas pelas redes sociais. A primeira imagem que vi foi a de uma senhora — com idade para ser avó de um Benfiquista de 37 anos como eu — com um colete laranja a ser algemada.
Li o post e fiquei a saber que fazia parte do movimento “Just Stop Oil” e que foi presa por marchar pacificamente pelas ruas de Londres, exercendo o seu direito de desobediência civil, exigindo ao governo inglês que não imita novas licenças de exploração de petróleo.
De seguida, vi uma imagem apocalíptica de Nova Iorque envolta em fumo vermelho. “Os potes de fumo do Marquês já atravessaram o Atlântico?” — pensei eu enquanto esfregava e limpava os olhos, para me certificar que estava a ver bem. Depois li a notícia e percebi que, infelizmente, não era o fumo dos festejos do 38 que engolia Nova Iorque, mas sim o das florestas Canadianas que ardiam.
Por último, vi uma imagem do Bernardo a levantar a orelhuda vestido de azul, e aí é que fiquei mesmo maldisposto. Este mundo está mesmo todo f****o, disse eu para os botões do meu pijama. Em três imagens, vi um mundo que arde — devido ao aquecimento global — enquanto os que protestam contra os lobbies dos grupos petroleiros são presos e um clube financiado pelo dinheiro dos combustíveis fósseis ganhar a maior competição de clubes do mundo. De repente, o Marshal — cão bombeiro da Patrulha Pata — numa cena digna dos Malucos do Riso —, escorrega e cai em cima dos outros cães. A minha filha partiu-se a rir, e o seu riso salvou-me do doom scrolling. A sua gargalhada e o mundo feliz da Patrulha Pata fez-me sonhar com um mundo melhor.
Ora imaginem comigo, imaginem um mundo, em que o futebol não fosse uma indústria inflacionada pelo dinheiro do petróleo.
Imaginem um mundo, em que príncipes — mais ricos do que muitos países — não sejam donos de clubes que competem contra clubes de associados.
Imaginem um mundo, onde o futebol não fosse usado para lavar dinheiro feito às custas da saúde do planeta.
Imaginem um mundo, onde houvesse um tecto salarial, que permitisse aos jogadores tomar decisões de carreira, não só com a carteira, mas também com o coração.
Imaginem um mundo, sem repressão policial, nem para calar protestos, nem para calar festejos.
Imaginem um mundo, onde todos pudessem erguer livremente as suas bandeiras, por festejo ou protesto, dentro e fora dos estádios.
Imaginem um mundo, onde o futebol é feito de democracia e associativismo e não de oligarquia e negócio.
Nesse mundo, estou certo de que veríamos o Bernardo, o Rúben e o Ederson a levantar a orelhuda, não vestidos de azul petróleo, mas sim de vermelho à Benfica. E com eles, o Cancelo, o Neves, o António Silva, o Florentino, o Renato, o Guedes, o Ramos e o Félix, todos envergando o nosso lindo Manto Sagrado.
Entretanto, o episódio da Patrulha Pata termina e a minha filha grita com a urgência de quem não come há uma semana “Papa ich habe hunger!” Enquanto a pego ao colo e a levo para a cozinha, apercebo-me que o que ela urgentemente necessita, não é uma tigela de cereais, mas sim de um mundo melhor. O tal, onde o Benfica seria verdadeiramente o maior clube do mundo."

Futebol Arte - João Mário

Palpite...!!!



"A liga Proença pode ser uma piada, mas pelo menos é uma piada previsível.

Ps: não é inside information, foi apenas o meu palpite no grupo dos barbeiros meia hora antes do sorteio."

As falcatruas do FC Porto não têm fim


"1. Benfica e Sporting apresentaram propostas ao Gil Vicente e foram informados de que o FC Porto tinha feito uma proposta superior por Fran Navarro.
2. O jogador é vendido ao FC Porto e vimos a saber que além de valores serem inferiores aos oferecidos pelo Sporting e Benfica, a percentagem do passe ainda é mais alta, ou seja, o Gil Vicente ficou duplamente a perder com a proposta do FC Porto face à do Benfica e Sporting.
3. O Valência, legalmente, tinha preferência de compra por Fran Navarro e nem sequer foi informado do negócio com o FC Porto. Foi tudo feito à margem do clube espanhol.
E é isto. São 41 anos desta merda cada vez mais putrefata onde tem valido de tudo. No entanto, as instâncias que regem o futebol português continuam a brincar com a cara de todos os portugueses que não se vergam ao clube da fruta, café com leite e chocolates.
Um clube que tem dois diretores condenados a penas de prisão por se terem apropriado e deturpado emails roubados à SAD rival cotada em bolsa, além de terem causado um prejuízo incalculável fruto da difamação - comprovada por juizes - e dos dados roubados (scouting, fichas clínicas de jogadores, software desportivo, metodologias de treino, etc.).
A época ainda nem começou a jogar-se dentro das 4 linhas, mas fora delas o FC Porto já está a colocar as fichas douradas no Sistema que tantos frutos lhe tem dado. Com uma vaga para entrar na Champions, imaginem como não será a próxima época.
Nojo absoluto."

Garantias!!!


"O que são direitos de preferência quando se quer fazer jeitinhos e saldos para os amigos.
A permanência na Liga vale muito."

Informações falsas no jornal Correio da Manhã



"O Sport Lisboa e Benfica esclarece ser totalmente falso que a administradora Gabriela Rodrigues tenha saído incompatibilizada com o Presidente Rui Costa. Gabriela Rodrigues cessou funções alegando motivos de ordem pessoal.
É igualmente falso que a Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas tenha sido criada com o intuito de minimizar um conflito.
É igualmente falso que se tenha realizado a votação a que a peça se refere, pelo que se repudia, uma vez mais, a publicação por parte do Correio da Manhã de informações falsas com recurso a fontes anónimas, que nunca dão a cara ou têm nome."

E assim começou...!!!

Lanças, excerto...

Quarta, excerto...

Zero: Saudade #57 - o que é feito dos campeões europeus de sub19 de 1999?