Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Real Madrid ou Barcelona? Bayern Munique | Tiago Dantas


"Outrora uma das grandes esperanças do Seixal, Tiago Dantas substituiu Jonas no jogo de despedida do brasileiro dos relvados em 2019, como se de uma passagem de testemunho se tratasse, entre o fim de um ciclo e o início de outro. Mas, quatro anos depois, em que situação se encontra o ciclo de Tiago Dantas no SL Benfica?
Tiago Dantas chegou ao Benfica com apenas quatro anos de idade e em todas as etapas da sua formação surgiu sempre como uma das principais figuras das equipas em que atuava. Assumidamente líder e camisola 10, fazia jus dentro de campo ao número que carregava nas costas. Caracterizado pela elevada qualidade de passe, pelo drible apurado e pela boa chegada à área foi peça importante em conjuntos ganhadores da formação encarnada e capitão na sua terceira participação na Uefa Youth League na época 2019/2020, temporada em que as águias foram finalistas vencidas, somando papel de destaque na competição ao acabar a mesma como um dos melhores jogadores da prova.
Contudo, apesar do sucesso enquanto jovem no Seixal, o mesmo não foi capaz de ser replicado na equipa principal do Benfica, onde Dantas não somou qualquer minuto oficial ao serviço dos encarnados na primeira liga. Face à escassez de oportunidades na primeira equipa das águias, o então jovem de 19 anos mudou-se surpreendentemente para o Bayern Munique, a titulo de empréstimo como forma de projeto do treinador Hansi Flick, que viu no português um jogador de enorme qualidade que apenas precisava de evoluir e desenvolver certos aspetos para se tornar um jogador de classe, com capacidade para representar os poderosíssimos alemães.
Apesar de ter jogado mais minutos oficialmente pelos bávaros do que pelos encarnados, Tiago Dantas não permaneceu na Alemanha após o término do empréstimo e acabou por voltar a ser cedido, desta vez ao Tondela.
Uma temporada no Tondela seguida de outra no PAOK fazem Tiago Dantas regressar agora ao Benfica, no entanto, será possível a sua permanência na Luz?
Sucessivos empréstimos tornaram de forma clara Tiago num jogador mais completo. O miúdo franzino que atuava nas camadas jovens como número dez, deixou de o ser para passar a assumir um papel de construtor de jogo mais recuado. Deixou de exercer apenas as funções destinadas ao médio mais adiantado para exercer também as de um puro “8” ou até de um “6” adaptado.
Recentemente ao serviço da seleção nacional de sub-21, o português capitaneou a equipa e jogou como um dos médios mais recuados no meio-campo, o que lhe permite pensar o jogo de uma forma mais aberta e até usufruir melhor da sua refinada qualidade de passe, sendo ele o principal elo na construção e criação do ataque, apesar de não constituir as habituais características de um médio defensivo.
Tal como Roger Schmidt adaptou Chiquinho a um novo papel, a integração de Tiago Dantas no plantel não é uma hipótese a excluir. Nesta última temporada ao serviço dos gregos do PAOK, e agora da seleção, o médio realizou 45 jogos onde somou sete golos e uma assistência, o seu melhor registo até ao momento enquanto sénior.
Posto isto, fica a incógnita sobre uma possível inclusão de Tiago Dantas no plantel da próxima temporada, merecerá finalmente uma oportunidade na equipa principal dos encarnados? Só Roger Schmidt o poderá dizer."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!