Últimas indefectivações

domingo, 12 de agosto de 2012

Sinto-me orgulhosa dos nossos atletas

"Já no terço final dos Jogos Olímpicos, entre a irreverência e esperança portuguesa das canoístas do Benfica, Joana Vasconcelos e Teresa Portela, nas finais (K4 500m e K2 500m), assim, como a hipótese de pódio no K1 200m, a maturidade competitiva de Marisa Barros e Marco Fortes e a participação dos jovens do Benfica nada tem passado, de todo, discreta.
Não pelas medalhas ou pelos diplomas olímpicos conquistados mas sim porque eles são os melhores portugueses da actualidade na sua especialidade e a expectativa de uma nação foi grande. Pelo facto sinto-me orgulhosa dos nossos atletas e penso que todos os benfiquistas devem sentir o mesmo porque, onde há desilusão há ilusão e a mesma não pode existir sem talento, qualidade e muito reconhecimento no trabalho.
Para muitos, falar dos Jogos no Rio poderá ser cedo, mas para os nossos atletas integrados no Benfica Olímpico, o trabalho para 2016 já se iniciou há muito tempo e o facto de muito se falar e lamentar os futuros cortes de subsídios por parte do governo para o próximo ciclo não é para nós estranho, nem novidade, pois vivemos num País onde o sucesso de uma não depende do investimento que clubes como o nosso Benfica realizam de forma contínua ao longo dos anos. Numa Missão Nacional que muitos nos enaltece e nos torna gratos porque, já que sem o mesmo, milhões de portugueses lamentariam o facto de Portugal não ter atletas nem treinadores nos Jogos Olímpicos."

Ana Oliveira, in O Benfica

Mais (ou menos) que um clube

"Há uns anos já largos, na véspera de um Benfica-Sporting que foi, curiosamente, disputado a 25 de Abril, entrevistei dois capitães, cada um de seu clube. Vasco Lourenço sempre se assumiu sportinguista; Vítor Alves, entretanto falecido, era adepto do Benfica. Cabe dizer, pelo caminho, que se tratam de dois homens de coragem e aparente verticalidade, passíveis de serem objecto da nossa admiração e consideração por tudo quanto fizeram ao serviço do País.
A dado passo da nossa longa conversa, a pergunta veio à baila: de que Clube é o Otelo? Estratega do 25 de Abril, Otelo Saraiva de Carvalho tratou de desbaratar a estima dos portugueses ao ter-se envolvido ( e sido condenado em tribunal) com a organização terrorista FP-25 responsável pelo assassinato de 17 pessoas nos anos-80. Por isso cá vos deixo a pergunta: tendo em vista os factos descritos, de que clube é o Otelo?
Permitam-me que deixe aqui mais algumas perguntinhas de algibeira. O presidente de uma entidade reguladora da Comunicação Social distraiu-se e deixou muito convenientemente cair uma deliberação, para debaixo da secretária, supõe-se, uma frase que seria assassina para um ministro, tornando a deliberação absolutamente inócua. Com uma carreira fortemente marcada pelo servilismo perante os poderes, não é de estranhar. E também tem clube. Qual será?
Uma antiga juíza do Tribunal Constitucional, agora avorada a figura da nação, por dez anos de trabalho ganhou direito a 7 mil euros/mês de reforma. Como o seu novo cargo só lhe garantia pouco mais de 5 mil, optou pela reforma, à qual somou mais de 2 mil euros/mês de ajudas de custo. patrocina generosamente a indivíduos envolvidos em casos de corrupção. De que clube é a senhora?
Entretenham-se com estas questões, que para a semana trarei mais..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Objectivamente (Guiné)

"Até final do mês de Agosto ainda veremos muitas manchetes à conta das transferências que, na sua maioria, nunca acontecerão! O mercado anda assim... muito fraco! E vai daí, tem funcionado mais à volta dos destaques dos jornais do que propriamente de negócios que nunca foram abordados sequer pelos dirigentes dos clubes em causa.
Sabemos que na maior parte das vezes conta mais uma boa informação vinda dos empresários que fazem passar notícias para os jornais com sede de negócios, do que propriamente uma informação correcta e séria que analise com verdade aquilo que se passa no Futebol profissional por essa Europa fora.
Mas vai assustando ainda mais a postura de alguns supostos agentes desportivos que entram em esquemas que em nada ajudam à resolução da crise.
Ainda ontem o presidente da Federação de Futebol da Guiné se queixava de uma jogada de bastidores que levou dois talentosos jovens guineenses do Sporting para o Barcelona. Utilizarem a Academia dos 'leões' como trampolim e 'zás', agora estão no colosso catalão sem que a UDIB (clube de Formação guineense) tenha recebido um cêntimo! Ainda é difícil as coisas funcionarem a preceito! Os 'pseudo-empresários' recebem uns dinheiros, convencem os pobres dirigentes dos clubes de origem a passar o documento milagroso em que abdicam dos direitos de Formação, e em troca de umas escassas lecas resolvem o problema a seu favor!
Assim não admira que o presidente da FF Guiné vá reclamar à FIFA e pedir para castigar os empresários!

PS: Uma última nota de tristeza pela trágica morte de 23 adeptos do Kabuscorp do Palanca, em Angola, quando regressavam do Calulo onde tinham ido acompanhar a sua equipa no jogo frente ao Libolo. Aos familiares dos que faleceram e ao presidente do clube general Bento dos Santos - que já se disponibilizou a ajudar em tudo o que for rpeciso - um forte abraço de solidariedade!"

João Diogo, in O Benfica

A Arte Corporal Alemã do Séc XXI

Elevação dos membros superiores e a anca a sucumbir ao devaneio moral mostra uma classe fenomenal e a diluição da alma.


A efervescência corporal é espantosa. O modelo transporta-se para o subconsciente e o sentimento carnal surge.

O declínio do ser em questão, a subjugação ao fatalismo iminente na altura. A alma perde o seu brilho, um mero corpo diáfano.

Um ser desalmado, sem a noção do presente, um objecto vegetal, sucumbe à imensidão ao seu redor, e que o debela. A desmaterialização está concluída.


Nota: Vi o texto algures e só se alterou umas partes por isso não posso dizer que sou o autor do mesmo. Só para saberem...

A quem dá tudo, não se pode pedir mais !!!



E no último dia da Canoagem a Teresa Portela não foi além do 8.º lugar na final do K1 200m. Das muitas regatas que fez esta semana, hoje foi claramente a sua pior partida - estranhamente o 'starter' demorou muito a dar o 'tiro' de partida... -, a Teresa pareceu surpreendida pelo início da regata!!!
Mas tal como o afirmei anteriormente, o programa completo que a Teresa fez, acabou por lhe custar um desgaste adicional, que a este nível, não foi possível esconder. Ainda por cima hoje, o vento estava forte e de frente, os tempos da Final foram em média 4 seg. piores que as eliminatórias de Sexta...!!!
Mesmo assim um 6.º lugar no K4 500m, um 11.º no K1 500m e um 8.º lugar no K1 200m, é um registo impressionante...
Parabéns Teresa...





O Pedro Isidro terminou a prova dos 50km marcha no 40.º lugar. Naquela que é a prova Olímpica mais dura - mais difícil que a Maratona -, o nosso atleta não conseguiu melhorar o seu recorde (por pouco...!!!), mas o grande objectivo era terminar a prova... E com a desistência do João Vieira, foi o melhor Português!!!
A maneira como a participação do Pedro Isidro foi 'ignorada' pela maioria dos Portugueses é extraordinária. O Pistorius tornou-se numa figura mundial devido à sua deficiência, o Pedro é o primeiro atleta a nível Mundial, com um grau de deficiência intlectual, a participar nos Jogos Olímpicos, e praticamente ninguém releva este facto...
Parabéns Pedro...

Luisão...

O Circo está montado, e não vai ser fácil mudar de assunto nos próximos tempos...!!!
Vamos por partes: infelizmente os jogadores de futebol, em geral, protestam com os árbitros; infelizmente os árbitros dão muitas vezes razões para a existência dos protestos; infelizmente ninguém se importa com isso...!!!
Este lance foi igual a muitos outros, a diferença foi o Palhaço do árbitro. Alguns, erradamente, já compararam este lance com as peitadas do Bellushi ao Duarte Gomes. A intenção do Luisão era afastar o Maxi e o Carlos Martins do árbitro, mas com um encosto dos colegas, acaba por encostar também no árbitro, que depois de maneira teatral se atira para a piscina (talvez inspirado pelas imagens dos Jogos Olímpicos!!!)...
Devemos condenar os protestos exagerados dos nossos jogadores? Obviamente, hoje e sempre... O Luisão deveria ser mais 'cauteloso'? Obviamente... Agora, o 'caso' deste jogo não foi o encosto do Luisão, o 'caso' deste jogo foi o 'mergulho' do árbitro... que ficou irritado com os protestos dos jogadores do Benfica após o primeiro amarelo ao Javi, e naquele momento maquinou uma 'pequena' vingança... fugindo logo de seguida...
Agora os 'Meirins' e afilhados, vão entrar em acção, vai ser um vomitar de sentenças até à naúsea... eu como não sou masoquista, vou mudar de 'canal'... agora o Benfica deve ter cuidado, e se for necessário agir directamente contra o Palhacito do apito, temos que o fazer...

Bombas !!!



Benfica B 2 - 2 Braga B

Vi muito pouco do jogo para ter uma opinião fundamentada. A época na Liga de Honra vai ser longa e dura... se o no 2º golo que sofremos tivemos azar (auto-golo), no 1º golo, permitimos mais uma vez um golo de cabeça numa situação de bola parada, tal como aconteceu várias vezes na pré-época!!! Para compensar, marcámos dois golaços, duas bombas teleguiadas...!!!

Ainda faltam 20 longos dias

"Mais uma semana passou e continua a incerteza sobre os jogadores que o FC Porto e Benfica podem ainda vender em troca de bom dinheiro. São regulamentos inaceitáveis. Começar o campeonato e não saber quais os plantéis retira seriedade, e poder a equipa da primeira jornada ser muito diferente da terceira retira justiça ao Campeonato. Os regulamentos deviam ser revistos, sobre isto tem toda a razão José Mourinho. Não é bom para os clubes, é incorrecto para os atletas e vicia a competição. Por exemplo académico, o Chelsea poderia jogar a Supertaça europeia e já ter comprado meia equipa do Atlético de Madrid, jogadores que no fim do jogo mudam de lado. Que verdade?
Não será o mesmo Benfica com Witsel, Rodrigo e Garay, como não será o mesmo FC Porto com Hulk, Álvaro Pereira ou Moutinho. Neste momento os adeptos de Benfica e FC Porto já não pedem para se comprar muito, pedem só para se vender pouco.
Ainda faltam 20 longos dias.
Fico triste de não ver o Benfica jogar amanhã a Supertaça, não por esta ter especial valor, é a prova de menos interesse do calendário, mas apenas porque significa que se ganhou ou Campeonato ou Taça na última época. E isso sim é importante, mesmo decisivo.
Magnifica a capa de A BOLA, ontem, «Prata chegou de canoa», sublimes as declarações dos canoístas que depois de fazerem história exclamavam não estarem completamente satisfeitos. São campeões, e têm alma e ambição de campeões. Já não há paciência para o discurso justificativo do permanente fracasso.
A canoagem, e em certo sentido a vela e os heróis do ténis de mesa, tiram Portugal do paupérrimo zero. Prata aos medalhados mas ouro pelas suas declarações. Numa participação que já metia água por todos os lados, foram os desportos na água que tiraram Portugal da mediania."

Sílvio Cervan, in A Bola