Últimas indefectivações

sábado, 14 de janeiro de 2023

14 de Janeiro


BI: Antevisão...

Bigodes: Tengstedt e Schjelderup...

5 minutos: Tengstedt e Schjelderup...

Derrota...

Sporting 6 - 4 Benfica

Mais uma derrota, num jogo quase igual a muitos outros, que temos perdido com a Lagartada, com falta de eficácia da nossa parte, com erros nossos imediatamente penalizados com golos, com falta de jogo coletivo ofensivo da nossa parte, e com a habitual total impunidade técnica e disciplinar do outro lado... que como também é tradicional acabou por mais um jogador do Benfica expulso! Numa segunda parte, onde ficámos cedo pressionados com as faltas e a Lagartada imagine-se viu 1 falta assinalada em toda a segunda parte!!!

Muito Benfica para apoiarmos


"Não só do dérbi de futebol com o Sporting se faz o fim de semana. São muitas as nossas equipas em ação nos próximos dias e este é o tema principal desta News Benfica, na qual deixamos uma palavra de apreço ao basquetebol pelas participações europeias.

1
Domingo (18h00, na Luz) há Benfica – Sporting em futebol, o dérbi eterno cuja história centenária é repleta de episódios memoráveis. Sendo um jogo de Campeonato, o que realmente importa são os três pontos em disputa.

2
Os dois clubes encontram-se já hoje, mas no futsal (21h00). A nossa equipa desloca-se ao Pavilhão João Rocha em busca do triunfo que permite aumentar a vantagem na liderança da fase regular da Liga Placard.
Pulpis realça o caráter especial do jogo e assegura que a equipa está focada na vitória: "Sabemos o que é um dérbi. Uma partida especial, diferente, em que tudo o que passou antes não conta. Chegamos confiantes. Estamos num bom momento, sólidos e sabemos sofrer quando temos de sofrer. Vamos com muita crença."

3
Das partidas agendadas para sábado, destacamos as seguintes: às 16h00, na Luz, encontro com o AA Espinho em voleibol; às 17h30, em Gondomar, meias-finais da Taça Hugo dos Santos frente à Ovarense; às 18h00, oitavos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins feminino, na Luz, com o Arazede; às 20h00, também em casa, a nossa equipa feminina de voleibol defronta o Vilacondense.

4
Domingo, além do referido dérbi no futebol, há compromisso europeu da nossa equipa feminina de andebol. O jogo, na Luz, é às 15h00, frente ao Antalya Konyaalti BSK e é referente aos oitavos de final da EHF European Cup Women. Na 1.ª mão, realizada na Turquia, houve empate a 35 golos. A presença dos Benfiquistas no Pavilhão n.º 2 é essencial para ajudar a nossa equipa a seguir em frente na competição.
Outros destaques: às 15h00 há desafio com o Amora em futebol feminino e, às 20h15, recebemos a Fonte do Bastardo em voleibol.
Consulte o Site Oficial para saber os horários de todos os jogos ao longo do fim de semana.

5
Esta semana terminaram as participações europeias das nossas equipas de basquetebol, com ambas a alcançarem percurso merecedor de elogios.
Nos homens ficámo-nos pelo play-in de acesso aos últimos 16 da Basketball Champions League, uma prova que nunca contara com a participação de um clube português desde que fora criada. No jogo 2, realizado na Turquia frente ao Darüssafaka, vendemos cara a derrota após prolongamento.
Nas mulheres, em estreia benfiquista nas competições europeias, chegámos à ronda 1 do play-off da EuroCup Women após uma brilhante fase de grupos. Na eliminatória com as espanholas do Cadi La Seu fomos eliminados por apenas dois pontos no conjunto das duas mãos. O triunfo por sete pontos na Luz foi insuficiente para a qualificação.

6
A equipa técnica da nossa equipa de futebol feminino foi eleita a melhor da Liga BPI em novembro/dezembro. Saiba mais, aqui.

7
O Benfica tem quatro atletas no top 5 dos rankings mundiais indoor. A diretora do Benfica Olímpico, Ana Oliveira, em declarações à BTV, avalia este desempenho.

8
Conheça, nesta reportagem da BTV, o projeto Mango Football, que contou, recentemente, com um evento-piloto no Benfica Campus."

𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮, 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗵𝗮𝗿, 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗵𝗮𝗿


"Há três coisas certas na vida: a morte, os impostos e o FC Porto e o Sporting tentarem, de forma concertada, influenciar a arbitragem antes de um clássico ou dérbi. Como o jogo se aproxima, a tentativa de condicionamento dos árbitros está a todo o vapor. E, como bem sabemos, farão tudo o que for preciso para ganhar vantagem, inclusive recorrendo a meios menos éticos.

𝟭. Dias Ferreira mostrou-se pouco confiante para o dérbi com o Benfica e afirmou que não vale a pena criar grandes expectativas devido às arbitragens. «Com esta ladroagem na arbitragem, não vale a pena fazer grandes expectativas», lamentou, antes de reiterar as críticas a Hélder Malheiro pelo desempenho na derrota do Sporting frente ao Marítimo. Estaria ele a referir-se ao cartão amarelo que não foi exibido a Nuno Santos, e que o afastaria do jogo frente ao Benfica, por ter simulado de forma ridícula e desonesta um grande penalidade mesmo ao cair do pano? Que grandessíssima lata.
O Sporting perdeu e perdeu bem. Ponto final. Quem consegue a proeza de fazer apenas um remate enquadrado em 90 minutos de jogo diante do 17.º classificado da Liga apenas se pode queixar de si próprio. Só mesmo um fanático com doses industriais de falta de noção, como é o caso do ex-candidato à presidência do Sporting, pode ousar apontar o dedo à equipa de arbitragem depois da paupérrima exibição da sua equipa. Custa-nos, mas desta vez temos de concordar com Luciano Gonçalves, presidente da APAF, quando diz que Dias Ferreira «não dignifica o clube que supostamente defende, não contribui em nada para a evolução do futebol e apenas “ocupa espaço” de uma falha da nossa comunicação». É isto. Tudo – ou quase tudo – dito.

𝟮. O FC Porto apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal ao golear o Arouca por 4-0, mas o destaque na newsletter diária de ontem foi para... o Benfica e a arbitragem. Uma demonstração de total desconformidade com o presidente do clube, que há tempos afirmou que «falar de árbitros é estúpido». Alguém terá de explicar ao estúpi... ao autor da newsletter que não se pode dizer hoje que só os estúpidos falam de arbitragem e amanhã liderar o caminho das críticas. Tem de haver coerência entre as palavras e as atitudes. Bem, mas isso talvez seja pedir demais a esses hipócritas.

𝟯. Há cerca de 2 semanas, após a derrota do Benfica em Braga, o candidato vencido nas últimas eleições do FC Porto, José Fernando Rio, deu voz à confiança dos adeptos portistas ao escrever nas suas redes sociais: «só falta perderem dois pontos. Do resto, tratamos nós!». No entanto, a realidade foi rápida a bater-lhe à porta e a bazófia deu lugar à frustração, depois de o FC Porto ter caído para a terceira posição no campeonato após empatar com o Casa Pia. Adoro quando o carma se encarrega de dar lições.

Para terminar a semana em beleza, FC Porto e Sporting, enquanto veem o Benfica por um canudo, voltaram a juntar os trapinhos e em perfeita cadência têm promovido uma (já gasta e) ruidosa campanha contra os árbitros. Ora berra um, ora chora outro. O objetivo é claro e assumido: condicionar os árbitros para que estes em caso de dúvida (ou não) decidam contra o Benfica. Enfim, uma parvoíce. Como se os árbitros precisassem disso para prejudicar o Benfica..."

Santa Aliança com estratégia de comunicação concertada - zero novidades - a preparar o dérbi.


". SLB, até agora, com liderança inquestionável e a incomodar;
. FCP que só sabe ganhar com coação, pressão e intimidação;
. SCP a fazer de idiota útil do Porto.
Nada para ver aqui."

Miguel Braga: «Comunicação do Benfica quer tratar os seus adeptos como tolos», Abril 2022.

Para o clássico a equipa de arbitragem foi escolhida a dedo


"Do ASD da pastelaria ao Tiago "moedas" Martins, estão a dar tudo para tirar pontos ao SL Benfica.
Só um Benfica muito concentrado e numa boa forma levará de vencidas o "15" do Sporting/FC Porto."

Dérbi Eterno: 5 Vitórias do SL Benfica na Luz


"O novo ano começou ainda há uns dias e não há nada melhor que um dérbi entre SL Benfica e Sporting CP para aquecer e avivar este impiedoso Janeiro, os adeptos e as contas do campeonato.
Como forma de celebração deste grande evento desportivo que se avizinha, o dérbi eterno, vamos recordar cinco vitórias das águias sobre os leões na sua nova catedral, o Estádio da Luz.

5. SL Benfica 2-1 Sporting CP – 2016/2017 – Jogava-se a 13.ª jornada do Campeonato Nacional a 11 de Dezembro de 2016, e frente a frente encontravam-se os dois primeiros classificados da Liga separados por apenas dois pontos.
Num estádio fervorosamente ao rubro, o verdadeiro inferno da Luz fez-se sentir por parte dos adeptos que se revelaram autenticamente como o 12º jogador. Águias comandadas por Rui Vitória e Leões orientados por Jorge Jesus, proporcionaram um jogo fantástico, muito bem disputado e prazeroso de assistir. Salvio, Raúl Jiménez e Bas Dost fizeram os golos da noite que ficou marcada sobretudo pelo fabuloso ambiente sentido na Luz.
Oxalá que a mesma atmosfera se possa repetir neste próximo embate.

4. SL Benfica 2-0 Sporting CP – 2013/2014 – A 11 de Fevereiro de 2014 os encarnados recebiam os rivais num jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga Portuguesa.
Um jogo que teve apenas um sentido, onde o Benfica foi capaz de aplicar o bom futebol que praticava, na altura comandado por Jorge Jesus, e cimentar a liderança do campeonato, estendendo uma sequência de 18 jogos consecutivos a marcar.
Numa equipa repleta de estrelas, com nomes como Oblak, Markovic, Lima e Garay, foram Gaitán e Enzo Pérez a marcar os golos da partida, sendo o segundo uma verdadeira obra de arte, pintada com o pé esquerdo do argentino, de fora de área. Uma noite tranquila na Luz que certamente traz boas recordações aos benfiquistas.

3. SL Benfica 1-0 Sporting CP – 2004/2005 – Recuando ao ano de 2005, num Estádio da Luz ainda a brilhar, as águias recebiam os leões naquele que podia ser o jogo decisivo para o desfecho do campeonato.
SL Benfica, FC Porto e Sporting CP lutavam pelo título à penúltima jornada da liga nacional, portanto uma vitória no dérbi nomeava o provável campeão. Posto isto, com uma das cabeçadas mais importantes de toda a sua carreira, ao minuto 83, o futuro capitão do Benfica, Luisão, subtilmente, colocou a bola no fundo das redes após uma saída em falso de Ricardo, que condenou o seu clube à derrota naquele jogo.
O Benfica acabou por vencer o encontro pela margem mínima e uma semana mais tarde sagrou-se mesmo campeão nacional depois de uma inédita seca de 11 anos. Um desenlace fantasticamente dramático que perdura nostalgicamente na memória dos adeptos como um eletrizante final de época.

2. SL Benfica 2-0 Sporting CP – 2012/2013 – 21 de Março de 2013, e um aflito Sporting que se encontrava na décima posição, visita o líder Benfica na esperança de conseguir surpreender.
Num jogo verdadeiramente bem disputado, aquilo que ficou registado para a história foi a vitória dos encarnados e não só. Muitos benfiquistas, adeptos e apreciadores de futebol, recordam-se deste jogo não só pela vitória como também pela obra-prima construída pela equipa do Benfica, e finalizada por Lima, a que se lhe pode chamar de golo também.
Com uma jogada digna de honrar os mais galantes fundamentos do desporto rei, Gaitán, Salvio e Lima combinaram aquela que veio a ser uma das jogadas mais bonitas alguma vez realizadas em Portugal. Uma triangulação perfeita, artística e primorosa finalizada de forma sublime pelo avançado brasileiro do Benfica. Um lance para ver, rever e assistir de novo.
O golo que fechou as contas em 2-0 selando a vitória das águias e a memória dos afortunados adeptos presentes no estádio.

1. SL Benfica 4-3 Sporting CP – 2013/2014 – Numa noite fria a 9 de Novembro de 2013, os encarnados receberam os rivais num encontro a contar para os dezasseis avos-de-final da prova rainha.
Águias comandadas por Jorge Jesus e leões por Leonardo Jardim, defrontaram-se na expectativa de assegurar uma passagem à próxima fase da competição e fizeram-no em grande estilo. Sete golos partidos entre as duas equipas tornaram o eterno embate num verdadeiro jogo de loucos, que apenas foi decidido no prolongamento.
Cardozo, como a principal figura do jogo, ao marcar um hat-trick, ajudou os encarnados ao traçar o caminho para a vitória e ao tornar aquela noite numa noite verdadeiramente especial.
Um jogo eletrizante, emocionante e representativo daquilo que é um puro hino ao futebol."

5 melhores golos do dérbi na nova Luz | SL Benfica


"Domingo é dia de dérbi eterno. SL Benfica e Sporting CP voltam a defrontar-se para o campeonato num jogo assente numa rivalidade histórica, ou não fossem os maiores clubes da cidade de Lisboa, recheados de títulos e muitas histórias para contar. As partidas entre estas duas equipas são sempre apaixonantes, com a adrenalina no máximo e por vezes a ultrapassar os limites do que é normal. Mas são estes encontros onde todos os jogadores querem participar, todas as pessoas querem ver, e é a razão pela qual este é um jogo diferente de todos os outros.
A formação orientada por Roger Schmidt vai tentar garantir os três pontos para continuar firme na liderança da Liga, e para isso o treinador alemão vai precisar da inspiração de alguns dos seus jogadores mais criativos. Rafa, David Neres e Enzo Fernández são alguns exemplos e podem fazer a diferença de um momento para o outro, ao tirarem um coelho da cartola e fazerem um golo de levantar um estádio. É neste tipo de partidas que por vezes aparecem os génios e os heróis improváveis, ficando para sempre imortais na história.
E na história dos dérbis para o campeonato nacional disputados no Estádio da Luz, o SL Benfica marcou até ao momento 175 golos. Desses 175, 27 foram alcançados na nova casa, inaugurada em Outubro de 2003. Houve uns que não ficaram registados tanto pela sua espetacularidade, mas sim pela sua importância, como o de Luisão frente aos leões na época 2004/2005, que praticamente sentenciou o título nacional a favor dos encarnados. No entanto, durante estes 19 anos, muitos foram os tentos que deliciaram a plateia da Luz pela forma como foram conseguidos. Fica aqui uma pequena lista de cinco golos, que para mim, foram os mais bonitos marcados em dérbis no novo ninho da águia.

5. Salvio 24’ (SL Benfica 2-1 Sporting CP) – 2016/2017 – Dois pontos apenas separavam o líder SL Benfica do segundo classificado, o Sporting CP, à 12.ª jornada do campeonato. Era fundamental as águias vencerem os leões na ronda seguinte para ficarem mais descansadas na classificação. Toto Salvio abriu o ativo com um golo conseguido depois de uma brilhante jogada de contra-ataque.
Corrida desenfreada de Gonçalo Guedes, que deu na esquerda para Rafa e este com uma assistência de trivela, serviu o extremo argentino que finalizou de forma algo peculiar. A formação encarnada venceu o dérbi por 2-1 e deu um passo importante rumo ao tetra.

4. João Félix 86’ (SL Benfica 1-1 Sporting CP) – 2018/2019 – 25 de Agosto de 2018. Uma data que João Félix jamais irá esquecer. Foi neste dia que o menino nascido em Viseu, então com apenas 18 anos, se estreou a marcar com a camisola do SL Benfica, e logo frente a um rival histórico.
Os leões puseram-se em vantagem já no decorrer da segunda parte, por intermédio de Nani, mas aos 86 minutos o avançado português, que saltou do banco depois do golo verde e branco, empatou a partida num excelente golpe de cabeça, após um belo cruzamento de Rafa. Foi o primeiro de muitos golos que viria a marcar nessa época e cujo o desfecho toda a gente sabe qual foi.

3. Reyes 67’ (SL Benfica 2-0 Sporting CP) – 2008/2009 – José Antonio Reyes esteve apenas uma temporada ao serviço do SL Benfica, por empréstimo do Club Atlético de Madrid, mas foi o suficiente para deixar saudades na Luz, e para isso muito contribuiu o grande golo que marcou ao Sporting CP.
Depois de fazer uma tabela com Pablo Aimar, o extremo espanhol entrou na grande área e rematou de trivela, não dando hipótese a Rui Patrício. Reyes já não está entre nós (faleceu em 2019 vítima de acidente de viação) mas este tento ficará para sempre guardado na memória de todos os benfiquistas.

2. Enzo Pérez 76’ (SL Benfica 2-0 Sporting CP) – 2013/2014 – Corria a 18.ª jornada da Liga e o Sporting CP visitava o Estádio da Luz na segunda posição, com menos dois pontos do que as águias. Para muitos, este era considerado um jogo crucial na atribuição do título nacional.
O triunfo acabou por sorrir aos encarnados, com Enzo Pérez a dar a machadada final nas aspirações leoninas aos 76 minutos, na sequência de uma brilhante jogada individual. Eric Dier sentiu na pele a classe do médio argentino, que sentou o defesa inglês antes de desferir um remate de pé esquerdo, com Rui Patrício sem reação ao ver a bola entrar na sua baliza.

1. Lima 75’ (SL Benfica 2-0 Sporting CP) – 2012/2013 – “Meus amigos. Isto não é ballet, é futebol. Mas para mim, nota dez”. Foi deste modo que Nuno Matos, jornalista da Antena 1, descreveu este golo quando relatava o encontro entre o SL Benfica e o Sporting CP. E não é para menos.
Nico Gaitán desenhou este lance na perfeição, ao tirar de forma sublime dois adversários do caminho, e Lima deu-lhe o toque final com um remate acrobático sem deixar a bola cair. É, porventura, o golo mais bonito da história dos dérbis a contar para o campeonato no novo Estádio da Luz."

A Verdade do Tadeia #724 - A aquecer para o dérbi

A Verdade do Tadeia #723 - FC Porto passeia, SC Braga empolga

BF: Lucas...

Casper Tengstedt


"Avançado, 22 Anos, 1,84 metros, internacional por 5 ocasiões pelos Sub-21 da Dinamarca. Não é um ponta de lança puro. É um avançado com muita mobilidade e enorme agressividade no ataque ao espaço. Estamos perante um perfil diverso daquele que já temos no conjunto de avançados do nosso plantel e, por isso, foi pedido por Roger Schmidt. Mais uma vez, um reforço que faz sentido, dado o seu perfil e a nossa forma de jogar, no domínio da qual sentimos, por vezes, que falta explorar as costas da defesa contrária.
Casper é um finalizador nato. Processos simples, remate forte e com muita facilidade. Talvez o ponto que gosto mais do seu jogo. Não faz cerimónia e qualquer espaço é aproveitado para atirar à baliza. Trata-se de um atleta que também consegue jogar com qualidade ao primeiro toque quando está de costas para baliza. Pode ser importante em algumas saídas para o ataque. A velocidade não é a sua principal característica. A nível técnico, ainda revela algumas deficiências, principalmente na condução com bola. No plano ofensivo, em suma, é um jogador com muita capacidade de definição, quer na finalização, quer na assistência a colegas em melhores condições de fazer o golo.
Quanto ao aspeto mais defensivo, Casper adapta-se bem ao que Roger Schmidt pretende do avançado que integra o seu modelo de jogo. Pressiona forte e reage bem à perda de bola. Tem de melhorar no capítulo do jogo aéreo.
Na sua formação, realizada no Midtjylland (até 2019), foi sobretudo um extremo que se destacava pelas diagonais da esquerda para dentro. Roger Schmidt equaciona Casper como uma solução para a posição "9", mas o dinamarquês pode também jogar do lado esquerdo do ataque, sempre com tendência para chegar a zonas de finalização.
Venham muito Golos, Casper!"

Efab⚽lação (7)


"A geringonça do Seixal

Depois do simplesmente Bah e de Aursnes, o nome com três vogais mais difícil de pronunciar no universo do futebol, chegam o Tengstedt e o Schjelderup. Até parece que o Benfica gastou 16 milhões de euros para se vingar dos comentadores das televisões que infernizam a vida do seu departamento de comunicação com horas e horas de verrina, inuendos e conjecturas sobre os casos e casinhos da vida do clube mais discutido do país.
Esta é a primeira consequência direta da drástica deriva de azimute do “scouting” encarnado, da América do Sul para o norte da Europa.
Alex, Fredrik, Casper e Andreas, chamemos-lhes assim para evitar aftas e perdigotos, despertam a nostalgia pelos tempos dos “altos, louros e toscos” que marcaram a história encarnada pela visão do mais influente e revolucionário treinador estrangeiro que passou por Portugal nos últimos 50 anos, precisamente o sueco Erikson, com quem o alemão Schmidt vem sendo comparado, pela fleuma, pela educação e pela firmeza conceptual.
Também Stromberg e Manniche chegaram à Luz como “jogadores do treinador”, totalmente desconhecidos num tempo sem tráfego digital, por pedidos cirúrgicos para suprir falhas do plantel. As vagas seguintes dos mares do norte, de Thern, Schwarz e Magnusson, já deram à costa com a serenidade das pescarias de rotina. O desengonçado Stromberg, primeiro percursor do box-to-box dos nossos tempos, bem como o inortodoxo Manniche foram muito bem recebidos e adoptados, porque, ao seu jeito ou falta dele, ambos simplesmente entregavam soluções: força e abrangência de jogo do médio, combatividade e golos do avançado. E os sucessores ainda aumentaram a identificação do Benfica, como nenhum outro clube português, àquele futebol de fusão que, desde o Mundial de 1958, influenciou positivamente o tipo de jogo de vários países e clubes grandes do sul europeu, em particular, os italianos.
Numa era em que os estrangeiros se contavam a dedo, Erikson montou uma geringonça futebolística com portugueses e nórdicos que dominou por cá e assustou a Europa durante quase dez anos, além de ter iniciado com Stromberg a exportação de jogadores com fabulosas mais-valias.
Nos tempos erráticos que o Benfica viveu a seguir - antes e durante o Vieirismo -, o filão escandinavo emergia sempre do nevoeiro das soluções de recurso como o Freyr, deus Viking da abundância, para remédio milagroso do mau futebol e dos péssimos resultados, por meio de um estilo de jogo radical que se casava com a tradição encarnada como o gelo tempera a paixão. Foi assim que apareceu um atípico Pringle, alto e tosco mas não louro, que não sabia se era defesa ou avançado e conduziu ao encerramento da mina, para não obscurecer o prestígio dos antecessores.
E assim, após longos anos de abandono deste filão em contraste com o resto da Europa mais desenvolvida no futebol, estamos no limiar de uma nova engenhoca luso-viking, fundindo as bases do Seixal com o diferencial nórdico, agora distante do clichê fisionómico, porque a escola dinamarquesa, em particular, se desenvolveu a partir da “geração Laudrup” e vem oferecendo inúmeros jogadores com enorme facilidade de adaptação, a qualquer liga europeia, fortes fisicamente, sempre, mas muito fiáveis tacticamente e desenvoltos tecnicamente.
Ao fim de seis meses de trabalho, Schmidt terá concluído que as soluções do Seixal estavam esgotadas, por agora, para decepção dos adeptos encarnados, ávidos do sucesso dos seus meninos. António Silva, Florentino e Gonçalo Ramos são, no entanto, muito mais do que o exigível: três titulares num ano é um rendimento três vezes superior à média realista de um jogador por ano saído da formação, tal como já se desejava nos tempos em que Fernando Martins abriu, finalmente, as portas da Luz aos profissionais suecos e dinamarqueses.
Pela sua juventude, o novo Darwin e o extremo que faltava entram diretamente no catálogo dos 100 milhões, o que diz tudo sobre a estratégia da atual direção do Benfica para a sua máquina de descobrir, transformar e vender jogadores, quase quatro anos depois do último título."

Continua a novela dos inocentes da W52-FCPORTO

13 de Janeiro