Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Terceiro Anel: Santa Clara...

Disciplina e disciplinadores


"1. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol multou o Benfica por comportamento incorreto do público no dérbi. Os festivais de pirotecnia custaram ao nosso clube 9560 euros. Outros comportamentos incorretos, como o arremesso de um frasco e insultos ao guarda-redes adversário e ao árbitro, custaram ao Benfica 1124 euros. É dinheiro.

2. Dividindo estes 1124 euros, com o maior espirito democrático, pelas três prevaricações apontadas, concluímos que o arremesso do frasco saiu a 374 euros, aplicando-se o mesmo custo aos insultos ao guarda-redes do Sporting e ainda o mesmo custo, os tais 374 euros, aos insultos ao juiz da partida. São as regras do CD da FPF. O futebol tem os seus regulamentos.

3. As regras do TAD, no entanto, continuam por conhecer em matéria de insultos aos árbitros quando proferidos por um juiz da casa. Nas vésperas do dérbi, um juiz do Tribunal Arbitral do Desporto, um ex-candidato à presidência do Sporting, afirmou que não valia a pena fazer prognósticos porque a 'ladroagem dos árbitros' já tinha entregado o campeonato ao Benfica. Desconhecem-se ainda hoje as consequências penais, e outras, destes insultos à classe da arbitragem proferidos por um juiz - um juiz, repita-se - do Tribunal Arbitral do Desporto. E que, pelos vistos, ainda continua em funções.

4. A presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol apresentou-se em tribunal com as provas de que não era, nem foi, 'assalariada do Benfica' - provas mais fáceis de encontrar não se imaginam -, e o ex-candidato à presidência do FC Porto que lhe chamou isso mesmo, 'assalariada do Benfica', foi condenado por um juiz a um pedido de desculpas públicas à presidência do CD.

5. E ainda ao pagamento de uma indemnização de que não revelado o montante. È pena, porque, sabendo-se o valor da indemnização, saberíamos o preço da revolta que atingiu a presidente do CD da FPF por lhe terem chamado 'assalariada do Benfica'. Curiosidades.

6. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar à SAD do Sport Lisboa e Benfica alguns dias depois de o Benfica ter tido conhecimento de que a sua SAD fora constituída arguida num processo de natureza aparentemente imortal.

7. Será que o segredo de justiça, que veda o Benfica o conhecimento dos factos que lhe são imputados, abrirá uma exceção para fornecer ao CD da FPF esses mesmo factos? É que, de outra maneira, ninguém sabe, nem o próprio CD, sobre que matéria se inclinar."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Uma Época que chegou ao fim


"Os adeptos encarnados votaram: a Taça Jornal Época era do Benfica!

Durante décadas, a popularidade dos clubes nacionais também se media através de concursos em que os adeptos votavam no emblema do seu coração, sendo atribuído um troféu ao clube vencedor. A Taça Jornal Época marcou o fim deste costume na história do Benfica, pois foi a 81.ª e última taça por votos que ganhou.
Com o objetivo de 'construir sempre um estímulo e uma homenagem ao Desporto Nacional', o jornal Época organizou um 'sensacional sorteio' para os seus leitores, oferecendo '25 Magníficas Viagens a Roterdão', para assistirem à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 31 de Maio de 1972. Durante 25 semanas, milhares de concorrentes preencheram os cupões que saíam no periódico, colocando o seu nome e morada, aspirando a ganhar uma viagem. Mas havia ainda outra motivação: ajudar o seu clube a ganhar mais uma taça! Este periódico ia também 'oferecer três Monumentais Troféus (210 quilos cada um) aos clubes da I, II e III divisões dos campeonatos nacionais de futebol que se coloquem no topo das classificações, segundo a votação dos nossos leitores'.
Nas vésperas da realização do último sorteio, as três taças foram colocadas 'em exposição nas montras da Boutique Traje, na Rua do Ouro'. Os adeptos encarnados podiam dirigir-se à loja para admirarem a já 'sua' Taça Jornal Época, pois o Benfica ocupava o 1.º lugar do concurso a uma distância tão grande do seu rival o Sporting, que era inconcebível ser destronado. O dia da contagem final chegou: o Benfica tinha obtido 80034 votos, cerca de mais 30000 votos que o 2.º classificado, o clube leonino! Curiosamente, no mesmo dia em que saiu o jornal a anunciar estes resultados, em 7 de Maio, o Benfica sagrou-se bicampeão nacional, a três jornadas do fim da prova.
A entrega do 'valioso troféu' ocorreu em 10 de Dezembro de 1972 no Estádio da Luz, acompanhada por uma 'calorosa ovação de toda a assistência'. A Taça Jornal Época pode, atualmente, ser admirada no Museu Benfica - Cosme Damião. Saiba mais sobre as taças por votos na área 26 - Benfica Universal."

Lídia Jorge, in O Benfica

Vamos em frente!


"Haverá som mais horrível que o urro que se segue a um golo do Sporting ou do Porto no estádio da Luz? Existirá, no futebol, imagem mais perturbadora do que uma horda de sportinguistas ou portistas a celebrarem no nosso estádio, fazendo lembrar o lado mais sinistro do famoso tríptico de Bosch, O Jardim das Delícias Terrenas? Julgo que não e só um triunfo remete rapidamente para o esquecimento a carga perturbadora desses eventos. Não foi o caso no sábado.
Mas, aparte essa faceta simbólica e emocional da rivalidade desportiva, o jogo pode ser resumido às incidências que resultaram no empate. Com a distância que o Sporting tem do Benfica, o desfecho acaba por ser irrelevante nesta luta particular. Portanto, na prática, perdemos dois pontos, tanto faz que tenha sido com o Sporting ou com outro qualquer.
Assim, o que realmente importa é que, à entrada da última jornada da primeira volta, temos quatro pontos de avanço sobre o Braga e cinco sobre o Porto, recebendo ambos na luz no segundo turno. É uma posição privilegiada na luta pelo título. Nada garante, é certo, mas coloca-nos mais próximos do que os nossos adversários. E premeia a equipa mais consistente nas primeiras 16 jornadas.
O jogo com o Sporting teve tudo para que sofrêssemos uma derrota. Demorámos a entrar na partida, falhámos boas oportunidades até que, já contra a corrente do jogo, o Sporting adiantou-se no marcador. Daí até final quase só deu Benfica, com, pelo meio, boas ocasiões desperdiçadas pela nossa equipa e um penálti para o Sporting a pedido de Tiago Martins, o da rábula da moeda (quem sabe de plutónio ou qualquer coisa assim), menos solícito, como seria de esperar, num lance pra grande penalidade sobre Rafa.
O Benfica demonstrou raça, querer, ambição e qualidade já mais próxima daquela patenteada nos momentos altos da época. Repita-se a dose em todos os restantes jogos e não tenho a menor dúvida de que ganharemos a esmagadora maioria deles.
E ao olharmos para a classificação lembremo-nos do que muitos pensaram após a derrota em Braga, só demorando uma semana para que tenhamos assistido a uma inversão de contexto. Nenhum dos nossos adversários apresentou, até hoje, nível exibicional e consistência para que se vislumbre, da parte deles, muitas vitórias consecutivas.
Continuemos focados e empenhados, a fazer de cada jogo uma final. Estamos na luta!"

João Tomaz, in O Benfica

Amanhã, todos e todas à Luz


"Amanhã é dia de dérbi na Catedral. Novamente. Será às 15h00 e, desta vez, é a principal equipa feminina de futebol que vai estar em ação contra as rivais do Sporting CP. Frente a frente vai estar o líder incontestado da Liga BPI - o SL Benfica com 11 vitórias em 11 jogos e equipa bicampeã nacional - contra o 4.º classificado, a 10 pontos do 1.º.
Não vai ser apenas mais um jogo, porque um dérbi, qualquer que seja a modalidade, o género ou o escalão, reveste-se de uma mística especial. Se a isso juntarmos uma sala de espectáculos como o Estádio da Luz, os dados estão lançados para uma grande tarde de futebol e de benfiquismo. Para isso, no entanto, há um outro elemento que não vai poder faltar amanhã, sábado, às 15:00 - o público. E é aí que estramos nós - eu, vocês, os nossos amigos, familiares, conhecidos, colegas e quem mais puder vir.
O futebol no feminino em Portugal tem vivido anos entusiasmantes, em especial desde que o Glorioso criou a sua equipa. São cinco épocas de conquistas, de empoderamento, de mudança de mentalidade. Os resultados estão à vista com a conquista do campeonato nacional, das taças de Portugal e da Liga, com a participação da exigente Liga dos Campeões e - por consequência - com o elevar da qualidade e do ranking da selecção nacional de futebol no feminino.
Estas meninas, mulheres, senhoras atletas merecem todo o nosso respeito e apoio, daí ser fundamental estar presente no dérbi deste sábado. Não sei se já vos disse, mas é amanhã, às 15:00, no maior e mais avançado estádio do país."

Ricardo Santos, in O Benfica

Não preciso de um Kompensam, preciso de ganhar nos Açores


"Hoje é sexta-feira, e ainda não fiz a digestão do resultado de domingo. Este sabor a empate deixa uma permanente sensação de azia no estômago que nem de facto de termos recuperado de duas desvantagens é capaz de aliviar. Cada um dos golos do Gonçalo Ramos foi um sinal de que a vitória estava ali ao virar da esquina, mas ela acabou por não chegar - tal como a digestão.
Os 8 pontos de vantagem para o 2.º classificado antes do Mundial são agora 4, o que faz lembrar o estilo de jogo do Sporting na 2.ª parte: é aborrecido. Porém, mais aborrecido seria se por esta altura tivéssemos recuperado 4 ou 5 pontos e algum adversário e ainda assim continuássemos afastados a esta distância. Estamos e um jogo de completar a 1.ª volta e, seja qual for o resultado, vamos terminá-la melhor do que a começámos. E isto vale-nos de quê, pergunta e bem o leitor? De nada, pois claro. Deve apenas ajudar-nos a compreender que o caminho até Maio ainda é longo e que, para conseguirmos os nossos objectivos, devemos seguir o mesmo trilho que percorremos até aqui.
Não só não estamos sozinhos como ficámos ainda mais bem acompanhados. Se o Schjelderup e o Tengstedt forem tão difíceis de travar com a bola como é para nós travar com a bola como é para nós travar a língua para gritarmos o nome deles, então temos aí dois valentes reforços. Não é uma invenção minha, foi o que o Aursnes nos demonstrou. O mister Schmidt tem sido generoso com os benfiquistas, mas muito pouco simpático com os jornalistas. Dizem que há uma primeira vez para tudo: neste caso, é a primeira vez nos últimos anos que será o treinador principal do Benfica a rir-se da pronúncia da comunicação social, e não o contrário."

Pedro Soares, in O Benfica

Dérbi de sim ou sim: aceitar este convite é marcar um golaço


"Espreita-nos um sábado em que podemos juntar o importante ao esplendoroso. Estamos em contagem regressiva para novo dérbi no Estádio da Luz, o terceiro da história envolvendo a equipa feminina de futebol. As portas da Catedral abrem-se neste dia 21 de Janeiro para um jogo emblemático, porque se trata de uma eliminatória da Taça de Portugal, com emoções muito particulares e repletas de simbolismo, também pelo facto de o Benfica ter conquistado este troféu logo no primeiro ano do projeto do futebol feminino (2018/19).
É um daqueles momentos de tudo ou nada, no relvado, porque apenas um desfecho viabiliza o apuramento para as meias-finais, mas também uma oportunidade singular e privilegiada para se fortalecer este vertente do desporto com uma sumptuosa moldura humana nas bancadas. Suplantar o número de adeptos (14221) presentes no Estádio da Luz no dérbi feminino de 8 de Maio de 2022, data em que as Inspiradoras obliteraram, a conquista do bicampeonato nacional, e estabelecer um novo recorde de assistência em Portugal tem de ser uma missão, a par do objetivo desportivo.
Honrar o passado, vincar o presente a antecipar o futuro, contribuindo para elevar a expressão do futebol feminino, é um dos atrativos. Suportado por dados objectivos, o percurso da equipa comandado por Filipa Patão espelha uma indiscutível evolução, mensurável, por exemplo, pela melhoria dos resultados na fase de grupos da Liga dos Campeões, patamar onde nesta temporada amadureceu rendimento e armazenou experiência(s) pelo segundo ano seguido.
Além-fronteiras a fasquia da exigência é bem superior à da realidade nacional, e, por isso, o andamento adquirido nas lides da alta-roda europeia tem natural impacto no contexto português da Liga BPI, cuja primeira volta foi concluída com brilhantismo pelo Benfica. Foram 11 vitórias em 11 jogos, com um total de 48 golos marcados (média de 4,3 por desafio) e apenas 2 sofridos, decorrendo desta performance a criação de um fosso de 8 pontos para o 2.º classificado no Campeonato.
Os desempenhos fazem crer que somente uma inimaginável catástrofe impedirá as águias de celebrarem o tricampeonato, mas essas são contas para se fazer lá mais para diante. Por ora, os números que valorizam o dão dimensão ao trajeto da equipa feminina (em rota de inevitável profissionalização) são o convite mais sugestivo e aliciante que pode haver para os benfiquistas corresponderam, adiram à causa e tomem assento nas bancadas da Luz, de forma maciça, no dérbi deste sábado. Elas merecem, e justificam, uma retribuição desta grandeza."

João Sanches, in O Benfica

Quatro pontos


"Quatro pontos. É esta a vantagem que temos na tabela classificativa do campeonato, o que significa que nenhum dos nossos adversários depende de si próprio para nos ultrapassar. Todos dependem do... Benfica. Quem não quereria estar assim?
Já estivemos com oito, com sete, e podíamos estar com dez. As coisas são o que são, e não o que gostaríamos que fossem.
Também não adianta comparar o rendimento do Benfica em Janeiro com aquele que teve em Setembro ou Outubro, ou com o que poderá vir a ter em Fevereiro ou Março. A temporada é muito longa, e nenhuma equipa está a salvo de pequenas oscilações em tantos meses de competição. No fim, vence o mais regular. E até agora temos sido nós.
No dérbi lisboeta, o Benfica não esteve no seu melhor nível, sobretudo na primeira parte. Nem teve muita sorte em momentos-chave da partida, sofrendo golos saídos do nada. A arbitragem também nos condicionou, com gritante dualidade de critérios disciplinares (Rafa e Ugarte tiveram a mesma punição, o que é bastante elucidativo), e uma grande penalidade televisiva que jamais seria assinalada, por exemplo numa Premier League. O Benfica foi, ainda assim, a única equipa que quis vencer o jogo, perante um rival desportivamente descapitalizado, e cuja única valência parece ser a particular habilidade do seu treinador em bloquear adversários mais fortes e ofensivos, nem que para tal recorra a subterfúgios que se usam apenas no futebol português.
Falta muito campeonato. Estamos na frente. Segue-se uma difícil viagem aos Açores, onde o FC Porto perdeu pontos. Todo o cuidado é pouco, mas a confiança é total."

Luís Fialho, in O Benfica

O Jogo dos Sonhos


"São cada vez mais frequentes os pedidos de realização de sonhos no Estádio da Luz, ou no Benfica Campus, com algum grau de interação com jogadores do plantel principal. Corresponder a esses pedidos é um trabalho contínuo e uma das mais nobres tarefas que a Fundação desempenha. Na verdade, há muito mais na realização destes sonhos do que possa imaginar à primeira vista. Muitas destas ações destinam-se a crianças e jovens de pediatrias hospitalares duramente confrontados com desafios que têm de vencer, para os quais todas as energias contam, e a principal de todas é o seu otimismo e a vontade de vencer.
Por isso, encaramos este trabalho como uma parceria com estas crianças e jovens, com as suas famílias e com os profissionais de saúde, em que adicionamos motivação, um pouco de alegria ou mesmo um simples sorriso. Tudo isso é capital para a sua galvanização e para o seu processo de cura. Felizmente, são inúmeras as histórias de sucesso que vemos acontecer e a que temos, discreta e humildemente, orgulho de nos termos associado. Por vezes, infelizmente, não acontece assim, mas mesmo nestas situações-limite é de um Benfica com um enorme coração, aberto a todos, que estamos a falar, e sabemos que, mesmo por fugazes momentos, nos uniu a chama imensa!
O futebol é sem dúvida o grande jogo das paixões, mas é também, cada vez mais, o Jogo dos Sonhos!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"11
Terminou a 1ª volta da Liga BPI com o Benfica a obter 11 vitórias em 11 jogos e a liderar o Campeonato Nacional de futebol feminino com 8 pontos de vantagem obre o 2º classificado;

20
Gonçalo Ramos é o 16º a chegar à vintena de golos no atual estádio da Luz (incluindo jogos particulares). O mais goleador é Cardozo, com 109, seguido por Jonas, com 92;

22
Grimaldo passou a ser, a par de Maxi Pereira, o 6º com mais assistências para golo no atual estádio da Luz. Rafa, o autor da outra assistência frente ao Sporting, é o 5º, com 27, a uma de Aimar e Salvio (inclui jogos particulares);

31
Gonçalo Ramos bisou frente ao Sporting a chegou aos 31 golos em competições oficiais pela primeira equipa do Benfica, tantos quanto os obtidos por Raul Jiménez. O jovem português fê-lo em menos 35 jogos, mas em mais 112 minutos do que o mexicano (inclui tempos adicionais – 4967 no total). E, enquanto Jiménez marcou 5 de penálti, Ramos ainda não se estreou a marcar neste capítulo do jogo. Outra comparação possível neste momento é com Darwin, pois Ramos atuou no mesmo número de “jogos oficiais”: 85. O uruguaio marcou 48 golos pelo Benfica em “jogos oficiais” (6 de grande penalidade) em 5850 minutos. Ou seja, no Benfica, Ramos marcou a cada 160 minutos, Jiménez 187 e Darwin 139 (excluindo penáltis);

45
Rafa chegou aos 255 “jogos oficiais” pelo Benfica e passou a ser o 45º neste ranking, acompanhado por Gaitán e António Martins;

134
Rafa é, a par de Salvio, o 7º com mais jogos pelo Benfica neste estádio da Luz (inclui particulares);

200
Odysseas Vlachodimos atingiu a marca dos 200 jogos em competições oficiais pelo Benfica. Foi o 63º a consegui-lo (o 6º guarda-redes e o 8º estrangeiro)."

João Tomaz, in O Benfica

A Verdade do Tadeia #731 - Os campeões de Inverno

Águia: Diário...

Andor!!!


"Terminada a primeira volta do campeonato, é o momento de analisarmos alguns dados estatísticos:
• O FC Porto tem o mesmo número de expulsões de adversários que Sporting e Benfica juntos;
• O FC Porto é o único clube sem penáltis contra;
• O FC Porto tem mais faltas cometidas do que Sporting e Benfica (238 vs 226 vs 213), mas menos jogadores expulsos (1 por duplo amarelo) e menos cartões amarelos (32 vs 55 vs 35).
Também é importante destacar que nos últimos três jogos o FC Porto enfrentou sempre equipas desfalcadas por expulsões:
• Cádiz, do Famalicão;
• Anderson Oliveira, do Vitória de Guimarães;
• João Afonso e Edgar Costa (admoestado com o 5º cartão amarelo), do Marítimo, que na próxima jornada também ficarão de fora da receção aos azuis e brancos.
Sorte ou mera casualidade, os dados não mentem: o FC Porto está a ser transportado num andor."

Bons sinais na pré-época

E se a Juventus jogasse em Portugal?

À procura de novas oportunidades | Henrique Araújo


"Aquela que tem sido uma das poucas razões de críticas dos adeptos encarnados ao treinador Roger Schmidt, tem sido o facto de ter dado muito poucas oportunidades a Henrique Araújo. O avançado madeirense estreou-se pela equipa principal na temporada passada, sendo lançado por Nelson Veríssimo, não demorando muito tempo a mostrar os seus dotes, marcando três golos em seis jogos.
Nesta temporada, apesar dos indícios positivos mostrados na pré-temporada, Henrique Araújo tem tido pouco espaço nas opções do treinador alemão, tendo jogado um tal de 775 minutos divididos por 20 jogos, com dois golos marcados.
A sua pouca utilização já fez com que fosse novamente relegado para a equipa B, na qual marcou quatro golos em seis jogos. Apesar da formação secundária encarnada lhe dar competição e continuidade, esta já se revelava demasiado curta para o seu talento.
Mesmo nas poucas oportunidades que tinha, Henrique Araújo mostrou a sua qualidade, sobretudo a inteligência a movimentar-se em campo sem bola, a capacidade para jogar entre linhas e para jogar em apoio frontal. No entanto, este sempre permaneceu na sombra de Gonçalo Ramos – que é o melhor marcador da equipa – e até de Petar Musa, que sendo um jogador mais limitado tecnicamente, é um jogador que tem mostrado utilidade e tem sido uma aposta válida na rotação.
Um detalhe interessante que podemos verificar é que, com excepção dos dois jogos seguidos contra o Estoril-Praia (jogos que o Gonçalo Ramos falhou por lesão), Henrique Araújo foi sempre lançado nos jogos para jogar nas funções que Rafa tem desempenhado, jogando no apoio a Gonçalo Ramos, Petar Musa e até mesmo de Roman Yaremchuk antes deste ser vendido. Este facto leva a entender que o técnico alemão vê o jovem madeirense mais como um segundo avançado do que como um ponta-de-lança.
Para muitos benfiquistas, Henrique Araújo é o avançado mais completo do Benfica e aquele com maior margem de progressão, mas com a sua falta de utilização a um nível competitivo e com a contratação de Casper Tengstadt, começava a colocar-se na mesa a possibilidade de encontrar uma solução para lhe dar competição no curto prazo.
É preciso entender que, apesar de todo o potencial que Henrique Araújo tem, será mais benéfico para o seu crescimento ir rodar num clube onde possa jogar com regularidade, do que jogar cinco ou dez minutos por jogo no Benfica.
O Championship é um campeonato muito mais competitivo do que a Primeira Liga e o Watford FC está a lutar pela subida de divisão, ocupando actualmente o terceiro lugar no campeonato. Saliente-se ainda o facto do Watford ter contratado a portuguesa Helena Costa para Coordenadora de Scouting do clube, bem como o facto de já terem contratado o lateral-direito João Ferreira, que inclusive, já se estreou a marcar pelos Hornets.
Neste momento, o que se pode desejar a Henrique Araújo, é que aproveite este empréstimo da melhor forma possível, jogando, ganhando competição e tendo rendimento de modo a regressar mais forte e mais preparado."

Filhos pródigos


"O Filho Pródigo é provavelmente uma das parábolas mais conhecidas. Passe a alusão bíblica, lembrei-me desta parábola por ela contar a história do filho mais novo que, depois de esbanjar uma fortuna, regressa a casa arrependido e é recebido de braços abertos, reencontrando a felicidade e a tranquilidade. Estão a ver as semelhanças?

Estou, obviamente, a referir-me ao feliz regresso de Gonçalo Guedes, mas também à continuidade de Enzo no plantel do Benfica.
Começando pelo Gonçalo: não há muitos casos de jogadores que tendo saído por uma verba muito elevada (30 milhões) para jogar no PSG, passando depois pelas ligas espanhola e inglesa, regressem para jogar no clube de formação e de coração. A exceção famosa e conhecida foi, precisamente, Rui Costa, um exemplo de benfiquismo. Regressar, estrear-se com um único treino entrando na segunda parte para marcar um golo de belo efeito é a história perfeita. Magnífica parábola do futebol. Cinematográfico.
Mas também Enzo, não tendo chegado a sair, depois de atingir as alturas no Mundial esteve bem longe da casa onde joga (de cabeça pelo menos). E também aqui era uma fortuna colossal o que o podia ter afastado da Luz. A serenidade e a inteligência de Schmidt ajudaram ao regresso de corpo e alma e, mais do que pródigo, Enzo voltou a ser um prodígio a pautar todo o jogo do Benfica na vitória por 3-0, nos Açores. Dois verdadeiros anticiclones a serem determinantes num Benfica que termina a primeira volta de forma convincente, mostrando ter recuperado o ritmo de jogo.

Positivo: O Benfica a vencer bem nos Açores; a equipa feminina a golear no dérbi (5-0).

Negativo: Os inqualificáveis insultos a Nicolía, no Dragão Arena."

24 de Janeiro


Lixivia 17


Tabela Anti-Lixívia
Benfica..........44 (-2) = 46
Corruptos.......39 (+4) = 35
Sporting........32 (+5) = 27

Destaque para a palhaçada no Alvalixo:
- Golo legal do Vizela, a regra diz que quando a bola toca no árbitro, o jogo deve ser parado e retomado com bola ao solo, quando existe uma troca de posse de bola; quando a bola entra na baliza; ou quando o toque cria uma oportunidade clara de golo!
Nenhuma destas aconteceu... mesmo no terceiro caso, o jogador do Vizela só ficou livre para fazer o cruzamento, porque os Lagartos, 'pararam', em vez de tentarem recuperar a bola!
- No penalty final, autêntica palhaçada: é o Paulinho que baixa a cabeça, é mais penalty o 'agarrão' na camisola do Coates!!! O defesa do Vizela levanta a perna, na tentativa de fazer um 'bloco', mas é o avançado Lagarto claramente que provoca o contacto.
O agarrão do Coates, é no limite, mas nunca é uma situação de VAR...
- Já agora, mais um jogo onde o IMPUNE Ugarte, teve carta branca, para bater em tudo o que mexe!!!

Nos outros dois jogos, não houve 'grandes casos', mas manteve-se o critério disciplinar absurdo: Amarelos inventados para os jogadores do Benfica; e cartões em brada para os adversários dos Corruptos, mesmo com mergulhos descarados!!!

Uma nota final para o Braga, que continua a vencer sem saber escrever: no lance do golo, não houve uma única repetição para perceber se a bola tocou ou não nos braços do jogador do Braga que sem querer, acabou por fazer uma assistência!!! Ainda houve um lance sobre o Gaitán que pareceu penalty...

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Arouca(c), V(4-0), Mota(V. Santos, Licínio), Prejudicados, (5-0), Sem influência
2.ª-Casa Pia(f), V(0-1), Martins(Nobre, P. Ribeiro), Prejudicados, Sem influência
3.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-2), Soares Dias(Malheiro, Coimbra), Prejudicados, Sem influência
4-ª-Boavista(f), V(0-3), Pinheiro(L. Ferreira, J. Silva), Prejudicados, Sem influência
5.ª-Vizela(c), V(2-1), Veríssimo(Nobre, N. Pereira), Prejudicados, (3-1), Sem influência
6.ª-Famalicão(f), V(0-1), Almeida(Melo, B. Costa), Prejudicados, (0-2), Sem influência
7.ª-Marítimo(c), V(5-0), Nobre(V. Santos, Mesquita), Nada a assinalar
8.ª-Guimarães(f), E(0-0), Rui Costa(L. Ferreira, S. Jesus), Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
9.ª-Rio Ave(c), V(4-2), M. Oliveira(Rui Oliveira, L. Costa), Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), V(0-1), Pinheiro(Martins, Godinho), Prejudicados, Sem influência
11.ª-Chaves(c), V(5-0), Godinho(Malheiro, Coimbra), Nada a assinalar
12.ª-Estoril(f), V(1-5), Almeida(Hugo, B. Jesus), Nada a assinalar
13.ª-Gil Vicente(c), V(3-1), M. Oliveira(C. Pereira, A. Costa), Nada a assinalar
14.ª-Braga(f), D(3-0), Pinheiro(Hugo, Mota), Nada a assinalar
15.ª-Portimonense(c), V(1-0), V. Ferreira(V. Santos, B. Costa), Nada a assinalar
16.ª-Sporting(c), E(2-2), Soares Dias(Martins, Pinheiro), Prejudicados, (3-2), (-2 pontos)
17.ª-Santa Clara(f), V(0-3), Veríssimo(R. Oliveira, Cunha), Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Braga(f), E(3-3), Veríssimo(Martins, H. Ribeiro), Nada a assinalar
2.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Mota(Narciso, P. Brás), Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(f), D(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Prejudicados, Impossível contabilizar
4.ª-Chaves(c), D(0-2), Narciso(V. Santos, D. Silva), Beneficiados, Sem influência
5.ª-Estoril(f), V(0-2), M. Oliveira(Pinheiro, L. Maia), Nada a assinalar
6.ª-Portimonense(c), V(4-0), C. Pereira(V. Ferreira, Cunha), Nada a assinalar
7.ª-Boavista(f), D(2-1), Pinheiro(Melo, B. Costa), Nada a assinalar
8.ª-Gil Vicente(c), V(3-1), Martins(Godinho, R. Teixeira), Nada a assinalar
9.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Soares Dias(Malheiro, Cidade), Nada a assinalar
10.ª-Casa Pia(c), V(3-1), Malheiro(C. Pereira, A. Costa), Prejudicados, Beneficiados, (2-2), Impossível contabilizar
11.ª-Arouca(f), D(1-0), Rui Costa(Hugo, Felisberto), Prejudicados, Impossível contabilizar
12.ª-Guimarães(c), V(3-0), Mota(Martins, A. Campos), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
13.ª-Famalicão(f), V(1-2), Soares Dias(V. Ferreira, Cunha), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
14.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Nobre(Melo, S. Jesus), Nada a assinalar
15.ª-Marítimo(f), D(1-0), Malheiro(C. Pereira, A. Costa), Nada a assinalar
16.ª-Benfica(f), E(2-2), Soares Dias(Martins, Pinheiro), Beneficiados, (3-2), (+1 ponto)
17.ª-Vizela(c), V(2-1), Rui Costa(Esteves, Baixinho), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(5-1), Malheiro(Esteves, R. Cidade), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2.ª-Vizela(f), V(0-1), Veríssimo(Correia, I. Pereira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
3.ª-Sporting(c), V(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
4.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Martins(Rui Costa, C. Martins), Beneficiados, Sem influência
5.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Pinheiro(Melo, Manso), Nada a assinalar
6.ª-Chaves(c), V(3-0), Nobre(Narciso, V. Marques), Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Estoril(f), E(1-1), Godinho(Soares Dias, Licínio), Beneficiados, (3-1), (+1 ponto)
8.ª-Braga(c), V(4-1), Soares Dias(Hugo, B. Jesus), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
9.ª-Portimonense(f), V(0-2), Mota(Martins, A. Campos), Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), D(0-1), Pinheiro(Martins, Godinho), Beneficiados, Sem influência
11.ª-Santa Clara(f), E(1-1), Soares Dias(R. Oliveira, C. Campos), Beneficiados, Prejudicados, (0-0), Impossível contabilizar
12.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), M. Oliveira(Correia, J. Afonso), Nada a assinalar
13.ª-Boavista(f), V(1-4), Godinho(Nobre, N. Pereira), Beneficiados, Prejudicados, (1-2), Impossível contabilizar
14.ª-Arouca(c), V(5-1), Martins(Narciso, P. Brás), Beneficiados, (4-1), Sem influência
15.ª-Casa Pia(f), E(0-0), Almeida(Hugo, N. Pires), Beneficiados, Impossível contabilizar
16.ª-Famalicão(c), V(4-1), Correia(Macedo, Manso), Beneficiados, Impossível contabilizar
17.ª-Guimarães(f), V(0-1), Godinho(V. Santos, S. Jesus), Nada a assinalar

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica
Soares Dias - -2
Martins - -2

Sporting
Soares Dias - +3
V. Ferreira - +2
Rui Costa - +2
Esteves - +2
Martins - +1

Corruptos
Veríssimo - +3
Correia - +3
Godinho - +1
Soares Dias - +1

Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Pinheiro - 3
Almeida - 2
M. Oliveira - 2
Soares Dias - 2
Veríssimo - 2
Mota - 1
Martins - 1
Nobre - 1
Rui Costa - 1
Godinho - 1
V. Ferreira - 1

Sporting
Soares Dias - 3
Mota - 2
Malheiro - 2
Rui Costa - 2
Veríssimo - 1
Almeida - 1
Narciso - 1
M. Oliveira - 1
C. Pereira - 1
Pinheiro - 1
Martins - 1
Nobre - 1

Corruptos
Godinho - 3
Pinheiro - 2
Soares Dias - 2
Martins - 2
Almeida - 2
Malheiro - 1
Veríssimo - 1
Nobre - 1
Mota - 1
M. Oliveira - 1
Correia - 1

VAR's:
Benfica
V. Santos - 3
Nobre - 2
L. Ferreira - 2
Malheiro - 2
Hugo - 2
Martins - 2
R. Oliveira - 2
Melo - 1
C. Pereira - 1

Sporting
Martins - 3
Hugo - 2
V. Ferreira - 2
Melo - 2
C. Pereira - 2
Narciso - 1
V. Santos - 1
Pinheiro - 1
Godinho - 1
Malheiro - 1
Esteves - 1

Corruptos
Hugo - 3
Martins - 2
Correia - 2
Narciso - 2
Esteves - 1
Rui Costa - 1
Melo - 1
Soares Dias - 1
R. Oliveira - 1
Nobre - 1
Macedo - 1
V. Santos - 1

AVAR's:
Benfica
Coimbra - 2
B. Costa - 2
Licínio - 1
P. Ribeiro - 1
J. Silva - 1
N. Pereira - 1
Mesquita - 1
S. Jesus - 1
L. Costa - 1
Godinho - 1
B. Jesus - 1
A. Costa - 1
P. Mota - 1
Pinheiro - 1
Cunha - 1

Sporting
Cunha - 2
A. Costa - 2
H. Ribeiro - 1
P. Brás - 1
Martins - 1
D. Silva - 1
L. Maia - 1
B. Costa -1
R. Teixeira - 1
Cidade - 1
Felisberto - 1
A. Campos - 1
S. Jesus - 1
Pinheiro - 1
Baixinho - 1

Corruptos
Manso - 2
Cidade - 1
I. Pereira - 1
Martins - 1
C. Martins - 1
V. Marques - 1
Licínio - 1
B. Jesus - 1
A. Campos - 1
Godinho - 1
C. Campos - 1
J. Afonso - 1
N. Pereira - 1
P. Brás - 1
N. Pires - 1
S. Jesus - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Pinheiro - 3 + 0 = 3
Almeida - 2 + 0 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1

Sporting
Soares Dias - 3 + 0 = 3
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Malheiro - 1 + 1 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
Martins - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
C. Pereira - 0 + 1 = 1

Corruptos
Godinho - 3 + 0 = 3
Martins - 1 + 1 = 2
Soares Dias - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Pinheiro - 3 + 0 = 3
Nobre - 1 + 2 = 3
Martins - 1 + 2 = 3
V. Santos - 0 + 3 = 3
Almeida - 2 + 0 = 2
M. Oliveira - 2 + 0 = 2
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Veríssimo - 2 + 0 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Malheiro - 0 + 2 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
R. Oliveira - 0 + 2 = 2
Mota - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 1 + 0 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
C. Pereira - 0 + 1 = 1

Sporting
Martins - 1 + 3 = 4
Soares Dias - 3 + 0 = 3
Malheiro - 2 + 1 = 3
C. Pereira - 1 + 2 = 3
Mota - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 2 + 0 = 2
Narciso - 1 + 1 = 2
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
V. Ferreira - 0 + 2 = 2
Melo - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
Godinho - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Corruptos
Martins - 2 + 2 = 4
Godinho - 3 + 0 = 3
Soares Dias - 2 + 1 = 3
Correia - 1 + 2 = 3
Hugo - 0 + 3 = 3
Pinheiro - 2 + 0 = 2
Almeida - 2 + 0 = 2
Nobre - 1 + 1 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
Malheiro - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
Macedo - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

Nove troféus consecutivos


"A hegemonia benfiquista no basquetebol feminino foi consolidada, ontem, com a conquista de mais um troféu, o nono seguido. São muitas as alegrias que as mulheres benfiquistas nos têm dado. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
As bicampeãs nacionais basquetebol e vencedoras das duas últimas Taças de Portugal, que nesta época já havia revalidado o triunfo na Supertaça e ganho a Taça Vítor Hugo, repetiram agora a vitória da época passada na Taça Federação, elevando para nove as provas bem-sucedidas de forma consecutiva. Brilhante!
Veja as melhores imagens desta conquista.

2
A forte aposta do Benfica na vertente feminina do desporto tem proporcionado muitas celebrações. Além dos variadíssimos troféus conquistados nos últimos anos, somos, presentemente, eneacampeões de hóquei em patins, pentacampeões de futsal, tricampeões de polo aquático, bicampeões nacionais de basquetebol e futebol e campeões de andebol.
Tão relevante quanto este pecúlio é, em todas estas modalidades, mais o râguebi e o voleibol, termos, na presente temporada, equipas muito competitivas que procuram vencer os seus Campeonatos. De resto, à semelhança das equipas masculinas. A missão do Benfica é ganhar, ganhar sempre!

3
Ontem, além da vitória na final da Taça Federação de basquetebol feminino (60-46 ao Imortal), houve os seguintes jogos: em voleibol apurámo-nos para os quartos de final da Taça de Portugal ao vencer na deslocação à AD Machico (0-3); a equipa feminina de andebol ganhou à ARC Alpendorada, por 32-25, e garantiu a presença na final four da Taça FAP; e, no voleibol feminino, triunfámos ante o Vitória de Guimarães, por 3-2.

4
No futebol de formação houve clássico das equipas B. Benfica e FC Porto empataram a duas bolas no Benfica Campus. O treinador Luís Castro considera que, em função do equilíbrio na primeira parte e a superioridade benfiquista na segunda, o resultado mais justo seria o triunfo para as nossas cores: "A segunda parte foi excelente, pelo que fizemos merecíamos a vitória."
Já a equipa de Juvenis prossegue plenamente vitoriosa na fase de apuramento do campeão ao fim de três jornadas. Desta feita venceu no reduto do Torreense, por 0-2. No sábado, os Juniores haviam assegurado, ao ganharem, por 2-0, ao Belenenses na penúltima jornada, o 1.º lugar na Série Sul do Campeonato Nacional. Na semana passada também os Iniciados concluíram a Série D na liderança.

5
Ainda sobre a formação, recordamos que foram seis os jogadores formados no Benfica utilizados por Roger Schmidt, quatro no onze inicial, no triunfo ante o Santa Clara: António Silva, Morato, Florentino, João Neves, Gonçalo Guedes e Gonçalo Ramos."