Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Dérbi de sim ou sim: aceitar este convite é marcar um golaço


"Espreita-nos um sábado em que podemos juntar o importante ao esplendoroso. Estamos em contagem regressiva para novo dérbi no Estádio da Luz, o terceiro da história envolvendo a equipa feminina de futebol. As portas da Catedral abrem-se neste dia 21 de Janeiro para um jogo emblemático, porque se trata de uma eliminatória da Taça de Portugal, com emoções muito particulares e repletas de simbolismo, também pelo facto de o Benfica ter conquistado este troféu logo no primeiro ano do projeto do futebol feminino (2018/19).
É um daqueles momentos de tudo ou nada, no relvado, porque apenas um desfecho viabiliza o apuramento para as meias-finais, mas também uma oportunidade singular e privilegiada para se fortalecer este vertente do desporto com uma sumptuosa moldura humana nas bancadas. Suplantar o número de adeptos (14221) presentes no Estádio da Luz no dérbi feminino de 8 de Maio de 2022, data em que as Inspiradoras obliteraram, a conquista do bicampeonato nacional, e estabelecer um novo recorde de assistência em Portugal tem de ser uma missão, a par do objetivo desportivo.
Honrar o passado, vincar o presente a antecipar o futuro, contribuindo para elevar a expressão do futebol feminino, é um dos atrativos. Suportado por dados objectivos, o percurso da equipa comandado por Filipa Patão espelha uma indiscutível evolução, mensurável, por exemplo, pela melhoria dos resultados na fase de grupos da Liga dos Campeões, patamar onde nesta temporada amadureceu rendimento e armazenou experiência(s) pelo segundo ano seguido.
Além-fronteiras a fasquia da exigência é bem superior à da realidade nacional, e, por isso, o andamento adquirido nas lides da alta-roda europeia tem natural impacto no contexto português da Liga BPI, cuja primeira volta foi concluída com brilhantismo pelo Benfica. Foram 11 vitórias em 11 jogos, com um total de 48 golos marcados (média de 4,3 por desafio) e apenas 2 sofridos, decorrendo desta performance a criação de um fosso de 8 pontos para o 2.º classificado no Campeonato.
Os desempenhos fazem crer que somente uma inimaginável catástrofe impedirá as águias de celebrarem o tricampeonato, mas essas são contas para se fazer lá mais para diante. Por ora, os números que valorizam o dão dimensão ao trajeto da equipa feminina (em rota de inevitável profissionalização) são o convite mais sugestivo e aliciante que pode haver para os benfiquistas corresponderam, adiram à causa e tomem assento nas bancadas da Luz, de forma maciça, no dérbi deste sábado. Elas merecem, e justificam, uma retribuição desta grandeza."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!