Últimas indefectivações

domingo, 22 de março de 2015

20.ª Taça de Portugal, com muito suor

Barcelos 87 - 88 Benfica
21-25, 15-17, 14-17, 22-13, 4-4, 11-12

Foram precisos 2 desgastantes e muito sofridos prolongamentos para trazer a 20.ª Taça de Portugal, para a Luz!!! Como já tinha previsto, o desgaste dos 3 jogos em 3 dias (o Barcelos teve 1 dia de 'descanso'!!!), foi um factor importante. Tivemos 18 anos sem conquistar a Taça de Portugal, mesmo com todo o domínio das últimas épocas, só o ano passado conseguimos voltar a levar o Caneco para a Luz... parte significativa desta dificuldades, deve-se a este formato de Final 8, onde uma equipa veterano do Benfica, tem tido dificuldades em triunfar... E este ano, ainda 'carregámos' 2 prolongamentos em cima...além de em cirtude do sorteio, termos que derrotar os nossos dois adversários mais complicados a nível nacional, em dois dias!!!
O jogo até começou bem, com pontos nos dois lados, mas lentamente o Benfica foi ganhando vantagem, com especial destaque para a nossa defesa...
Tudo mudou no 4.º período, onde deixámos de marcar, e permitimos ao Barcelos reentrar na disputa do marcador. Passaram mesmo para a frente... A recuperação do Barcelos foi feita com o Mário Fernandes em campo, e a fazer turnovers repetidamente, o Tomás Barroso ficou demasiado tempo no banco...
Já no 2.º prolongamento, a 1 minutos do fim, perdíamos por 85-81 !!! Foi necessário ir buscar forças onde não haviam... com o quase sempre displicente Slay (hoje até conseguiu 10 ressaltos, talvez um recorde pessoal...!!!), a fazer de base na última jogada, e a penetrar para os 2 pontos, quando faltavam alguns segundos... O Barcelos ainda tentou lançar, mas o Benfica defendeu bem.
O Jobey nos últimos jogos tem estado um pouco abaixo do seu melhor, parece que aquele esforço extra que ele fez, quando tivemos os 4 bases lesionados, está-se a 'pagar' agora, mesmo assim: melhor marcador do Benfica, e o cesto decisivo que deu o 88!!! Mas para mim, os melhores nesta partida foram o Gentry, a marcar e a defender nos momentos importantes; e o Carlos Andrade que marcou poucos pontos, mas fez 17 ressaltos... Reconheço que o Slay esteve um pouco mais activo do que é habitual, e além disso é dele (só dele) um dos cestos decisivos, o penúltimo, que reduziu para um, já que levou a bola como base, de um lado ao outro campo, e encestou!!!
Continuo sem perceber a utilização do Cláudio Fonseca, com tantos minutos nas pernas, com tantos problemas de faltas, o Cláudio pode ser útil nestes jogos... Recordo também, que o João Soares, não foi utilizado hoje, e tanto com o Algés, como com o Guimarães quase não 'aqueceu'!!!
No final o Carlos Andrade, despejou algum 'vapor', em alguns elementos da equipa técnica do Barcelos... Só quem lá está, é que sabe o que foi dito!!! Mas para aquela reacção, além das palavras mútuas, muito contribuíram os apitadores!!! Não é novidade no Basket, esta tendência dos árbitros tentarem equilibrar os jogos, mas não deixa de irritar: nos primeiros minutos até parecia que finalmente tinham acertado no critério, mas rapidamente mudaram de ideias, e em fez de ser o Barcelos a adaptar a sua agressividade às regras do jogo, foram os árbitros a adaptarem o seu critério às necessidades do Barcelos... porque se não o fizessem, meia-equipa dos Galos seria excluída com 5 faltas antes do intervalo!!! Bastava para isso usar o critério que sempre usaram para os jogadores do Benfica: aquela 2.ª falta marcada ao Carlos Andrade é exemplar!!! Curiosamente, nos últimos minutos, e nos prolongamentos, voltaram a usar o mesmo critério para as duas equipas... o que como é óbvio levou a 'protestos' do Barcelos... cria-se hábitos, e depois é difícil 'curaram-se'!!!

Obrigação cumprida...

Benfica 3 - 0 Sp. Espinho
25-19, 25-19, 25-20

Foi um jogo com pouca histórica, contra um adversário conformado, e onde cedo se utilizou habituais suplentes, nas duas equipas.
3-0 no jogo, 3-0 na eliminatória como era esperado, aliás nestas 3 partidas, só perdemos 1 Set!!! Agora, depois de vários meses, vamos disputar o 'verdadeiro' Campeonato... o Benfica e a Fonte (ainda falta um jogo, mas...) têm equipas de 'outro' Campeonato. Todo o trabalho de uma época será decidido, nestas 5 partidas (na pior - ou melhor - das hipóteses!!!). A Supertaça e a Taça de Portugal, já cá 'cantam', mas o Campeonato tem outro impacto, ainda por cima, seria um Tri... Apesar das duas derrotas no Campeonato com a Fonte, provámos no Challenge e na Taça, que em condições 'normais' o  título será nosso...

Na próxima Quarta-feira na Luz, vamos defrontar a forte equipa Italiana do Ravenna, nas Meias-finais da Taça Challenge. Não somos favoritos, mas a bola é redonda, e no Volei o vencedor só é achado quando o jogo termina... Seria engraçado, se o Benfica fizesse uma graçinha na Europa, mas acima de tudo, espero que as andanças Europeias, não atrapalhem as contas do Nacional!!!

Remontada à beira-mar...

Beira-Mar 1 - 2 Benfica B

Contra um adversário que não recebe ordenados à muitos meses, conseguimos a remontada, num jogo quase sempre mal jogado, num relvado que não ajuda nada (perguntem ao João Teixeira!!!), num Estádio desoladamente vazio...!!!

Começamos a perder, com uma má recepção do Teixeira, numa zona proibida. Tentar sair a jogar com passes entre os Centrais, em relvados nestas condições é suicídio!!!
No 2.º tempo, demos a volta... o momento do dia, foi a arrancada do Vítor Andrade. Tão mal, tantas vezes na decisão, mas que desta vez, acertou!!! Pouco depois, naquele que poderia ter sido novo grande golo do Nuno Santos, o defesa Aveirense cortou o remate com o braço, penalty, que o próprio Nuno Santos converteu...

Destaque ainda para os regressos após lesão do Varela e do Lindelof (além do Lystcov que regressou do castigo)...
Estamos em 2.º lugar no Campeonato da II Liga, a um ponto do líder, o Desportivo de Chaves. É incrível como depois de tantos pontos desperdiçados, ainda temos hipóteses de ser Campeões da II Liga. Não sendo fundamental, seria interessante conseguir este título para o Benfica, e já que estamos tão perto... Mas para isso acontecer, é preciso acabar com as 'brancas' que recorrentemente esta equipa tem!!!

Juniores - 5.ª jornada - Fase Final

Gilson Costa
Leiria 0 - 1 Benfica

Golo aos 3 minutos, e resultado feito!!! Parece que os outros 87 minutos não eram necessários!!!
Os Corruptos perderam em Guimarães, com um ex-Benfica em destaque. Este resultado dá um bocadinho mais de esperança, mas continuamos a depender de terceiros para obter os nossos objectivos, portanto quase tudo na mesma...!!! Sendo que as três próximas jornadas vão definir muita coisa: Benfica fora em Vila do Conde e Madeira, em casa com o Sporting; Corruptos em Alcochete e com o Gil...

Corruptos..........12
Gil Vicente.........12
Sporting..............9
Benfica..............8
Guimarães...........7
Rio Ave...............6
Nacional..............4
Leiria..................0

Eliminados no 1.º jogo !!!

Corruptos 3 - 2 Benfica

Não foi hoje que fomos eliminados!!! O resultado de hoje até é 'normal', o problema foi o empate a 3, na Luz, com pelo menos 2 golos oferecidos, um deles nos últimos segundos!!!
Esta tarde até não jogámos mal, mas fomos muito perdulários... Defensivamente estivemos razoáveis, os Corruptos só marcaram de 'bola parada', mas fomos ingénuos na maneira como cometemos algumas das faltas (sendo que cerca de metade das faltas assinaladas contra o Benfica, foram simulações...!!!). Mesmo assim só não empatámos o jogo, porque falhámos um Livre Directo, contra o aproveitamento máximo dos Corruptos.
Os apitadores estrangeiros são um bocadinho melhores, mas não conseguem 'escapar' à pressão constante que os Porcos são especialistas. Basta comparar as duas arbitragens, na Luz e no antro, para perceber a influência nos resultados...
Felizmente, o Barça vai ganhar isto outra vez...!!!

Agora, temos o Campeonato e a Taça. Faltam 5 jornadas, na próxima Quarta vamos jogar a São João da Madeira, uma equipa do fundo da tabela, mas em casa, tem sempre um grande ambiente... Estamos com 3 pontos de vantagem, e temos que os manter...