Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jesus pecou?

"Tinha uma crónica feita sobre o jogo de Guimarães, mas a comoção nacional provocada pelos episódios ocorridos no final desse jogo, envolvendo Jorge Jesus, levaram-me a rasgar o outro texto e a escrever sobre este caso.
Tal como Jesus, não gosto de me pôr à margem dos temas "quentes". A minha irritação cresceu quando vi escrito que o treinador do Benfica poderia ser condenado por "agressão". Ora, isto é um perfeito disparate. Mesmo vendo só as imagens da Sport TV, percebe-se que Jesus não quis agredir ninguém, pelo contrário: quis evitar aquilo que ele considerava um abuso do uso da força por parte dos seguranças. É verdade de que bateu no braço de um segurança e tentou agarrar um polícia, mas tudo isso para libertar o adepto (e não para molestar os agentes da autoridade). Toda a acção de Jesus é no sentido de defender o adepto. Aliás, o recurso a outro vídeo divulgado pelo Benfica, é perfeitamente esclarecedor a tal respeito.
Quando a invasão do campo se inicia, Jesus começa por recomendar calma, levantando os dois braços, e só quando vê o adepto no chão a gritar, manietado por seguranças, é que começa a perder a calma, metendo-se no "barulho" e tentando libertar o homem à força. E claro, quando se sente agarrado, Jesus perde as estribeiras.
Nunca fui politicamente correto, percebo que o futebol é um jogo de emoções, defendi Scolari quando respondeu (também com excesso de emotividade... ) à provocação de um jogador sérvio, e defendo agora Jesus. É evidente que um homem com a notoriedade dele tem de fazer um esforço suplementar para manter a calma em público. E também certo que outro, no seu lugar, teria actuado como Pilatos, ficando de fora a observar os acontecimentos com ar seráfico e não se envolvendo em confusões. Mas Jesus não é assim. É um homem de sangue quente, tem raça - e isso é também um dos componentes do seu carisma.
Jesus agiu mal? No essencial, não: quis defender um adepto.
Fê-lo com excesso de emotividade? Sem dúvida.
Quis agredir alguém? Notoriamente, também não.
No limite, pode ser acusado de ter tentado obstruir a acção da autoridade. Isso sim, tentou fazer."

Mais um desaire...


Sporting 29 - 28 Benfica

O ano passado a época começou bem, e acabou mal... talvez este ano seja ao contrário, mas não está nada bonito!!!
Continuamos com os esperados problemas na 1.ª linha, e a excessiva rotatividade - acho eu -, tanto a defender como a atacar, num jogo de grau elevado de dificuldade como este, não ajuda... compreendo no caso do Álamo que teve muito tempo lesionado, mas por exemplo o Dario em condições normais tem que jogar o jogo todo. É frustrante perder um jogo com uma equipa que a atacar é praticamente só 'um jogador', e que em todos os ataques entra em jogo passivo...!!!
O golo sofrido mesmo antes do intervalo, é inadmissível... pode ter sido a diferença entre a derrota e o empate, pelo menos... A equipa até demonstrou atitude durante grande parte do jogo, não é isso que está em causa, mas não pode haver 'brancas' na concentração durante as partidas, nestes jogos equilibrados todos os segundos contam.
Com a derrota de ontem dos Corruptos era muito importante vencer hoje, se o modelo competitivo do nacional de Andebol terminasse num Paly-off até podia compreender a tal rotação de praticamente todos os jogadores, mas neste Campeonato todos os pontos contam, mesmo que nesta 1.ª fase só contem 'metade'... A partir deste resultado, a margem de manobra praticamente acabou, até ao final da 1.ª fase só será aceitável perder pontos no antro dos Corruptos, todos os outros jogos têm que ser para ganhar, inclusive as difíceis deslocações a Braga e à Maia. Se isso não acontecer, ficaremos longe do título prematuramente.

Benfica pós-traumático

"Na cómoda posição de treinador de bancada (e sofá), acho que o Benfica está agora a jogar com menos espectáculo e mais eficiência. Refreia as cavalgadas, desguarnece menos as linhas recuadas, preenche melhor o meio-campo e joga com mais realismo resultadista. A síndroma pós-traumática parece estar a dissipar-se.
Para isso, vários factores terão já contribuído: a entrada de um jogador forte e com rápida adaptação (Fejsa), a alternância Maxi/André Almeida, um novo defesa-esquerdo (será desta?), uma maior concentração de Artur, a versatilidade e boa forma de Enzo Perez, o encerramento do caso Cardozo e - ironicamente - a lesão de Salvio (excelente jogador) que sendo quem mais joga no estilo empolgante tanto pode fazer uma grande jogada e golo, como (com Maxi) deixar o flanco direito à mercê do adversário. 
Outra ironia nesta (melhor) fase do Benfica prende-se com o imprescindível Matic que, com Fejsa, fica mais livre para avançar com perigo, mas está agora a fazê-lo menos do que quando era um solitário '6'. Pode ser uma questão de fase de transição. Por sua vez, Markovic é melhor ao meio do que à esquerda.

PS1. Sempre admirei o estilo suavemente holandês de Van der Gaag, treinador do Belenenses, meu segundo clube. Duas razões para lhe desejar toda a saúde.

PS2. Na derradeira jornada (Paços-FCP) da última Liga escrevi: significativo foi o técnico do Paços nada ter balbuciado sobre o inventado penalty. O respeitinho é muito bonito e - quem sabe - até pode haver contrato à vista. Não é que o mesmíssimo Paulo Fonseca agora já protestou veementemente por um livre feito penalty, atirando as culpas para... Jesus?!"

Bagão Félix, in O Benfica

Dar troco a quem não merece um vintém !!!



A evolução do Presidente nestas entrevistas é evidente - também já era tempo... -, hoje respondeu bem a duas figuras invejosas, e ignorantes futebolisticamente: ambos Benfiquistas é verdade, mas um não passa de um primata burro (também temos direito a tê-los entre nós!!!), e outro é um anti-Jesus e anti-Vieira, que só serve para fazer estatísticas, e falar do Apito Dourado, de resto é uma nulidade completa, mas ambos gostavam de ter um tachinho no grupo de comunicação do Benfica, azar deles!!!

PS: Afinal, pelos vistos, o relatório da PSP não fala em agressões, parece que só os Meirins e os seus seguidores acéfalos viram as tais agressões!!! É compreensível que os Corruptos e os Lagartos tentem empolar a realidade, agora ouvir os tais independentes, a defender a fantasia do crime, serve pelo menos para mais uma vez, cair a máscara do focinho dos animais!!!