Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lixívia V

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica........... 13 ( 0) = 13
Braga............... 8 (-2) = 10
Corruptos....... 11 (+2) = 9
Sporting........... 9 (+1) = 8

O grande momento da jornada - se calhar foi mesmo o grande momento da última década!!! -, foi a expulsão do Maicon... Compreendo o espanto do banco Corrupto, eles não estão nada habituados, a terem jogadores expulsos, por entradas daquelas... afinal as regras são sempre subjectivas!!! Também compreendo aquele olhar perdido do Maicon quando olhou para cima e viu o cartão vermelho: então durante a semana mostram-lhe os vídeos antigos dos jogos o André, do Paulinho Santos, do Aloísio, do Jorge Costa... do Fernando, inclusive do Casemiro, e nenhum deles foi expulso!!!
Ficarei atento à carreira deste Jorge Ferreira, mas parece que não vai ter vida fácil na 1.ª categoria!!! O resto do jogo não foi isento de erros, inclusive acabou por ser permissivo com outras entradas duras dos Corruptos (transformou uma cotovelada do Jackson, numa amarelo ao defesa do Boavista que levou com o cotovelo!!!), mas tendo em conta o 'normal' naquele antro, até esteve bastante bem...
Estando bem logo no início do jogo, adiando o apito por causa da chuva, mas esperando o tempo suficiente para o relvado ficar aceitável... Esta equipa Corrupta, aparentemente quando chove não pode jogar!!! Deve ser um dos privilégios...!!!

Na Luz tivemos um festival de anti-jogo com a total cumplicidade do árbitro. Se somarmos o tempo que o jogo esteve parado, se calhar ainda estaríamos a jogar...!!!
Compreendo que não é fácil para os árbitros, contrariar este tipo de estratégias - a cultura desportiva portuguesa é vergonhosa -, mas quem não conseguir distinguir uma lesão, de anti-jogo premeditado, então não deveria estar a apitar jogos da 1.ª categoria.
O principal erro do árbitro, foi a não marcação de um penalty, por Mão na bola, após remate de Jardel. Ao vivo pareceu-me logo penalty, pois aumentou a volumetria, mas vendo a repetição fico mesmo com a impressão que existiu mesmo uma 'defesa' com a Mão, pois ele desvia o braço em direcção da bola...
Houve outros erros, um fora-de-jogo mal tirado ao Lima, que ficou isolado (e falhou!!!); uma falta, não assinalada, sobre o Talisca, no final da 1.ª parte, parecida com aquela que deu a expulsão...
Decidiu bem na expulsão, também decidiu bem numa jogada no final do 1.º tempo com o Maxi no limite da área...; decidiu bem no penalty sobre o Lima, o contacto é evidente... mas não deixa de ser curiosa a reacção dos anti's...!!! Também decidiu bem numa jogada perfeitamente normal com o Enzo, que corta uma bola no chão, e depois choca com o adversário... só mesmo o aziado do Coroado para achar que seria expulsão!!!
Sobre os descontos no final tenho uma opinião muito própria: o jogo merecia 8 ou 10 minutos de desconto, com o anti-jogo do Moreirense (além da lesão do Talisca), mas entretanto o resultado alterou-se, portanto dar 10 minutos de desconto, seria beneficiar o infractor... mesmo caso especifico, com o Moreirense reduzido a 10, pouco iria alterar, mas acho que os árbitros devem saber 'ler' o jogo, e saber se devem dar mais ou menos descontos...

Em Barcelos o Xistra voltou a espalhar magia... O erro maior foi quando perdoou um penalty ao Sarr, que deu um valente pontapé no pé do adversário. Depois tocou na bola, mas primeiro fez falta... Ainda errou num lance onde o chorão do Adrien faz falta sobre o Luan, pelo menos para amarelo, mas depois atira-se para o chão simulando, e o Xistra caiu no engodo, e marcou mesmo falta contra o Gil... alguns minutos depois, o Luan 'vingou-se'!!!

Na Choupana, o Braga atirou-se ao árbitro no final da partida, e com alguma razão... Com poucos minutos de diferença, existiu duas faltas idênticas, e o árbitro decidiu de forma diferente: numa deu o 2.º amarelo ao Santos, e na outra, nem falta marcou ao Nacional...!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Cosme, Prejudicados, Sem influência no resultado
2.ª-Boavista(f), V(1-0), Marco Ferreira, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Setúbal(f), V(0-5), Capela, Nada a assinalar
5.ª-Moreirense, V(3-1), Luís Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Académica(f), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
2.ª-Arouca(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (2-0), Sem influência resultado
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Belenenses(c), E(1-1), Cosme Machado, Nada a assinalar
5.ª-Gil Vicente(f), V(0-4), Beneficiados, (1-4), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-0), Mota, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4.ª-Guimarães(f), E(1-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
5.ª-Boavista(c), E(0-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar

Braga
1.ª-Boavista(c), V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-0)?!, Impossível contabilizar
2.ª-Moreirense(f), E(0-0), Paixão, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Estoril(c), V(2-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (3-1), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), D(1-0), Proença, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(f) E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, Impossível contabilizar