Últimas indefectivações

sábado, 1 de agosto de 2015

Cenários com água atrás

"O Sporting esteve na África do Sul e o seu presidente aproveitou para falar aos jornalistas com os pés bem fincados no Cabo da Boa Esperança. Não é todos os dias que se tem à disposição uma paisagem mítica e com aquela água toda atrás. Não é, no entanto, a primeira vez que um presidente do Sporting escolhe uma maravilha da Natureza de reputação internacional como pano de fundo para uma alocução. HÁ cinco anos, José Eduardo Bettencourt aproveitou uma visita ao Canadá para, mesmo à beirinha das Cataratas do Niágara, fazer a mesma coisa. E merece sempre ser ouvido quem se dispõe a falar de pés fincados à beira de qualquer panorama de belezas e de riscos excepcionais. No Niágara, por exemplo, com aquela água toda a cair atrás dele à razão de 2 mil metros cúbicos por segundo, Bettencourt não só sobreviveu a perigos bem maiores do que os do Cabo da Boa Esperança, como ainda se fez razoavelmente ouvir por cima da tremenda barulheira das torrentes.
o próximo cenário em linha para a história do futebol português não mete água. E, se meter, é coisa pouca. Trata-se do monumento escolhido por Jorge Mendes para os festejos do seu matrimónio. Nem mais nem menos do que os jardins de Serralves, na cidade do Porto, em território nacional ainda que pertíssimo de Madrid, o que sempre é da maior conveniência como tão bem se explicou Iker Casillas. Desejo as maiores felicidades ao super-agente.
EM primeiro lugar, porque não é todos os dias que uma pessoa pode desejar felicidades a um super-agente, o que nos remete para a literatura de espionagem do tempo da guerra fria. Em segundo lugar, porque quanto mais feliz estiver o super-agente mais depressa se acabam os bailes, a insensatez das pirâmides de camarão, as conversas intermináveis sempre à volta dos mesmos assuntos os confetti a esvoaçar ao sabor da fumarada dos charutos, as solicitações dos amigos para só mais uma fotografia. Quanto mais depressa se acabar tudo isto, melhor.
ESTE casamento de Jorge Mendes a uma semana do início da temporada oficial, já deu cabo de uma família, e logo a minha, a família benfiquista que desespera por ver entrar em acção com reforços atrás de reforços este noivo que, de tão afadigado com os preparativos da festa, não tem tido tempo para olhar para assuntos de muito maior importância. Até ao dia 9 de Agosto vamo-nos entretendo com estas coisitas, está bem?"

Leonor Pinhão, in Record

Análise ao Benfica de Rui Vitória

"Lima e Jonas foram criados pelo seu criador como dois parceiros, cheios de cumplicidades. Jonas sozinho é e será apenas uma metade...

Rui Vitória pode ter um problema muito sério para resolver se o presidente Luís Filipe Vieira não o ajudar a resolver. Ou seja: num quadro, pouco provável, de não haver alterações significativas de jogadores no plantel do Benfica, o que implicaria a continuidade forçada e talvez, até, pouco esforçada de Gaitán, o treinador do Benfica parece optar por uma mudança de sistema de jogo, usando apenas um ponta de lança, um jogador em apoio e dois médios de natureza mais defensiva. Os entendidos da táctica chamam-lhe o 4x2x3x1.
À partida, em futebol, não há sistemas melhores do que outros. Tudo depende das características dos jogadores. O que acontece é que este Benfica estava formatado por Jorge Jesus num 4x4x2 que já vinha de há muito tempo e, por isso, deixou marcas profundas aos jogadores. Isso implicava que os dois homens da frente - Lima e Jonas - fossem criados pelo seu criador à imagem e semelhança de dois avançados que se completam no estilo, na movimentação em jogo, no conhecimento dos espaços que um e outro pisam. Ora, quando sai um desses jogadores, não sai apenas um avançado, mas um parceiro, e um parceiro é algo que implica hábito, familiaridade, cumplicidade, no fundo, coisas que não se substituem com facilidade e, sobretudo, no imediato.
Acresce que Jonas é, claramente, um avançado de parceria e não um número nove. É um avançado, mas não é um ponta de lança. É um jogador que gosta de jogar e não apenas de chutar. Jonas sozinho na frente é e será sempre uma metade incompleta.
Pode dizer-se que não tem forçosamente de estar sozinho. Poderá ter Pizzi, Talisca, até mesmo Gaitán nas costas. Não é o mesmo que ter Lima a seu lado ou à sua frente, abrindo espaços, levando com ele centrais em marcação.
O PROBLEMA LATERAL
Não será esse, porém, o único problema de Rui Vitória neste Benfica. A saída de Maxi soma-se, de forma perigosa, à ausência de Salvio, o que abre todo o flanco direito de ataque do Benfica a uma nova e desconhecida aventura.
Tal como acontecia na frente de ataque, também os flancos são, hoje em dia, espaços de parcerias. O lateral direito tem de ser um parceiro do ala direito. Assim acontecia com Maxi e com Salvio. É aliás curioso ver que Maxi ainda está perdido na ala direita do FC Porto. Não sabe se deve avançar ou recuar, não sabe se deve entrar pela área ou pela linha. É um jogador estranho numa equipa ainda estranha. Só o tempo resolverá.
O mesmo sucede no Benfica, com a agravante do Benfica não ter, para já, um defesa direito (e esquerdo também não) capaz de esticar o jogo de ataque da sua equipa. O que se torna dramático, sobretudo num sistema que prevê dois médios mais defensivos e por isso com maior e mais efetiva capacidade para fazer a compensação dos laterais que sobem até aos limites do campo.
A QUESTÃO DE GAITÁN
Falemos por fim do terceiro problema sério de Rui Vitória: Gaitán. O mais provável é Gaitán sair. Se isso acontecer, é difícil pensar que tudo se resolverá, apenas, com a prata da casa, mas também é verdade que, libertando dinheiro, o Benfica pode tomar decisões numa lógica de prioridades e essa deverá passar pelo(s) ponta(s) de lança e pelo lateral... ou laterais.
Mas pode dar-se o caso do mercado ficar, de repente, bloqueado e isso impedir a saída de Gaitán. Pode ficar-se com a ideia de que seria bom para Rui Vitória. Não sei se seria. A História do futebol moderno está cheia de casos problemáticos de jogadores que ficam contrariados e deixam de valer o que antes valiam."

Vítor Serpa, in A Bola

Vitória sobre o Vitória !!!


Benfica B 3 - 2 Setúbal



Último jogo da pré-época, com mais uma vitória, desta vez sobre uma equipa da I Liga!!! Recordo que a nossa equipa B, é composta por vários Juniores, e muitos seniores de 1.º ano...!!!

Momentos...

Momentos antes do último encontro...Moments ahead of the last match...#ICC2015

Posted by Sport Lisboa e Benfica on Sexta-feira, 31 de Julho de 2015