Últimas indefectivações

domingo, 5 de agosto de 2012

Um satisfatório 13º !!!


Boa maratona da Marisa Barros, melhorou bastante em relação às últimas Olimpíadas (32ª), não conseguiu melhorar o 9º lugar do ano passado no Campeonato do Mundo, onde tinha sido a 2º Europeia. Desta vez foi 13º, sendo a 6ª Europeia. Quando as Quenianas e as Etíopes atacaram, teve algumas dificuldades, por esta altura chegou a 'correr' no 17º lugar, mas acabou por conseguir recuperar algumas posições, terminando numa posição satisfatória... talvez se tivesse tido uma atitude mais prudente no início, colocando-se mais protegida no meio do grupo, pudesse ter chegado ao final mais folgada... mas as medalhas eram impossíveis...

PS: Prova muito inteligente da Jessica Augusto, que conseguiu um excelente 7º lugar... A Ana Dulce Félix, depois do Ouro, nos 10000m, dos Europeus, acabou por terminar a Maratona em muitas dificuldades, no 21º lugar, mais uma evidência, para a minha teoria, que os Europeus de Helsínquia, não fizeram nada bem aos atletas, que participam nestes Jogos Olímpicos!!!

Objectivamente (Telma)

"Foram muitas as lágrimas que se juntaram às de Telma Monteiro na desilusão que na manhã de segunda-feira as Olimpíadas de Londres trouxeram aos portugueses!
A nossa Telma, Bicampeã do Mundo e Campeã da Europa não conseguiu passar a primeira fase dos Jogos Olímpicos de Londres. Ficou triste e chorou connosco, mas não deixa de ser a judoca mais medalhada e com mais títulos nos últimos cinco anos em todo o Mundo! Por isso não vamos soçobrar perante uma tristeza - que acontece muitas vezes a quem compete ao mais alto nível - e vamos dar todo o apoio à Telma Monteiro para que o «luto» (como ela disse) passe rapidamente e volte às suas grandes actuações nas provas internacionais onde sempre está tão bem a representar o País e o Glorioso SLB!
Parece-me que Telma Monteiro, à semelhança de todos os atletas que vão às Olimpíadas, são demasiado pressionados à conquista de medalhas como se o Mundo acabasse logo ali! Não vale a pena tanto desespero, tantas visitas protocolares aos presidentes de tudo e mais alguma coisa antes da partida e durante os Jogos! Tantas presenças de políticos para se valerem do mediatismo da competição para falarem daquilo que mais lhes interessa! Enfim, vamos tirar o ar do balão, nas calmas, regressemos à Terra e continuemos a nossa vida, nas calmas, como se pede a qualquer atleta que se treina todos os dias de forma intensa para objectivos bem definidos e não pelos objectivos que o mediatismo dos Jogos Olímpicos exige!
Vá lá, calma, que a Campeã do Mundo e da Europa ainda é Telma Monteiro!
Campeã Olímpica este ano ainda não foi, mas daqui a quatro anos ele lá estará de novo para com mais experiência e mais desconcentração (sobretudo isso) possa tentar então o ouro olímpico!"

João Diogo, in O Benfica

Foi injusto e era legítimo sonhar...

"A primeira medalha destes Jogos foi conquistada no Ciclismo de Estrada, para o Cazaquistão e, nos dias seguintes, a queda de alguns gigantes do Desporto mundial, foi a nota principal de toda a Imprensa. Entre eles estão os super favoritos Michael Phelps, na Natação, que foi apurado no limite e terminou em quarto na final dos 400 metros estilos e a nossa Telma Monteiro, segunda no ranking mundial, e que no tatami não conseguiu ultrapassar a primeira adversária. O currículo e momento da carreira de ambos é, sem dúvida, diferente, mas a expectativa e a esperança de todos, relativamente ao ouro olímpico, era a mesma.
Outra diferença, é que na prova de Phelps - apesar do desaire do mesmo - o ouro acabou por ser ganho por outro americano, tendo assim agregado no medalheiro de Obama mais uma medalha. Relativamente a Telma - Capitã de uma Nação - a carga de um País de apenas 11 milhões de habitantes estava toda sobre a atleta benfiquista. Realidades diferentes, atletas diferentes mas, sem dúvida, a mesma desilusão e, no caso de Telma, a queda de um sonho construído em mais de seis anos, onde o talento, trabalho, dedicação, construção de uma carreira de sucesso, nunca foi dúvida para ninguém.
Ainda antes de Telma sair do tatami, o silêncio entre todos que a acompanharam, na esperança de Portugal no Excel London, era geral e as primeiras palavras que surgiram foram de espanto e do quão injusto para Telma estava a ser aquele momento. Telma Monteiro estava indescritivelmente triste e surpreendida e nada nem ninguém, naquele momento, conseguiu encontrar as palavras certas de consolo para que aquele fosse um dos dias mais felizes da sua vida.
Foi injusto, muito injusto e era legítimo sonhar."

Ana Oliveira, in O Benfica