Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de março de 2020

Igualdade de género até 2030

"Esta utopia é uma causa justa e urgente das Nações Unidas. Faltam apenas dez anos, e a distância a percorrer pelo mundo é sideral!
Mas o caminho faz-se caminhando, e a mudança não vem por atacado, mas resulta das pequenas acções diárias que, conjugadas em biliões de vontades, imprimem forma a essa massa em constante mutação que é a humanidade. Por isso, também no Benfica se trabalha e muito nesse sentido, a Fundação e não só!
Mas hoje, em homenagem às mulheres de todo o mundo, mais do que dizer o que por cá fazemos, importa repetir as palavras das Nações Unidas que exportam cada um(a) de nós a fazer a sua parte por este mundo mais justo e melhor que todos os povos sonham:
'O Dia Internacional da Mulher é um momento para reflectir sobre os progressos realizados, pedir mudanças e celebrar actos de coragem e determinação por mulheres comuns, que desempenharam um papel extraordinário na história dos seus países e comunidades.
O mundo fez avanços sem precedentes, mas nenhum país alcançou a igualdade de género. Há cinquenta anos, pousámos na Lua. Na última década, descobrimos novos ancestrais humanos e fotografámos um buraco negro pela primeira vez.
Entretanto, restrições legais impediram 2,7 mil milhões de mulheres de aceder à mesma escolha de emprego que os homens. Menos de 25% dos parlamentares de todo o mundo eram mulheres ainda em 2019, e uma em cada três mulheres ainda é alvo de violência de género. Vamos fazer 2020 valer para as mulheres e meninas de todos os lugares.
A mudança não resulta apenas de grandes feitos, momentos importantes, vitórias legais e acordos internacionais: a maneira como conversamos, pensamos e agimos todos os dias pode criar um efeito cascata que a todos beneficia.
É isto: vamos fazer a nossa parte, cada um de nós, todos os dias?
Carrega, Benfica!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Reflectir o país e decidir. Bem

"O importantíssimo conjunto de medidas anunciadas por um sóbrio comunicado publicado durante a tarde de terça-feira não foi nada que não temêssemos e não terá sido menos do que desejávamos, afinal.
Os portugueses estão preocupados com a avalancha das notícias a que, com inesperada seriedade, a generalidade da Comunicação Social tem concedido o relevo adequado, e a Direcção do Sport Lisboa e Benfica fez o que devia, com oportunidade e clareza, assim demonstrando que o tema vinha a ser anteriormente estudado e debatido nessas instâncias.
O Benfica assumiu, pois, com a severidade que se esperaria, a gravidade de uma situação que, apenas de não ser inédita, estava praticamente perdida nos nevoeiros da História dos portugueses.
Com efeito, a nossa memória colectiva já há um século ficara para sempre ferida pelos horrores da terrível Penumónica, também conhecida pelas designações de Gripe Espanhola (ou Senhora Espanhola). A avassaladora doença aconteceu logo depois dos quatro anos da aterradora I Grande Guerra, em 1918-19, e teve origem nos campos da vizinha Espanha, tornando-se na mais devastadora pandemia mundial da era moderna, ao atingir um impressionante total estimado de quarenta e cinquenta milhões de vítimas letais nos dois hemisférios, e também assolando, de modo absolutamente dramática, as muito frágeis estruturas sociais do nosso país naquele tempo.
Hoje, felizmente, as circunstâncias, o Conhecimento e as capacidades de informação pública, assim como as estruturas e equipamentos sociais, são incomparavelmente diferentes para melhor, em todo o mundo e no nosso país também.
Constituindo o mais evidente espelho social dos portugueses, os Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica a cada momento têm de apreender a elaborar sobre as nossas expectativas e sobre as ansiedades e certezas de todos nós, com natural sentido de responsabilidade social.
E, como mais instituição portuguesa, o Benfica também soube comunicar, com serenidade e firmeza, todas as abrangentes resoluções tomadas em função de todas as áreas de actividade do nosso vasto universo desportivo e empresarial, que era devidas aos Sócios e adeptos Benfiquistas.
Ora, no presente contexto, o que se viu foi que - diferentemente de outros clubes desportivos - o Benfica cumpriu mais uma vez com a sua gente. Fez o que devia fazer, com a maior ponderação, inteira justeza e apurado sentido de oportunidade."

José Nuno Martins in O Benfica

Numa altura destas 'que se lixe a taça'

"Há dois dias tive oportunidade de escrever, neste mesmo espaço, que a decisão de realizar jogos à porta fechada era louvável, mas que muito em breve seria substituída pela suspensão das competições. E não o fiz por ter em minha posse qualquer bola de cristal, apenas porque, tendo em conta a progressão da doença, se tratava da única medida capaz de contribuir para a contenção do Covid-19. Sejamos absolutamente claros: nesta altura do campeonato só há uma prioridade: para a pandemia. No mais, como diz o povo, 'que se lixe a taça'.
Uma vez colocada esta realidade em perspectiva, e postos em marcha todos os mecanismos susceptíveis de contribuir para derrotar o novo coronavírus, não virá mal ao mundo se especularmos algumas hipóteses para o day after no desporto, como e o que fazer quando a competição receber luz verde para ser retomada. Mas, porque estamos perante uma situação sem fim à vista, e ninguém pode dizer se vamos estar sob ataque durante mais três dias, três semanas ou três meses, importará, isso sim, manter viva a noção de que só decisões extraordinárias responderão cabalmente ao desafio extraordinário com que estamos a ser confrontados. E essas decisões, internas e internacionais, poderão passar por não haver resultados homologados em 2019/2020, jogando-se 2020/2021, nos termos existentes em Agosto de 2019; e pelo adiamento, especialmente, do Euro-2020 e dos Jogos de Tóquio.
Soluções, haverá muitas. Fundamental é que cada um de nós, nestes tempos de guerra contra um inimigo comum, esteja à altura das circunstâncias.

PS - Fui confirmar ao dicionário e, de facto, quarentena não é sinónimo de férias..."

José Manuel Delgado, in A Bola

«Não me pergunte isso, por favor»

"Ontem o país ficou a saber da existência de uma investigação do Ministério Público ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Em causa estão denúncias do árbitro (despromovido de forma fraudulenta), Jorge Ferreira, sobre crimes de corrupção e falsificação de documentos.
A RTP, por intermédio do jornalista Hélder Silva, entrevistou o visado árbitro que confirmou as pressões do CA sobre os árbitros para favorecerem determinados clubes, prática que continua a acontecer na corrente época. O mesmo jornalista contactou outros árbitros (incluindo internacionais) que, quando confrontados com a veracidade das informações de Jorge Ferreira, responderam «Não me pergunte isso, por favor».
Recordamos, então, o que a nossa equipa já havia avançado, há um ano, acerca das ligações familiares, suspeitas de corrupção e hipótese de falsificação de documentos:
O Presidente do Conselho de Arbitragem, Fontelas Gomes, é casado com a observadora Eliana Pinelo. Logo aqui existe uma clara incompatibilidade de funções. Um dos dois deveria ter de se demitir, pois não podem ambos exercer, uma vez que os dois cargos são inconciliáveis. Fontelas Gomes esteve também envolvido numa transferência do filho ainda menor para o SCP e, embora receba cerca de 10 mil euros por mês, os gastos que realiza são incompatíveis com o nível de vida que faz, assim como as despesas que suporta e que realiza.
Depois, o Vice-Presidente da Secção não profissional, Dr. Paulo Costa, tem como irmão o árbitro (C1) Rui Costa, que sendo irmão de quem é, acaba por sair favorecido. Logo por aqui se vê que existe outro claro conflito de interesses.
De acordo com o regulamento de arbitragem, um árbitro não pode pertencer aos quadros federativos se tiver um observador na família ou se tiver relações com familiares directos. Como é possível (não) conviverem diariamente com a família? A título de exemplo, o árbitro Alfredo Braga - que tem um sobrinho observador - também não podia ter relações familiares com ele, mas o certo é que a situação, apesar de denunciada, permaneceu impune. O referido Vice-Presidente, Dr. Paulo Costa, actuou e actua nas classificações C1 e C2. Ficou provado por acórdão proferido em 2017 pelo Conselho de Justiça que este actuava nas notas dos árbitros da C1. Correm rumores que ele dizia aos árbitros para "não favorecerem A ou B". Isto passou-se várias vezes e era reportado pelos árbitros e árbitros assistentes visados.
Continuamos com o Dr. Bertino Miranda, Vogal de secção profissional. Este decide as classificações dos assistentes. Sabemos que no passado falou pessoalmente a José Braga e a Tiago Rocha - árbitros que tinham todo o interesse em recorrer - para saber da disponibilidade de ambos actuarem como colaboradores na academia da arbitragem. Após o decurso do prazo de recurso, não mais foram contactados, evitando assim reclamações e alaridos públicos por uma eventual decisão contrária a sair do recurso que aqueles pretendiam interpor. Dizem que, segundo o próprio, «se não se puder fazer ... mais vale pagar, escândalos é que não».
Álvaro Mesquita, árbitro auxiliar, chegou a ter 8/9 notas negativas em épocas passadas, contudo, acabou nas últimas jornadas com notas de "Muito Bom". Este fazia parte da equipa de Jorge Sousa. E quem era colega de equipa de Jorge Sousa? Bertino Miranda, que avalia os árbitros assistentes. 
Ricardo Duarte, membro do Conselho de Arbitragem, está ligado a um grupo que actua próximo dos árbitros e árbitros assistentes, condicionando jogos e pressionando-os a comportamentos que implicam decisões contrárias ao regulamento de jogo.
Lucílio Baptista, Pedro Portugal e Albano Fialho, membros da Secção de Classificações, são os responsáveis pela alteração das notas introduzidas na plataforma informática. São eles quem têm o poder de alterar as notas a seu belo prazer (podendo penalizar quem age correctamente) e protegem os interesses de quem actua, alterando no computador as notas que lhes são transmitidas conforme as directrizes de Ricardo Duarte. Estes não dão acesso dos documentos aos árbitros. Porque será? É que assim podem modificar as notas na plataforma informática. Volvidos meses, nenhum observador vai ver a nota que aparece na plataforma informática, até porque o que aparece no critério de descida é apenas a não classificação.
Vasco Santos, videoárbitro, é um elemento necessário para as respectivas informações. Este manteve a categoria de arbitro C1 e foi para VAR. Não conseguia passar sequer nas provas físicas, mas foi sempre classificado e avaliado por pessoas que, possivelmente, adulteravam os valores de classificação. Todos os árbitros são testemunhas deste facto. Querem provas? Na época 17/18, durante as primeiras provas de aferição realizadas no Luso, o Sr. Vasco Santos passou sem cumprir os mínimos das provas físicas.
Em suma:
Elaboram segundas actas para corrigirem as classificações de acordo com o que pretendem.
Não fazem a revisão de notas e, apesar dos inúmeros requerimentos, muitas das vezes são pedidos deferimentos tácitos que também não merecem despacho.
Não respondem aos emails dos árbitros e não dão acesso à documentação. Condicionam os árbitros e pressionam a arbitragem a defender as suas decisões.
E, para finalizar, aplicam os critérios que querem, para quem querem, sendo que a uns dão boas notas e a outros dão más notas com lances iguais. Como prova, bastará ver as imagens de vídeo do VAR e as classificações que deram por referência a lances iguais, com árbitros diferentes.
Esperemos que a justiça esteja atenta e actue em conformidade."

Cadomblé do Vata (Highbury Park...)


"Taça dos Clubes Campeões Europeus 91/92 - 2ª Ronda - 2ª Mão - 06/11/1991 - Highbury Park 
Arsenal FC 1-3 SL Benfica (após prolongamento)
1. É normal que os meus comentários dêem a sensação de que vi mal o jogo… 120 minutos a ver aquele equipamento do Arsenal é pior para as retinas do que uma noite inteira a olhar para a mira técnica da RTP.
2. Como gosto de viver no fio da navalha, em dias de trovoada e relâmpagos, vou-me sempre agarrar a estruturas metálicas… como o Eriksson gosta de viver no fio da navalha, quando defronta uma equipa inglesa mete o Neno na baliza.
3. Os arsenalistas são conhecidos como a equipa do “win or lose, we’re on the booze”… algo me diz que hoje o Yuran e o Kulkov vão pedir aos responsáveis do Arsenal para os contratarem.
4. Rui Bento, Paulo Madeira e Rui Costa a titulares… não quero dizer que são jovens, mas reparem: quando eles nasceram já o Veloso tinha bigode.
5. Nota final para o espectacular relvado de Highbury Park... claro que o Tony Adams só reparou na qualidade do tapete quando ficou a olhar para a bola a passar-lhe entre as penas no 3º golo."

Cadomblé do Vata (declaração...!!!)

"Mesmo sem alarmismos, não há como aplicar paninhos quentes nisto. O cenário é negro como 2 penaltys falhados pelo Pizzi nos descontos. Gostava de vos apelar ao coração, com um texto cheio de floreados mas não consigo. Perdoem-me portanto o pragmatismo: é muito gira a conversa de nos protegermos a nós para protegermos os outros e vice versa, mas o cerne da questão é este... fechem-se em casa caralho, que eu não quero estar 2 meses sem ver o Benfica. Andam a brincar com esta merda e eu sem ver o Glorioso. Vejam lá se atinam.
Sei que estar enclausurado em casa sem futebol, com os putos a correr de um lado para o outro, não é fácil. Portanto vou tentar ajudar a fazer passar o tempo, dentro das minhas limitações criativas. Assim:
1. Todos os dias vou vasculhar o Youtube e escarrapachar aqui jogos históricos completos do Sport Lisboa e Benfica. 
2. Todos os jogos serão acompanhados dos habituais 5 pontos de análise à partida.
3. A caixa de comentários fica aberta para vossos comentários, vídeos ou fotos sobre o jogo (atenção, não são videos e fotos do jogo). O melhor é promovido a post.
4. Juro que vou tentar manter a cadência de 1 por dia. Aviso contudo que sou fraco a cumprir promessas.
5. Os jogos, comentários, vídeos e fotos são para uso exclusivo caseiro. (Quem tiver jogos completos que queira partilhar, envie-me mensagem se faz favor)"

Reembolso bilhética

"De acordo com as indicações da Liga Portugal, as competições de Futebol foram suspensas pelo que o próximo jogo SL Benfica-Tondela não irá realizar-se, tendo sido suspensa toda a operação de venda de bilhética, de acordo com o comunicado de 10 de Março de 2020.
A operação de reembolso dos valores de Bilhética ocorrerá a partir do dia 16/03/2020 e até ao próximo dia 15/04/2020. Todos os bilhetes vendidos para o referido jogo são reembolsáveis, desde que cumpridos os seguintes procedimentos:
Bilhetes adquiridos nas Lojas Oficiais e Casas do Benfica – deve dirigir-se ao ponto de venda onde adquiriu o bilhete, devendo ser portador do bilhete original. No caso dos Sócios, além do bilhete original deverá ser portador do respectivo cartão de Sócio.
O horário de funcionamento das lojas oficiais é o seguinte:
Benfica Official Store – Estádio | das 9h00 às 18h00;
Benfica Official Store – Baixa | das 11h00 às 20h00;
Benfica Official Store – Regedor | das 11h00 às 20h00;
Benfica Official Store – Colombo | das 10h00 às 24h00;
Benfica Official Store – Marshopping | das 10h00 às 24h00;
Benfica Official Store – Strada | das 10h00 às 23h00;
Quiosque Benfica – Almada Forum | das 10h00 às 24h00.
No âmbito das medidas de prevenção, recomenda-se que se desloquem aos respectivos pontos de venda nos períodos de fraca afluência, evitando a criação de filas de espera, a aglomeração de pessoas e o aumento do risco de contaminação.
Bilhetes adquiridos no canal digital (www.slbenfica.pt) e Linha Benfica
- serão automaticamente reembolsados todos os pagamentos, excepto aqueles que foram realizados por Entidade e Referência;
- todos aqueles que pagaram por Entidade e Referência (multibanco ou sítios internet dos Bancos) serão contactados por email, durante a próxima semana, para solicitar os dados necessários à devolução;
Em função da evolução da actual situação de suspensão das competições, os Sócios detentores de todos os tipos de RED PASS e os Clientes Corporate irão ser posteriormente contactados pelo Sport Lisboa e Benfica."

Mensagem do Presidente

"Vivemos um momento de emergência de saúde pública a nível mundial, sem paralelo na história de todos nós.
Mais do que nunca, o sentido de responsabilidade e solidariedade deve prevalecer de forma a cumprirmos, com rigor, todas as recomendações das autoridades de saúde competentes e assim reduzir a propagação desta terrível pandemia.
Nesta batalha, somos todos do mesmo clube.
Estamos unidos e juntos, por isso, a comunidade desportiva foi célere na forma como, protegendo os seus atletas, profissionais, funcionários e adeptos, entendeu suspender na totalidade as competições e treinos das mais diversas modalidades.
O Sport Lisboa e Benfica, desde a primeira hora, desenvolveu um vasto conjunto de acções e iniciativas, de acordo com um exigente Plano de Salvaguarda integrando as recomendações da Direcção-Geral de Saúde e demais entidades competentes.
Plano que levou à adopção de um sistema de teletrabalho que permitiu o envio para casa de cerca de 200 funcionários e em que, de forma atempada, se programou o acompanhamento do treino dos atletas à distância, nas suas residências face à suspensão em grupo de todas as actividades desportivas.
Falando do futebol em particular, um exigente plano específico pormenorizado foi previamente estruturado e planeado, entrando de imediato em vigor, de forma a mitigar os efeitos desta paragem e garantir a manutenção dos necessários níveis físicos adequados a atletas de alta competição.
Para as Casas do Benfica e demais instituições ligadas ao nosso clube, ficou também a recomendação de evitar concentrações em grupo e obedecer às mais recentes decisões e recomendações do Governo para espaços públicos.
Por fim, quero deixar uma palavra de enorme confiança e determinação.
Como ontem foi dito, é a nossa própria sobrevivência que está em causa. E todos nós, sem excepção, estamos na linha da frente desta batalha.
É, por isso, dever de todos seguirmos as recomendações, tomar os devidos cuidados, apoiar os que, de entre nós, infelizmente já estão afectados e contaminados e acreditar no trabalho dos milhares de profissionais dos sectores da saúde, segurança, transportes, mobilidade e outras áreas, que são o garante à resposta em situação de emergência e ao normal funcionamento das instituições.
A forma como, em conjunto, aturarmos para superarmos este momento, será sempre o melhor dos títulos para todos nós. E repito, nesta batalha, somos todos do mesmo clube!

Luís Filipe Vieira"

BI #1 - A politica desportiva do Benfica

[FR] Bistrot - Le Corona met la ligue portugaise de 40aine

Benfiquismo (MCDLXX)

Alinhados...

Eliminação...

Benfica 3 - 5 Sporting

Depois da FPF ter cancelado todas as competições, ficou a dúvida se este jogo seria realizado hoje... mas valia ter sido mesmo cancelado!

Em relação à época passada, é claro que temos um plantel mais fraco... mas mesmo assim, sofrer golos imediatamente após termos marcado, por 3 vezes, é fatal...!!! Ainda por cima, é mais do que sabido, que este Benfica só poderá ganhar este tipo de jogos, se jogarmos no erro no adversário...
E neste jogo, nunca tivemos tempo para 'gerir' uma vantagem!!!