Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de março de 2020

Reflectir o país e decidir. Bem

"O importantíssimo conjunto de medidas anunciadas por um sóbrio comunicado publicado durante a tarde de terça-feira não foi nada que não temêssemos e não terá sido menos do que desejávamos, afinal.
Os portugueses estão preocupados com a avalancha das notícias a que, com inesperada seriedade, a generalidade da Comunicação Social tem concedido o relevo adequado, e a Direcção do Sport Lisboa e Benfica fez o que devia, com oportunidade e clareza, assim demonstrando que o tema vinha a ser anteriormente estudado e debatido nessas instâncias.
O Benfica assumiu, pois, com a severidade que se esperaria, a gravidade de uma situação que, apenas de não ser inédita, estava praticamente perdida nos nevoeiros da História dos portugueses.
Com efeito, a nossa memória colectiva já há um século ficara para sempre ferida pelos horrores da terrível Penumónica, também conhecida pelas designações de Gripe Espanhola (ou Senhora Espanhola). A avassaladora doença aconteceu logo depois dos quatro anos da aterradora I Grande Guerra, em 1918-19, e teve origem nos campos da vizinha Espanha, tornando-se na mais devastadora pandemia mundial da era moderna, ao atingir um impressionante total estimado de quarenta e cinquenta milhões de vítimas letais nos dois hemisférios, e também assolando, de modo absolutamente dramática, as muito frágeis estruturas sociais do nosso país naquele tempo.
Hoje, felizmente, as circunstâncias, o Conhecimento e as capacidades de informação pública, assim como as estruturas e equipamentos sociais, são incomparavelmente diferentes para melhor, em todo o mundo e no nosso país também.
Constituindo o mais evidente espelho social dos portugueses, os Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica a cada momento têm de apreender a elaborar sobre as nossas expectativas e sobre as ansiedades e certezas de todos nós, com natural sentido de responsabilidade social.
E, como mais instituição portuguesa, o Benfica também soube comunicar, com serenidade e firmeza, todas as abrangentes resoluções tomadas em função de todas as áreas de actividade do nosso vasto universo desportivo e empresarial, que era devidas aos Sócios e adeptos Benfiquistas.
Ora, no presente contexto, o que se viu foi que - diferentemente de outros clubes desportivos - o Benfica cumpriu mais uma vez com a sua gente. Fez o que devia fazer, com a maior ponderação, inteira justeza e apurado sentido de oportunidade."

José Nuno Martins in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!