Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de março de 2013

Newcastle United


O meu preferido era o Basileia - não pelas supostas facilidades, mas pelos emigrantes -, mas acabou por sair o Newcastle, que tendo em conta o recente curriculum do Benfica - e do Jesus -, com estas equipas, tipicamente Britânicas - e esta apesar dos muitos não-Britânicos no plantel, tem um jogo tipicamente Britânico!!! -, acaba por ser um bom sorteio... principalmente porque evitámos as longas viagens ao leste Europeu.

Temos equipa para o Magpies? Temos, mas vai ser durinho !!! A principal característica desta equipa, é a entrega total, e o uso, e abuso, do físico - dito de outra forma: dão muita porrada, e se o árbitro for complacente, então podemos ter mesmo um jogo de rugby!!! -, bem à imagem do seu treinador - vai ser um duelo interessante, entre os dois treinadores, na linha lateral !!! -, têm muitos jogadores de origem Africana, muitos quilos, muitos centímetros, têm alguns jogadores lesionados, mas isso não é sinal de facilidades... As bolas paradas podem ser decisivas, eles são muito fortes no ar... O ambiente é um dos mais barulhentos em Inglaterra - estatuto nada fácil de garantir...!!!
Destaco: o caceteiro do Tiote no meio-campo... acho mesmo que o Marfinense tem uns parafusos a menos!!! O avançado Papiss Cissé, que fez uma dupla terrível com o outro Senagalês Ba, que felizmente foi para o Chelsea!!! O Jonas, que é pau para toda a obra nesta equipa... Com a lesão do Ben Arfa, a criatividade ficará nos pés do Obertan e do Marveaux que nem sempre são titulares... E o Sissoko, o ex-Toulosse é perigoso, tem o 'estranho' hábito de marcar golos !!!
Deixo um aviso, quando se analisar os resultados do Newcastle este ano na Liga Europa, é preciso ter cuidado, porque o seu treinador, tal como o Jesus, tem feito a rotação do plantel... portanto nem sempre se têm apresentado na máxima força...

No meio desta eliminatória vamos jogar a Olhão. Campo tradicionalmente muito complicado. Terreno normalmente em péssimas condições. Os últimos resultados do Olhanense têm sido maus, parece que têm ordenados em atraso, mas quando o Benfica lá for, na véspera, provavelmente, vão ficar com os ordenados em dia...!!! Creio que esta eliminatória vai depender da rotação que o Jesus fazer na Luz, prevenindo o jogo de Olhão, porque no fim-de-semana depois da 2.ª mão, não temos jogo, já que é o fim-de-semana da Final da Taça da Liga, portanto em Newcastle podemos jogar com tudo... Tendo em conta o tipo de jogo, do nosso adversário, principalmente no jogo em Inglaterra, o Luisão será fundamental, ele costuma-se dar bem contra estas equipas...
PS: Hoje, além do Sorteio da Liga Europa, tivemos ainda que aturar as declarações aziadas do Sapinho do Vitó... E para compor o ramalhete os órgãos de (in)Disciplina do Futebol Português resolveram pregar mais uns pregos na credibilidade do Futebol Luso:
- Os Corruptos depois da humilhante derrota em Málaga, correm o risco de ter uma época negra, e sendo assim, o CJ da FPF manteve a vergonhosa decisão do CD da FPF, mantendo os Corruptos na Taça da Liga, contrariando os próprios regulamentos da competição!!!
- A Comissão de Inquéritos da Liga, resolveu não acusar o Sporting, depois da trapalhada do Pereira Cristóvão vs. Cardinal !!! Pois bem, a partir de agora, podem começar a depositar dinheiro nas contas do árbitros, que nada lhes irá acontecer... podem fazer relatórios com informações pessoais e confidenciais dos mesmos árbitros e nada lhes irá acontecer... !!! República das bananas...

Altura de domar dificuldades

"Se a última vitória sobre o Gil Vicente deu para se assistir a um jogo sem sobressaltos, a deslocação a Guimarães vai ser triplamente difícil. Primeiro pelo valor do adversário, que tem um excelente técnico e tudo fará para manter a óptima prova que está a realizar. Em segundo lugar pelo trauma do último ano, foi a derrota em Guimarães, após a deslocação ao frio de São Petersburgo para a Liga dos Campeões, que iniciou o caminho descendente que nos levou a perder um título que ambicionávamos. Por fim, porque há muito pouco tempo de descanso entre o jogo Europeu e o do Campeonato. Veremos como conseguiremos domar estas dificuldades. Esta época já vencemos outras dificuldades maiores.
A semana europeia tinha nos corações portistas e benfiquistas justas razões para fazer crer que ambos estariam no sorteio de hoje. Vários jogadores azuis e brancos desdobraram-se em entrevistas onde ficava clara a ambição de ganhar a Liga dos Campeões, muitos jogadores encarnados reiteram a vontade de ultrapassar mais esta eliminatória da Liga Europa.
Absolutamente legítimas as ambições até porque ambos os clubes tinham ganho, sem sofrer golos, o primeiro jogo em Portugal.
O FC Porto tinha pela frente o quarto classificado espanhol, ou seja, um Paços de Ferreira castelhano. O Benfica tinha pela frente o décimo da tabela francesa, ou seja um Sporting gaulês. Segue em frente o Benfica, porque o FC Porto não venceu o Paços de Ferreira castelhano e o Benfica derrotou o Sporting gaulês. Fico feliz por ver o meu Benfica cumprir etapas a caminho dos objectivos.
Jorge Jesus quer evitar viagens longas no sorteio de hoje, tem razão, mas eu não queira nenhum dos adversários de Londres (Chelsea e Tottenham) nem o de Roma (Lazio). Basileia ou Newcastle eram para já as minhas preferências e nisto do futebol todos as temos."

Sílvio Cervan, in A Bola

Consequências de Málaga e Bordéus

"FC Porto e Benfica partiram para os jogos da segunda mão dos oitavos de final da Champions e da Liga Europa na mesma situação: ambos eram favoritos face a Málaga e Bordéus; e um e outro tinham conseguido magros pecúlios na primeira mão, triunfos (1-0) que souberam a pouco.
No sul de Espanha, os dragões, menos ousados, apostaram na contenção e viram-se afastados de uma prova que dava prestígio e dinheiro.
As águias, por seu turno, na capital do vinho francês, fizeram do poder de fogo o principal argumento e foram ao estádio Chaban Delmas vencer e garantir presença no sorteio de hoje.
Daqui em diante, o que prevalecerá? A caminhada vitoriosa dos encarnados criará uma dinâmica que levará a equipa de Jorge Jesus ao título ou o Benfica virá a pagar o esforço de estar em múltiplas competições lá mais para a frente? E o FC Porto vai entrar em depressão depois do fiasco da Champions ou aproveitará para centrar recursos no objectivo único de revalidar o título? Curiosamente, a próxima jornada - dragões no 'caldeirão' dos Barreiros e águias no D. Afonso Henriques - poderá fornecer pistas preciosas quanto ao que aqui vem, tanto mais que depois haverá paragem para jogos da Selecção Nacional.
Os sinais emitidos pelo FC Porto apontaram para uma equipa pouco fresca fisicamente, com um treinador contestado, que não ultrapassou Alvalade e desiludiu em Málaga; já os do Benfica permitiram descortinar meios alternativos interessantes e um técnico em estado de graça, a que se junta uma saúde psicológica própria de quem vai vivendo de vitória em vitória.
Em suma, foi uma jornada europeia em que o que mais surpreendeu, a nível nacional, foi a falta de estofo do FC Porto. Com danos irreversíveis..."

José Manuel Delgado, in A Bola

'Quartos' à Cardozo

"Saber pensar e gerir. E, quando foi caso disso, reagir em tempo. Foi assim o Benfica em Bordéus, numa partida em que os encarnados controlaram efectivamente  mesmo que a equipa francesa tivesse entrado com outras ideias. O colectivo das águias prevaleceu e supriu até as debilidades que as ausências de Luisão e Garay pudessem gerar. Ganhou bem e passou melhor.
Pode ter-se a tentação de falar de um Benfica reactivo  o que nem estará absolutamente errado, mas também deve encarar-se isto como consequência de uma escolha deliberada. Jorge Jesus tinha um problema em toda a zona defensiva, pois ser obrigado a recorrer a Roderick e Jardel para o eixo, implicava um risco inevitável.
E notou-se naqueles 20 minutos iniciais do desafio, em que o Bordéus tentou anular rapidamente a desvantagem que levara de Lisboa. Valeu Artur por duas vezes (é, sem dúvida, uma mais valia) e valeu ainda a acção de Matic e Enzo que, durante todo aquele período, estavam mais preocupados com o que se passava atrás do que com aquilo que tinham pela frente.
Mas a verdade é que quando o Benfica desenhou a primeira grande jogada de ataque, o sentido da partida mudou. Aquela abertura de Gaitan para Salvio, que obrigou Carrasso a uma grande defesa, constituiu o ponto de viragem. Nem sequer espantou o golo inaugural de Jardel, nascido de bola parada (um dos calcanhares de Aquiles do Bordéus). Foi a sentença final na eliminatória - não no jogo -, pois ninguém via na equipa francesa capacidade para marcar três golos na segunda parte e, ainda mais difícil, não sofrer mais algum.
Viu-se, em toda a segunda metade, que o Bordéus não sabia fazer mais do que despachar a bola para Diabaté e esperar que ele resolvesse o problema, porque do ponto de vista da construção (ou articulação) de jogo, o Benfica comandava as operações, determinando qual a cadência que as coisas deviam ter. Daí que não surpreenda que os dois golos do Bordéus fossem resultado de dois erros individuais (Jardel esteve no mais e no menos do encontro), caso contrário os franceses habilitavam-se a ficar em branco.
Jesus aproveitou para reorganizar (ou refrescar, ou poupar) as hostes - Guimarães está aí - , salvaguardando Salvio e Ola John, mas seria o lançamento de Cardozo o factor fulcral. O paraguaio funcionou como a gazua nos momentos exactos  e foram dois, em que o Benfica necessitou de repôr a realidade no lugar. Dois golos com carga técnica (o primeiro deles a fazer lembrar o de Leverkusen) que não deixaram o Bordéus, sequer, saborear as igualdades alcançadas. Cardozo pode ter muitos defeitos, mas quando a veia de "matador" vem ao de cima é implacável.
O Benfica passa a ser o único sobrevivente português na Europa. Com as vantagens e desvantagens inerentes a uma equipa que lidera o campeonato interno e, consequentemente, está na luta pelo título com o FC Porto. A primeira avaliação da "nova era" será feita já no domingo. Mas antes há um sorteio em Nyon que coloca múltiplas e diferentes opções no caminho. A partir de agora tudo será ponderado com pinças. Até porque a definição da estratégia imediata também depende do que as bolinhas ditarem."

6806 sócios «roubados»

"1. Começo a estar farto da falta de civismo (para não lhe chamar outros nomes) dos No Name Boys, a quem reconheço (e louvo) o sempre incansável apoio às nossas equipas mas não posso deixar de censurar os constantes petardos que lançam e que tanto já têm custado ao Clube (e vamos agora ver a «factura' da UEFA, que não costuma ser meiga). Resolvi ir ao site da Liga a fazer as contas aquilo que o Benfica já teve de pagar (só em 18 dos 21 primeiros jogos deste Campeonato - não foi multado em três das sete primeiras jornadas) por culpa de alguns energúmenos que estão na nossa claque... perante a passividade dos restantes: com base no artigo 187.º (comportamento incorrecto), já lá vão 81.678 euros, o que corresponde às quotas mensais (12 euros cada) de 6806 dos nossos associados, alguns dos quais bem se sacrificam para não falhar o pagamento nestes tempos difíceis. Faltando as contas a dez jornadas e aumentando a multa mais de 300 euros por cada reincidência (começou nos 1530 euros e já vai em 7650), esperam-nos - se os No Name não arrepiarem caminho - mais uns 40 mil euros de multas, só na I Liga. Mas que benfiquismo é este?

2. O Sporting está de luto pelo falecimento de um seu antigo e carismático presidente. Respeito. Reconheço ter sido um excelente defensor dos interesses do seu clube e admito (por infelizmente quase não ter tido seguidores) a luta que moveu a Pinto da Costa, então a iniciar as suas 'jogadas'.
Mas não consigo calar-me perante a série de dados deturpados (que já vêm do seu tempo) e foram agora novamente divulgados desde o número de sócios aos títulos conquistados, passando pela medalha olímpica do atirador Armando Marques, que não era atleta do clube. E, se bem me lembro, a situação herdada pelo seu sucessor Amado de Freitas não foi nada famosa. Embora nada que se compare à actual...

3. Há dois anos, o nosso Atletismo sagrou-se pela 1.ª vez (depois de largo interregno) Campeão Nacional de Pista, título que renovou na época passada e deve manter nesta. Há um ano, regressou às vitórias em Pista Coberta e no mês passado voltou a ganhar. Agora, 23 anos depois da última vitória, foi também Campeão de Corta-Mato. Excelente!"

Arons de Carvalho, in O Benfica

Assobios assassinos

"Gostei de ver, esta semana, Jorge Jesus na Universidade. Demonstrou sapiência e convencimento. Não ouviu, claro está, o 'Grândola Vila Morena', ouviu aplausos altissonantes, também não ouviu assobios.
Assobios que ouviu, Jesus e a equipa, no termo do embate com o Bordéus, partida da primeira eliminatória da Liga Europa, disputada na Luz. Também gostei de ouvir Jorge Jesus subestimar os assobios e aplaudir o comportamento da claque, incessante no estribamento do colectivo.
Na altura em que escrevo estas linhas, desconheço o resultado dapartida de ontem, por mais que acredite no sucesso da empreitada benfiquista. A despeito disso, não posso é aceitar que alguns dos nossos adeptos tenham apupado a formação e o técnico. O Benfica não fez uma exibição opulenta, vistosa, convincente? Verdade que não, terá feito os serviços mínimos. Jogou frente a uma equipa menor? Também não. Este Bordéus até tem um orçamento superior ao nosso, jogadores internacionais de vários países, ainda que a classificação, na Liga francesa, não seja consonante com o valor do plantel.
O Benfica, até à partida de ontem, tinha um registo de 40 jogos, repartidos por 31 vitórias, 7 empates e apenas duas derrotas, na Rússia e em casa perante o Barcelona. Motivo para assobios? Motivo para aplausos, fortes e justos aplausos. Apupar a equipa é uma atitude antibenfiquista, já temos gente de sobra a fazê-lo e até com sanha. Este Benfica, no decurso de uma das suas melhores temporadas de sempre, merece apoio entusiástico e unânime dos aficionados. Também é por aí que se podem abrir as janelas ao sol do sucesso."

João Malheiro, in O Benfica

À nossa maneira

"No início do romance “Anna Karénina”, Tolstoi escreveu as famosas palavras “Todas as famílias felizes se parecem umas com as outras, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”.
No nosso caso, conseguimos também ser felizes à nossa maneira. Conseguimos entrar na quarta dezena de jogos da época com apenas dois desaires e, ainda assim, num jogo em que vencemos a contar para uma competição europeia, ouvir umas valentes assobiadelas dedicadas à nossa galharda equipa. É uma particular forma de ser feliz, bastante diferente de todas as outras. Somos muitos e nessa multiplicidade está a força e a fraqueza do Clube, mas somo-lo inteiramente, de forma sentida e genuína. Por vezes, (infelizmente, tantas vezes nas últimas décadas) também somos infelizes à nossa maneira. Por exemplo, onde uns fizeram rebentar petardos debaixo do carro de treinadores, nós mostrámos lenços brancos. Nesses momentos, lembro-me que a mão abana um lenço branco que, por sua vez, já enxugou lágrimas. No caso, como o presente, em que os lenços são substituídos pelos assobios, tenho de fazer um esforço e, perante a minha estupefacção acerca do assobio fora de tempo e modo, tentar lembrar-me de que os lábios que assobiam são os mesmos que gritarão pelo Benfica na próxima ocasião. É a nossa peculiar maneira de ser feliz ou infeliz de acordo com as tais emoções que a razão não compreende. É esta forma genuína de festejar, protestar, louvar e perdoar que acaba por fazer de nós uma família única e irrepetível na linguagem dos nossos sentimentos. É muito assim, a nossa plural linguagem do benfiquismo. É uma linguagem de cântico, esperança, bastante lirismo e, quando é necessário, de luta ou revolta.
Por vezes, tem também de ser uma linguagem de perdão e compreensão em nome da união. Seja para perdoar aos adeptos que assobiam fora de tempo, seja para perdoar aos profissionais que voltam as costas e recusam o aplauso aos milhares que os aplaudiram."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Competência ( vs. bazófia!!!)


Bordéus 2 - 3 Benfica

Vitória muito saborosa... a eliminatória nunca esteve em causa, mas a vitória só foi alcançada, devido à teimosia do Tacuara !!! Que hoje, passou a ser o 2.º melhor marcador Europeu, de todos os tempos, do Sport Lisboa e Benfica, só atrás do inalcançável King Eusébio!!!
O Jesus acabou por fazer uma semi-rotação, por opção só o Maxi, o Cardozo e o Lima começaram no banco, tendo em conta as ausências forçadas na defesa, terá sido a opção mais prudente!!! Vamos ver, como é que a equipa reage no Domingo em Guimarães, principalmente as duplas Matic/Enzo e o Ola/Salvio.
Nunca é demais, elogiar a consistência e maturidade, com que o plantel do Benfica, tem enfrentado todos os desafios que nos aparecem pela frente... Eu também tinha preferido ver o Miguel Vitor em campo, em vez do Roderick, mas o colectivismo da equipa, acabou por resolver 'quase' todos os problemas!!!
Estou contente, com a passagem aos Quartos-de-Final da Euroliga, mas o próximo jogo é muito mais importante. E se nos calhar em 'sorte' um dos famosos 'internacionais' apitadeiros nacionais, o trabalho será a dobrar!!! O terrível ciclo, com uma super-sobrecarga no calendário, que começou no início de Janeiro, está quase a terminar, só falta mais uma partida, se sairmos líderes isolados no Campeonato, teremos dado um passo de gigante rumo ao título!!!
A eliminação de ontem, da maravilhosa-super-extraordinária-equipa Corrupta, repleta de super-herculianos-jogadores de classe inquestionável, só nos vai dificultar a vida !!! Nos Quartos-de-final da Euroliga, entre as duas mãos, vamos a Olhão, enquanto os Corruptos vão jogar de 8 em 8 dias... se nos qualificarmos para as Meias-finais, entre as duas mãos, iremos aos Barreiros... Se formos finalistas da Euroliga, no fim-de-semana anterior jogamos no antro da Corrupção!!! O caminho não será nada fácil....!!!

Como se provou, a desvalorização do Bordéus, feita pelos avençados, foi mais uma canalhice encomendada pela máquina de propaganda Corrupta...  Na 1.ª mão os Corruptos tinham goleado por 1-0 o Málaga em casa, enquanto o Benfica tinha vencido tangencialmente o Bordéus na Luz por 1-0 !!! Enquanto um Málaga, cheio de 'reformados', sem qualquer tradição Europeia - primeira presença na Champions!!! -, era respeitado... o Bordéus - com um orçamento enorme... - foi tratado, quase como uma equipa dos Distritais!!! O Benfica venceu a eliminatória por 4-2 - limpos -, os Corruptos perderam por 1-2, quando sem erros da arbitragem deviam ter perdido por 0-3 !!! As lamurias abjectas do Sapinho Vitó sobre a arbitragem percebem-se: ele não está habituado a ter jogadores amarelados, e muito menos expulsos - em provas Nacionais, com o resultado do jogo em aberto, há praticamente 2 épocas que os Corruptos não têm um jogador expulso!!! -, mas ninguém terá a coragem de cara a cara, o confrontar com os factos da mediocridade do seu trabalho... Será que a bazófia - alicerçada em marisqueiras (e outros ambientes)... parece que em Torremolinos o marisco estava estragado... A carinha do Maicon, no momento do golo bem anulado, é imperdível: o animal não devia saber que os golos em fora-de-jogo têm que ser anulados!!! - de ir longe na Champions será recordada nas próximas conferências de imprensa?!!!

Para o sorteio de amanhã, só peço por uma viagem curta, nada de deslocações longas, portanto Rússia e Turquia, não... e sim, o Basileia, que hoje eliminou estoicamente o Zenit - e o árbitro!!! -, é o meu adversário preferido, não porque será fácil, mas porque em Basel voltaríamos a ter uma invasão vermelha !!!
Uma última nota para o apoio dos Benfiquistas em Bordéus: simplesmente brutal, único... No centro da Europa, talvez só os Clubes Turcos consigam aproximar-se do nosso nível de militância Europeia - repito: aproximar-se... -, ainda hoje li um dos - famosos... - aziados Lagartos, a insinuar que muitos dos apoiantes do Benfica nas bancadas eram Portugueses, mas muitos não eram Benfiquistas!!! Eu sei que custa muito, mas ninguém consegue chegar perto do Benfica, muito menos em Portugal !!! Já o nosso Lobo Antunes, dizia que os oficiais Lagartos em Angola, tinham dificuldade em perceber, que os Angolanos paravam a 'guerra' para ouvir os relatos do Benfica, mas estavam-se marimbando para os jogos dos Lagartos!!!

Como eu já escrevi anteriormente, o ranking da UEFA do Benfica está a ficar muito interessante: matematicamente podemos chegar no final desta época no Pote 1 da Champions para a próxima época, mas isso não depende só de nós... agora vamos começar a época 2013/2014 muito provavelmente no 6.º lugar... e isso poderá ser muito importante, nas épocas seguintes!!!

PS: Será que existem prémios para os jogadores com mais auto-golos na UEFA?!!! O Jardel pensa que sim...!!! Alguém que o avise, que não vale a pena lutar por esse 'caneco'!!!