Últimas indefectivações

domingo, 14 de junho de 2015

7.º Campeonato Nacional

Sporting 2 (2) - (3) 2 Benfica
(1-3)

Custou, mas foi. A melhor equipa nacional de Futsal na época de 201/15, foi Campeã Nacional, no 4.º jogo da Final do Play-off. Numa época, onde não perdemos um único jogo, no tempo regulamentar (acabámos por perder o jogo 2, no prolongamento), talvez por isso esta Final tinha muito de 'injustiça', pois sabíamos que por tudo o que foi feito durante a época, o titulo já devia ser nosso...!!! A pressão foi grande, mas no fim, acabámos por triunfar, ultrapassando os obstáculos dentro das quatro linhas e fora... colocados pelo adversários, e por terceiros!!!
O jogo de hoje terá sido o mais espectacular. Talvez cansados do jogo de ontem, hoje, as marcações defensivas não foram tão apertadas, houve mais espaço, cometeram-se mais erros de marcação, e assim tivemos muitas remates à baliza... Sendo que o Benfica foi de longe a equipa mais perdulária. O Sporting também atirou algumas bolas aos postes, o Juanjo também fez algumas defesas extraordinárias, mas o Benfica sem exagerar teve o triplo das oportunidades de golo, e as mais claras... Só os palhaços da Sporting TV, não viram assim!!!
Tivemos sempre em desvantagem, o Sporting marcou primeiro, num lance com muitos ressaltos, logo no início. Já tínhamos falhado um golo, e depois do 1-0 continuamos a desperdiçar oportunidades de forma incrível...!!!
A 2.ª parte manteve a toada, o Benfica a falhar escandalosamente, e o Sporting a marcar numa bola parada mal defendida... Felizmente, respondemos logo a seguir... Com os minutos a passar, quando todos já pedíamos o 5x4, o Patias num remate bomba, empatou!!!
No prolongamento houve menos risco... só no final o Sporting apostou num 5x4, que pareceu ser mais defensivo, do que atacante!!!
E tudo adiado para os penalty's... Não foi a primeira vez, que tivemos decisões destas em peanlty's nos derbys, recordo-me dum jogo onde o herói foi o Vítor Hugo... Hoje, não houve heróis, houve resistentes!!!
Tudo isto sem o Chaguinha (o nosso melhor jogador durante a época...) e o Brandi... quase não se notou!!!
Título recuperado, com muita qualidade, muita garra, muito suor, muito benfiquismo... E além de todas as 'vantagens' é o regresso à UEFA Futsal Cup... estou muito curioso para ver esta equipa, na Europa!!!
Um agradecimento especial ao Joel Rocha, que trouxe sem duvida mais-valias ao Benfica, no discurso, no jogo jogado, e na postura exemplar... obrigado Joel!!!
É impossível não falar da arbitragem neste jogo. Para perceber o contexto é bom recordar, que nos 3 primeiros jogos desta Final, o Benfica foi vergonhosamente roubado. E digo roubado com todas as letras, não é uma forma de expressão... foi mesmo roubo. Com golos mal anulados, com dezenas de faltas não assinaladas (em 4 jogos beneficiamos de um Livre Directo, no prolongamento...), expulsões perdoadas ao adversário (perdi a conta...)!!!
Hoje, até aos penalty's, fomos novamente roubados!!! Apesar dos comunicados, das atitudes de hooligans nas bancadas, dos protestos terroristas, apesar de tudo isso, repito: fomos roubados. Contei pelo menos 4 Vermelhos directos perdoados a jogadores do Sporting, sendo que 2 deles, foram ao mesmo jogador!!! João Matos, acaba este play-off, sem ter sido expulso, algo perfeitamente absurdo!!! Dar amarelos, quando os jogadores do Benfica são rasteirados ou agarrados quando estão completamente isolados, só com o guarda-redes pela frente, é outra novidade... Nada disto é novo, a arbitragem do Futsal português está podre. A forma referencial como os Lagartos são tratados é nojenta (isto é assim há vários anos...). Eu até sei, que até os árbitros Lagartos, detestam o 'banco' do Sporting, pois a má educação, a pressão em todos os jogos, é asquerosa, mas ninguém tem a coragem de pôr esta gente no sítio (estou curioso para conhecer o relatório dos árbitros, e para saber se é desta vez, que vai haver castigos a estes vermes... especialmente o verme do Albuquerque!!!).
Esta gentalha não tem lugar no Futsal. Digo mais, esta gentalha não tem lugar no Desporto. Nem sequer conhecem o significado de palavra Desporto... São terroristas, burros, ignorantes, incompetentes... e ainda são potenciadores de ânimos exaltados, que um dia pode acabar mal...
Nos penalty's tivemos um atrasado mental, que em todos os penalty's marcados pelo Benfica, andou mais de 1 metro para a frente. Repitro 1 metro!!! No Futebol de 11, é normal ver os guarda-redes dar um passo em frente, mas quem acompanha o Futsal, sabe que isso não acontece nos Pavilhões. Só alguém muito desonesto intelectualmente pode argumentar que aquilo que o André Sousa fez é normal... Basta ver as imagens com olhos de ver. A diferença entre o Juanjo e o André Sousa é abismal...
Os árbitros lá ganharam coragem de mandar repetir 2 penalty's (deviam ter sido todos, inclusive os repetidos, principalmente aquele que o Xande falhou pelo 2.ª vez!!!), o André Paspalho (armado em Beto!!!), devia ter levado amarelo pela forma repetida como desrespeitou as regras... e se calhar não acabava o jogo!!!
Parece que se está a tornar moda, os nossos adversários, protestarem nos jogos do Benfica, quando as regras são cumpridas!!!
Depois, enquanto o Benfica festejava, além do festival de azia e choro dentro da quadra, ainda tivemos direito a espectáculo extra, nas bancadas com a fúria do atrasado mental-mor, que até mandou cancelar a conferência de imprensa no final da partida!!!
Gentalha nojenta...

PS1: Parece que a FPF quer colocar um limite de estrangeiros: 5 !!! Não sei se os Clubes foram escutados, não sei se é para ser imposta já na próxima época, não sei se os jogadores com contrato actualmente 'contam'!!! Mas num momento onde o Benfica está a caminho de recuperar a hegemonia na modalidade, esta alteração 'cheira-me' mal... Sabendo como estas coisas normalmente são decididas, fico com o pé atrás!!! Recordo que actualmente temos 10 estrangeiros!!! Sendo que legalmente, acho muito difícil impedir a contratação de Comunitários... (talvez assim se explique a intenção do Sporting em contratar uma camioneta de brasileiros com passaporte Italiano)!!!

PS2: Uma nota ainda para as declarações do Presidente do Benfica, congratulando-se com todas estas vitórias nas modalidades.

ADENDA: Desta vez a Sra. Filipa Reis, funcionária da Bolha, não usou a sua arte da graçola, para descrever a derrota do seu Clube, nem sequer tentou a ironia ou o sarcasmo, ao descrever o comportamento vergonhoso dos dirigentes, dos treinadores e dos adeptos Lagartos, aliás neste caso especifico, optou mesmo pela estratégia mais fácil: ignorou totalmente os acontecimentos!!! Quem ler hoje a Bolha, fica a saber que no final da partida houve alguma polémica, mas nada de extraordinário!!!

Pentacampeões


Tudo normal, Benfica novamente Pentacampeão Nacional de Atletismo de Pista ao Ar Livre, masculinos, comprovando o domínio, que actualmente temos na modalidade...
No feminino, ficamos um pouco mais longe, mas esta época o investimento foi todo nos Homens, para o ano talvez acha surpresas...


Final CN Clubes 2015Penta Campeões Nacionais (27" título Nacional - pista)
Posted by Atletismo SLB on Domingo, 14 de Junho de 2015


1.º - Benfica, 161
2.º - Sporting - 129
3.º - J. Vidigalense 102
(...)

100m - Yazaldes Nascimento - 1.º - 10,54s
110m barreiras - Rasul Dabó - 2.º - 14,37s
200m - Arnaldo Abrantes - 2.º - 21,58s
400m - António Rodrigues - 3.º - 49,06s
400m barreiras - Diogo Mestre - 1.º - 52,54s
800m - Miguel Moreira - 1.º - 1.51,96min
1500m - Hélio Gomes - 1.º - 4.00,81min
3000m - Emanuel Rolim - 1.º - 8.08,78min
3000m obstáculos - Miguel Borges - 1.º - 9.08,54min
5000m - Rui Pinto - 1.º - 14.41,62min
5000m Marcha - Sérgio Vieira - 1.º - 19.41,36min
4x100m - Diogo Antunes, Arnaldo Abrantes, Ricardo Pereira, Ricardo Monteiro - 1.º - 40,14s
4x400m - José Tavares, Arnaldo Abrantes, Diogo Mestre, António Rodrigues - 1.º - 3.16,54min
Comprimento - Bruno Costa - 1.º - 7,18m
Triplo - Nélson Évora - 1.º - 16,08m
Vara - Rúben Miranda - 1.º - 5,30m
Altura - Tiago Pereira - 1.º - 2,10m
Peso - Tsanko Arnaudov - 1.º - 17,99m
Dardo - João Fernandes - 3.º - 61,80m
Martelo - António Viltal da Silva - 2.º - 64,35m
Disco - Jorge Grave - 1.º - 56,52m

Domínio total: 5 em 5 !!!

Benfica 5 - 2 Académica

As Tricampeãs Nacionais, e Campeãs Europeias, conquistaram hoje a Taça de Portugal, confirmando a Dobradinha, mais uma vez...!!! Terminando a época, com 5 títulos, em 5 possíveis: Campeonato, Taça, Supertaça, Liga Europeia... e o Torneio de Abertura da APL.
O jogo hoje não foi fácil, ao intervalo estava 2-2, e só com o acumular do desgaste físico, fizemos a diferença...
Com tanto domínio às vezes não é fácil manter a concentração e o empenho todos as semanas, em todos os treinos, mas estas meninas devem saber que podem continuar a escrever história na modalidade, no Benfica, a nível nacional, mas também a nível internacional... é preciso continuar a caminhada...!!!

João de Prata, na estreia dos Jogos Europeus

Começou este fim-de-semana os I Jogos Europeus, em Baku, no Azerbejão, de 12 a 28 de Junho. Esta nova competição, organizada pelos Comités Olímpicos Europeus, acaba por ser uns mini-Jogos Olímpicos ao nível continental... Não é fácil, ter 'autorização' das várias Federações Internacionais, para realizar um evento deste tipo. Hoje em dia, este tipo de eventos envolve muito dinheiro (transmissões televisivas, patrocínios...), a ideia não é nova, mas houve sempre Federações importantes a boicotar a competição.
Para os atletas, temos aqui um estágio de alta qualidade, para os Jogos Olímpicos do Rio, que se vão realizar no próximo ano... Para os adeptos, temos aqui mais uma oportunidade de observar, competição ao mais alto nível...
Assim vamos ter provas de Tiro com Arco; Atletismo; Badminton; Basquetebol 3x3; Futebol de Praia; Voleibol de Praia e Voleibol; Boxe; Canoagem de Velocidade; Ciclismo com BMX, Cross-country e Estrada; Natação de Velocidade, Sincronizada e Saltos para a Água; Esgrima; Ginástica Acrobática, Aeróbica, Artística, Trampolins e Rítmica; Judo; Karaté; Taekwondo; Sambo (!!!); Tiro; Ténis de Mesa; Triatlo; Pólo Aquático e Luta Livre.
Logo no arranque Portugal, com um atleta do Benfica, a chegar às medalhas:
- João Silva, Prata no Triatlo.
Em relação ao João, esta medalha tem um sabor especial. Pois, o jovem da Benedita, tem tido uma passagem pelo deserto nos últimos 2 anos. Depois dos vários pódios em provas da Taça do Mundo, nos últimos tempos, tem desistido na maior parte das provas. Esta época até começou com boas indicações, mas os resultados fracos voltaram... Mas hoje o João esteve imparável, e não fosse a estratégia colectiva da equipa Inglesa, o João teria ganho a prova. Entrou para o segmento de corrida, a cerca de 1m45 do grupo de fugitivos, foi ultrapassando um atrás do outro... Só faltou o Inglês, que ganhou com 13 segundos!!! O João tirou à maioria os adversários mais de 2 minutos, numa corrida que nem chegou aos 10Km!!!
Uma nota ainda para o 8.º lugar do João Pereira, que foi também prejudicado pela fuga 'colectiva' no Ciclismo, onde os Ingleses 'queimaram' um dos atletas para beneficiar o vencedor Benson.
Na Canoagem, o João Ribeiro, no K4 1000m qualificou-se para a Final A (terça-feira), com o Fernando Pimenta, o Emanuel Silva e o David Fernandes. À tarde no K2 1000m, com o Emanuel Silva, também conseguiram a qualificação para a Final (segunda-feira)...
A Teresa Portela, no K1 500m também se qualificou para a Final (terça-feira)...
Amanhã além da Final do K4 1000m, vamos ter a Joana Vasconcelos no K2 200m, com a Beatriz Gomes, a tentar a qualificação para a Final.

Uma nota ainda para a presença da Selecção Nacional de Ténis de Mesa, na Final colectiva, que se vai disputar amanhã à tarde, com a França como adversária.

PS: Parabéns ao noss Judoca Célio Dias, pela vitória no Grand Prix de Budapeste... Um regresso às vitórias, nesta caminhada após lesão que o Célio pretende terminar no Rio...

Sina triste...

Brasil 0 (3) - (1) 0 Portugal
(Rony)

Fiquei acordado na última madrugada para ver os miúdos na Nova Zelândia, mesmo com todos os avisos, resisti, até à desilusão final...!!!
Foi um jogo totalmente dominado por Portugal, falhámos sem exagerar 11 golos feitos (a maioria de cabeça!!!), isto contra um adversário totalmente inofensivo, não construíram uma única jogada de perigo... Esta é uma das selecções Brasileiras que vi... de longe!!!
A estratégia 'medrosa' que o Hélio optou, não ajudou em nada. Fomos superiores, somos superiores, mas tivemos medo de assumir o jogo... mas mesmo assim, com todos os erros, a não vitória de Portugal, é de uma injustiça tremenda!!!

Dos Benfiquistas só o João Nunes foi titular, e fez mais um grande jogo, para mim, foi mesmo o jogador que mais me surpreendeu pela positiva na Selecção. Pois as exibições do João na equipa B este ano, não me convenceram, mas demonstrou evolução... Para mim, mesmo sem a atenção que os marcadores dos golos têm, o João Nunes foi o melhor jogador de Portugal nesta Selecção, sem oscilações, muito bem sempre...
O Nuno Santos e o Guzzo acabaram por sair do banco, demasiado tarde... notou-se imediatamente a melhoria no jogo de Portugal com os dois em campo... Mas ambos acabaram por falhar os penalty's...!!!

Portugal eliminado, num Campeonato onde provavelmente tinha a melhor equipa, o Senegal que vencemos facilmente na fase de grupos vai defrontar o Brasil nas Meias!!! Esta geração é uma das mais completas do últimos anos, e ainda ficaram alguns talentos de fora da convocatória...
Agora desejo uma vitória da Sérvia, pois é claramente a melhor equipa das Meias...

Nunes, Guzzo, e Santos os destaques de vermelho... O Nuno Santos acabou mesmo por ser o fenómeno desta Selecção, com tão poucos minutos, com o treinador a deixá-lo no banco inexplicavelmente, acabou a competição com 2 golos e 3 assistências!!! O Gonçalo Guedes (o mais novo da Selecção) acabou por ter poucas oportunidades, mas só no jogo com a Colômbia entrou bem... de resto, mostrou os mesmos problemas que nos últimos tempos, tinha evidenciado na equipa B.... O Rebocho só foi chamado ao jogo da Colômbia e cumpriu.

De Erevan a Baku

"O novo projecto do Benfica implica estrutura técnica envolvida com as novas urgências. E uma delas é a redução do orçamento global.

1. Ontem, na Arménia, e na sua bonita capital Erevan, Portugal quase que conquistou o passaporte directo para o Europeu de França do próximo ano. A vitória frente à Arménia, no último jogo de castigo de Fernando Santos, foi uma vitória que fica na história. E que nos permite sonho, com muita legitimidade, com o primeiro lugar do nosso grupo de apuramento. Mas diga-se, com verdade, que foi bem melhor o resultado que a exibição. Mas o que se evidencia é a quarta vitória consecutiva de Portugal. Tudo começou, neste apuramento, com a vitória na Dinamarca nos instantes finais. Com o golo de Cristiano Ronaldo. E uma vez mais Cristiano Ronaldo resolveu. Foi determinante. Como em muitos outros jogos. Levou a nossa selecção ao seu colinho. Marcou os três golos da nossa selecção. Foi ele, também, o seu manto protector! E quer Rui Patrício quer Tiago muito lhe podem agradecer. Muito mesmo. Agora, e para além dos particulares face à Itália e à França, é a deslocação, no arranque da próxima época - logo nos primeiros dias de Setembro - à Albânia. Que, ontem, derrotou a França o que é um sério aviso à nossa selecção.

2. Sem avisos a próxima época já começou entre nós. Quase não houve férias. Com este agitado defeso começamos a perceber que na próxima época o ambiente do futebol português será bem tenso. Acompanhando, porventura, a disputa política que vai preencher parte da atenção dos portugueses nos meses que se aproximam. Acredito, mesmo, que vamos viver um verão bem quente. Seja nos diferentes palcos políticos seja nos relvados. A começar, aqui, a 9 de Agosto no Estádio do Algarve - que ontem acolheu um Gibraltar-Alemanha para o Europeu de França! - seja, acima de tudo, fora dos relvados. No interior dos estádios ou na proximidade dos adeptos. E o presidente do Futebol Clube do Porto já deu, na passada sexta feira, o mote. Próximo dos adeptos falou de arbitragens e de fiscais de linha e equacionou, com clara antecipação, as linhas de um discurso que arrancou nas vésperas do Santo António, que continuará - estou convicto - no São João, que será alimentado no São Pedro e que, no regresso ao trabalho das diferentes equipas, terá recordações permanentes. É que, como dizia Michel Platini, em Julho de 1983 o problema do futebol «são os resultados». E os resultados são determinantes. A todos os níveis. Já que eles ajudam a perceber que o desporto - aqui o futebol! - é um dos únicos domínios - diria eu o único! - que funciona através de uma «oposição de extremos». E entendendo esta característica apreendemos as disputas e as alianças, as paixões e as traições!

3. O Benfica apresentará, amanhã, Rui Vitória como seu novo treinador. Assente que está a poeira - bem relevante - suscitada pela contratação de Jorge Jesus pelo Sporting é chegado o momento de apresentar o projecto estratégico do Benfica para os próximos anos. E o projecto implica uma estrutura técnica envolvida com as novas urgências do Benfica. E uma delas é a redução do seu orçamento global com a sua equipa principal de futebol. Sem esquecer, em paralelo, a necessidade de, em cada época, potenciar a realização de importantes receitas extraordinárias com a alienação de jogadores para diferentes mercados, e, principalmente, para os relevantes mercados europeus ou para os emergentes mercados, como o americano ou o chinês. Face à nova realidade do Sporting e face às dores de «não resultados» que atingem o Futebol Clube do Porto, a próxima época poderá - e deverá - ser uma época de transição. É determinante que o Benfica tudo faça para conquistar, de novo, a Liga. O tri! Daí uma combinação entre a essência do projecto e a utilidade da época. E é este o grande desafio da próxima época. Sem que se possa aceitar qualquer híper relevância à conquista da Supertaça. A não ser que o Museu Cosme Damião ficaria com mais um troféu a enriquecer a sua imensa galeria. A mesma onde, amanhã, Rui Vitória será apresentado e iniciará o seu novo e bem desafiante percurso profissional. Com a certeza que conhece a casa, o ambiente, o fervor e a paixão. Agora, e como resulta do seu interessante livro publicado em finais do ano passado, vai arrancar, na prática, a «arte da guerra»! Não apenas para treinadores. Mas, sim, para todos os benfiquistas!

4. Estão a decorrer em Baku, capital do Azerbaijão, os primeiros Jogos Europeus. Que são uma interessante iniciativa nestes tempos de crise da ideia de Europa! Ontem a nossa selecção de futebol jogou na Arménia. Ao longo da semana estagiou na Geórgia. Falamos do Cáucaso. Ali estão estes três estados. Ligados por fronteiras em certos casos não reconhecidas. E que suscitaram múltiplos e dramáticos conflitos históricos. Uma guerra entre a Arménia e a Geórgia. Outra entre a Arménia e os azeris. O interessante é que a Arménia - com o seu patriarca a ter um Papel relevante no estado! - faz fronteira com dois gigantes da zona, a Turquia - cuja relação com a Arménia é de uma dor terrível! - e o Irão. E tem bases militares russa e americana no seu pequeno território de 29.000 km2! Quando há bem poucos anos visitei Erevan percebi bem a imensa rivalidade com os seus vizinhos, as terríveis marcas da história e a sua natural desconfiança. Mas também percebi a força da diáspora arménia, que nós conhecemos na figura de Calouste Gulbenkian e da sua, nossa, fundação! E quando fui recebido pelo Patriarca arménio bem me perguntou, sabendo da minha nacionalidade, pelo Cristiano Ronaldo. Estou certo que, ontem no final do jogo reforçou a admiração que então me evidenciou pelo nosso capitão. Os três golos, o seu hat trick - o terceiro consecutivo da presente época! - fica na história dos confrontos, sempre difíceis, das duas selecções. Confrontos recentes já que o futebol arménio só nasce em 1993! Mas o que fica é, uma vez mais, a história. E ela é feita por homens concretos. Que a constroem. Como Ronaldo. Mas que também a contam ou a recordam. Como acontecerá a todos aqueles e todas aquelas que participam nos primeiros Jogos Europeus! Na capital da terra do fogo!"

Fernando Seara, in A Bola

Gerir o futebol

"Hoje por hoje o maior desafio das sociedades desportivas do futebol profissional (nomeadamente as de maior porte e ambições) é o recrutamento e a gestão dos seus recursos humanos específicos. Isto é (essencialmente), atletas, treinadores, (mas também) restante apoio técnico, médico e logístico. Seja na formação, seja na categoria de topo das competições. São esses os recursos que são indispensáveis para o rendimento (ou para o futuro do rendimento) e para a conquista de títulos (ou a obtenção dos objectivos da época), a valorização dos 'activos' e a obtenção de receitas/minimização de custos. Gerir este 'negócio' requer uma aptidão especifica, um 'know-how' cada vez mais qualificado (instruído, em especial, por departamentos de 'scouting evoluídos e, até, à escala global, para além de canais privilegiados com os melhores 'agentes' de jogadores e clubes) e uma idoneidade para cheirar as oportunidades e conjugá-las com as finanças. Por fim, o saber da experiência - feita de anos de relacionamentos com intermediários, dirigentes, técnicos, observadores, médicos, bancos e financeiros, patrocinadores, políticos, autarcas, etc - apura o faro e consolida a vocação. Depois teremos as decisões. Ou a falta delas. Ou as indecisões que se quedam em decisões dos concorrentes. E as bondades e os erros no seio do 'risco'. Mesmo com discursos paralelos para adeptos crentes e fiéis, estamos ainda a falar de 'actos de gestão'. Sujeitos ao crivo da lei e às regras de fiscalização/responsabilização por prejuízos de acordo com a actuação exigível a um 'gestor criterioso e ordenado'. Na 'venda' de um jogador, na dispensa ou na contratação de um treinador, na escolha de um patrocinador, etc.
O defeso que se vive agora e o período por excelência para aferir do acerto dos juízos e das escolhas (mesmo que por omissão) dos gestores dos clubes-sociedades. As intenções, as oportunidades, as negociações e as suas 'novelas' alimentam a imprensa os comentários e a paixão clubística. Seja como for, exige-se informação cuidada e detalhada, disponibilidade, competência técnica, conhecimento da actividade e razoabilidade. Ou, pelo menos, 'racionalidade empresarial'. Aquilo que, aliás, a Sporting SAD alega não ter havido na contratação de alguns jogadores na contratação de Godinho Lopes e que os tribunais decidirão, num conjunto de processos que ditarão, finalmente, o que é de exigir a um gestor desportivo no futebol profissional. Até lá, convém saber que a lei anda por aí..."