Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de julho de 2014

3.º treino, público, da época...

Marselha 2 - 1 Benfica

Mais uma vez não consegui acompanhar o jogo com a atenção desejada, só vi alguns minutos da 1.ª parte, e o final do jogo!!!
Do pouco que vi no 1.º tempo, pareceu-me que a ideia do Jesus foi testar o Talisca a '6' com o Amorim a '8', mas pode ter sido só momentâneo...!!! Aliás, o regresso do Amorim, foi a grande notícia do dia: com 3 dias de trabalho, fazer 45 minutos, só é possível se o Rúben fez trabalho especifico durante as férias!!!
As primeiras jogadas que vi do Cancelo, pareceu-me um jogador muito preocupado em não dar espaços defensivos (o Jesus já lhe deve ter posto as orelhas a arder...!!!), mas antes de ser substituído, com o cansaço, já estava a regressar ao registo normal...!!!
Também vi várias picardias no 1.º tempo... e como também já é habitual, acabou por ser o Benfica a ficar com 10 jogadores!!! Como Jara não está habituado a este 'tratamento' ferveu...!!! Não me pareceu, uma expulsão a pedido, para o deixarem voltar à Argentina... mas vai ter provavelmente o mesmo efeito!!!
Nos últimos minutos, com a entrada dos dois miúdos: Bernardo e Víctor Andrade, o Benfica espevitou um bocadinho, e mesmo em inferioridade numérica acabou por criar a melhor oportunidade de golo do jogo, com um remate do João Teixeira...

É urgente, que os lesionados recuperem rapidamente: Luisão, Lisandro, Salvio... pelo menos estes, já nem falo do Sulejmani, e do Pizzi. Com o Amorim, o André Almeida e o Maxi a regressarem às opções, já no próximo Sábado na Eusébio Cup, teremos mais algumas opções, mas ainda não chega... É preciso definir o plantel rapidamente, principalmente no meio-campo... com o Enzo de férias até Agosto, e quase de certeza fora da Supertaça (no melhor cenário...), é caso para dizer que o relógio está a andar 'contra nós'!!!

Se o Benfica tivesse optado por jogar com uma equipa da 3.ª Divisão de uma Liga qualquer, provavelmente mesmo com todos os problemas que temos neste momento, tínhamos vencido, e tudo estaria 'bem'!!! Mas felizmente, o Benfica escolheu outro caminho, e todos os adversários desta pré-época, são equipas de valor... como este Marselha (com valor, mas que dá muita porrada...!!!), que ainda a semana passada derrotou o Bayer Leverkussen...

PS1: Como não quero fugir às questões, aviso já por antecipação, que acho esta 'troca' que está ser anunciada pela comunicação social (que ainda não confirmada) do Djavan pelo Eliseu, um tremendo erro:
Primeiro tinha confiança no Djavan, gostei daquilo que vi o ano passado...; segundo porque tudo aquilo que vi na carreira do Eliseu, já com 30 anos, nunca me convenceu!!!
A não ser que me esteja a escapar alguma coisa: um potencial problema físico com o Djavan; ou então alguém fez contas no Departamento de Futebol do Benfica, e descobriram que neste momento já temos mais de 17 jogadores, que para a Champions, não foram formados localmente, nem pelo Benfica, e assim podem ficar fora...
Seja qual for a 'desculpa' não tem graça... O Eliseu foi um extremo, que foi obrigado a recuar para lateral, mas nunca defendeu bem, e nunca fez diferença a atacar... marcou alguns grandes golos, em remates fora da área, que muito dificilmente irá repetir, jogando numa equipa com o bloco baixo, como foi o Málaga do Pellegrini... A concretizar-se a notícia, espero estar enganado, mas não vejo nada de bom, desta decisão... A única coisa que me deixa um bocadinho descansado, é que o Benito está a demonstrar qualidade, e será muito difícil tirá-lo do onze!!!

PS2: Já a notícia da contratação do Guilovagui, só peca por tardia...!!!
Em relação ao Romero, admito que não é dos meus guarda-redes favoritos, mas neste Mundial pareceu-me mais seguro, ainda só tem 27 anos, portanto muitas épocas pela frente... Como começou muito cedo na Selecção (com alguns erros...), e como não teve sucesso na Sampdória (com vários erros...), tem uma bagagem negativa, mas repito neste Mundial esteve bem, com alguns jogos muito bons, como por exemplo no Argentina-Irão...

Os B's na Rússia!!!

Em terras Russas, o Benfica B, está a disputar o torneio Lev Yashin...
O primeiro jogo realizou-se ontem, e não correu bem, já que perdemos para o OFK Beograd por 0-1... mas hoje a história foi outra, vencemos por 3-1 o Málaga, e assim ficámos qualificados para a Final do Torneio (devido aos golos...), onde vamos encontrar o Dínamo de Moscovo, amanhã!!!

3 jogos em 3 dias, não é fácil, ainda por cima o plantel que foi à Rússia é curto (15 jogadores)... Temos 4 jogadores no Europeu de Sub-19 (Nunes, Rebocho, Guzzo, Nuno Santos e agora o Romário!!!), o João Teixeira, provisoriamente subiu à equipa A (além do Bernardo e do Cancelo...), e aparentemente existem alguns jogadores condicionados pois não têm sido usados, como o Lindelof, o Rochinha, Frisenbichler... também deve haver alguma limitação de idade no torneio, assim explica-se as ausências do Urreta e do Carlos Martins... Daqui a alguns dias vamos estar presentes, num torneio de Juniores na Alemanha, se calhar alguns jogadores estão a ser poupados!!!

Nos dois jogos o 11 foi o mesmo: Miguel Santos; Semedo, Valente, Alfaiate, Gaspar; Amorim, Dawidowicz, Rúben Pinto, Hélder Costa, Guedes, Lolo.
Os golos de hoje foram marcados pelo Lolo, João Amorim, e de penalty pelo Rúben Pinto.

PS: O Nuno Santos, convocado para a selecção de sub-19 no Europeu que se está a disputar na Hungria, lesione-se com alguma gravidade num treino!!! Os regulamentos permitem, e assim a FPF já fez a substituição pelo também nosso Romário...
Só desejo muita força ao Nuno, e que recupere rapidamente... tenho muita esperança neste miúdo. Força Nuno...

Mundiais de Juniores no Oregon...

Começou ontem, o Campeonato do Mundo de Atletismo, em Juniores, disputado este ano, em Eugene, Oregon, a 'capital' do Atletismo na América do Norte.
O Benfica tem diversos atletas em competição, mas a grande esperança para um bom resultado, recaía em cima da Teresa Carvalho, no Salto e Comprimento, que tinha (e continua a ter!!!) uma das melhores do ano (4.ª), na categoria júnior (6,52m), mas ontem, às 2h45m da madrugada, hora de Lisboa, nada correu bem à Teresa... que acabou por fazer a sua pior prova da temporada (5,97m)!!! E assim ficou de fora da Final...!!!
Antes, já o Ricardo Pereira tinha corrido as eliminatórias dos 100m, com 10,72s, e também falhou a qualificação para a Meia-Final, que estava ao seu alcance... O Ricardo ainda vai participar na prova dos 200m.
O melhor resultado do dia, acabou por ser efectuado pelo Miguel Marques, que nos 10000m terminou em 14.º lugar, mas bateu o seu recorde pessoal, com 30.23,50min...

Devido à diferença horária, a sessão matinal dos Campeonatos programada para hoje, já decorreu, com a presença de mais dois Benfiquistas:
O Diogo Mestre participou nas eliminatórias dos 400m barreiras, fazendo 53,16s, não conseguindo a qualificação para as meias-finais...
Nos 10Km Marcha a Marina Mota também já terminou a sua prova: ficou no 23.º lugar, mas também bateu o seu recorde pessoal, melhorando para 49.07,82min...

Além do Ricardo Pereira nos 200m, ainda vamos ter mais um Benfiquista em competição: o André Pereira nos 3000m Obstáculos.

Triste hóquei

"Uma lástima o que se passa com o hóquei em patins. Um desporto quase abandonado pelos poderes públicos, pela comunicação social (a boa excepção é a BOLA TV), pelo dirigismo desportivo.
Literalmente engolido por uma qualquer minudência fastidiosa do futebol totalitário, o hóquei foi definhando até chegar à expressão de irrelevância nacional.
Portugal chegou a ter nesta modalidade a expressão máxima do orgulho patriótico desportivo, mas tudo parece agora reduzir-se à memória de um passado glorioso.
Muito terá contribuído para isto. A nível mundial, a não inclusão nos Jogos Olímpicos - depois de ser modalidade de exibição em Barcelona - foi demolidora. As regras mudam constantemente, umas até favorecendo o espectáculo, outras aumentando a discricionariedade e parcialidade das arbitragens.
Em 2014 disputou-se um Europeu, nos arredores de Madrid, com escassas assistências, e reduzido a menos equipas (6!) do que, dantes, tinha o então prestigiado Torneio de Montreux.
No nosso país, o hóquei tem apenas o aliciante da rivalidade Benfica/Porto (pese embora a valorosa vitória do Valongo este ano). Acresce que a falta de formação de jovens talentos (de que a Selecção se ressente) é fruto de, também aqui, as melhores equipas terem mais espanhóis, argentinos e italianos do que às vezes, portugueses.
Não ganhamos um Mundial há 11 anos, um Europeu há 16 anos, não saímos medalhados dos JO de Barcelona e nas competições entre clubes, jogam todos mas no fim ganha sempre o Barcelona, com a notável excepção do Benfica em 2013!
Sinto saudades e pena. Mas ainda é tempo para tomar medidas que reabilitem o nosso hóquei."

Bagão Félix, in A Bola

BTV !!!

A Benfica TV recentemente, alterou a sua designação para BTV, algo que deixou muitos indignados!!! Pessoalmente, não me incomoda. É uma opção de marketing, duvido que venha a ter muito sucesso, não creio que tentar 'esconder' o nome do Benfica na sigla do canal, venha a fazer alguma diferença significativa no numero de adesões, mas, repito, é uma tentativa legitima, de quem quer aumentar a receita da BTV, e assim contribuir para o sucesso do SL Benfica...
Sendo até estranho esta aposta 'arriscada', devido ao sucesso já atingindo pela BTV o ano passado, ultrapassando em muito, o número de adesões esperadas...
Também não fiquei surpreendido com os comentários do Calado, no jogo com o Sporting na Final da Taça de Honra. Conheço os comentários do Calado, desde da época passada, não gosto do estilo matraca (igual à grande maioria, infelizmente...), obviamente exagera nos elogios aos jogadores e treinador do Benfica (algo normal, no meu ponto de vista...), mas tecnicamente, nas analises às incidências do jogo, até acho que é bastante competente (principalmente nos programas da BTV de antevisão, ou rescaldo dos jogos, durante a semana...em directo durante os jogos, às vezes mete o pé na poça, como por exemplo elogiando as bolas paradas do Talisca, depois de este ter 'falhado' todas!!!), acho mesmo que nesse campo (repito, descontando o excesso de elogios a tudo que é do Benfica...), em todo o cenário de comentadores de Futebol em Portugal, é um dos melhores...
Agora, aquilo que me deixou muito incomodado, mesmo muito incomodado... foi a confirmação de uma tendência que já tinha notado o ano passado. Compreendo, concordo mesmo, que a BTV tenha a preocupação nas transmissões em Directo dos jogos do Benfica, em ter uma Realização, equilibrada... essencialmente com todas as repetições, de todas as jogadas importantes do jogo: golos, e decisões duvidosas dos árbitros. Para as duas equipas.
Mas é inaceitável, que para passar essa imagem de imparcialidade, não se mostre repetições de lances onde o Benfica é claramente prejudicado, como aconteceu no último fim-de-semana. É bom que os responsáveis pela linha editorial da BTV, não se esqueçam que a existência da BTV deve-se exactamente à manipulação sistemática das realizações do SportTV. Se é para ter a mesma linha editorial, então não vale a pena... e isto, é um recado também para os narradores e para os comentadores!!!
Quando se deixa de marcar penalty's a favor do Benfica, quando os jogadores do Benfica são agredidos impunemente, quando o árbitro demonstra uma critério disciplinar torto, ou quando o árbitro simplesmente não marca faltas a favor do Benfica em zona perigosas, a BTV em directo (e no rescaldo) tem que dar relevo a isso... E não me interessa se os jogos são importantes, ou são feijões!!!
Se a Direcção tem uma estratégia de não confrontação pública com os poderes da arbitragem, mesmo não concordando: aceito... Se os jogadores e treinador têm ordens para se calarem, para não serem multados ou castigados: aceito... Agora, a BTV tem que ter voz activa. Não faz qualquer sentido esta estratégia, quase suicida!!!